Chegou a época mais esperada pelos brasileiros (ao menos 70% deles), época de folia, de bagunça, de festa e de muita zoação! Esse é o tal espirito de carnaval, que contagia a todos e faz a nossa rotina sair dos trilhos por pelo menos 6 dias.
Porém, nós praticantes de musculação que buscamos altos resultados, não podemos nos dar ao luxo de sair de nossa rotina de forma total por 6 dias, pois enfiar o “pé na jaca” por tantos dias assim, pode significar uma perda muito grande no final da festa. E lutamos tanto dia a dia para conquistar os nossos músculos ou para perder nossas gorduras e não vamos querer destruir tudo em 6 dias de folia, não é mesmo?
Mas eu entendo… Não somos robôs, e vamos querer nos divertir, brincar, beijar na boca, pular e, consequentemente, beber e nos alimentar de forma não tão saudável e nem um pouco de acordo com nossos objetivos. Pensando nisso, resolvemos escrever um artigo para que você possa curtir o carnaval e mesmo assim, após o fim dele, não se arrepender tanto. Então vamos as dicas?
Indice / Sumário
1- Hidrate-se
Como todo bom folião você ama ir atrás dos blocos de carnaval, não é mesmo? Com esse sol lindo que faz no nosso Brasil, é uma verdadeira tentação. Tudo bem, eu entendo.
Então, beba muita água, afinal a água é responsável por 80% de nosso corpo, e a desidratação é coisa séria. Lembre-se que quando o corpo perde muita água, ele fica fora de equilíbrio, ou seja, desidratado e que pode levar à óbito se for de forma severa.
Tome água comum, água de coco, picolé de frutas, sucos detox, chás como o verde e hibisco, que ainda ajudam no aumento do metabolismo, iogurtes e etc, tudo é válido para você se manter hidratado.
Além do sol, vale a pena aumentar a hidratação, por conta das bebidas alcoólicas que eventualmente você for tomar durante as festas. Pra você que não quer deixar de tomar um pouco do álcool, trouxemos uma lista com as calorias de cada um deles, assim você saberá quanto está consumindo.
2- Não fique sem comer por muito tempo
Nessa época de festa, temos uma grande mania de ir brincar e pular e esquecemos de nos alimentar. As vezes saímos de casa de manhã e só vamos voltar a noite… E nesse período, o que nós comemos?
Por isso, é ideal que você não esqueça de se alimentar durante o período que for ficar nas festas de rua. Tudo bem, sabemos que não dá para ficar levando varias marmitas para a rua, mas não há nada que impeça de você levar algumas barras de proteínas em seu bolso. E que tal trocar as frituras e gorduras que se come em barraquinhas, por algo mais nutritivo, como tapiocas, sanduíches naturais, wraps e etc?
Tenho certeza que você encontra esses tipos de alimentos em barraquinhas. E, hoje em dia, com a cultura fitness se espalhando, não será difícil de encontrar barraquinhas com produtos fitness espalhadas pelas orlas do Brasil.
O importante é não ficar o dia todo sem se alimentar!!
3- Proteja-se do sol
Essa não é uma dica que irá te ajudar a prevenir seus ganhos na musculação. Mas é algo que considero muito válido, afinal ninguém quer voltar do carnaval com queimadura ou um câncer de pele, não é mesmo?
Com o sol forte em contato com a pele, ficamos sujeitos a queimaduras, manchas, vermelhidão, ardência pelo corpo, bolhas e etc, sintomas que podem ser prejudiciais a saúde de nossa pele e podem nos causar mau estar durante o dia. Mas a boa noticia é que você pode se proteger contra esses malefícios, de forma bem simples e antes de sair de casa. Utilize um protetor solar, de fator que melhor se adéque a sua pele. Passe no rosto, nos ombros, nas costas, nas pernas, enfim, no corpo todo, principalmente onde for ficar exposto ao sol.
