Publicado em 8 comentários

Dica rápida: Sem descansos, sem ganhos

Promoção Suplementos Mais Baratos
Tempo de Leitura: 2 minutos

Você come bem, treina pesado, periodiza seu treino, mantém uma boa suplementação e mesmo assim não tem ganhos musculares expressivos na densidade muscular? Então, o problema provavelmente é o descanso inadequado que lhe é proporcionado.

descanso

Caso esteja cansado, fadigado e esgotado, este artigo é dedicado a você. Conheça a importância do descanso para obter bom desenvolvimento muscular e atingir seus objetivos.

Pois bem, existem basicamente dois tipos de descansos: O sinérgico e o absoluto.

O descanso sinérgico é aquele que podemos definir como o espaço de repouso entre uma sessão de treinamentos e outra, obedecendo a sinergia muscular. Por exemplo, é sinergicamente incorreto treinar costas na segunda-feira e bíceps na terça feira ou, pior, treinar costas novamente. Da mesma forma, é correto treinar, por exemplo, costas na segunda-feira e bíceps no mesmo dia ou PELO MENOS 2 ou 3 dias depois.  Mas é claro que o descanso sinérgico também deve levar em consideração a individualidade e, claro, a intensidade do treinamento naquela sessão.

Já o descanso absoluto é basicamente o sono. O sono é uma poderosa ferramenta anabólica. É nele em que grandes taxas hormonais (e de hormônios importantes) são efetivamente produzidos como a testosterona e o GH. Além disso, a baixa energia gasta pelas atividades diárias do corpo, contribuem para uma otimização na síntese protéica, refazendo o tecido muscular microlesionado e, pasme, causando a hipertrofia muscular.

Além disso, seja no descanso sinérgico ou no descanso absoluto, é importante aliar descansos a médio período, como sonecas, se possível.

Descansar não significa todavia, apenas repouso total, mas proporcionar relaxamento ao corpo, seja lá de qual forma for.

Lembre-se que é basicamente impossível realizar uma nova sessão de treinamentos pesada e com qualidade estando com sono ou, ainda pior, com a musculatura não recuperada. Aliás, um treino mal feito muitas vezes tem como resultado o catabolismo, não anabolismo.

Veja :  A evolução no aumento da massa muscular

Alguns benefícios do descanso, basicamente são:

– Produção hormonal durante o sono;

– Possibilidade de não fadiga para melhor prática do exercício físico;

– Otimização da síntese protéica;

– Recuperação parcial de tendões e articulações.

8 comentários sobre “Dica rápida: Sem descansos, sem ganhos

  1. Falando sério,dormir é tão bom que mesmo que não fosse Anabolico eu faria ! / kkkkkkkkk
    Ótimo artigo, boa marcelo (y)

  2. Gostei do artigo. Eu acho que seria legal se você falasse mais sobre descanso sinérgico, e como dividir os treinos. Valeu!

    1. Ótima sugestão.
      Em breve postaremos sobre.

  3. o titulo tomou minha atenção, pois a inSônia resolveu drmir comigo nas ultimas 05 noites… compensar de tarde, é possível… mas não dá o mesmo resultado.

  4. Não consigo mais ficar sem ler seus artigos, Frequento academia 3 x na semana. Segunda treino 1 de pernas (quadriceps), (abdominal e gluteos com caneleiras 3Kg, 30 minutos cada) descanso terça, quarta treino superiores + esteira e abdominais, quinta treino 2 , posteriores de pernas e esteira 30 minutos. Descanso o resto da semana. Sem contar que durmo todo dia no horário de almoço 40 minutos. Então, o que vc me diz? Tá correto??? Aguardo seu parecer.
    Grata,

    Clara

    Não existe o certo e o errado, entretanto, não gostei da divisão do treino. Acho que é muito volume e pouca intensidade.

  5. Eu notei no post que você disse que era inadequado treinar bíceps e costas no mesmo dia,e já li diversos artigos que dizem a mesma coisa mas meu instrutor teima comigo dizendo que tenho que treinar o velho ”Peito e Tríceps” ”costas e bíceps”.Minha pergunta é : Como deveria ser minha periodização de treino,qual músculos eu deveria malhar juntos !? Agradeço!

    ——–

    Vamos lá: Como eu vou te falar o que é melhor para você se não te conheço? Não fiz nenhuma avaliação com você, então fica meio impossível. Que tal testar a periodização com treinos ABCDE e ver como seu corpo reage? Assim você irá treinar um músculo por dia.

  6. Lucas, da outra lida no post, eu entendi que é correto treinar bíceps e costa no mesmo dia.

    ——

    Desde que esteja sinergicamente correto e com descanso adequado, não é errado treinar costas e bíceps no mesmo dia.

  7. Marcelo, é permitido suplementar em dias de descanso? Ou seja, no dia que o cara não faz nenhum treino, ainda sim lhe é permitido usar alguns suplementos proteicos, como albumina e whey?

    Sim, é até necessários, pois nesses dias, você também precisa preencher suas necessidade, igualmente a um dia de treino. Talvez as necessidades possam ser um pouco menor, mas ainda sim, é necessário completa-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :