Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para praticantes de musculaçãoDia do lixo é interessantes para praticante de musculação?

Dia do lixo é interessantes para praticante de musculação?

Será que compensa pegar um dia da semana e transformá-lo em dia do lixo? Até que ponto vale a pena fazer este tipo de refeição?

Dia-lixo

bcaa growth supplements

Dia do lixo, até que ponto compensa fazer? Todos que estão em uma dieta relativamente direcionada a um objetivo específico sabem que qualquer humano, possui vontades e preferências alimentares. Vontades essas que podem ser de origem psicológica ou de origem fisiológica. Por exemplo, a vontade de comer um bolo, pois ele parece apetitoso, pode ser considerada uma vontade psicológica. Entretanto, querer comer um alimento salgado pode ser um sinal do sistema nervoso de que a osmolaridade sanguínea está baixa e, então, isso é refletido de maneira física como um mecanismo de busca pela solução do problema.

Dia-lixo

Diante de pessoas que possuem dessas restrições alimentares e dessa vontade, a musculação, ou os praticantes de musculação, podem ser encontrados no topo da lista. Ninguém mais do que o fisiculturista quer tamanho, proporção e definição muscular. E, para isso são necessários alguns sacrifícios. Porém, diante de tantas restrições, algumas estratégias e mecanismos foram desenvolvidos com o passar do tempo para ao menos amenizar esse problema. Um deles é o chamado no Brasil como dia do lixo e, normalmente conhecido entre os bodybuilders como cheat Day ou cheat meals (caso sejam apenas algumas refeições).

O dia do lixo trata-se de um dia ou uma refeição em que o indivíduo não segue o planejamento dietético e se “liberta” para comer algo que gosta ou deseja, sem se importar muito com a qualidade e, muitas vezes, tampouco com a quantidade ingerida. E essas refeições são das mais variadas possíveis: Desde os velhos alimentos apreciados por qualquer ser humano como pizza, bolachas, sorvete e lanches até os mais exagerados que optam pelo álcool e outras coisinhas mais.

Devo dizer que o dia do lixo pode ser considerado uma boa prática em alguns casos e, principalmente em casos nos quais o indivíduo consegue fazê-lo de maneira adequada e sem exageros. – Lembre-se de que, quanto maior a privação, maiores serão as possibilidades de “descambar” neste dia. – Mas, certamente isso não serve para todo indivíduo e tampouco para todos os momentos de um planejamento.

Ao contrário do que muitos imaginam, hoje quero refutar um paradigma de off season: OFF SEASON É O PERÍODO EM QUE VOCÊ MENOS DEVE FAZER CHAT MEALS FREQUENTEMENTE E, TAMPOUCO UM DIA INTEIRO DO LIXO!

Mas, calma! Off season não é o período em que teoricamente se pode ganhar um pouco de gordura ou até mesmo o período que se pode ter uma dieta mais desprendida? Bem, sim e não!

Off season é o período em que o atleta visa não só o aumento de massa muscular e consequentemente o ganho de peso, mas também, o aumento de performance e da capacidade de realização de um trabalho. E é justamente nesse período que ele possui uma alta ingestão calórica para supercompensar seus gastos, proporcionar recuperação (não só muscular, mas de tendões, articulações, ligamentos, entre outros) etc. As quantidades de carboidratos são maiores, as quantidades de kcal também…

bcaa growth supplements

E tudo isso já, naturalmente é um prato cheio para o acúmulo de gordura, por mais bem feito que seja o planejamento e por mais “limpo” que o mesmo seja. O simples fato de consumir carboidratos em excesso (e principalmente causar hiperinsulimias constantes) já causam efeitos inibitórios de IGF-1, o que não é conveniente não só para o acúmulo de gordura, mas muitas vezes um empecilho para o ganho muscular.

Essa superalimentação já, por si só, possui efeitos anabólicos suficientes. E quando me refiro a esses efeitos anabólicos, me refiro aos diversos tecidos do corpo e não só ao muscular.

