Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeDicas de MusculaçãoDicas de musculação em geralConheça 10 Super Dicas de Musculação que irão Ajudar nos seus Resultados!

Conheça 10 Super Dicas de Musculação que irão Ajudar nos seus Resultados!

Conheça as 10 principais dica de musculação, tanto para os inciantes, quanto para quem já treina faz tempo. São dicas que podem ser de grande utilidades na sua trajetória na musculação.

10-dicas-de-musculacao

Ultimamente, boa parte dos brasileiros e brasileiras procuram uma academia de musculação, seja por fins estéticos ou de saúde. Para que essas pessoas se deem bem no início dos treinos, são necessárias várias dicas de musculação, tanto para se obter melhores resultados, quanto para evitar lesões musculares.

As dicas de musculação disponíveis em blogs e sites de musculação são grandes aliadas dos iniciantes que, muitas vezes, não têm um profissional de Educação Física à disposição na academia.

Pensando nisso, neste artigo nós preparamos para você 10 super dicas para te ajudar na sua trajetória da musculação. Aprenda como ter bons resultados em seu treino, como fazer uma boa dieta, a importância do descanso e MUITO MAIS!

Vamos juntos?

A importância da musculação

A musculação deixou de ser tratada apenas como uma forma de se obter músculos, ela vai muito além disso, trazendo também resultados funcionais e melhora na saúde.

Muitos profissionais da saúde recomendam a prática da musculação por diversos motivos, seja para aumentar a massa muscular, diminuir a gordura corporal, prevenir lesões, reabilitação de movimentos e etc.

Esse é um dos esportes mais democráticos que existem, podendo ser praticados por homens, mulheres, idosos e até mesmo crianças (cada perfil com seu método de treinamento específico).

LEITURA RECOMENDADA >>> Guia para Iniciantes na Musculação: Alimentação (dieta), Treinamento, Suplementação e Descanso

A musculação deve ser tratada como um hábito regular, ou seja, não adianta ir só quando tem vontade. Isso não trás benefício algum, pelo contrário, toda vez que você retomar as atividades sofrerá com as dores musculares nos dias seguintes.

É importante também conciliar a musculação com uma alimentação adequada, um descanso proporcional e em casos específicos, com o uso de suplementos alimentares.

Dentre os principais benefícios da prática da musculação, podemos destacar:

  • Melhora na disposição;
  • Fortalecimento muscular;
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Boa forma;
  • Melhora da memória;
  • Melhora da postura corporal;
  • Diminuição dos índices de gordura corporal;
  • Melhora do sistema cardiovascular;
  • Melhora do sistema cardiorrespiratório;
  • Melhora do humor;
  • Sensação de prazer durante e após os treinos;
  • Melhora no desempenho sexual;
  • Entre tantos outros.

LEIA TAMBÉM >>> Conheça os maiores benefícios da musculação

Contudo, é de extrema importância ter sempre ao lado um profissional de Educação Física para te orientar na hora de executar os exercícios. Se possível, antes de se matricular na academia, pergunte de eles têm um profissional à disposição dos alunos.

Caso você não tenha ninguém para te orientar, não desista. Siga as 10 dicas de musculação abaixo e garanta bons resultados nos seus treinos.

1- Tenha foco

Na musculação quem dá as ordens é você. Ou seja, para se obter bons resultados nesse esporte, você terá que se dedicar ao máximo. Torne a musculação parte da sua rotina.

Tenha em mente que: hábitos que você carrega a vida toda poderão prejudicar os seus resultados e até mesmo o seu desempenho durante os treinos.

Tenha o máximo de foco na musculação

Por exemplo: se você treina de manhã e chega muito tarde de uma balada, dificilmente você terá disposição para levantar da cama, quem dirá para ir treinar.

APRENDA >>>  7 dicas para manter o foco na musculação

Por isso, veja quais são as suas prioridades. Se for a musculação, infelizmente você terá que abrir mão das festas, bebidas, noitadas que tinha antes em prol de um objetivo maior. Lembre-se: é você quem dita as regras!

2- Separe apena um dia para comer o que gosta

Caso você esteja em uma dieta regrada, seja firme e não vacile com as tentações que o mundo oferece. Lembre-se do seu objetivo maior.

Contudo, um refúgio não faz mal a ninguém. Pelo contrário, pode fazer bem para a mente e pode ser combustível para conseguir dar sequência na dieta que, para muitos, é como se fosse uma tortura.

separe um dia para comer o que gosta! dicas de musculação

Separe apenas um dia na semana para comer aquilo que gosta, que te dá prazer. Mas aproveite para “enfiar o pé na jaca” somente neste dia, caso contrário, seus planos podem ir por água abaixo.

