Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeSuplementosAminoácidosCreatina – Guia Completo: o que é, para que serve, como tomar, benefícios, efeitos colaterais

Creatina – Guia Completo: o que é, para que serve, como tomar, benefícios, efeitos colaterais

Conheça tudo sobre um dos suplementos mais utilizados por praticantes de musculação, a creatina. Aprenda como ela funciona, para que serve, o que é, como tomar, seus benefícios, efeitos colaterais e muito mais!

creatina

A creatina é um peptídeo, também chamado por alguns de aminoácido, o qual possui efeitos fisiológicos essenciais para a vida, mas que a muito tempo vem sendo utilizada no mundo esportivo a fim de elevar a performance de atletas e esportistas em geral.

Creatina Growth Supplements

Esse peptídeo tem como principais funções garantir o rápido reestabelecimento de energia às células do corpo, fazendo com que propriedades como a força, a duração da ação muscular e mesmo o volume muscular tendam a aumentar significativamente. Mais do que isso, este suplemento é relativamente barato e seguro, podendo ser utilizado pelas mais diferentes pessoas as quais buscam os mais diferentes resultados, seja eles associados com o ganho de massa muscular, com a perda da gordura corpórea ou com a manutenção  da performance física.

Muitas já conhecem os aspectos básicos da creatina… Mas com este artigo eu quero ir além, quero lhe apresentar Tudo o que você deve e precisa saber sobre a cretina. Sabe o que ela pode fazer por você e como pode fazer? Sabe quais são as melhores formas de utilizá-la e, se ela pode ou não ser combinada com algum outro suplemento? A Creatina poderia trazer algum efeito colateral? E, todas as pessoas podem utilizar creatina?

Essas e outras dúvidas poderão ser sanadas com o artigo a seguir, por tanto, que tal irmos nessa?

O que é a creatina?

É um aminoácido não essencial produzido em meio endógeno pelo corpo de animais, ou seja, ela é um composto naturalmente presente no corpo, sintetizada pelo fígado, pâncreas e rins e, grandemente armazenada no tecido muscular, em cerca de 95% (e, logo entenderemos o porque disso).

Sua síntese advém de outros aminoácidos, sendo eles a Glicina e a Arginina. Através de processos enzimáticos transporta-se  o grupo amina da arginina para a glicina, o que resulta em um composto chamado guanidinoacetato e também na ornitina. Com a cessão do grupo metil da S-adenosilmetionina no guanidinoacetato, a creatina é então finalmente formada.

Porém, a creatina também pode ser consumida via exógena (forma externa), ou seja, através da dieta ou da suplementação. Quando consumida por fontes alimentares, estão entre as quais mais fornecem este aminoácido os derivados de animais, especialmente carnes de alguns pescados como a cavalinha, a carne suína e a carne bovina. Algumas carnes brancas como a de frango até chegam a fornecer creatina, mas em quantidades praticamente insignificantes.

CONHEÇA >>> Os Melhores Suplementos de Creatina do Mercado

Quando suplementada, ela é ingerida através de pós (que é a maneira mais comum) ou ainda de cápsulas, sendo que essa suplementação pode advir de diversas fontes, sendo elas as mais puras, como a creatina monoidratada ou as formas modificadas para algum tipo de processo ou efeito específico como a Creatina HCl, entre outras várias. Porém, a suplementação normalmente é feita em casos específicos e não é necessária para todo e qualquer indivíduo que não tenha essas necessidades específicas.

Quais as funções da creatina?

Imagine que, para seu corpo executar uma função, ele necessite desprender energia e, para isso, ele faz a inserção de uma moeda em uma máquina. Esta moeda, se chama ATP, ou adenosina tri-fosfato. Quando usada, essa molécula, ou “moeda energética”, perde uma parte de sua composição, no caso, um grupamento fosfato, fazendo com que ela se torne uma adenosina di-fosfato (e posteriormente, em algumas reações, perdendo mais uma molécula de fosfato, se torne uma adenosina monofosfato).

Porém, o ADP (adenosina Di-fosfato) não tem uma capacidade como do ATP em formar energia. Portanto, ela precisaria ser sintetizada novamente em ATP para ser usada. Mas, este processo demora, e para isso é que entra a creatina, a qual tem a capacidade de doar um grupamento fosfato ao ADP, fazendo com que, através de processos também enzimáticos ele se torne um ATP novamente.

Infográfico Explicando o Funcionamento da Creatina

E é justamente por isso que a creatina está presente em grandes quantidades especialmente nos músculos, pois este é o tecido o qual mais consome energia no corpo, especialmente sob momentos de atividades físicas.

Apesar de ter um grau e uma quantidade máxima de armazenamento de creatina, os músculos, quanto mais saturados do aminoácido, mais eficientes terão as suas funções.

Quem deve suplementar com creatina?

A maioria das pessoas já conseguem quantidades suficientes através da dieta, isto é, levando em consideração que a pessoa tenha uma alimentação o minimamente mais correta possível. Entretanto, pessoas com alto gasto energético não conseguem obter quantidades significantes de creatina apenas com a dieta, sendo necessário o uso de algum tipo de suplemento.

Em primeiro lugar, ressaltamos a suplementação de creatina por atletas e praticantes de atividades físicas das mais diferentes modalidades, sejam eles homens ou mulheres. Isto porque, a creatina os auxiliará em seus processos de maior rendimento no treino e nas competições e melhorará aspectos recuperativos pós-treino ou pós-competição.

DESCUBRA >>> 07 Razões Pelas Quais Você DEVE Suplementar com Creatina!

Em esportistas de força, em especial, ela também auxilia no aumento da massa muscular, no aumento da capacidade de síntese protéica e na hidratação muscular, possibilitando resultados ainda melhores do que sem ela.

Creatina Growth Supplements

Além de praticantes de atividades físicas, atualmente considera-se o uso deste aminoácido também por pessoas as quais visam melhorias na saúde e/ou no tratamento de doenças. A creatina tem sido usada com excelência na prevenção e/ou tratamento de doenças, como mal de Alzheimer, o mal de Parkinson, fibromialgias, doenças musculares degenerativas e até mesmo em casos de disfunções relacionadas com processos insulínicos, como o Diabetes.

Sendo assim, muitas pessoas hoje podem ser consideradas propensas a tais usos, devendo cada caso ser avaliado por profissionais individualmente.

No caso de esportistas, quais são os principais protocolos de uso?

Esportistas podem ter diferentes protocolos de uso, mas sabe-se que hoje, segundo os órgãos mais sérios de nutrição esportiva, prioriza-se a forma de uso através de uma saturação prévia. Esta saturação é feita inicialmente da seguinte forma:

  • Nos 5-7 primeiros dias, usa-se, 0,3g/kg de creatina divididas em 4 tomadas diárias com 0,3-0,5g/kg de carboidratos de fácil digestão como a maltodextrina, a dextrose ou o waxy maize. Uma dessas tomadas deve ser imediatamente após o treino. Assim, uma pessoa que pese 75kg, precisará de cerca de 23g/dia de creatina neste período, sendo então a divisão feita com cerca de 6g adicionadas a 37g de carboidratos por tomada em 4X diárias.
  • Após este período, mantem-se 0,1g/kg de creatina diariamente sendo ingeridas preferencialmente após o treino, com ou sem o uso de carboidratos.

APRENDA >>> Qual Melhor Horário Para Utilizar a Creatina

Tanto no período de saturação quanto no período de manutenção, devem ser considerada uma ingestão maior de água, pois lembre-se de que a creatina promove retenção INTRAMUSCULAR e, portanto, quantidades superiores de água no corpo serão necessárias tanto para este processo quanto para seu metabolismo de uma forma geral.

Algumas pessoas questionam os protocolos de saturação e, de fato eles não são necessários, porém são formas de otimizar e promover um “start up” nos resultados obtidos com o uso da creatina. Na realidade, desde que você consiga fornecer quantidades um pouco superiores as gastas por seu corpo, o mesmo já conseguirá otimizar o uso e o armazenamento.

Não a saturação (desde que o indivíduo já não esteja saturado) não tem problemas relacionados a sobrecargas renais, hepáticas ou mesmo ao “desperdício” da creatina. O simples fato de estarmos ingerindo essas quantidades bastante superiores as naturais do corpo não significará que ele irá jogá-las fora.

Aproveitando, deixo aqui um vídeo que eu gravei para o canal do Dicas de Musculação no Youtube, falando justamente sobre a saturação e tirando as maiores dúvidas sobre esse assunto:

[sociallocker]

[/sociallocker]

Quais são os períodos certos para uso de creatina e quais são os limites existentes?

Estudos são claros ao demonstrar que o uso da creatina pode (e deve) ser constante, uma vez que diariamente o corpo degrada quantidades de creatina. Sendo assim, NÃO HÁ UM LIMITE ESTABELECIDO para o uso da creatina, ela pode ser usada por longos períodos sem trazer quaisquer prejuízos e/ou efeitos colaterais, desde que respeitados os protocolos de uso.

A creatina NÃO perde eficiência com o passar do tempo, mas é claro que se você não estava saturado e, conseguiu saturar, os efeitos tendem a ser mais singelos, pois você estará promovendo apenas uma manutenção em um ponto já existente no corpo, mas isso não significa que ela está agindo com menos intensidade em seu corpo.

Seja em fase de ganho de massa muscular ou mesmo na fase de redução de gordura corpórea, a creatina auxiliará a manter a força, a síntese protéica elevada, o aumento do rendimento do treino e a redução da fadiga. Portanto, este pode ser considerado um suplemento indispensável em seu arsenal.

A creatina pode ser utilizada com outros suplementos alimentares e/ou ergogênicos?

A creatina NÃO causa interações negativas em quaisquer suplementos, sejam eles nutricionais ou mesmo ergogênicos. Da mesma forma, dificilmente um suplemento poderia causar interações que inibissem por completo a ação da creatina. Mesmo a cafeína NÃO é um suplemento que cause efeitos negativos nos princípios da creatina, como alguns costumam popularizar. Tanto porque, se assim fosse, grande parte dos suplementos pré-treino não iriam combinar ambos os compostos.

Todavia, talvez não seja tão interessante abusar de algum tipo de diurético, pois perderíamos a vantagem da volumização muscular causada pela retenção hídrica intramuscular (que não prejudica a definição muscular).

Existem suplementos os quais ainda podem melhorar os efeitos da creatina. Entre eles, podemos citar as proteínas em geral, pelo aumento da síntese protéica e do balanço nitrogenado positivo, os carboidratos como a maltodextrina, o waxy maize e a dextrose e a citrulina, que é um aminoácido produzido através da arginina e que tem mostrado eficiência na utilização concomitantemente com a creatina, potencializando seus efeitos ergogênicos.

Sabendo utilizar bons protocolos de suplementação, a creatina somente irá acrescentar benefícios em seu dia-a-dia.

Onde comprar creatina?

