Claro que para todo macaco velho de academia, agachar não é só mais um exercício, mas uma obrigação e necessidade também. Porém, muitos dos iniciantes e, mesmo alguns antigos de academia, costumam negligenciar este exercício.
Conheça 5 razões pelas quais você deve começar a inserir o agachamento livre em sua rotina de treinamentos.
Indice / Sumário
1 – Aumento de força
O exercício composto é o principal estímulo para o aumento da força como um todo. E não seria diferente com o agachamento livre. Além de estimular a síntese proteica (em menor quantidade) em outras regiões do corpo além de pernas e abdômen, o agachamento livre força uma estabilidade em outras demais partes do corpo como deltoides e, pasme, braços. É basicamente impossível conhecer um basista com especialidade no agacho que também não seja forte em outros exercícios.
2 – Trabalho abdominal
O trabalho abdominal para manter estável uma barra pesada em cima do tronco é extremamente eficaz. Aliás, este estímulo é muito mais eficaz até do que muitos exercícios específicos para a região abdominal. Lembre-se que, como músculo sinérgico e estabilizador, o abdômen pode influenciar em quase todos (se não em todos) os demais exercícios.
3 – Pernas trabalhadas por completo
O agachamento livre pode ser considerado carro chefe para quem deseja pernas grandes, definidas e, claro, fortes. Além de ser um exercício de recrutação ímpar do quadríceps, ele ainda estimula partes como os ísquios, músculos tibiais, glúteos mínimo, máximo e médio, panturrilhas, adutores e abdutores etc. Por isso, trabalhar pernas da maneira mais completa possível é sinônimo de agachar e, agachar profundamente.
4 – Níveis altos de testosterona
Comprovadamente o exercício com pesos tende a aumentar os níveis séricos de testosterona. E, como sabemos, é praticamente impossível construir músculos sem esse importante e anabólico hormônio. Todavia, o agachamento não é simplesmente um exercício com peso, mas um exercício com MUITO peso. O que estimula ainda mais a adrenalina e, claro, os níveis de testosterona endógenos.
5 – Trabalho lombar
Agachamento machuca? É perigoso? Talvez, se executado da forma incorreta. Todavia, é indispensável e inegável que o trabalho lombar com a sobrecarga da barra também é ímpar. Obviamente, um cinturão é algo extremamente eficaz para diminuir a compressão na região. Todavia, ainda sobra uma grande parcela a qual estimulará os músculos eretores da coluna a manterem-se firmes e fortes.
Marcelo o texto inicia falando de novatos e antigos de academia. o que nos define como iniciantes,intermediários e avançados na musculação? é o tempo de academia,a quantidade de peso levantada, dominio correto daquilo que se está executando, ou uma combinação desses fatores?
—
Tempo de academia, métodos já utilizados corretamente, idade, desenvolvimento, capacidade muscular e neuromuscular, experiências etc. Peso levantado é o que menos conta para um fisiculturista. Construímos corpos, não somos levantadores de peso ou guindastes.
Belo texto! Na minha academia nao possui gaiola para o agachamento livre, mas possui a Smith e o Hack, em quais dos dois devo focar meus agachamentos?
—
Hack. Jamais faça o agacho tradicional no Smith.
É melhor fazer o agachamento até 90 graus ou descer ate quase encostar no chão ?Meu instrutor colocou o agachamento no dia de treinar pernas esta correto?obrigada.
—
Se não tiver restrições ortopédicas, pode passar disso sim, desde que com a técnica correta.
Em tempo, sim, correto.
agachamento no smith não é eficiente? por que?
—
Não é eficiência e sim, falta de mecânica.
Olá gostaria de saber o pq de ñ fazer o agacho tradicional no smith, o que isso pode prejudicar. grata
—
A resposta está no artigo.
http://www.facebook.com/marcelo.sendon
Posso fazer o sumô na barra livre. Agachamento sumô livre?
——
O ideal mesmo é com halteres, mas, pode-se tentar a variação com as barras no meio das pernas.