Agora, imagine aliar tudo isso a um monte de cheat meals. Não estou me referindo ao consumo de cheat meals como refeições, propriamente ditas, mas, como um “complemento dessas refeições”. Talvez possamos até definir isso, pelos mais novos, como o chamado “dirty bulking” ou “off porco” ou qualquer outra determinação do gênero.

Vejam: Profissionais consomem muito cheat meals em off season? Sim, claro!

cheatmeals-offseason

E isso é relativamente interessante e bastante válido na maioria dos casos. Porém, você já percebeu que eles comem cheat meals como refeições e não além das refeições? Digo isso, pois, enquanto trocamos o arroz com frango por talvez um hambúrguer (pão, carne, queijo e molho) outros acham que, além do arroz e frango, é necessário essa segunda opção JUNTA, o que esta totalmente errado.

bcaa growth supplements

Pior do que isso é consumir alimentos inadequados para o praticante de musculação, como o álcool. E sim, uma simples dose de álcool diariamente ou duas vezes por semana já interferem nos resultados, podem acreditar! O álcool, na minha opinião, é o fator de consumo nutricional que pode ser mais prejudicial. E, normalmente o álcool nunca vem acompanhado sozinho, mas em adição de carboidratos simples e de alto índice glicêmico, por exemplo.

No off season, saiba valorizar cada refeição e não faça isso só no pre-contest. Não ache que simplesmente por estar em off season você deve chutar o pau da barraca. Deixe de lado um dia de lixo e aprenda a inserir os alimentos que você gosta dentro do seu planejamento alimentar. Quantas e quantas vezes vemos na primeira refeição os culturistas utilizarem cupcakes, bolos, cereais açucarados, geleias e outras coisas…

Quantas vezes vemos o pós-treino de muitos deles serem em uma casa de sushis ou no Outback? E que tal fazer como Branch Warren e consumir Hash Browns (um tipo de bolos de batatas) como pré-treino?? Ou ainda, que tal uns pedaços de pizza (dando preferência a sabores com maiores teores de proteínas) no jantar?? E o sorvete no pré-treino…? E se aliássemos um belo achocolatado no pós-treino?? São muitas as opções que temos e podemos fazer!

Mas, claro, para que tudo isso possa ser possível e viável, é necessário um pouco de experiência e principalmente conhecimento nutricional. Certamente, isso não daria certo se feito por um iniciante ou tampouco por alguém que não tem noções mínimas nutricionais.

E então, o “dia do lixo” ainda existirá pra você?

Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

LEIA TAMBÉM:

Seta para ChamadaVEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

Seta para ChamadaOBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

Seta para ChamadaCONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

Seta para ChamadaBAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

whey protein growth supplements nova versao

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

13 Comentários


  • Wolter Junior disse:

    Boa noite novamente, mano meus parabéns pelo post, o post mais perfeito que encontrei em relação ao dia do lixo, já te segui no insta, e add lá no face aceita lá man por gentileza, mano por gentileza sem querer abusar, quais exemplos a mais você poderia me dar além de pizzas e hambúrgueres ? E deixa eu lhe perguntar man, quarta-feira vou fazer o trash, agora eu te pergunto seria refeição lixo ou um dia do lixo inteiro ? Ou seria por exemplo mantenho a dieta o dia inteiro normal, e faço apenas uma refeição lixo ou duas no máximo ? Desde já obrigado mano por ter respondido a anterior, grato. Aguardo resposta se não incomodar, atenciosamente.

    Dia do lixo = Comer o que quiser, logo, coma o que tem vontade e aproveite para matar suas vontades alimentares. Como falamos no artigo, talvez não seja tão interessante fazer um dia inteiro do lixo e sim refeições do lixo durante a semana.