A creatina é um suplemento já legalizado pela ANVISA e vendido no Brasil. Você irá encontrar ela nas melhores lojas de suplementos do país e também na internet.

Quase todas as marcas possuem a sua creatina, por isso vale a pena analisar e buscar uma que tenha boa qualidade na matéria prima e um bom valor. E hoje nós do Dicas de Musculação recomendamos a Creatine da Growth Supplements, uma empresa brasileira, mas que utiliza as mesmas matérias primas de empresas internacionais, como Optimum Nutrition e outras… E o preço da de 0 a 10 em qualquer concorrente.

Creatina Growth Supplements

A creatina possui efeitos colaterais?

Estudos também são claros em demonstrar que a creatina não apresenta quaisquer tipos de efeitos colaterais em indivíduos saudáveis. Apenas pessoas com tendências a ou com doenças já pré-existentes é que podem sofrer algum tipo de prejuízo (especialmente renal e/ou hepático) com o uso deste aminoácido e, nestes casos, o acompanhamento profissional torna-se indispensável

A creatina, diferente do que muitos costumam pregar, NÃO CAUSA QUAISQUER TIPOS DE RETENÇÕES HÍDRICAS as quais possam prejudicar a definição muscular (como a retenção subcutânea) e é justamente por isso que ela pode ser usada no período de cutting. Além disso, ela não fará com que seu peso aumente significativamente.

A Creatina Afeta os Rins? Clique Aqui e Descubra a resposta!

Entre os possíveis efeitos colaterais mais comuns da creatina estão os desconfortos gastrointestinais, fatores esses normalmente associados com fórmulas específicas de creatina, como a Creatina HCl.

Por fim, este não é um suplemento o qual possa causar interações negativas com o sistema cardiovascular, respiratório ou outro qualquer. De qualquer forma, sempre que possível, não deixe de considerar o auxílio profissional, especialmente se você tem tendência a algum tipo de doença, históricos familiares de doenças ou mesmo se faz uso de algum (ns) tipo (s) de medicamento (s) ou tratamento (s) específico (s).

A creatina Engorda?

Muitas pessoas acabam por achar que a cretina faz com quem você engorde, o que não é uma verdade!

Antes de explicar o porque, eu tenho que fazer um parentese e dizer que engordar (ganhar gordura) é diferente de aumentar o peso. Aumentar o peso, pode ser por vários fatores, como aumentar os músculos, retenção hídrica e etc. E engordar é o aumento de gordura no corpo.

O que acontece, é que como explicado a creatina irá trabalhar no aumento intramuscular de água, fazendo com que você possa ganhar volume muscular, e isso pode gerar um aumento de peso. Mas lembre-se, esse aumento de peso, não é aumento de gordura, é sim um aumento de músculos.

Portanto a creatina não engorda, mas ela pode promover um aumento no volume muscular, o que pode fazer com que você ganhe mais músculos (e mais peso, obviamente).

A creatina causa mesmo retenção hídrica?

Este ainda é um fator que incomoda muitas pessoas, principalmente as que desejam emagrecer ou buscam definição muscular.

Misturando a creatina no Shake

A creatina é um aminoácido que faz com que o músculo possa captar mais energia. Além disso, suas moléculas carregam água para que possam entra no meio intracelular do músculo. Assim, obviamente, a água está sim presente, causando retenção intramuscular. Essa retenção pode aparecer subcutaneamente em alguns indivíduos.

Acontece que, a grosso modo, a creatina não é um suplemento de retenção hídrica. Normalmente o que vemos são indivíduos que usam creatina adicionado a uma dieta extremamente hiper sódica e culpam a creatina pela água retida, mas se esquecem dos outros fatores, como o próprio sódio.

Nos últimos tempos, o que mais tenho visto são pessoas que apresentam ótimos resultados com a suplementação de creatina e, sem retenção hídrica, desde que com uma dieta equilibrada e coerente.

Lembre-se que a creatina é extremamente eficaz no aumento de massa magra, ou seja, de certa forma ela ainda auxilia nos processos de aceleração do metabolismo, otimizando ainda mais a perda de gordura.

05 Mentiras sobre a Creatina!

Por ser um suplemento muito utilizado por várias pessoas em todo o mundo, a creatina também é um dos suplementos que possuem mais mitos dentre todos. E muitos desses mitos são tidos como verdades por vários praticantes de musculação (principalmente iniciantes). Por isso resolvi fazer um vídeo no canal do Dicas de Musculação sobre 05 Mentiras que você não deve acreditar sobre o uso da Creatina.

Assista já o vídeo e comece hoje mesmo a eliminar alguns dos mitos que você ja ouviu falar por ai e fique ainda mais por dentro do que é verdade e do que traz resultados comprovados.

[sociallocker]

[/sociallocker]

E ai, o que achou do vídeo? Curtiu? Algumas dessas mentiras você já sabia? E quais delas você acreditava? Espero que não acredite em mais nenhuma!

Existem pessoas as quais não sentem efeitos com o uso da creatina?

Sim. Existem pessoas conhecidas como Creatine non-responders, os quais são uma pequena parcela da população. Este grupo, por mecanismos não compreendidos cientificamente, não respondem bem ao uso deste suplemento e não apresentam grandes benefícios em seu consumo. Porém, como mencionado, essa é uma parcela mínima da população mundial.

CONHEÇA >>> 7 Razões Pelas Quais a Creatina Pode Não Funcionar Para Você

Conclusão:

A creatina hoje é um dos suplementos mais utilizados no mundo por sua larga eficiência e ainda, é um suplemento tido pelos órgãos mais sérios de nutrição esportiva como seguro e, acima de tudo, com um bom custo X benefício.

Normalmente, não causando efeitos colaterais ou interações negativas com outros suplementos ou compostos, ela possui uma larga aplicação nas mais diferentes modalidades, especialmente as que recrutam o mecanismo de PCr como via energética primária. Portanto, este pode ser um suplemento essencial não somente em sua performance e no seu desenvolvimento físico, mas, segundo pesquisas modernas, em sua saúde também.

ACHOU POUCO? Então Clique Aqui e Aprenda O que Nunca Antes foi Revelado Sobre a Creatina!

Assim, vale sempre a pena a consulta de um bom profissional antes do uso de quaisquer suplementos a fim de otimizar seus resultados e aproveitar melhor o seu investimento, que, no caso da creatina, certamente valerá a pena.

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

OBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

Creatina Growth Supplements

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

92 Comentários


  • karita disse:

    Quem tem arritmia cardíaca pode tomar creatina?

    A creatina não afeta em nada o coração, pelo menos não diretamente.

  • Luana disse:

    Olá, treino há 1 ano e meio, (estou com 50kg), e irei iniciar uma suplementação com creatina (Creatina em Cápsula- Max Titanium), dextrose (Neo Nutri) e whey (Femini Whey 900g – Max Titanium), treino às 20h, e gostaria de saber como posso usar a creatina, a recomendação deles é de 4 cps ao dia (3,4g), eu devo tomar distribuido ao longo do dia, ou no pós-treino apenas? E tomá-la junto com a dextrose? Obrigada

    Esse artigo irá ajudá-la melhor: https://dicasdemusculacao.org/creatina-saiba-como-fazer-a-saturacao/

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Douglas disse:

    Marcelo,

    Hoje tenho 30 anos e pratico atividade esportiva pelo menos 3 vezes por semana regularmente, variando entre 1 hora e meia e 2 horas por dia, mas tenho sentido fadiga com mais intensidade nos últimos meses durante a prática esportiva, prejudicando meu desempenho.
    Comecei a fazer uso da creatina com o objetivo de ganho energético e força muscular durante a prática esportiva, mas não tenho notado grande diferença e continuo tendo os mesmos problemas de fadiga. A creatina irá me trazer o resultado esperado que é explosão muscular e redução da fadiga? Se sim, como devo utilizá-la? Se não, qual outro suplemento você me recomenda para este objetivo?

    Sim, irá. Esse são os principais objetivos dela. Você fez uma saturação quando começou a usá-la? Senão, veja esse artigo: https://dicasdemusculacao.org/creatina-saiba-como-fazer-a-saturacao/

    Quanto a demais suplementos, não há como indicar sem conhecer suas necessidades individuais frente a uma anamnese e avaliação física.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Lúcio disse:

    Marcelo, pode tomar café e creatina no mesmo dia?! Um anula o efeito do outro?!

    Pode. Não há estudos que comprovem quaisquer interações negativas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Sarah Pinheiro disse:

    O que acha da creatina da optimus? E a con-cret? A melhor seria a universal mesmo?

    —–

    Acho a da Optimum, muito boa. No caso a da Universal funcionou melhor para mim, não quer dizer que seja a melhor das melhores.

  • Debora disse:

    Tenho 1,64 e peso 51kgs, tenho muita dificuldade de ganhar peso e massa. Malho ha 1 ano, e comecei a usar creatina agora, mas notei um significativo aumento nas minhas celulites. Sei que não tem estudos que comprovam isso, mas já ouvi muitos relatos de mulheres que usaram sobre. Sabe explicar por que e o que posso fazer para reduzir isso? Obrigada!

    Talvez possa ser a retenção hídrica. A solução é exercício físico e dieta que possa corrigir esta retenção.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Gabriel disse:

    Acha q vale a pena, compra uma creatina de 420g da probiotica, ou 200g da universal? Ambas com o mesmo preço.

    ——-

    Depende de você. Eu compraria Universal, pois é uma marca boa pra mim.

  • João disse:

    Gostara de saber se apos término do ciclo da creatina eu vou perder volume adquirido através da creatina devido a retenção liquida?

    ——

    Não existe ciclo de creatina. Você pode usá-la constantemente. E sim, poderá perder um pouco de volume, mas nada assustador.

  • JAIME HENRIQUE disse:

    Vou começar na academia e tomar creatina e no2. Minha dúvida é se devo tomar ambos antes do treino ou depois???

    ——-

    O NO2 tem de ser antes. A creatina depende, se for usar algum tipo de carboidrato de alto índice glicêmico após o treino, melhor junto ao carboidrato.

  • rosilene disse:

    Quero tomar creatina + beta alanina, como sou mulher tem algum problema?

    —-

    Desde que as necessidades individuais sejam atendidas, não.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Lucas Medeiros disse:

    Gostei muito do site! Tenho dúvidas, eu tomo 4g de creatina antes do treino e tomo whey protein no pós-treino. Eu devo tomar a creatina no pós-treino também ou vai dar no mesmo?

    —-

    Faça o consumo no pós-treino ao invés do pré-treino, pode ser mais interessante.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Rafael disse:

    Ola Marcelo, ajudo muito os seus comentários!
    Só gostaria da saber quais a melhores creatinas no mercados… Existem diversas e sempre procuro o com mais qualidade, mesmo sendo importado!!
    Minha sugestão é você fazer um post similar com “os melhores BCAAs do mercado” me auxiliou muito aquele artigo!

    ——

    Boa sugestão. Faremos sim. As que eu recomendo são: Create da RSP, Creavar da Top Secret, creatina da musclemeads e da universal.

