Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para vida saudávelSelênio: Conheça a importância deste mineral na saúde

Selênio: Conheça a importância deste mineral na saúde

Conheça mais sobre o selênio, um poderoso mineral com efeitos antioxidantes. Entenda porque ele é tão importante para a nossa saúde, podendo ajudar até no emagrecimento e ganho de massa.

tudo-sobre-selenio(1)


Você já ouviu falar sobre o selênio? Se trata de um mineral de extrema importância para a nossa vida, pois suas ações antioxidantes garantem a prevenção de diversos tipos de problemas de saúde, como mau funcionamento da tireoide.

creatina growth supplements creapure

O selênio está presente no solo, na água e em diversos alimentos, sendo a Castanha do Pará o mais abundante deste mineral. Em uma única unidade pode conter até 500 microgramas de selênio.

Apesar de estar presente em diversos alimentos, algumas pessoas ainda sentem com a carência de selênio no organismo, por isso, em casos específicos, médicos e nutricionistas recomendam a sua suplementação.

Neste artigo, reunimos todas as informações que você precisa sobre o selênio. Fique comigo nesta leitura e descubra o que é, para que serve, os principais benefícios, quantidades recomendadas, efeitos colaterais e MUITO MAIS!

Vamos lá?

O que é Selênio?

O selênio é um poderoso mineral de fácil absorção e com funções extremamente benéficas para a saúde (quando consumido de forma regulada). Ele pode ser encontrado no solo, na água e em fontes animais, como as carnes bovinas.

O que é selênio

Como está presente no solo, as plantas absorvem ele, tornando-as também ricas em selênio. Dessa forma, os bois e outros animais que se alimentam destas plantas irão se tornar boas fontes deste mineral.

Além de fontes animais, podemos encontrar facilmente o selênio em outros alimentos, como a Castanha do Pará, na gema do ovo, na farinha de trigo, entre outros tantos. Ele também pode ser ingerido por meio de suplementos alimentares, o que é muito raro de necessitar.

As selenoproteínas

Existem cerca de 25 selenoproteínas conhecidas. Elas apresentam várias funções, dentre as quais se destacam:

  • As Glutationas Peroxidases: Enzimas antioxidantes, que interagem com o peróxido de hidrogênio e os hidroperóxidos de lipídios. Por ser antioxidante, elas protegem danos celulares causadas por essas espécies reativas de oxigênio.
  • Tiorredoxina redutase: Sendo uma conjunção de Tiorredoxina, participa na regeneração de antioxidantes, como a Vitamina C. Ela é responsável por uma das regulações no crescimento celular.
creatina growth supplements creapure

  • Iodotironina redutase: Devido a glândula Tireoide produzir quantidades baixas de T3, que é seu hormônio ativo e mais potente, liberando assim maiores quantidades de T4, essa é uma das enzimas responsáveis pela catalização da reação intracelular de T4 em T3.
  • Selenoproteína P: Encontrada no plasma, é um antioxidante e está envolvida ainda com as células endoteliais vasculares.
  • Selenofosfato sintase: Em incorporação com a selenosisteína participa de reações relacionadas ao código genético.
  • Metionina-R-Sulfóxido redutase: Catalisa reações da metionina oxidada.
  • 15 kDA Selenoproteína: Proteína presente em mamíferos, ela é co-enzima da ligação da UDP-glicose. Também é antioxidante.
  • Selenoproteína V: Participa da espermatogênese.
  • Selenoproteína S: Está envolvida com processos inflamatórios e com o sistema imunológico.

Em processos hormonais, o selênio faz-se presente na produção de hormônios importantes como a testosterona, também. Isso já explica a importância desse mineral para a o praticante de musculação, que requer bons níveis desse hormônio para a construção de massa muscular, para boas taxas metabólicas etc.

Para que serve?

O selênio é popularmente conhecido por ser um dos melhores antioxidantes existentes. Ele desempenha funções que são fundamentais para a nossa saúde como a prevenção de diversas doenças e até mesmo certos tipos de câncer.

Ele tem as funções bem parecidas com as da Vitamina E, uma vez que seus efeitos antioxidantes combatem os chamados radicais livre, que são moléculas instáveis que danificam as células, provocando assim o envelhecimento precoce.

Além disso, ele promove o bom funcionamento do sistema imunológico, regulação do metabolismo e até mesmo ajuda homens e mulheres a serem mais férteis. Veja a seguir outros tantos benefícios deste poderoso nutriente.

Quais os benefícios do Selênio?