  • Wolter Junior disse:

    Boa noite, em relação ao dia do lixo, o que deve ser restrito ? Apenas o álcool ? Ou existem outras restrições ? Como por exemplo ouvi falar que no dia do lixo não é recomendado ingerir frituras, e outro exemplo também dizem que não é recomendado ingerir nenhum tipo de carne de porco e nem derivados do porco, aguardo resposta, atenciosamente.

    —-

    Não existe restrição, pois, se é “lixo” é lixo! Entretanto, você pode usar lixos inteligentes como hamburguers, pizzas com alto teor protéico etc…

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Gabriel disse:

    Afinal, hiperinsulimia não ajuda na hipertrofia? Que história é essa de que ela inibi o igf-1? Se é a insulina é a responsável por levar os aminoácidos para as células para o crescimento muscular… Por que em cada lugar fala uma coisa?Qual é a verdade? Se eu comer muito arroz e feijão por dia não terei hormônios de crescimento, é isso? Então o que vai acontecer com as proteínas?

    Em absolutamente nada. Ela é importante sim para sinalizar a síntese proteica. A insulina NÃO carrega nada pra célula (nem glicose), apenas estimula as fosforilações para que, através de uma cascata de reações intracelulares possam ocorrer diversos efeitos como a captação da glicose, por exemplo.
    Não. Em momento algum foi dito que Arroz + Feijão eleva quaisquer níveis de GH ou os deprime.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  • Lopes disse:

    Sempre tomei algumas doses de álcool no meu dia do lixo, e nunca afetou em nada! Porém hoje em dia é muito difícil para mim ingerir muitas porcarias… Como e me sinto pesado bem ruim! Porém o álcool no meu dia do lixo nunca afetou em nada.

  • Elizeu disse:

    Eu sigo uma dieta a risca.. tenho pouca coisa a se perder na região do umbigo.. Hoje foi minha refeição lixo.. comi 2 pedaços de pizza vegetariana com pimenta e alguns biscoitos integrais de caju e castanha.. Sabe na real estou com medo.. mas sei que terei beneficios.. Sera que me passei ou vou me beneficiar?
    Lembrando que minha dieta, treinos e rotina mantenho na risca!

    ——

    No caso ai foram “refeições do lixo”, que nada mais é normal. Digo até necessária para o bom funcionamento da mente e da dieta como um todo.

  • Artur Gomes disse:

    É amigo, há um mês atrás eu cortava TOTALMENTE minha dieta (feita por mim mesmo e com o objetivo de queimar gordura) durante os fins de semana…
    nos primeiros meses fazendo isso era quase que perfeito, perdi uns bons cm de cintura, porém, isso começou a mudar à medida que o corpo “sacou” meu artifício e a queima absurdamente alta (e estamos falando de baixar quase 1kg na balança por dia durante a primeira semana…) simplesmente parou…
    Depois, estabilizou de tal forma que além de parar a queda na balança, até subi de peso (o que também se justifica com as ripadas que tenho feito no treino que têm sido muito mais eficazes durante esse período de dieta…)
    Fazem seis meses que estou nesse sistema de cortes extremos na dieta durante a semana com dias de lixo – ou “black weekends” e notei resultados que posso considerar médios. Cortei esse processo de “black weekends” e passei a adicionar as descontrações no pós treino, por exemplo ir à redes como “subway” e outras no pós treino.
    Com esse sistema notei resultados bons – apesar de ter recentemente adicionado o Lipo 6 black na suplementação então não posso dizer qual das duas medidas tem feito mais pelo meu propósito…

    Minhas perguntas são:

    1: Pq esse “enxugão” de peso nas primeiras semanas e pq que esse diabo desse resultado não se mantém?

    2: Que dicas tu terias na dieta de quem quer manter o treino de musculação e perder gordura ao mesmo tempo?

    Aproveito pra dar os parabéns pelos artigos e um muito obrigado pela seriedade da página.