  • Victor disse:

    Já fiz o uso da mesma e obtive bons resultados.
    Tenho uma grande dúvida em relação a intervalos, quanto ao tempo de uso de creatina. Tomei por 2 meses e parei, se eu fizesse o uso por 4 a 6 meses, eu estaria usando-a de forma errônea? Há um limite para o uso da creatina?
    Gostei do artigo sobre creatina, parabéns Marcelo.

    Não ha limites e o uso pode ser contínuo.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Anny disse:

    Tomo Linolen e creatina. Linolen pode atrapalhar o efeito da creatina?

    Não.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • paulo sotto mayor disse:

    A minha questão é a seguinte, o meu instrutor disse me que devo tomar a creatina durante 2 meses e depois para 1 mês, para assim levar o estoque de creatina novamente a zero, e depois carrega-lo novamente com um novo ciclo, para assim o corpo não deixar de produzir creatina normalmente. O que acha?

    1 – Instrutor NÃO deve passar recomendações nutricionais, mas sim, de atividades físicas, apenas.
    2 – Ele falou GRANDE bobagem.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • eliane disse:

    Tenho 1,53 altura e peso 43 kg. Comecei fazer uso de hipercalórico 7500 da midway e quero fazer uso de creatina. Tenho dificuldade pra ganho de peso e emagreço muito rápido, queria saber se tem algum problema de usar o hipercalórico e a creatina juntos?

    Duas semanas e já utilizando suplementos? Esqueça!
    Você está com dieta, treinamento e descanso sinergicamente programados e individualizados às suas necessidades?
    Mas respondendo a pergunta, não há problemas em usar junto. Só não iria por esse caminho antes de pelo menos arrumar a dieta.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • guilherme disse:

    Eu tomei 3 cápsula de bcaa + 3 cápsula de creatina tudo junto ao mesmo tempo e meu deu uma tremedeira e agitação fiquei com medo. Isso é normal ou pode me fazer mal?

    Não faz sentido, pois, esses não são suplementos estimulantes, mas sim, peptídeos.
    Entretanto, vale a observação e orientação nutricional.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Guilherme disse:

    Marcelo, boa tarde!
    Você conhece alguém que já utilizou creatina veterinária, mais especificamente, a vetinil sem cromo?
    Uma vez que sai mais barata do que a da universal pela quantidade. O que você acha sobre o uso desse suplemento?

    Sim e, não tiveram bons resultados.
    Acho interessante UNICAMENTE para uso veterinário.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • LUIZ MELLO disse:

    Tomo medicamento para pressão, posso tomar creatina? A creatina tem ação diurética?

    Consulte a opinião médica antes, neste caso é importante. E não tem ação diurética.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Ricardo Luiz disse:

    Marcelo, costumo tomar meu shake com creatina por volta das 9h30/10h.

    À tarde curto tomar uma xícara de café no trabalho, por volta das 15h. Há algum problema nisto? Irá atrapalhar a absorção da creatina?

    Além disso, no pré-treino, de manhã, por volta das 8h, tomo uma cápsula do Thermo Fire Hardcore, com 420mg de cafeína. Há algum erro nesse meu protocolo com relação à cafeína?

    Por fim, a última dúvida. Meu shake no pós-treino tem creatina e whey mais leite desnatado. A presença do carbo de alto IG é sempre necessário por conta da creatina ou não?

    Não para as duas primeiras perguntas.
    Necessário não, mas pode auxiliar na sua absorção.
    Em tempo, cadê o CHO no pós-treino? Leite desnatado não tem algo IG, mas sim, alto índice insulinêmico.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Carlos disse:

    Posso tomar Creatina junto com Bcaa? Um de cada vez, claro.

    —–

    Pode, até os dois juntos se quiser.

  • Eduardo disse:

    Gosto de suas matérias e gostaria de te perguntar uma coisa, mandei manipular tribulus 750mg, creatina 500mg, e taurina 500mg e tomo sempre antes e depois de treinar. Acha uma medida boa, ou é muito leve para mim. Tenho 1.88 e 80 kgs. Obrigado Abraço

    ——-

    Se formos levar em conta que você necessita de pelo menos 5g de creatina por dia, posso te dizer que esta bem ruim esta manipulação sua. Tribulus para que? Taurina não é sinérgica com nenhum dos outros dois ingredientes, enfim… Gasto de dinheiro atoa.

  • Flávio disse:

    Posso tomar whey + maltodextrina + creatina tudo junto na mesmo hora após o treino?

    —–

    Sim.

  • Cleverson disse:

    A creatina dá resultado em quanto tempo?

    ——

    Não existe estimativa de tempo exato e nem certeza quando a sua eficácia em 100% das pessoas.

  • Giovanni disse:

    Eu estou tomando creatina a quase um mês e fiquei todo esse tempo sem beber…mas nesse final de semana vou beber, gostaria de saber o quanto o álcool atrapalha o efeito da creatina, se em um dia vou perder praticamente todo o meu estoque de creatina acumulado em um mês? E se é possível bebendo uma vez por semana obter algum resultado tomando creatina.

    Muito obrigado.

    ——

    Bebidas são diuréticos, o que faz você perder liquido, além de diurético, são tóxicas ao seu organismo. Beber socialmente uma vez ou outra, não há grandes problemas, mas beber toda semana, só irá atrasar seus resultados e fazer com que você tenha de gastar mais dinheiro. Hoje em dia, existem alguns suplementos para excessos, dê uma olhada neste: http://dicasdesuplementos.com.br/green-detox-o-suplemento-para-combater-os-excessos/

  • ricardo disse:

    Gostaria de saber se devo ciclar a creatina, e o período máximo em meses que posso tomar?

    —–

    Uso da creatina pode ser continuo. Não precisa de ciclos.

  • Rufus O Lenhador disse:

    A minha creatina que acabou era da Musclemeds… Não sei mensurar os benefícios agregados por ela, pois como sabemos, dieta, treino constante, descanso, e outros suplementos, são todo um conjunto.. Mas aumentei a carga a cada semana de treino, e tenho tido boa evolução. Acho que vou manter a marca comigo.

  • Rufus O Lenhador disse:

    A minha acabou e estou na duvida entre as marcas.. Optimum, Prolab, Universal, Musclemeds.. Você prefere qual? Qual você iria?

    —–

    Gosto da Universal, mas iria de Musclemeds. Gosto da marca e ainda não experimentei a creatina deles.

  • Jose disse:

    Comecei a malhar tem 1 semana, posso começar o uso da creatina? Se sim posso tomar junto cm whey protein?

    ——-

    Não recomendo. Você ainda não tem necessidade para uso de suplementos. Primeiramente, pense em arrumar sua dieta, como um todo.

  • rylton disse:

    O uso da cretina causa impotência sexual?

    —–

    Não.

  • Daniel disse:

    Nunca fiz uso da creatina, estou pensando em colocá-la na dieta juntamente com whey, BCAA e talvez o oxyelite..

    Se assim decidir você acha exagero?? Minha intenção eh manter e peso e perder, mas manter a massa magra, definindo.

    Se qual a melhor forma de tomar-los?? BCAA e Creatina antes…whey BCAA e creatina depois?

    ——

    Depende das necessidades de cada um. Mas a grosso modo, poderia ser BCAA antes, Whey + creatina + carboidrato de alto IG + BCAA depois.

  • elaine disse:

    olá Marcelo gostaria de saber se o uso da creatina traz algum dano pra quem tem constantemente infecção urinária.

    Pode sobrecarregar os rins… Mas aí, o consumo protéico também conta.

    É importante avaliar o quadro com seu médico, prever uma média de seu consumo de creatina por dia e, ajustar a ingestão.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Alessandra disse:

    Eu tomo proteína isolada, mas quero começar a tomar creatina. Eu começo tomando só ela, ou continuo com os dois?
    E me aconselharam começar a tomar a creatina tomando o Lipo 6 que emagrece, ai eu só vou ganhar com a creatina.
    O que você indica.??
    Como eu devo começar a tomar????

    —–

    Não fazemos indicações, para tal, consulte um nutricionista que vá analisar o seu caso individualmente. Sobre o uso de creatina com a proteína isolada, pode ser usado, sem problemas.

  • Juliana disse:

    Qual o tipo de creatina apropriado que vocês indicam para ganhar massa muscular magra? E pra quem consome a mesma, é necessário que se tome muita água durante o tempo de uso?

    —–

    Não indicamos nenhuma marca no site. E sim, o aumento na ingestão de água é sempre bem vinda, não por causa da creatina, mas por que o brasileiro tem o mal habito de beber pouca água durante o dia.

  • Elzita disse:

    Quem treina três vezes por semana qual a melhor forma de tomar a creatina , pode ser tomada com suco .

    Creatina deve ser ingerida diariamente.
    Não. Utilize-a com água e Waxy Maize ou Maltodextrina.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Rafael disse:

    Tenho 16 anos faço academia a 3 meses, gostaria de começar a tomar creatina, tem alguma contra-indicação? Posso complementar com whey e talvez albumina?

    ——

    Não há contra indicação, pode usar sim e se houver necessidade os dois outros suplementos também.

  • CF disse:

    Recentemente fiz um exame e detectou que meu nível de creatina era de 1,23. O que posso fazer para consegui normalizar ou seja baixar esse nível para 0,4-1,3?

    ——-

    Redução do consumo protéico, caso ele esteja em excesso. O consumo de líquidos também é importante.

  • Alan Gomes disse:

    O meu caso é o seguinte: Ganhei um pote quase cheio de creatina de um amigo meu e malho a dois meses. Só que ela já estava aberta e na embalagem diz para consumir em 30 dias após aberto… Faz mais de 30 dias que ele abriu, porém ainda está na validade, tomo ou não?

    ——–

    Se esta escrito que deve ser consumido em 30 dias após aberto, o certo é não consumir, mesmo dentro da validade. A validade neste caso é do produto em geral e não do produto após aberto.

  • Vinicius disse:

    Olá boa tarde, Marcelo Gostaria de saber se o uso da creatina poderia me ajudar na perca de gordura no abdomem ou perda de peso fazendo somente caminhada?

    ———-

    Ela não tem este objetivo.

  • j silva disse:

    O que me deixa na dúvida é que creatina é tomada pra desenvolver músculos, como o coração é o principal músculo do corpo humano. Portanto há um paradoxo ai.

    ———

    Creatina não tem esta finalidade. Se você usar a mesma, sem um aporte de treino especifico, dieta e tudo mais, ela não terá nenhum proposito no aumento do músculo.

  • Milton disse:

    Mto boa a oportunidade de tirar duvidas por aki.

    Eu ja vi uma pergunta semelhante, mas a resposta nao fez sentido pra mim.
    para quem quer perder gordura abdominal (barriga)é aconselhavel o uso de creatina junto com um thermogenico ?

    abraços

    A grosso modo, não há problemas.