O ideal é repor a cada 4 horas, por isso, se for levar algum tipo de bolsa ou mochila, vale a pena carrega-lo sempre com você.
4- Não coma em qualquer lugar!
Essa dica vem para complementar a dica 2. Da mesma forma que eu falei para não ficar muito tempo sem se alimentar, eu vos falo: não coma em qualquer lugar!!!
Essa época do ano é danada para surgir inúmeras barraquinhas pela avenida de carnaval, cada uma vendendo um tipo de comida, cada uma com seu valor e etc. Porém, na minha opinião, comer em barraquinhas que você nunca viu, não sabe como foi preparado o alimento e etc, é um risco desnecessário, seja de saúde ou nutricional.
Por isso, o ideal é que sempre que for comer algo na rua, principalmente durante o dia e no sol forte, seja em um local que você possa ver a preparação como está sendo feita. Se o alimento não ficou exposto ao sol e ressecando, se esta sendo preparado com higiene necessária e etc.
5- Dormir é necessário!
Sei que as melhores festas acontecem de noite e madrugada e que com certeza você não irá querer perder toda essa agitação, não é verdade? Tudo bem! Porém a dica se mantem! Mesmo que você perca a noite na folia, quando chegar a casa, é necessário descansar e dormir!
Algumas pessoas tem a mania de engatar em outra festa ou em um churrasco com a família logo que chegam da festa noturna. Porém essa não é uma pratica que você deve ter. É necessário descansar, para recuperar o corpo para o outro dia de carnaval e para que alguns hormônios possam trabalhar durante este descanso.
Portanto mantenha o sono de 6-8h diárias, mesmo que seja durante o dia. E tente ao máximo melhorar a qualidade deste sono, com um quarto silencioso, sem iluminação, com temperatura agradável e etc.
6- Cuidado com o álcool!
Essa, talvez, seja a dica mais importante para que você possa tentar não perder todos os seus ganhos nesses 6 dias de folia. Nós sabemos que um dos maiores vilões contra o corpo e contra os ganhos é a ingestão de bebida alcoólica. Porém, ela esta enraizada em nossa cultura e em pleno carnaval (maior festa popular do Brasil), dificilmente as pessoas irão deixar de beber.
Só para vocês saberem, o álcool pode trazer prejuízos como: desidratação, desregulação hormonal, diminuição da síntese proteica, estresse oxidativo, liberação de radicais livres, aumento da inflamação e etc. Enfim, os prejuízos são muitos.
Porém como eu sei que a maioria não consegue ficar sem sua bebida, o conselho que dou é: ingira mais água durante o período que estiver ingerindo álcool. Exemplo, para cada latinha de cerveja, beba duas garrafas de água. Isso não irá amenizar os prejuízos do álcool, mas pelo menos você não irá ficar desidratado e diminuirá a ressaca posterior.
7- Tente fazer alguns exercícios de baixo impacto
Vale lembrar que praia é um bom lugar para se fazer esportes, como a caminhada, corrida, ciclismo, stand up paddle, e cada vez mais tenho visto mais pessoas praticando essas e diversas outras modalidades por lá.
O que é válido, pois além de se exercitar de alguma forma, você conhece um esporte novo e pode acabar se apaixonando e se divertindo também. Leve o tênis e uma roupa mais folgada na mala, e tente fazer alguma coisa que seja de baixo impacto.
Lembre-se ainda que para se exercitar os melhores horários estão entre o fim de tarde apos as 16 horas, ou de manhã antes das 11 horas, por conta do sol.
Conclusão:
Tenho certeza que após essas dicas, você irá poder curtir o carnaval de maneira que se arrependa menos quando ele terminar. Tente colocar todas em prática, pois não vale a pena destruir os seus objetivos por apenas 6 dias de festa. Lembre-se que ainda temos o ano todo e você não quer voltar para construir novamente o que já tinha sido construído em 2015, não é verdade? É pra frente que se anda!
Bom carnaval!
Artigo escrito pela Equipe do Dicas de Musculação