    ——–

    Sim, afina, no começo perde-se muito líquido pela depleção de glicogênio, que carrega consigo muita água. Cortar e cortar coisas da dieta pode mais atrapalhar do que ajudar, principalmente a longo prazo. Procure métodos de choque tanto na dieta como no treino. Realizar, por exemplo, um dia de lixo na semana, pode ser uma boa estrategia… Quantos aos treinos, opte pelos tensionais como HCM-4, Max-Ot…

  • Fernando Garcia disse:

    Dia do lixo em cutting só depois de um més de dieta, depois a cada 15 dias!!

  • Erickita disse:

    Acabei de comer uma colherada de nutella:)

  • Rodrigo disse:

    Faço uma refeição lixo 2 vezes por mês, nos sábados. Questão de manter uma vida social mesmo. Sair com amigos para um bar e pedir suco de laranja ou água é foda.

  • Renan disse:

    Marcelo, dia do lixo 1 x por semana, no caso num sábado ou num domingo por exemplo, é exagero ou está numa frequência um tanto razoável, diante de quem segue uma dieta rígida durante os outros dias da semana? heheh abraço.

    Está de bom tamanho.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Rogelio Raimundo Dosouto disse:

    Marcelo

    Bem, quanto a minha preocupação com o consumo de açucar ou malto dextrina se deve ao fato de ser de alto indice glicemico que com o tempo pode necrosar o pancreas ( sao palavras de uma nutricinista que esta ministrando um curso em nossa cidade ), quanto as minhas reservas de glicogenio hepatico e muscular imagino que devem ser sempre altas porque me alimento de 7 a 8 vezes por dia e de 4000 a 6000 Kcal dia !, Marcelo, quanto a eu dizer que num treino de 1 hora de musculação nao gastar mais de 300 Kcal esse é o valor que meu monitor cardiaco indica, eu monitoro todos meus treinos e anoto tudo e inclusive as aerobicas, em uma hora de aerobica intesa o monitor indicou 826 Kcal, monitoro tambem em repouso e no meu trabalho diario o motivo disso é que hoje eu nao permito que minha frequencia ultrapsse os 170 p min que é o 100 por cento para minha idade, ocorre que no passado eu cheguei a fazer atividades fisicas que pelas minha avaliaçoes deviam ultrapassar as 240 batidas por minuto ! e fiz isso muitas vezes, dizem que gato tem 7 vidas ! eu mais de 50, mas nao quero cometer esse risco desnecessario ! era pura loucura !

    Necrosar?? Isso tem de ser bem a longo prazo pra desenvolver algum tipo de doença, ocasionando, por exemplo, o Diaetes melitus T2 ou alguma resistência à insulina e isso, por sobrecarga.
    Manitor cardíaco mede a frequência cardíaca, não o metabolismo. Ele faz uma cálculo médio do gasto calórico por meio dos matimentos cardíacos. Coloque o monitor, fique sem comer 4 dias e então veja como a relação kcal, peso, monitor cardíaco e ingestão calóri2ca não tem nada haver.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Gustavo Costa disse:

    Falando em sorvete, sorvete de flocos com albumina é o melhor ! Sendon, acha valido usar achocolatado por conta das vitaminas que alguns apresentam ( como o nescau ) ?

    Com certeza não, principalmente se o motivo do uso for as vitaminas que estão em quantidades mínimas.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  • Rogelio Raimundo Dosouto disse:

    Marcelo

    No texto acima voce diz que o excesso de carboidratos causa hiperinsulimias constantes e isso causa efeitos inibitorios no IGF-1, eu que sempre tive um apetite exagerado e cometi esse erro e recentemente passei a controlar o consumo de açucar , aboli a malto dextrina, posso te dizer que estou ate me sentindo melhor, e nao tive nenhuma redução de força ou rendimento, pra mim essa malto dextrina so serve pra arrebentar o pancreas e alterrar os mecanismos naturais de sintese e aproveitamento do glocogenio e dos acidos graxos, afinal a malto dextrina é recomendada no pre e pos treino e provoca uma descarga absurda de insulina e a glicose so é usada no musculo apos sua conversao em 6-fosfato glicose, portanto a malto tomada antes do treino nao vai direto ao musculo, o musculo e figado ja tem suas reservas e alem disso temos gorduras estocadas para utilizar! pra que ficar tomando essa malto se afinal um treino normal de musculaçao dificilmente gasta mais de 300 Kcal ?