    M.Sendon
    @marceosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Felipe disse:

    Cara vou começar a tomar Creatina estou tomando massa e estou vendo resultados, comecei a treinar faz 3 meses e tenho 1,82 com 59kg agora estou com 67kg, qual o jeito mais certo para tomar Creatina? Quantas gramas no total e dividir em quantas doses ao dia? Qual melhor cretina posso comprar direto com você no seu site?

    ——————

    O modo de uso do produto, esta escrito no artigo. Quanto a uma boa creatina é da Universal, que você encontra, clicando no banner, ao lado do conteúdo.

  • sidney disse:

    Parabéns artigo muito bom!

  • mayck ruan disse:

    Marcelo comecei a malhar já faz um mês eu posso fazer uso do suplemento creatina? E qual a dose certa por dia para que não haja complicações no meu desenvolvimento e no meu organismo?

    Se houver necessidade nutricional, sim, se não, não!

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Rafael Sampaio disse:

    Vou fazer uso da creatina a primeira vez. Tenho 30 anos 1,75 e estou abaixo do peso 61kg. Pergunto, uso somente a creatina para ganho de massa ou a uso com outro suplemento?
    Abraço.

    Depende das necessidades individuais, entretanto, a creatina deve ser usada com carboidrato, pode ser maltodextrina ou waxy maize.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Elizangela disse:

    Gostaria de saber se o uso de creatina pode interferir na libido feminina?

    ————

    Não há nenhuma interferência, nem feminina e nem masculina.

  • thiago silva disse:

    E ai brother blz? Li seu artigo e gostei muito, eu gostaria de perguntar se eu poderia fazer o uso da creatina juntamente com o tribulos terrestre? Valeu um abraço!!!

    Tribulos terrestre T não possui efetividade quando o assunto é ganho de massa muscular.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • Luan disse:

    Boa Tarde…

    Tomar Whey Protein juntamente com Dextrose após o treino, é normal e pode ser tomado… e no caso da Creatina, posso colocar junto com eles ou não é indicado??

    Abrs

    ———

    Misture tudo no pós-treino e tome, sem problemas.

  • Marcello Dutra disse:

    Olá, Marcelo! Parabéns pela qualidade de seus artigo.
    Aprendo muito com eles.Após os treinos, eu tomo whey. Quando posso tomar a creatina?
    Um abraço e obrigado desde já.

    ————

    Após o treino junto de um carboidrato de alto índice glicêmico, seria o ideal, mas, pelo fator da absorção da creatina, nada relacionado a síntese de proteínas, ok?

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.

  • Stephani disse:

    Oiie’ tenho 16 anos e 50kg, gostaria de criar massa, mais ainda nao estou na academia, entao eu gostaria de saber se posso tomar CREATINA ou teria algum problema ?
    Desde já, muito obrigado !

    Não.
    Ideal agora é buscar auxílio nutricional e de um bom orientador físico para que eles possam definir quais são suas necessidades individuais e assim propor os melhores protocolos.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • bronw disse:

    devo tomar jack3d com creatina?
    ex jacked no pré e creatian universal no pós?
    Agradeço!

    Depende da necessidades individuais e da possível necessidade extra de um aporte de creatina exógena.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  • debora melo disse:

    Sempre que usava a creatina nunca tinha feito a saturação, um mes atras parei de malhar porque fiz uma cirugia. Agora voltei estou fazendo a saturação assim 5g de creatina e 03 colheres de malto 4xao dia esta certo.

    ————–

    Siga o protocolo deste artigo: https://dicasdemusculacao.org/creatina-saiba-como-fazer-a-saturacao/

  • luiz henrique disse:

    Olá gostaria de saber se o uso da creatina+malto+thermo cuts black+ whey protein faz mal obrigado desde já … otimo topico

    ———

    Se faz mal ou não depende de cada organismo. Mas no geral não há problemas, exceto com o Thermo Cuts, pois é um estimulante, ai é preciso saber se você esta apto ou não a usar e isso sódeve ser feito com uma avaliação.

  • Fabricio disse:

    Olá tomo Creatina Body Action, estou tendo bons resultados, ela é boa ou posso usar outra para ter melhor desempenho??

    ——–

    Se ela esta lhe dando bons resultados, continue o uso até o fim. Caso queira, teste outras marcas após o fim da mesma. Marcas como Universal, MHP, AST, Radical USA, são ótimas alternativas.

  • Andrea Fernandes disse:

    comprei Mass no2+creatina dA peter food, tenho 1,53 de altura 52 kg, quero aumentar minha massa e diminuir a barriga sou magra e tenho gordura na barriga (tenho muita retenção liquida), malho a 6 anos e não consigo nem aumentar a massa e nem perder a gordura da barriga, ja usei de td um pouco, comprei esse da peter food mas tou com medo alem de aumentar minha massa a barriga tb. qual o suplemento melhor para usar em meu caso?

    ——–

    Ganhar massa, sem ganhar gordura é algo que realmente eu não sei fazer. Não existe, se você tem medo de engordar, nunca irá conseguir subir o peso de seu corpo.

  • Jhonny Salvatory disse:

    Eu quero ganhar mais massa muscular, posso usar creatina?

    Não recomendamos quaisquer substâncias no site.
    Portanto, consultar um nutricionista é fundamental para iniciar o processo de ganho de massa muscular.

    M.Sendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon
    @marcelosendon

  • Marx disse:

    Posso tomar creatina sem parar, ou devo dar intervalo de alguns meses ?

    Desde que esteja treinando, sem pausas.

    M.Sendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon
    @marcelosendon

  • pedro disse:

    tenho 28 anos comecei a tomar creatina e bcca a 1 mes e malho em casa vou ganhar massa?

    Não.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Amanda Diniz disse:

    olá!. parabéns pelos artigos.. São muito bons, acompanho quase q diariamente. Gostaria de saber como q se toma a creatina?..no pote da q eu comprei tem dizendo q é antes do treino, então tou meio confusa, gostaria muito q vcs pudessem me dá umas dicas! obrigada..

    Segue um artigo sobre o protocolo de uso: https://dicasdemusculacao.org/creatina-saiba-como-fazer-a-saturacao/

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Kleber disse:

    Parabens pelo site Marcelo.

    Minha dúvida é sobre um periodo se não estou enganado chamado de washout onde é necessário suspender o uso da creatina para diminuição da possivel retenção hidrica intramuscular, você ja ouviu falar ? Por quanto tempo podemos fazer uso da creatina, contando fase de saturação, fase de manutenção e fase final?

    Obrigado e parabens mais uma vez.

    —-

    Não, não é necessário parar o uso da creatina, pelo contrário. E, normalmente usa-se creatina pra auxiliar nessa retenção, logo, não faz sentido parar.
    Como diariamente ela é degradada, seu uso pode ser constante sim.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Leide disse:

    é possível fazer uso da creatno e do lipo 6 ao mesmo tempo?!

    ——–

    Sim.

  • Matheus Martins disse:

    Nossa bom demais esse artigo e o site tbm.
    Simples com os conceitos atuais e pesquisas.
    Ótimo trabalho. Boa sorte!

  • francisco de jesus sousa silva disse:

    ola boa tarde, eu faço musculaçao e procuro suplemento para tomar porem tenho medo,,para iniciante qual devo tomar,,,, creatina,,,ou o bcaa,, outra duvida estes suplementos contem anabolizantes,, tenha uma boa tarde

    ———

    Suplementos não são brinquedos e devem ser usados só com auxilio de um nutricionista. No caso destes dois, nenhum contem nenhum tipo de esteróide anabolizante.

  • Leide disse:

    Interessante esse artigo!!! Eu estou usando a creatina em pó da intergral médica, percebi um aumento considerável do volume muscular. Fiz a fase inicial/saturação, manutenção e final. Pórem gostaria de tomar um outro suplemento, principalmente para diminuir a fadiga durante a musculação, ganhar de força e massa muscular. Faço musculação há uns 5 anos, e só agora estou fazendo um programa de exercícios pra ganho muscular… gostei da dica do artigo…agora vou tomar mais o malto para complemntar e acelerar ainda mais o resultado! vlw

    É necessário conhecer melhor sua rotina para saber qual ergogênico optar. Procure auxílio de um nutricionista e proponha a utilização de termogênicos, cafeína, taurina ou outros estimulantes.
    Lembre-se que essa fadiga também pode ser diminuida com suplementos tais quais a B-Alanina.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • ju disse:

    Bom dia Narcelo
    estou com 36 anos e, nunca fiz nenhuma atividade física. de uns tempos pra cá estou pecebendo perda de massa muscular. Gostaria de saber se a Creatina pode me ajudar no ganho de massa, pois já ouvi algumas pessoas dizerem que, após os trinta anos a mulher não ganha massa muscular. E quanto a retenção hidríca, será que dá para contornar usando um diurético e reduzindo o sal de outros alimentos? Não quero ficar musculosa, apenas definir meu corpo, e ganhar uns 3 ou 4 kilos de massa magra. obrigado!

    —-
    Pode sim, mas o acompanhamento nutricional é indispensável.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Giuliano disse:

    Bom dia Marcelo,

    Sou um seguidor assiduo dos seus artigos.Admiro muito a construção de seus conhecimentos, sempre embasado cientificamente.Passa-me uma alta credibilidade.O mínimo que posso dizer, PARABENS.
    Mas vamos ao que interessa.Tenho uma dúvida quanto a creatina que não foi contemplada no artigo, embora possa parecer primaria, no entanto persiste, por isso, irei fazê-la mesmo que seja boba.Estou aqui para buscar conhecimento.O uso da creatina deve ser continuo?Mesmo nos dias de descanso ou nos dias que não treino por outro motivo?Abraço, minhas saudações.

    Primeiramente, obrigado!
    Sim, contínuo, inclusive nos dias de descanso. O corpo ainda necessitará de reposição nesses dias.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Gabriel disse:

    Fala Marcelo,muito interessante seu espaço aqui,parabéns…gostaria de tirar uma dúvida, estou tomando 3colherzinhas dessas d café de creatina da Universal meia hora antes do treino, … esta correto? ou vc acha que devo mudar a forma de toma-la?
    obrigado

    ——-

    O certo é tomar 0.1g a cada 1kg da pessoa e junto a um carboidrato de alto índice glicêmico, ou seja, se você pega 80kg, deve tomar 8g por dia. Mais do que isso pode não fazer efeito e até ser prejudicial.

  • Carla lobo disse:

    Entendi, é que ouvi falarem mal, mas no mínimo, devem ser esses marombas que tomam creatina que nem agua, dai nd mais faz efeito.
    Obrigado ..

  • Carla lobo disse:

    Ola, vi o amigo perguntar sobre a creatina ETIKA, ela é ruim ? eu to tomando e percebi algum resultado sim, você tem alguma experiencia com ela ?
    Da proxima vou de prolab tambeém. eheh

    ——-

    Não que seja ruim, mas dentre as citadas pelo rapaz, a Prolab é melhor.