Veja uma lista com os principais benefícios do selênio e entenda porque ele é considerado um dos melhores minerais para a nossa saúde.

  • Combate alguns tipos de câncer;
  • Melhora do sistema imunológico;
  • Melhor fluxo sanguíneo;
  • Menos risco de doenças cardíacas;
  • Melhora o funcionamento da tireoide;
  • Aumento da fertilidade;
  • Redução dos sintomas da asma;
  • Combate os radicais livres;
  • Funções antioxidantes;
  • Previne doenças cerebrais;
  • Entre outros.

É de extrema importância que seus níveis de selênio estejam sempre adequados a fim de garantir todos estes benefícios listados a cima e evitar os malefícios que listaremos no tópico a seguir.

O que a carência de Selênio no organismo por causar?

Fique atento (a) para não deixar seu corpo sentir falta de selênio. Efetivamente, a falta desse mineral não causa doenças, mas deixa o corpo mais desprotegido para receber sintomas de doenças surgidas por outras ocasiões.

Nesse caso, os principais efeitos que o corpo pode sentir são:

  • Excesso de cansaço;
  • Quedas exagerada de cabelo;
  • Unhas fracas;
  • Manchas na pele;
  • Imunidade baixa;
  • Problemas na tireoide;
  • Dificuldades cognitivas;
  • Desânimo;
  • Entre outros.
creatina growth supplements creapure

Infeções virais: A deficiência de selênio tem se mostrado presente em quadros de algumas infecções virais. O aumento do estresse oxidativo causa mudanças em algumas expressões genéticas que levam a maiores propensões a esse estado de virulência por conta do corpo não conseguir lidar como deveria com o vírus.

Câncer: Alguns estudos mostram que deficiências de selênio podem causar maiores propensões ao câncer, e seu consumo adequado pode prevenir a mesma propensão.

Diabetes Mellitus Tipo II: A DMT2 está também associada a alguns danos oxidativos, o que pode fazer com que as células tornem-se mais resistentes à insulina. Esse quadro pode levar a problemas estéticos também, como o aumento da gordura visceral, sobrepeso, entre outros.

Sendo assim, para evitar os problemas citados, dê atenção especial ao tópico a seguir, onde falarei a respeito das quantidades ideais deste mineral que devemos ingerir ao dia.

Quanto devemos ingerir por dia?

A média recomendada de selênio para uma pessoas adulta gira em torno de 400 microgramas (mcg) ao dia. Estão incluídas também nessa média as mulheres grávidas ou que estejam em fase de amamentação.

Abaixo coloquei uma tabela mais detalhada:

Recomendações diárias de selênio

Se você faz uma alimentação correta de alimentos que contenham selênio, mas possui doenças como o HIV, doença de Crohn ou se estiver recebendo nutrição através de soros, o recomendado é procurar um médico, pois ele irá indicar uma quantidade específica para o seu caso.

Existem benefícios para o praticante de musculação?

Existem também!

Como já mencionamos, o selênio é um poderoso antioxidante e consegue combater os radicais livres que podem também afetar os músculos e atrapalhar a recuperação das fibras musculares.

RECOMENDADO >>> Vitaminas e minerais importantes para os praticantes de musculação

Além disso, os praticantes de musculação que tenham bons níveis de selênio no organismo estarão mais protegidos de dores e cansaços musculares, principalmente depois dos treinos. Desta forma, os resultados serão cada vez mais satisfatórios.

O selênio ajuda na perda de peso?

Não de forma direta, mas pode ajudar indiretamente.

Isso porque, um dos seus principais benefícios é garantir o bom funcionamento da glândula tireoide. A tireoide é responsável por manter nosso metabolismo funcionando de forma mais acelerada.

Ter a tireoide regulada em nosso organismo é essencial para que possamos manter ele funcionando perfeitamente. Por exemplo, caso você tenha ela desregulada, você pode estar ganhando muito peso por conta da desregulação.

glândula tireoide

Neste caso, o selênio pode ajudar a regula-la, fazendo com que você perca o peso em excesso adquirido pela desregulação da tireoide.

Portanto é importante ficar ciente que o selênio não tem poder de ajudar a perda de peso de forma dieta, mas indiretamente ele pode ajudar, se o seu problema de peso estiver ligado ao desregulamento da tireoide.

Existem efeitos colaterais?

É muito raro você ter qualquer tipo de efeito colateral ingerido o selênio só através da alimentação. Isso porque as quantidade de selenio não são altas nos alimentos e voeê teria quer comer MUITO para poder tem um excesso considerável do mineral.