    Na verdade as vias metabólicas não são essas não. A primeira fosforilação de glicose não possibilita seu uso direto, tendo continuidade a via da glicólise. A maltodextrina ou qualquer outro carboidrato realmente não vai direto ao músculo. Há primeiro a digestão, absorção, transporte para as células, entrada da glicose nas células, glicólise e depois as outras vias, dependendo do momento fisiológico.
    Em tempo, o fígado pode ou não ter reservas, dependendo das condições fisiológicas. Lembre-se que o metabolismo é dinâmico e normalmente não está “saturado”, pois, os compostos são gastos e sintetizados o tempo todo.
    Utilizar ou não a malto ou qualquer outra coisa vai depender das condições individuais da pessoa. Não há regra!
    E qual a fonte para dizer que não gasta mais que 300kcal? A intensidade, duração, quantidade de músculos/gordura do indivíduo não contam? Reveja TODOS seus conceitos…

    M.Sendon
    @marcelosendon

    1. Wolter Junior disse:

      Boa noite novamente, mano meus parabéns pelo post, o post mais perfeito que encontrei em relação ao dia do lixo, já te segui no insta, e add lá no face aceita lá man por gentileza, mano por gentileza sem querer abusar, quais exemplos a mais você poderia me dar além de pizzas e hambúrgueres ? E deixa eu lhe perguntar man, quarta-feira vou fazer o trash, agora eu te pergunto seria refeição lixo ou um dia do lixo inteiro ? Ou seria por exemplo mantenho a dieta o dia inteiro normal, e faço apenas uma refeição lixo ou duas no máximo ? Desde já obrigado mano por ter respondido a anterior, grato. Aguardo resposta se não incomodar, atenciosamente.

      Dia do lixo = Comer o que quiser, logo, coma o que tem vontade e aproveite para matar suas vontades alimentares. Como falamos no artigo, talvez não seja tão interessante fazer um dia inteiro do lixo e sim refeições do lixo durante a semana.

    2. Wolter Junior disse:

      Boa noite, em relação ao dia do lixo, o que deve ser restrito ? Apenas o álcool ? Ou existem outras restrições ? Como por exemplo ouvi falar que no dia do lixo não é recomendado ingerir frituras, e outro exemplo também dizem que não é recomendado ingerir nenhum tipo de carne de porco e nem derivados do porco, aguardo resposta, atenciosamente.

      —-

      Não existe restrição, pois, se é “lixo” é lixo! Entretanto, você pode usar lixos inteligentes como hamburguers, pizzas com alto teor protéico etc…

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    3. Gabriel disse:

      Afinal, hiperinsulimia não ajuda na hipertrofia? Que história é essa de que ela inibi o igf-1? Se é a insulina é a responsável por levar os aminoácidos para as células para o crescimento muscular… Por que em cada lugar fala uma coisa?Qual é a verdade? Se eu comer muito arroz e feijão por dia não terei hormônios de crescimento, é isso? Então o que vai acontecer com as proteínas?

      Em absolutamente nada. Ela é importante sim para sinalizar a síntese proteica. A insulina NÃO carrega nada pra célula (nem glicose), apenas estimula as fosforilações para que, através de uma cascata de reações intracelulares possam ocorrer diversos efeitos como a captação da glicose, por exemplo.
      Não. Em momento algum foi dito que Arroz + Feijão eleva quaisquer níveis de GH ou os deprime.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

    4. Lopes disse:

      Sempre tomei algumas doses de álcool no meu dia do lixo, e nunca afetou em nada! Porém hoje em dia é muito difícil para mim ingerir muitas porcarias… Como e me sinto pesado bem ruim! Porém o álcool no meu dia do lixo nunca afetou em nada.