  • Guilherme Toledo disse:

    Logico, vlw comprei ja a Prolab, é que tenho medo das falsificações, e sei que a Universal e a Prolab são as maiores vitimas.

  • Guilherme Toledo disse:

    Mas ja ouviu alguma coisa da vitafor ou nao ??
    E a creatina ETIKA ?? ruim ?

    ——–

    Vá de Prolab e seja feliz!

  • Guilherme Toledo disse:

    Ola,
    Todas creatinas creapure vem do mesmo lugar, então todas com o selo são boas ?
    Eu queria compra da VITAFOR, será que é boa ??
    Ou compro da prolab ? 20 reais mais caro ??
    Me ajude por favor ..

    Eu iria de Prolab.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Raquel disse:

    Sim, parei de tomar e sumiu tudo!

    ——-

    Que estranho, um colateral novo que eu não conhecia na Creatina!

  • Adilson Rmelo disse:

    Saturação d creatina é jogar ¨grana fora ¨ o organismo não consegue absorver + d 5 gramas d creatina.
    Resumo = Creatina pela privada.p

    Referência científica que é bom, nada, né?

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Raquel disse:

    Estou tomando e os efeitos são visíveis, porém apareceram muitas espinhas no rosto, aí parei de tomar.

    ———-

    E as espinhas diminuiram? Pois este não é um colateral comum na creatina..

  • marycris disse:

    Eu tomo uma colher de chá de creatino em um copo americano com agua antes do treino e outra colher de chá após o treino com whey gold. Está correto?

    ————

    Esta, porém para melhorar os efeitos e absorção, seria recomendado tomar junto de um carbo de alto IG, como a dextrose.

  • renato disse:

    boa tarde eu gostaria de saber qual a forma correta de tomar creatina?-eu tomo da marca creafort (creatina monohidratada) da vitafor, que ja vem em saches de 3gr para se tomar uma vez ao dia sempre que malho.2-tem que dar um entervalo entre um mes e outro?(tomar 1 mes e nao tomar outro mes e so depois voltar a tomar?).aguardo resposta

    ————

    A quantidade irá depender do peso, como falamos no artigo. Não precisa de intervalo, pode usar constantemente. E o modo de uso também tem escrito no artigo.

  • Rogelio Raimundo Dosouto disse:

    Marcelo

    Eu estou com 90 Kg (1,85m) e atualmente estou ingerindo 9 gramas de creatina dia em tres doses de 3 g ao longo do dia, vou monitorar os resultados para avaliar o custo beneficio e ajustar as quantidades

    —-

    2 tomadas já bastam.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Wemerson disse:

    A saturação é realmente necessária?

    ——————

    Não é obrigatóriamente, porém é de grande ajuda para que os efeitos sejam mais rápidos e prolongados.

  • Thiago Marques disse:

    Olá, eu faço o uso da creatina há 3 meses, mas sempre a utilizo antes do treino. Mas tenho minhas dúvidas? Utilizo ela antes ou depois do treino? E eu tb tomo linolen para perder gordura, a cretina atrapalha o uso de produtos para emagrecer?

    ————-

    Pode ser utilizada em qualquer horário do dia, desde que na mesma refeição contenha carboidratos de alto índice glicêmico. Uso do linolen não atrapalha em nada.

  • Rogelio Raimundo Dosouto disse:

    Marcelo

    Gostaria saber se a suplementação de CREATINA pode diminuir a produção endogena da mesma ?

    Desconheço qualquer estudo sobre. Entretanto, tenho quase certeza (até que provem ao contrário) que não, visto que a síntese de proteínas em si, no corpo não para… É diferente falarmos de supressão de eixo hormonal, por exemplo, e síntese de proteínas (apesar de existirem hormônios protéicos, claro, que podem sofrer diminuição em sua produção de administrados de maneira exógena. Mas aí o processo é outro).

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Juliana disse:

    Iniciei o uso da creatina há aproximadamente 1 mês , mas não orientada pelo meu instrutor sobre a semana de saturação. Como devo proceder com o uso agora?

    ——————

    Já passou, continue só com a fase de manutenção.

  • Rogelio Raimundo Dosouto disse:

    Marcelo

    Agora que me livrei do OT ja estou percebendo melhorias significativas em pouco tempo e estou consumindo os suplementos basicos (Bcaa, creatina, Aagk, glutamina, taurina )
    Gostaria deixar aqui uma sugestao sobre um suplemento muito importante para o metabolismo energetico das Mitocondrias ! a Coenzima Q 10 e ninguem melhor que voce para falar sobre isso.

    Particularmente, não acredito neste suplemento. Nunca li nada científico provando a eficácia.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Sara disse:

    Bom dia!
    Estou tomando PROBOLIC-SR da MHP, e BCAA da Matrix .. Posso tomar a creatina também?!

    Vou ter ganho de massa muscular?!

    Obrigada

    ———————-

    Pode! Ganho muscular já envolve outros mil fatores, mas sim a creatina ajuda bastante.

  • Rogelio Raimundo Dosouto disse:

    Marcelo

    Leio com frequencia tudo o que voce escreve, sou um pesquisador ! ja estou com 50 anos, nunca obtive resultados satisfatorios com nenhum tipo de treinamento e nem alimentação, ai tento ler o que voce escreve para encontrar aonde errei !, acho que errei muito mas isso nao justifica…. penso que em ultima instancia quem manda mesmo é a genetica pessoal, assim de nada adianta utilizar protocolos de musculação , consumir Whey, creatina, glutamina, BCAA etc, meu organismo é indiferente a isso tudo. Leio atentamente tudo mas nao encontrei o furo, entao a culpa é da genetica !!. Atualmente estou em boa forma , continuo treinando ai quem sabe algum dia chegue a alguma conclusao.
    ROGELIO de Mairiporã

    Fisiculturismo é isso mesmo… Ir conhecendo seu corpo pouco a pouco e sempre respeitando a individualidade biológica. Mas, boa sorte!

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Gabriel Olivieri disse:

    Fala marcelo! primeiramente parabens pelos artigos.
    Estou para comprar a cratina da universao e gostaria de fazer o uso corredo da mesma. Achei meio confusa a explicacao da fase de saturacao, pode explicar melhor? e acreatina deve ser tomada junto com malto?

    ————————————–

    Saturação deve ser feita entre 5~7 dias. Seu calculo é 0.3g para cada KG seu, ou seja, se você pesa 70kg, você deve tomar 21g de creatina. E isso deve ser divido em 4~5 doses durante o dia. Sim, sempre acompanhado de carboidrato de alto índice glicêmico e de preferência que seja simples, como o malto.

  • paulo almeida disse:

    marcelo;
    tenho 73 kg e 1,76 e 32 anos estou pensando em fazer uso de creatina, quantas mg vc me indicaria?
    abraço

    Não faço indicações. Entretanto, o protocolo que se tem hoje pela ISSN é o proposto no texto.
    Saturação de 5-7 dias com 0,3g/kg de creatina + Malto em 4-5 tomadas diárias seguida de 0,1g/kg de manutenção de creatina após o treino. SEMPRE COM CARBOIDRATOS DE ALTO ÍNDICE GLICÊMICO E RELATIVAMENTE SIMPLES como a maltodextrina ou a dextrose.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • LH disse:

    Onde compro creatina com um bom preço? Estou pensando em importar um pote Universal no bodybuilding.com mas tenho medo de ser taxado mesmo o valor total da compra sendo muito inferior a 50 dólares.

    ————-

    Você pode comprar em nossa loja parceira. Basta clicar em qualquer banner em nosso site. Aqui neste artigo mesmo, vendemos a creatina!

  • Vulmar Junior disse:

    O Brother leia o texto por completo.
    Sua pergunta já foi respondida no tópico “Qual é o modo mais comum do uso de creatina?”

  • ULISSES disse:

    marcelo vc tem alguma fonte das dicas como se deve tomar a creatina ou são de sua propria altoria?

    Este artigo é meu e é sobre isso.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Raphael Lins disse:

    Eu uso a creatina com malto durante o treino ! 5g de creatina mais 3 colheres de malto!! È certo tomar dessa forma?

    Está errado. No artigo tem o uso correto.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Joilson disse:

    Marcelo qual a melhor hora pra tomar a creatina antes ou depois do treino, com água ou com suco ou leite?

    —-

    Após o treino. Com o Shake pós treino que necessariamente deve ter CHO AIG.

    M.Sendon
    @marcelosendon

    1. karita disse:

      Quem tem arritmia cardíaca pode tomar creatina?

      A creatina não afeta em nada o coração, pelo menos não diretamente.

    2. Luana disse:

      Olá, treino há 1 ano e meio, (estou com 50kg), e irei iniciar uma suplementação com creatina (Creatina em Cápsula- Max Titanium), dextrose (Neo Nutri) e whey (Femini Whey 900g – Max Titanium), treino às 20h, e gostaria de saber como posso usar a creatina, a recomendação deles é de 4 cps ao dia (3,4g), eu devo tomar distribuido ao longo do dia, ou no pós-treino apenas? E tomá-la junto com a dextrose? Obrigada

      Esse artigo irá ajudá-la melhor: https://dicasdemusculacao.org/creatina-saiba-como-fazer-a-saturacao/

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    3. Douglas disse:

      Marcelo,

      Hoje tenho 30 anos e pratico atividade esportiva pelo menos 3 vezes por semana regularmente, variando entre 1 hora e meia e 2 horas por dia, mas tenho sentido fadiga com mais intensidade nos últimos meses durante a prática esportiva, prejudicando meu desempenho.
      Comecei a fazer uso da creatina com o objetivo de ganho energético e força muscular durante a prática esportiva, mas não tenho notado grande diferença e continuo tendo os mesmos problemas de fadiga. A creatina irá me trazer o resultado esperado que é explosão muscular e redução da fadiga? Se sim, como devo utilizá-la? Se não, qual outro suplemento você me recomenda para este objetivo?

      Sim, irá. Esse são os principais objetivos dela. Você fez uma saturação quando começou a usá-la? Senão, veja esse artigo: https://dicasdemusculacao.org/creatina-saiba-como-fazer-a-saturacao/

      Quanto a demais suplementos, não há como indicar sem conhecer suas necessidades individuais frente a uma anamnese e avaliação física.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    4. Lúcio disse:

      Marcelo, pode tomar café e creatina no mesmo dia?! Um anula o efeito do outro?!

      Pode. Não há estudos que comprovem quaisquer interações negativas.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    5. Sarah Pinheiro disse:

      O que acha da creatina da optimus? E a con-cret? A melhor seria a universal mesmo?

      —–

      Acho a da Optimum, muito boa. No caso a da Universal funcionou melhor para mim, não quer dizer que seja a melhor das melhores.

    6. Debora disse:

      Tenho 1,64 e peso 51kgs, tenho muita dificuldade de ganhar peso e massa. Malho ha 1 ano, e comecei a usar creatina agora, mas notei um significativo aumento nas minhas celulites. Sei que não tem estudos que comprovam isso, mas já ouvi muitos relatos de mulheres que usaram sobre. Sabe explicar por que e o que posso fazer para reduzir isso? Obrigada!

