Você come bem, treina pesado, periodiza seu treino, mantém uma boa suplementação e mesmo assim não tem ganhos musculares expressivos na densidade muscular? Então, o problema provavelmente é o descanso inadequado que lhe é proporcionado.
Caso esteja cansado, fadigado e esgotado, este artigo é dedicado a você. Conheça a importância do descanso para obter bom desenvolvimento muscular e atingir seus objetivos.
Pois bem, existem basicamente dois tipos de descansos: O sinérgico e o absoluto.
O descanso sinérgico é aquele que podemos definir como o espaço de repouso entre uma sessão de treinamentos e outra, obedecendo a sinergia muscular. Por exemplo, é sinergicamente incorreto treinar costas na segunda-feira e bíceps na terça feira ou, pior, treinar costas novamente. Da mesma forma, é correto treinar, por exemplo, costas na segunda-feira e bíceps no mesmo dia ou PELO MENOS 2 ou 3 dias depois. Mas é claro que o descanso sinérgico também deve levar em consideração a individualidade e, claro, a intensidade do treinamento naquela sessão.
Já o descanso absoluto é basicamente o sono. O sono é uma poderosa ferramenta anabólica. É nele em que grandes taxas hormonais (e de hormônios importantes) são efetivamente produzidos como a testosterona e o GH. Além disso, a baixa energia gasta pelas atividades diárias do corpo, contribuem para uma otimização na síntese protéica, refazendo o tecido muscular microlesionado e, pasme, causando a hipertrofia muscular.
Além disso, seja no descanso sinérgico ou no descanso absoluto, é importante aliar descansos a médio período, como sonecas, se possível.
Descansar não significa todavia, apenas repouso total, mas proporcionar relaxamento ao corpo, seja lá de qual forma for.
Lembre-se que é basicamente impossível realizar uma nova sessão de treinamentos pesada e com qualidade estando com sono ou, ainda pior, com a musculatura não recuperada. Aliás, um treino mal feito muitas vezes tem como resultado o catabolismo, não anabolismo.
Alguns benefícios do descanso, basicamente são:
– Produção hormonal durante o sono;
– Possibilidade de não fadiga para melhor prática do exercício físico;
– Otimização da síntese protéica;
– Recuperação parcial de tendões e articulações.
Falando sério,dormir é tão bom que mesmo que não fosse Anabolico eu faria ! / kkkkkkkkk
Ótimo artigo, boa marcelo (y)
Gostei do artigo. Eu acho que seria legal se você falasse mais sobre descanso sinérgico, e como dividir os treinos. Valeu!
Ótima sugestão.
Em breve postaremos sobre.
o titulo tomou minha atenção, pois a inSônia resolveu drmir comigo nas ultimas 05 noites… compensar de tarde, é possível… mas não dá o mesmo resultado.
Não consigo mais ficar sem ler seus artigos, Frequento academia 3 x na semana. Segunda treino 1 de pernas (quadriceps), (abdominal e gluteos com caneleiras 3Kg, 30 minutos cada) descanso terça, quarta treino superiores + esteira e abdominais, quinta treino 2 , posteriores de pernas e esteira 30 minutos. Descanso o resto da semana. Sem contar que durmo todo dia no horário de almoço 40 minutos. Então, o que vc me diz? Tá correto??? Aguardo seu parecer.
Grata,
Clara
—
Não existe o certo e o errado, entretanto, não gostei da divisão do treino. Acho que é muito volume e pouca intensidade.
Eu notei no post que você disse que era inadequado treinar bíceps e costas no mesmo dia,e já li diversos artigos que dizem a mesma coisa mas meu instrutor teima comigo dizendo que tenho que treinar o velho ”Peito e Tríceps” ”costas e bíceps”.Minha pergunta é : Como deveria ser minha periodização de treino,qual músculos eu deveria malhar juntos !? Agradeço!
——–
Vamos lá: Como eu vou te falar o que é melhor para você se não te conheço? Não fiz nenhuma avaliação com você, então fica meio impossível. Que tal testar a periodização com treinos ABCDE e ver como seu corpo reage? Assim você irá treinar um músculo por dia.
Lucas, da outra lida no post, eu entendi que é correto treinar bíceps e costa no mesmo dia.
——
Desde que esteja sinergicamente correto e com descanso adequado, não é errado treinar costas e bíceps no mesmo dia.
Marcelo, é permitido suplementar em dias de descanso? Ou seja, no dia que o cara não faz nenhum treino, ainda sim lhe é permitido usar alguns suplementos proteicos, como albumina e whey?
—
Sim, é até necessários, pois nesses dias, você também precisa preencher suas necessidade, igualmente a um dia de treino. Talvez as necessidades possam ser um pouco menor, mas ainda sim, é necessário completa-las.