Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para praticantes de musculaçãoDica rápida: Não consuma carboidrato durante a musculação

Dica rápida: Não consuma carboidrato durante a musculação

Saiba por que não é indicado o consumo de carboidratos durante o seu treino de musculação!

carboidratos-alto-indice-glicemico-durante-treino

bcaa growth supplements

É comum vermos pessoas que em diversos treinos, usam algum suplemento conhecido como “intra-workouts”, ou seja, que visam por otimizar a performance ou diminuir a fadiga durante o treinamento, seja aeróbio ou anaeróbio. Esse tipo de suplemento é desenvolvido geralmente com ingredientes como Glutamina, Leucina, Arginina, Isoleucina, Valina e mais alguns outros compostos de blends específicos. E é justamente esse tipo de suplemento que pode sim ser utilizado durante o treino, pois, é elaborado justamente para isso.

Porém, o que vemos muitos indivíduos fazendo é se entopindo de carboidratos (oligo ou monossacarídeos) como maltodextrina, saches de glicose em gel, glucose ou dextrose antes e durante a atividade física com pesos.

Isso provoca um aumento na liberação de insulina, o que pode facilmente ocasionar o que denominamos efeito rebote, justamente pela rápida entrada de glicose na célula necessitada por energia. A captação de glicose pelo tecido adiposo também torna-se maior nesse tipo de situação.

O fluxo sanguíneo por sua vez também é parcialmente desviado para o trato gastointestinal, para que as substâncias possam ser digeridas. E é justamente esse sangue que poderia estar sendo destinado a musculatura em uso, afim de fornecer uma maior gama e quantidade de nutrientes e, claro, oxigênio.

Além disso, níveis altos de insulina (hiperinsulimia) costumam vir acompanhados de tonturas, náuseas, vômitos e em alguns casos mais sérios até mesmo de desmaio.

suplemento bcaa growth supplements

O treino aeróbio, por sua vez, quando em alta duração requer uma reposição rápida de energia através desse tipo de carboidrato e, geralmente mais alguns eletrolídricos que contribuem para manter a concentração e viscosidade do sangue. Todavia, devemos salientar e diferenciar bem um trabalho aeróbio de um trabalho anaeróbio.

O trabalho aeróbio costuma causar maior depleção de glicogênio hepático e muscular durante sua realização. Já o trabalho anaeróbio não costuma causar essa total depleção e é justamente por isso que é desnecessário preocupar-se com reposição energética durante o treino. Uma boa refeição pré-treino já supre essas necessidades.

Contudo, na musculação, pessoas que costumam ter um certo teor a mais de sudorese, podem optar por usar algum repositor básico caseiro como água com uma quantidade mínima de sal (que não chegue nem a 400mg) ou um daqueles sucos de saquinho SEM AÇÚCAR, que já possuem um certo teor de sódio e possuem ótimos sabotes.

Lembre-se: Jamais esqueça de hidratar-se em qualquer tipo de atividade física COM ÁGUA! Nenhum suplemento intra-workout ou, tampouco caseiro, supre as funções de uns bons goles de água.

Artigo escrito por Marcelo Sendon

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 18

Dica rápida: Não consuma carboidrato durante a musculação
LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

suplemento bcaa growth supplements

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

9 Comentários


  1. Rafael disse:

    O que tomar durante o treino, sinto muito fadiga, e o pré treino atrapalha o sono e infelizmente me indicaram dextrose e comprei.

    ——

    Impossível falar o que você deve comer sem te conhecer. Leia este artigo: https://dicasdemusculacao.org/o-que-comer-antes-do-treino-de-musculacao/

  2. PH disse:

    Primeiramente, parabéns pelos artigos!
    Marcelo, apesar do meu IMC estar ótimo, procuro manter 30 min de atividade aeróbica (esteira ou biscicleta) antes dos treinos, por conta de uma disposição para acumular gordura infra-umbilical e nos flancos. Foi a única forma que encontrei de fazer aparecer minha musculatura abdominal (que antes ficava escondida). Costumo consumir maltodextrina durante esses 30 min de atividade aeróbica. Durante o treino, somente água. Depois do treino, Whey Protein.
    O uso desses carboidratos dessa forma não seria benéfico? Afinal, não seria uma forma de fornecer energia durante a atividade aeróbica sem consumir os recursos proteicos que irei precisar durante o treino?
    Obrigado

    Procure manter o aeróbio após ou em horário diferente do treino, jamais antes pela depleção de glicogênio muscular, o que prejudica o trabalho anaeróbio.
    WP não é CHO e sim, fonte protéica. Quanto ao consumo dos mesmos, tudo dependerá das necessidades individuais.
    Vale salientar que, para redução de percentual de gordura, o que mais valerá não é o aeróbio, mas o saldo energético total. Além disso, a queima de gordura, consumo de VO2 e outros fatores relacionados ao treino aeróbio X perda de peso, não estão associados unicamente ao substrato energético usado durante a atividade física, mas, por conseguinte, outros fatores interferem, inclusive, no período de recuperação.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  3. Bruno disse:

    Marcelo,
    sei que o artigo e antigo, mas venho acompanho seus artigos a algum tempo,gosto muito dos assuntos abordados e ja aprendi muito com eles.Estava lendo sobre este artigo e me lembrei de um que vc escreveu sobre um shake para usar durante o treino(https://dicasdemusculacao.org/um-bom-shake-para-usar-durante-o-treino/), fiquei em duvida e gostaria de uma explicação. obrigado e até mais.

    São variáveis, apenas, devendo adequar-se a cada necessidade individual.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  4. edynei disse:

    ola gostei muito do post…gostaria de saber se pos treino o uso de Dextrose com glutamina e albumina ou whey protein e correto..sem mais obrigado!!!

    ———-

    Se for dextrose + Whey + Glutamina esta correto sim.

  5. schneewittchen disse:

    prezados, sei que o post é antigo, mas caí aqui pesquisando sobre bcaas. é o seguinte: sou mulher, treino há muitos anos. há uns anos, o treino ficou mais pesado e eu, que suo muito (fico pingando), passei a tomar isotônicos durante o treino pra segurar minha pressão (não era hipoglicemia, era efeito de calor, excesso de suor, etc). acontece que, de uns meses pra cá, tenho feito um circuito com a parte da musculação indo quase sempre até a falha. só que eu acabei diminuindo a intensidade da parte de cardio (que eu preciso muito agora, já que engordei) porque tem dias que eu mal consigo andar. as coxas ardem demais. no dia seguinte, não tenho nada de dor pós-treino, mas, se eu resolver andar rápido na esteira que seja, já arde tudo. nada dói, só arde na hora. me indicaram bcaa +glutamina pra evitar essa fadiga durante o treino. gostaria de ouvir uma opinião sobre como evitar essa fadiga durante o treino (como praticamente a mesma coisa no pré há anos – carbo complexo + proteína). um abraço.

    Provavelmente você pode estar em overreaching ou overtraining, até. Por isso, consultar um nutricionista para otimizar a dieta e, consequentemente não só o rendimento do treino, mas também a recuperação, é mais do que fundamental. Desconsidere o uso de suplementos antes disso.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  6. Ton disse:

    Obrigado pela dica consumirei so água mesmo.

  7. Ton disse:

    M.Sendon sempre continuarei seguindo o site eas novidades e sempr comentado, mais ai me diga uma coisa durante o meu treino eu consumo total protein uma proteina que gosto muito e bebo muita agua antes de dar uma golada na proteina, o que eu faço e o seguinte coloco 2 colheres o equivalente 24 gramas em 700ml de agua para sair do rocomendado que 300ml então eu tomo essa dosagem de 300ml 1 hora e meia antes do treino durante as 700ml e antes de dormi mais 300ml e dois ovos conzidos so a clara e mais o natubolic verde, eai o que vc acha?

    Não há necessidade de consumo de proteína durante o treino. Em primeiro porque o fluxo sanguíneo será desviado para o trato gastrointestinal… Segundo porque você corre o risco de não ingerir água suficiente e terceiro porque isso apenas resultará em maior produção de NH3 no corpo.
    Além disso, 30g de proteína com 700ml de água certamente deixa a concentração menor do que 14%, o que pode não ser muito conveniente.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  8. Lucas Antonio disse:

    Eu tomo maltodextrina durante os treino mas são apenas 40g diluídos em 200ml de agua, minha nutricionista que passou pois tenho o metabolismo muito acelerado e gasto muita energia, será que isso me prejudica?

    —-

    No ponto de vista que coloquei no texto, pode não ser conveniente. Todavia, você deve seguir a recomendação dela, afinal, ela é a profissional que te acompanha de perto.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  9. Humberto disse:

    Perfeito!… Somente Isto que eu digo sobre este POST!
    Vlw… Eu Tava Fazendo ErradO!

Deixe o seu comentário!