      Talvez possa ser a retenção hídrica. A solução é exercício físico e dieta que possa corrigir esta retenção.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    7. Gabriel disse:

      Acha q vale a pena, compra uma creatina de 420g da probiotica, ou 200g da universal? Ambas com o mesmo preço.

      ——-

      Depende de você. Eu compraria Universal, pois é uma marca boa pra mim.

    8. João disse:

      Gostara de saber se apos término do ciclo da creatina eu vou perder volume adquirido através da creatina devido a retenção liquida?

      ——

      Não existe ciclo de creatina. Você pode usá-la constantemente. E sim, poderá perder um pouco de volume, mas nada assustador.

    9. JAIME HENRIQUE disse:

      Vou começar na academia e tomar creatina e no2. Minha dúvida é se devo tomar ambos antes do treino ou depois???

      ——-

      O NO2 tem de ser antes. A creatina depende, se for usar algum tipo de carboidrato de alto índice glicêmico após o treino, melhor junto ao carboidrato.

    10. rosilene disse:

      Quero tomar creatina + beta alanina, como sou mulher tem algum problema?

      —-

      Desde que as necessidades individuais sejam atendidas, não.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    11. Lucas Medeiros disse:

      Gostei muito do site! Tenho dúvidas, eu tomo 4g de creatina antes do treino e tomo whey protein no pós-treino. Eu devo tomar a creatina no pós-treino também ou vai dar no mesmo?

      —-

      Faça o consumo no pós-treino ao invés do pré-treino, pode ser mais interessante.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    12. Rafael disse:

      Ola Marcelo, ajudo muito os seus comentários!
      Só gostaria da saber quais a melhores creatinas no mercados… Existem diversas e sempre procuro o com mais qualidade, mesmo sendo importado!!
      Minha sugestão é você fazer um post similar com “os melhores BCAAs do mercado” me auxiliou muito aquele artigo!

      ——

      Boa sugestão. Faremos sim. As que eu recomendo são: Create da RSP, Creavar da Top Secret, creatina da musclemeads e da universal.

    13. Victor disse:

      Já fiz o uso da mesma e obtive bons resultados.
      Tenho uma grande dúvida em relação a intervalos, quanto ao tempo de uso de creatina. Tomei por 2 meses e parei, se eu fizesse o uso por 4 a 6 meses, eu estaria usando-a de forma errônea? Há um limite para o uso da creatina?
      Gostei do artigo sobre creatina, parabéns Marcelo.

      Não ha limites e o uso pode ser contínuo.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    14. Anny disse:

      Tomo Linolen e creatina. Linolen pode atrapalhar o efeito da creatina?

      Não.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    15. paulo sotto mayor disse:

      A minha questão é a seguinte, o meu instrutor disse me que devo tomar a creatina durante 2 meses e depois para 1 mês, para assim levar o estoque de creatina novamente a zero, e depois carrega-lo novamente com um novo ciclo, para assim o corpo não deixar de produzir creatina normalmente. O que acha?

      1 – Instrutor NÃO deve passar recomendações nutricionais, mas sim, de atividades físicas, apenas.
      2 – Ele falou GRANDE bobagem.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    16. eliane disse:

      Tenho 1,53 altura e peso 43 kg. Comecei fazer uso de hipercalórico 7500 da midway e quero fazer uso de creatina. Tenho dificuldade pra ganho de peso e emagreço muito rápido, queria saber se tem algum problema de usar o hipercalórico e a creatina juntos?

      Duas semanas e já utilizando suplementos? Esqueça!
      Você está com dieta, treinamento e descanso sinergicamente programados e individualizados às suas necessidades?
      Mas respondendo a pergunta, não há problemas em usar junto. Só não iria por esse caminho antes de pelo menos arrumar a dieta.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    17. guilherme disse:

      Eu tomei 3 cápsula de bcaa + 3 cápsula de creatina tudo junto ao mesmo tempo e meu deu uma tremedeira e agitação fiquei com medo. Isso é normal ou pode me fazer mal?

      Não faz sentido, pois, esses não são suplementos estimulantes, mas sim, peptídeos.
      Entretanto, vale a observação e orientação nutricional.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    18. Guilherme disse:

      Marcelo, boa tarde!
      Você conhece alguém que já utilizou creatina veterinária, mais especificamente, a vetinil sem cromo?
      Uma vez que sai mais barata do que a da universal pela quantidade. O que você acha sobre o uso desse suplemento?

      Sim e, não tiveram bons resultados.
      Acho interessante UNICAMENTE para uso veterinário.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    19. LUIZ MELLO disse:

      Tomo medicamento para pressão, posso tomar creatina? A creatina tem ação diurética?

      Consulte a opinião médica antes, neste caso é importante. E não tem ação diurética.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    20. Ricardo Luiz disse:

      Marcelo, costumo tomar meu shake com creatina por volta das 9h30/10h.

      À tarde curto tomar uma xícara de café no trabalho, por volta das 15h. Há algum problema nisto? Irá atrapalhar a absorção da creatina?

      Além disso, no pré-treino, de manhã, por volta das 8h, tomo uma cápsula do Thermo Fire Hardcore, com 420mg de cafeína. Há algum erro nesse meu protocolo com relação à cafeína?

      Por fim, a última dúvida. Meu shake no pós-treino tem creatina e whey mais leite desnatado. A presença do carbo de alto IG é sempre necessário por conta da creatina ou não?

      Não para as duas primeiras perguntas.
      Necessário não, mas pode auxiliar na sua absorção.
      Em tempo, cadê o CHO no pós-treino? Leite desnatado não tem algo IG, mas sim, alto índice insulinêmico.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    21. Carlos disse:

      Posso tomar Creatina junto com Bcaa? Um de cada vez, claro.

      —–

      Pode, até os dois juntos se quiser.

    22. Eduardo disse:

      Gosto de suas matérias e gostaria de te perguntar uma coisa, mandei manipular tribulus 750mg, creatina 500mg, e taurina 500mg e tomo sempre antes e depois de treinar. Acha uma medida boa, ou é muito leve para mim. Tenho 1.88 e 80 kgs. Obrigado Abraço

      ——-

      Se formos levar em conta que você necessita de pelo menos 5g de creatina por dia, posso te dizer que esta bem ruim esta manipulação sua. Tribulus para que? Taurina não é sinérgica com nenhum dos outros dois ingredientes, enfim… Gasto de dinheiro atoa.

    23. Flávio disse:

      Posso tomar whey + maltodextrina + creatina tudo junto na mesmo hora após o treino?

      —–

      Sim.

    24. Cleverson disse:

      A creatina dá resultado em quanto tempo?

      ——

      Não existe estimativa de tempo exato e nem certeza quando a sua eficácia em 100% das pessoas.

    25. Giovanni disse:

      Eu estou tomando creatina a quase um mês e fiquei todo esse tempo sem beber…mas nesse final de semana vou beber, gostaria de saber o quanto o álcool atrapalha o efeito da creatina, se em um dia vou perder praticamente todo o meu estoque de creatina acumulado em um mês? E se é possível bebendo uma vez por semana obter algum resultado tomando creatina.

      Muito obrigado.

      ——

      Bebidas são diuréticos, o que faz você perder liquido, além de diurético, são tóxicas ao seu organismo. Beber socialmente uma vez ou outra, não há grandes problemas, mas beber toda semana, só irá atrasar seus resultados e fazer com que você tenha de gastar mais dinheiro. Hoje em dia, existem alguns suplementos para excessos, dê uma olhada neste: http://dicasdesuplementos.com.br/green-detox-o-suplemento-para-combater-os-excessos/

    26. ricardo disse:

      Gostaria de saber se devo ciclar a creatina, e o período máximo em meses que posso tomar?

      —–

      Uso da creatina pode ser continuo. Não precisa de ciclos.

    27. Rufus O Lenhador disse:

      A minha creatina que acabou era da Musclemeds… Não sei mensurar os benefícios agregados por ela, pois como sabemos, dieta, treino constante, descanso, e outros suplementos, são todo um conjunto.. Mas aumentei a carga a cada semana de treino, e tenho tido boa evolução. Acho que vou manter a marca comigo.

    28. Rufus O Lenhador disse:

      A minha acabou e estou na duvida entre as marcas.. Optimum, Prolab, Universal, Musclemeds.. Você prefere qual? Qual você iria?

      —–

      Gosto da Universal, mas iria de Musclemeds. Gosto da marca e ainda não experimentei a creatina deles.

    29. Jose disse:

      Comecei a malhar tem 1 semana, posso começar o uso da creatina? Se sim posso tomar junto cm whey protein?

      ——-

      Não recomendo. Você ainda não tem necessidade para uso de suplementos. Primeiramente, pense em arrumar sua dieta, como um todo.

    30. rylton disse:

      O uso da cretina causa impotência sexual?

      —–

      Não.

    31. Daniel disse:

      Nunca fiz uso da creatina, estou pensando em colocá-la na dieta juntamente com whey, BCAA e talvez o oxyelite..

      Se assim decidir você acha exagero?? Minha intenção eh manter e peso e perder, mas manter a massa magra, definindo.

      Se qual a melhor forma de tomar-los?? BCAA e Creatina antes…whey BCAA e creatina depois?

      ——

      Depende das necessidades de cada um. Mas a grosso modo, poderia ser BCAA antes, Whey + creatina + carboidrato de alto IG + BCAA depois.

    32. elaine disse:

      olá Marcelo gostaria de saber se o uso da creatina traz algum dano pra quem tem constantemente infecção urinária.

      Pode sobrecarregar os rins… Mas aí, o consumo protéico também conta.

      É importante avaliar o quadro com seu médico, prever uma média de seu consumo de creatina por dia e, ajustar a ingestão.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    33. Alessandra disse:

      Eu tomo proteína isolada, mas quero começar a tomar creatina. Eu começo tomando só ela, ou continuo com os dois?
      E me aconselharam começar a tomar a creatina tomando o Lipo 6 que emagrece, ai eu só vou ganhar com a creatina.
      O que você indica.??
      Como eu devo começar a tomar????

      —–

      Não fazemos indicações, para tal, consulte um nutricionista que vá analisar o seu caso individualmente. Sobre o uso de creatina com a proteína isolada, pode ser usado, sem problemas.

    34. Juliana disse:

      Qual o tipo de creatina apropriado que vocês indicam para ganhar massa muscular magra? E pra quem consome a mesma, é necessário que se tome muita água durante o tempo de uso?

      —–

      Não indicamos nenhuma marca no site. E sim, o aumento na ingestão de água é sempre bem vinda, não por causa da creatina, mas por que o brasileiro tem o mal habito de beber pouca água durante o dia.

    35. Elzita disse:

      Quem treina três vezes por semana qual a melhor forma de tomar a creatina , pode ser tomada com suco .