    5. Elizeu disse:

      Eu sigo uma dieta a risca.. tenho pouca coisa a se perder na região do umbigo.. Hoje foi minha refeição lixo.. comi 2 pedaços de pizza vegetariana com pimenta e alguns biscoitos integrais de caju e castanha.. Sabe na real estou com medo.. mas sei que terei beneficios.. Sera que me passei ou vou me beneficiar?
      Lembrando que minha dieta, treinos e rotina mantenho na risca!

      ——

      No caso ai foram “refeições do lixo”, que nada mais é normal. Digo até necessária para o bom funcionamento da mente e da dieta como um todo.

    6. Artur Gomes disse:

      É amigo, há um mês atrás eu cortava TOTALMENTE minha dieta (feita por mim mesmo e com o objetivo de queimar gordura) durante os fins de semana…
      nos primeiros meses fazendo isso era quase que perfeito, perdi uns bons cm de cintura, porém, isso começou a mudar à medida que o corpo “sacou” meu artifício e a queima absurdamente alta (e estamos falando de baixar quase 1kg na balança por dia durante a primeira semana…) simplesmente parou…
      Depois, estabilizou de tal forma que além de parar a queda na balança, até subi de peso (o que também se justifica com as ripadas que tenho feito no treino que têm sido muito mais eficazes durante esse período de dieta…)
      Fazem seis meses que estou nesse sistema de cortes extremos na dieta durante a semana com dias de lixo – ou “black weekends” e notei resultados que posso considerar médios. Cortei esse processo de “black weekends” e passei a adicionar as descontrações no pós treino, por exemplo ir à redes como “subway” e outras no pós treino.
      Com esse sistema notei resultados bons – apesar de ter recentemente adicionado o Lipo 6 black na suplementação então não posso dizer qual das duas medidas tem feito mais pelo meu propósito…

      Minhas perguntas são:

      1: Pq esse “enxugão” de peso nas primeiras semanas e pq que esse diabo desse resultado não se mantém?

      2: Que dicas tu terias na dieta de quem quer manter o treino de musculação e perder gordura ao mesmo tempo?

      Aproveito pra dar os parabéns pelos artigos e um muito obrigado pela seriedade da página.

      ——–

      Sim, afina, no começo perde-se muito líquido pela depleção de glicogênio, que carrega consigo muita água. Cortar e cortar coisas da dieta pode mais atrapalhar do que ajudar, principalmente a longo prazo. Procure métodos de choque tanto na dieta como no treino. Realizar, por exemplo, um dia de lixo na semana, pode ser uma boa estrategia… Quantos aos treinos, opte pelos tensionais como HCM-4, Max-Ot…

    7. Fernando Garcia disse:

      Dia do lixo em cutting só depois de um més de dieta, depois a cada 15 dias!!

    8. Erickita disse:

      Acabei de comer uma colherada de nutella:)

    9. Rodrigo disse:

      Faço uma refeição lixo 2 vezes por mês, nos sábados. Questão de manter uma vida social mesmo. Sair com amigos para um bar e pedir suco de laranja ou água é foda.

    10. Renan disse:

      Marcelo, dia do lixo 1 x por semana, no caso num sábado ou num domingo por exemplo, é exagero ou está numa frequência um tanto razoável, diante de quem segue uma dieta rígida durante os outros dias da semana? heheh abraço.