Porém quando se trata da suplementação de selênio, ai a história é outra. É de extrema importância que você tenha bom senso ao ingerir suplementos de selênio. Isso porque, o excesso deste mineral no organismo pode gerar graves sintomas. Entre os principais podemos citar:

  • Falta de ar;
  • Febre;
  • Náuses;
  • Vômitos;
  • Mau funcionamento do fígado;
  • Mau funcionamento do coração;
  • Mau funcionamento dos rins.
creatina growth supplements creapure

Em casos mais raros, os efeitos colaterais podem ser ainda mais severos podendo levar o indivíduo à morte. Desta forma, nunca é demais lembrar para não fazer uso de nenhum suplemento (seja de selênio ou não) sem orientações médicas.

Alimentos ricos de Selênio

Agora que você já conheceu todos os benefícios que o selênio possui, conheceu os malefícios que a falta dele pode causar e também sabe dos problemas que seu excesso podem trazer, resta saber como consumir esse mineral de forma equilibrada, certo?

Para isso, iremos conhecer os alimentos ricos em selênio, para que você possa inclui-los em sua alimentação e aproveitar todos seus benefícios. Entre os principais podemos destacar:

  • Castanha-do-pará (unid) – 500 microgramas;
  • Ostras (100g) – 150 microgramas;
  • Atum (100g) – 90 microgramas;
  • Farinha de trigo (100g) – 42 microgramas;
  • Aveia (100g) – 15 microgramas;
  • Pão francês (unid) – 10 microgramas;
  • Arroz (porção) – 10 microgramas;
  • Frango (100g) – 7 microgramas;
  • Clara de ovo (unid.) – 6 microgramas;
  • Repolho (100g) – 5 microgramas;
  • Gema de ovo (unid.) – 3,4 microgramas;
  • Carne bovina (100g) – 3 microgramas;
  • Feijão (porção) – 5 à 10 microgramas;
  • Entre outros.

Viu como são alimentos simples de serem encontrado e até relativamente baratos? Agora não falta mais nada para os seus níveis de selênios estarem perfeitos. Se for preciso, dê atenção também para os suplementos alimentares à base deste mineral.

Duas castanhas do pará são o suficiente para atingir recomendações de selênio

Vale a pena suplementar com Selênio?

Na maioria dos caso, uma boa alimentação já é suficiente para se obter bons níveis de selênio. Veja que ao comer uma castanha-do-pará por dia, você praticamente já consumiu o minimo diário do mineral.

Desta forma, a recomendação da suplementação deste mineral irá depender das suas necessidades individuais.

Por exemplo: Se você possui problemas na glândula tireoide, que é responsável por manter nosso metabolismo funcionando em perfeito estado e não tem tempo de se alimentar corretamente, a suplementação é um boa opção.

Porém apenas um nutricionista irá poder avaliar essa necessidade. Muito cuidado ao achar que precisa e querer suplementar com o selênio, pois seus colaterais por excesso podem ser fortes!

Onde comprar suplementos à base de Selênio?

A maneira mais fácil de você encontrar suplementos de Selênio é utilizando a Supx, um comparador de preços exclusivo para suplementos alimentares!

Através da Supx você poderá encontrar as melhores lojas online que vendem o selênio e diversos outros suplementos. E o melhor, poderá encontrar também qual é a loja mais barata que vende o suplemento de selênio e economizar!

A Supx faz uma comparação de preço de muitas lojas online e mostra para você qual é a loja mais barata que vende determinado suplemento, fazendo com que você possa comprar o suplemento que deseja pelo menor preço possível.

Incrível, não? CLIQUE AQUI e comece a comprar seus suplementos de forma mais barata e sobrando mais dinheiro para você!

Conclusão

Vimos então que o selênio é um mineral tão importante para nós que, em alguns casos, até a suplementação dele é recomendada por médicos e nutricionistas para suprir as quantidades que não são obtidas na alimentação.

Contudo, vale lembrar que é necessário fazer uma ingestão equilibrada do selênio, visto que o seu exagero pode causar malefícios para a saúde.

Por isso, volte no tópico que lista as quantidades recomendadas, veja o item da lista de alimentos que são fontes de selênio que esteja mais disponível para fazer uma super receita e garanta uma melhor qualidade de vida.

Boa alimentação!

Referências:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732010000400009

http://www.scielo.br/pdf/rpp/v32n1/pt_0103-0582-rpp-32-01-00126.pdf

http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-34132012000400003

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25519493

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10963212

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 19

Selênio: Conheça a importância deste mineral na saúde
suplemento bcaa growth supplements

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!