      Creatina deve ser ingerida diariamente.
      Não. Utilize-a com água e Waxy Maize ou Maltodextrina.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    36. Rafael disse:

      Tenho 16 anos faço academia a 3 meses, gostaria de começar a tomar creatina, tem alguma contra-indicação? Posso complementar com whey e talvez albumina?

      ——

      Não há contra indicação, pode usar sim e se houver necessidade os dois outros suplementos também.

    37. CF disse:

      Recentemente fiz um exame e detectou que meu nível de creatina era de 1,23. O que posso fazer para consegui normalizar ou seja baixar esse nível para 0,4-1,3?

      ——-

      Redução do consumo protéico, caso ele esteja em excesso. O consumo de líquidos também é importante.

    38. Alan Gomes disse:

      O meu caso é o seguinte: Ganhei um pote quase cheio de creatina de um amigo meu e malho a dois meses. Só que ela já estava aberta e na embalagem diz para consumir em 30 dias após aberto… Faz mais de 30 dias que ele abriu, porém ainda está na validade, tomo ou não?

      ——–

      Se esta escrito que deve ser consumido em 30 dias após aberto, o certo é não consumir, mesmo dentro da validade. A validade neste caso é do produto em geral e não do produto após aberto.

    39. Vinicius disse:

      Olá boa tarde, Marcelo Gostaria de saber se o uso da creatina poderia me ajudar na perca de gordura no abdomem ou perda de peso fazendo somente caminhada?

      ———-

      Ela não tem este objetivo.

    40. j silva disse:

      O que me deixa na dúvida é que creatina é tomada pra desenvolver músculos, como o coração é o principal músculo do corpo humano. Portanto há um paradoxo ai.

      ———

      Creatina não tem esta finalidade. Se você usar a mesma, sem um aporte de treino especifico, dieta e tudo mais, ela não terá nenhum proposito no aumento do músculo.

    41. Milton disse:

      Mto boa a oportunidade de tirar duvidas por aki.

      Eu ja vi uma pergunta semelhante, mas a resposta nao fez sentido pra mim.
      para quem quer perder gordura abdominal (barriga)é aconselhavel o uso de creatina junto com um thermogenico ?

      abraços

      A grosso modo, não há problemas.

      M.Sendon
      @marceosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    42. Felipe disse:

      Cara vou começar a tomar Creatina estou tomando massa e estou vendo resultados, comecei a treinar faz 3 meses e tenho 1,82 com 59kg agora estou com 67kg, qual o jeito mais certo para tomar Creatina? Quantas gramas no total e dividir em quantas doses ao dia? Qual melhor cretina posso comprar direto com você no seu site?

      ——————

      O modo de uso do produto, esta escrito no artigo. Quanto a uma boa creatina é da Universal, que você encontra, clicando no banner, ao lado do conteúdo.

    43. sidney disse:

      Parabéns artigo muito bom!

    44. mayck ruan disse:

      Marcelo comecei a malhar já faz um mês eu posso fazer uso do suplemento creatina? E qual a dose certa por dia para que não haja complicações no meu desenvolvimento e no meu organismo?

      Se houver necessidade nutricional, sim, se não, não!

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    45. Rafael Sampaio disse:

      Vou fazer uso da creatina a primeira vez. Tenho 30 anos 1,75 e estou abaixo do peso 61kg. Pergunto, uso somente a creatina para ganho de massa ou a uso com outro suplemento?
      Abraço.

      Depende das necessidades individuais, entretanto, a creatina deve ser usada com carboidrato, pode ser maltodextrina ou waxy maize.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    46. Elizangela disse:

      Gostaria de saber se o uso de creatina pode interferir na libido feminina?

      ————

      Não há nenhuma interferência, nem feminina e nem masculina.

    47. thiago silva disse:

      E ai brother blz? Li seu artigo e gostei muito, eu gostaria de perguntar se eu poderia fazer o uso da creatina juntamente com o tribulos terrestre? Valeu um abraço!!!

      Tribulos terrestre T não possui efetividade quando o assunto é ganho de massa muscular.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    48. Luan disse:

      Boa Tarde…

      Tomar Whey Protein juntamente com Dextrose após o treino, é normal e pode ser tomado… e no caso da Creatina, posso colocar junto com eles ou não é indicado??

      Abrs

      ———

      Misture tudo no pós-treino e tome, sem problemas.

    49. Marcello Dutra disse:

      Olá, Marcelo! Parabéns pela qualidade de seus artigo.
      Aprendo muito com eles.Após os treinos, eu tomo whey. Quando posso tomar a creatina?
      Um abraço e obrigado desde já.

      ————

      Após o treino junto de um carboidrato de alto índice glicêmico, seria o ideal, mas, pelo fator da absorção da creatina, nada relacionado a síntese de proteínas, ok?

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.

    50. Stephani disse:

      Oiie’ tenho 16 anos e 50kg, gostaria de criar massa, mais ainda nao estou na academia, entao eu gostaria de saber se posso tomar CREATINA ou teria algum problema ?
      Desde já, muito obrigado !

      Não.
      Ideal agora é buscar auxílio nutricional e de um bom orientador físico para que eles possam definir quais são suas necessidades individuais e assim propor os melhores protocolos.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    51. bronw disse:

      devo tomar jack3d com creatina?
      ex jacked no pré e creatian universal no pós?
      Agradeço!

      Depende da necessidades individuais e da possível necessidade extra de um aporte de creatina exógena.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon

    52. debora melo disse:

      Sempre que usava a creatina nunca tinha feito a saturação, um mes atras parei de malhar porque fiz uma cirugia. Agora voltei estou fazendo a saturação assim 5g de creatina e 03 colheres de malto 4xao dia esta certo.

      ————–

      Siga o protocolo deste artigo: https://dicasdemusculacao.org/creatina-saiba-como-fazer-a-saturacao/

    53. luiz henrique disse:

      Olá gostaria de saber se o uso da creatina+malto+thermo cuts black+ whey protein faz mal obrigado desde já … otimo topico

      ———

      Se faz mal ou não depende de cada organismo. Mas no geral não há problemas, exceto com o Thermo Cuts, pois é um estimulante, ai é preciso saber se você esta apto ou não a usar e isso sódeve ser feito com uma avaliação.

    54. Fabricio disse:

      Olá tomo Creatina Body Action, estou tendo bons resultados, ela é boa ou posso usar outra para ter melhor desempenho??

      ——–

      Se ela esta lhe dando bons resultados, continue o uso até o fim. Caso queira, teste outras marcas após o fim da mesma. Marcas como Universal, MHP, AST, Radical USA, são ótimas alternativas.

    55. Andrea Fernandes disse:

      comprei Mass no2+creatina dA peter food, tenho 1,53 de altura 52 kg, quero aumentar minha massa e diminuir a barriga sou magra e tenho gordura na barriga (tenho muita retenção liquida), malho a 6 anos e não consigo nem aumentar a massa e nem perder a gordura da barriga, ja usei de td um pouco, comprei esse da peter food mas tou com medo alem de aumentar minha massa a barriga tb. qual o suplemento melhor para usar em meu caso?

      ——–

      Ganhar massa, sem ganhar gordura é algo que realmente eu não sei fazer. Não existe, se você tem medo de engordar, nunca irá conseguir subir o peso de seu corpo.

    56. Jhonny Salvatory disse:

      Eu quero ganhar mais massa muscular, posso usar creatina?

      Não recomendamos quaisquer substâncias no site.
      Portanto, consultar um nutricionista é fundamental para iniciar o processo de ganho de massa muscular.

      M.Sendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon
      @marcelosendon

    57. Marx disse:

      Posso tomar creatina sem parar, ou devo dar intervalo de alguns meses ?

      Desde que esteja treinando, sem pausas.

      M.Sendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon
      @marcelosendon

    58. pedro disse:

      tenho 28 anos comecei a tomar creatina e bcca a 1 mes e malho em casa vou ganhar massa?

      Não.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    59. Amanda Diniz disse:

      olá!. parabéns pelos artigos.. São muito bons, acompanho quase q diariamente. Gostaria de saber como q se toma a creatina?..no pote da q eu comprei tem dizendo q é antes do treino, então tou meio confusa, gostaria muito q vcs pudessem me dá umas dicas! obrigada..

      Segue um artigo sobre o protocolo de uso: https://dicasdemusculacao.org/creatina-saiba-como-fazer-a-saturacao/

      M.Sendon
      @marcelosendon

    60. Kleber disse:

      Parabens pelo site Marcelo.

      Minha dúvida é sobre um periodo se não estou enganado chamado de washout onde é necessário suspender o uso da creatina para diminuição da possivel retenção hidrica intramuscular, você ja ouviu falar ? Por quanto tempo podemos fazer uso da creatina, contando fase de saturação, fase de manutenção e fase final?

      Obrigado e parabens mais uma vez.

      —-

      Não, não é necessário parar o uso da creatina, pelo contrário. E, normalmente usa-se creatina pra auxiliar nessa retenção, logo, não faz sentido parar.
      Como diariamente ela é degradada, seu uso pode ser constante sim.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    61. Leide disse:

      é possível fazer uso da creatno e do lipo 6 ao mesmo tempo?!

      ——–

      Sim.

    62. Matheus Martins disse:

      Nossa bom demais esse artigo e o site tbm.
      Simples com os conceitos atuais e pesquisas.
      Ótimo trabalho. Boa sorte!

    63. francisco de jesus sousa silva disse:

      ola boa tarde, eu faço musculaçao e procuro suplemento para tomar porem tenho medo,,para iniciante qual devo tomar,,,, creatina,,,ou o bcaa,, outra duvida estes suplementos contem anabolizantes,, tenha uma boa tarde

      ———

      Suplementos não são brinquedos e devem ser usados só com auxilio de um nutricionista. No caso destes dois, nenhum contem nenhum tipo de esteróide anabolizante.

    64. Leide disse:

      Interessante esse artigo!!! Eu estou usando a creatina em pó da intergral médica, percebi um aumento considerável do volume muscular. Fiz a fase inicial/saturação, manutenção e final. Pórem gostaria de tomar um outro suplemento, principalmente para diminuir a fadiga durante a musculação, ganhar de força e massa muscular. Faço musculação há uns 5 anos, e só agora estou fazendo um programa de exercícios pra ganho muscular… gostei da dica do artigo…agora vou tomar mais o malto para complemntar e acelerar ainda mais o resultado! vlw

      É necessário conhecer melhor sua rotina para saber qual ergogênico optar. Procure auxílio de um nutricionista e proponha a utilização de termogênicos, cafeína, taurina ou outros estimulantes.
      Lembre-se que essa fadiga também pode ser diminuida com suplementos tais quais a B-Alanina.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    65. ju disse:

      Bom dia Narcelo
      estou com 36 anos e, nunca fiz nenhuma atividade física. de uns tempos pra cá estou pecebendo perda de massa muscular. Gostaria de saber se a Creatina pode me ajudar no ganho de massa, pois já ouvi algumas pessoas dizerem que, após os trinta anos a mulher não ganha massa muscular. E quanto a retenção hidríca, será que dá para contornar usando um diurético e reduzindo o sal de outros alimentos? Não quero ficar musculosa, apenas definir meu corpo, e ganhar uns 3 ou 4 kilos de massa magra. obrigado!