      Está de bom tamanho.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    11. Rogelio Raimundo Dosouto disse:

      Marcelo

      Bem, quanto a minha preocupação com o consumo de açucar ou malto dextrina se deve ao fato de ser de alto indice glicemico que com o tempo pode necrosar o pancreas ( sao palavras de uma nutricinista que esta ministrando um curso em nossa cidade ), quanto as minhas reservas de glicogenio hepatico e muscular imagino que devem ser sempre altas porque me alimento de 7 a 8 vezes por dia e de 4000 a 6000 Kcal dia !, Marcelo, quanto a eu dizer que num treino de 1 hora de musculação nao gastar mais de 300 Kcal esse é o valor que meu monitor cardiaco indica, eu monitoro todos meus treinos e anoto tudo e inclusive as aerobicas, em uma hora de aerobica intesa o monitor indicou 826 Kcal, monitoro tambem em repouso e no meu trabalho diario o motivo disso é que hoje eu nao permito que minha frequencia ultrapsse os 170 p min que é o 100 por cento para minha idade, ocorre que no passado eu cheguei a fazer atividades fisicas que pelas minha avaliaçoes deviam ultrapassar as 240 batidas por minuto ! e fiz isso muitas vezes, dizem que gato tem 7 vidas ! eu mais de 50, mas nao quero cometer esse risco desnecessario ! era pura loucura !

      Necrosar?? Isso tem de ser bem a longo prazo pra desenvolver algum tipo de doença, ocasionando, por exemplo, o Diaetes melitus T2 ou alguma resistência à insulina e isso, por sobrecarga.
      Manitor cardíaco mede a frequência cardíaca, não o metabolismo. Ele faz uma cálculo médio do gasto calórico por meio dos matimentos cardíacos. Coloque o monitor, fique sem comer 4 dias e então veja como a relação kcal, peso, monitor cardíaco e ingestão calóri2ca não tem nada haver.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    12. Gustavo Costa disse:

      Falando em sorvete, sorvete de flocos com albumina é o melhor ! Sendon, acha valido usar achocolatado por conta das vitaminas que alguns apresentam ( como o nescau ) ?

      Com certeza não, principalmente se o motivo do uso for as vitaminas que estão em quantidades mínimas.

      M.Sendon
      @marcelosendon

    13. Rogelio Raimundo Dosouto disse:

      Marcelo

      No texto acima voce diz que o excesso de carboidratos causa hiperinsulimias constantes e isso causa efeitos inibitorios no IGF-1, eu que sempre tive um apetite exagerado e cometi esse erro e recentemente passei a controlar o consumo de açucar , aboli a malto dextrina, posso te dizer que estou ate me sentindo melhor, e nao tive nenhuma redução de força ou rendimento, pra mim essa malto dextrina so serve pra arrebentar o pancreas e alterrar os mecanismos naturais de sintese e aproveitamento do glocogenio e dos acidos graxos, afinal a malto dextrina é recomendada no pre e pos treino e provoca uma descarga absurda de insulina e a glicose so é usada no musculo apos sua conversao em 6-fosfato glicose, portanto a malto tomada antes do treino nao vai direto ao musculo, o musculo e figado ja tem suas reservas e alem disso temos gorduras estocadas para utilizar! pra que ficar tomando essa malto se afinal um treino normal de musculaçao dificilmente gasta mais de 300 Kcal ?

      Na verdade as vias metabólicas não são essas não. A primeira fosforilação de glicose não possibilita seu uso direto, tendo continuidade a via da glicólise. A maltodextrina ou qualquer outro carboidrato realmente não vai direto ao músculo. Há primeiro a digestão, absorção, transporte para as células, entrada da glicose nas células, glicólise e depois as outras vias, dependendo do momento fisiológico.
      Em tempo, o fígado pode ou não ter reservas, dependendo das condições fisiológicas. Lembre-se que o metabolismo é dinâmico e normalmente não está “saturado”, pois, os compostos são gastos e sintetizados o tempo todo.
      Utilizar ou não a malto ou qualquer outra coisa vai depender das condições individuais da pessoa. Não há regra!
      E qual a fonte para dizer que não gasta mais que 300kcal? A intensidade, duração, quantidade de músculos/gordura do indivíduo não contam? Reveja TODOS seus conceitos…

      M.Sendon
      @marcelosendon

    Deixe o seu comentário!