      —-
      Pode sim, mas o acompanhamento nutricional é indispensável.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    66. Giuliano disse:

      Bom dia Marcelo,

      Sou um seguidor assiduo dos seus artigos.Admiro muito a construção de seus conhecimentos, sempre embasado cientificamente.Passa-me uma alta credibilidade.O mínimo que posso dizer, PARABENS.
      Mas vamos ao que interessa.Tenho uma dúvida quanto a creatina que não foi contemplada no artigo, embora possa parecer primaria, no entanto persiste, por isso, irei fazê-la mesmo que seja boba.Estou aqui para buscar conhecimento.O uso da creatina deve ser continuo?Mesmo nos dias de descanso ou nos dias que não treino por outro motivo?Abraço, minhas saudações.

      Primeiramente, obrigado!
      Sim, contínuo, inclusive nos dias de descanso. O corpo ainda necessitará de reposição nesses dias.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    67. Gabriel disse:

      Fala Marcelo,muito interessante seu espaço aqui,parabéns…gostaria de tirar uma dúvida, estou tomando 3colherzinhas dessas d café de creatina da Universal meia hora antes do treino, … esta correto? ou vc acha que devo mudar a forma de toma-la?
      obrigado

      ——-

      O certo é tomar 0.1g a cada 1kg da pessoa e junto a um carboidrato de alto índice glicêmico, ou seja, se você pega 80kg, deve tomar 8g por dia. Mais do que isso pode não fazer efeito e até ser prejudicial.

    68. Carla lobo disse:

      Entendi, é que ouvi falarem mal, mas no mínimo, devem ser esses marombas que tomam creatina que nem agua, dai nd mais faz efeito.
      Obrigado ..

    69. Carla lobo disse:

      Ola, vi o amigo perguntar sobre a creatina ETIKA, ela é ruim ? eu to tomando e percebi algum resultado sim, você tem alguma experiencia com ela ?
      Da proxima vou de prolab tambeém. eheh

      ——-

      Não que seja ruim, mas dentre as citadas pelo rapaz, a Prolab é melhor.

    70. Guilherme Toledo disse:

      Logico, vlw comprei ja a Prolab, é que tenho medo das falsificações, e sei que a Universal e a Prolab são as maiores vitimas.

    71. Guilherme Toledo disse:

      Mas ja ouviu alguma coisa da vitafor ou nao ??
      E a creatina ETIKA ?? ruim ?

      ——–

      Vá de Prolab e seja feliz!

    72. Guilherme Toledo disse:

      Ola,
      Todas creatinas creapure vem do mesmo lugar, então todas com o selo são boas ?
      Eu queria compra da VITAFOR, será que é boa ??
      Ou compro da prolab ? 20 reais mais caro ??
      Me ajude por favor ..

      Eu iria de Prolab.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    73. Raquel disse:

      Sim, parei de tomar e sumiu tudo!

      ——-

      Que estranho, um colateral novo que eu não conhecia na Creatina!

    74. Adilson Rmelo disse:

      Saturação d creatina é jogar ¨grana fora ¨ o organismo não consegue absorver + d 5 gramas d creatina.
      Resumo = Creatina pela privada.p

      Referência científica que é bom, nada, né?

      M.Sendon
      @marcelosendon

    75. Raquel disse:

      Estou tomando e os efeitos são visíveis, porém apareceram muitas espinhas no rosto, aí parei de tomar.

      ———-

      E as espinhas diminuiram? Pois este não é um colateral comum na creatina..

    76. marycris disse:

      Eu tomo uma colher de chá de creatino em um copo americano com agua antes do treino e outra colher de chá após o treino com whey gold. Está correto?

      ————

      Esta, porém para melhorar os efeitos e absorção, seria recomendado tomar junto de um carbo de alto IG, como a dextrose.

    77. renato disse:

      boa tarde eu gostaria de saber qual a forma correta de tomar creatina?-eu tomo da marca creafort (creatina monohidratada) da vitafor, que ja vem em saches de 3gr para se tomar uma vez ao dia sempre que malho.2-tem que dar um entervalo entre um mes e outro?(tomar 1 mes e nao tomar outro mes e so depois voltar a tomar?).aguardo resposta

      ————

      A quantidade irá depender do peso, como falamos no artigo. Não precisa de intervalo, pode usar constantemente. E o modo de uso também tem escrito no artigo.

    78. Rogelio Raimundo Dosouto disse:

      Marcelo

      Eu estou com 90 Kg (1,85m) e atualmente estou ingerindo 9 gramas de creatina dia em tres doses de 3 g ao longo do dia, vou monitorar os resultados para avaliar o custo beneficio e ajustar as quantidades

      —-

      2 tomadas já bastam.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    79. Wemerson disse:

      A saturação é realmente necessária?

      ——————

      Não é obrigatóriamente, porém é de grande ajuda para que os efeitos sejam mais rápidos e prolongados.

    80. Thiago Marques disse:

      Olá, eu faço o uso da creatina há 3 meses, mas sempre a utilizo antes do treino. Mas tenho minhas dúvidas? Utilizo ela antes ou depois do treino? E eu tb tomo linolen para perder gordura, a cretina atrapalha o uso de produtos para emagrecer?

      ————-

      Pode ser utilizada em qualquer horário do dia, desde que na mesma refeição contenha carboidratos de alto índice glicêmico. Uso do linolen não atrapalha em nada.

    81. Rogelio Raimundo Dosouto disse:

      Marcelo

      Gostaria saber se a suplementação de CREATINA pode diminuir a produção endogena da mesma ?

      Desconheço qualquer estudo sobre. Entretanto, tenho quase certeza (até que provem ao contrário) que não, visto que a síntese de proteínas em si, no corpo não para… É diferente falarmos de supressão de eixo hormonal, por exemplo, e síntese de proteínas (apesar de existirem hormônios protéicos, claro, que podem sofrer diminuição em sua produção de administrados de maneira exógena. Mas aí o processo é outro).

      M.Sendon
      @marcelosendon

    82. Juliana disse:

      Iniciei o uso da creatina há aproximadamente 1 mês , mas não orientada pelo meu instrutor sobre a semana de saturação. Como devo proceder com o uso agora?

      ——————

      Já passou, continue só com a fase de manutenção.

    83. Rogelio Raimundo Dosouto disse:

      Marcelo

      Agora que me livrei do OT ja estou percebendo melhorias significativas em pouco tempo e estou consumindo os suplementos basicos (Bcaa, creatina, Aagk, glutamina, taurina )
      Gostaria deixar aqui uma sugestao sobre um suplemento muito importante para o metabolismo energetico das Mitocondrias ! a Coenzima Q 10 e ninguem melhor que voce para falar sobre isso.

      Particularmente, não acredito neste suplemento. Nunca li nada científico provando a eficácia.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    84. Sara disse:

      Bom dia!
      Estou tomando PROBOLIC-SR da MHP, e BCAA da Matrix .. Posso tomar a creatina também?!

      Vou ter ganho de massa muscular?!

      Obrigada

      ———————-

      Pode! Ganho muscular já envolve outros mil fatores, mas sim a creatina ajuda bastante.

    85. Rogelio Raimundo Dosouto disse:

      Marcelo

      Leio com frequencia tudo o que voce escreve, sou um pesquisador ! ja estou com 50 anos, nunca obtive resultados satisfatorios com nenhum tipo de treinamento e nem alimentação, ai tento ler o que voce escreve para encontrar aonde errei !, acho que errei muito mas isso nao justifica…. penso que em ultima instancia quem manda mesmo é a genetica pessoal, assim de nada adianta utilizar protocolos de musculação , consumir Whey, creatina, glutamina, BCAA etc, meu organismo é indiferente a isso tudo. Leio atentamente tudo mas nao encontrei o furo, entao a culpa é da genetica !!. Atualmente estou em boa forma , continuo treinando ai quem sabe algum dia chegue a alguma conclusao.
      ROGELIO de Mairiporã

      Fisiculturismo é isso mesmo… Ir conhecendo seu corpo pouco a pouco e sempre respeitando a individualidade biológica. Mas, boa sorte!

      M.Sendon
      @marcelosendon

    86. Gabriel Olivieri disse:

      Fala marcelo! primeiramente parabens pelos artigos.
      Estou para comprar a cratina da universao e gostaria de fazer o uso corredo da mesma. Achei meio confusa a explicacao da fase de saturacao, pode explicar melhor? e acreatina deve ser tomada junto com malto?

      ————————————–

      Saturação deve ser feita entre 5~7 dias. Seu calculo é 0.3g para cada KG seu, ou seja, se você pesa 70kg, você deve tomar 21g de creatina. E isso deve ser divido em 4~5 doses durante o dia. Sim, sempre acompanhado de carboidrato de alto índice glicêmico e de preferência que seja simples, como o malto.

    87. paulo almeida disse:

      marcelo;
      tenho 73 kg e 1,76 e 32 anos estou pensando em fazer uso de creatina, quantas mg vc me indicaria?
      abraço

      Não faço indicações. Entretanto, o protocolo que se tem hoje pela ISSN é o proposto no texto.
      Saturação de 5-7 dias com 0,3g/kg de creatina + Malto em 4-5 tomadas diárias seguida de 0,1g/kg de manutenção de creatina após o treino. SEMPRE COM CARBOIDRATOS DE ALTO ÍNDICE GLICÊMICO E RELATIVAMENTE SIMPLES como a maltodextrina ou a dextrose.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    88. LH disse:

      Onde compro creatina com um bom preço? Estou pensando em importar um pote Universal no bodybuilding.com mas tenho medo de ser taxado mesmo o valor total da compra sendo muito inferior a 50 dólares.

      ————-

      Você pode comprar em nossa loja parceira. Basta clicar em qualquer banner em nosso site. Aqui neste artigo mesmo, vendemos a creatina!

    89. Vulmar Junior disse:

      O Brother leia o texto por completo.
      Sua pergunta já foi respondida no tópico “Qual é o modo mais comum do uso de creatina?”

    90. ULISSES disse:

      marcelo vc tem alguma fonte das dicas como se deve tomar a creatina ou são de sua propria altoria?

      Este artigo é meu e é sobre isso.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    91. Raphael Lins disse:

      Eu uso a creatina com malto durante o treino ! 5g de creatina mais 3 colheres de malto!! È certo tomar dessa forma?

      Está errado. No artigo tem o uso correto.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    92. Joilson disse:

      Marcelo qual a melhor hora pra tomar a creatina antes ou depois do treino, com água ou com suco ou leite?

      —-

      Após o treino. Com o Shake pós treino que necessariamente deve ter CHO AIG.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    Deixe o seu comentário!