LEIA TAMBÉM >>> Dia do lixo: Aprenda a importância dele para a dieta

3- Seja realista

É importante saber onde se quer chegar. Pelo menos no início. Dessa forma, você poderá traçar metas que são possíveis de serem alcançadas. Pois metas impossíveis de serem alcançadas, farão com que você desista mais fácil.

Por exemplo, querer ganhar 10kg de massa muscular em 1 semana, ou perder 10kg de gordura em 1 semana… São metas impossíveis, e isso te fará perder o foco e desistir do seu objetivo/sonho.

Dicas de musculação: seja realista com seus objetivos

Não queira ser igual a tantos fisiculturistas que aparecem nas mídias, até porque você está longe, ainda, de ser como eles. Eles são profissionais. O que você tem que fazer é se inspirar neles e não tentar imita-los.

4- Tenha humildade dentro da academia

Dentro de uma academia todos são iguais. O que diferencia um do outro, não é a capacidade física, mas mental e como é o comportamento do indivíduo naquele ambiente.

Então, se pensa em se aparecer pegando muito peso, fazendo as coisas erradas ou agindo feito um adolescente rebelde, esqueça! Sempre terá alguém mais forte e rebelde do que você.

Dicas de musculação: tenha humildade dentro da academia

Isso não acrescenta em nada nos seu objetivo, apenas te faz agir como um babaca e te faz ficar malfalado. Seja humilde e respeite as pessoas. Se possível, ajude o próximo, dentro ou fora da academia.

5- Carga/peso não é tudo

Na hora de executar as sua séries de execícios, dê foco à maneira correta de executar os movimentos. Não se preocupe com carga, pelo menos no inícios, depois vá aumentando aos poucos.

O que manda na musculação, não é necessariamente pegar muito peso e sim a forma com que o músculo está sendo trabalhado. O pesos ou cargas são fatores que devem ser tratados como consequência.

Dicas de musculação: peso não e tudo

Quando menos se espera, você já está pegando bastante peso e executando o movimento de forma correta. Basta ter paciência e manter a consistência.

6- Micronutrientes também são importantes

Não foque apenas nos macronutrientes, ou seja, as proteínas, os carboidratos e os lipídios (gorduras) e se esqueça dos micronutrientes, tais como as vitaminas e os minerais.

VEJA TAMBÉM >>> A importância dos micronutrientes

É necessário ter uma alimentação bastantes equilibrada, uma vez que a falta de vitaminas e minerais pode interferir diretamente nos resultados e na sua performance durante os treinos de musculação, e principalmente sua saúde.

Dicas de musculação: de importância para os micronutrientes

Inclua em sua alimentação verduras, legumes, leguminosas e frutas, para que você possa fornecer uma grande variedade de micronutrientes ao seu organismo.

Outra opção, podem ser os suplementos multivitaminicos, que são excelentes para fornecer esse tipo de nutriente, sem precisar de muita variação de alimento.

7- Sem dor, sem ganho

Jamais pense em conseguir algo sem dor e sem sofrimento. Sempre treine em seu limite. É isso que vai trazer o máximo recrutamento de fibras, gerando a hipertrofia muscular.

Dicas de musculação: sem dor sem ganho

Contudo, cautela é um fator indispensável. Faça o que eu disse sim, mas sob a orientação de um profissional. Não adianta treinar como um louco e treinar tudo errado. Além de não ter resultado algum, você pode provocar alguma lesão muscular.

8- Consulte o professor

Sempre que tiver alguma dúvida sobre treinos ou execução de movimentos, não haja por instinto, procure algum profissional da área, afinal, eles estão lá para isso.

Os profissionais de Educação Física são responsáveis por orientar os alunos da melhor forma para que possam conquistar o objetivo traçado (seja hipertrofia muscular ou emagrecimento) e também de evitar que eles se machuquem executando movimentos errados durante os exercícios.

Dicas de musculação: consulte sempre o professor

Por isso, se possível, tenha um profissional à sua inteira disposição durante o seu treino. Caso você não tenha condições, aproveite ao máximo o professor da sua academia, sempre lembrando que ele está lá para servir à todos e não só à você.

9- Mantenha o equilíbrio

É de extrema importância manter o equilíbrio durante a execução dos exercícios. O desequilíbrio pode gerar desníveis musculares e isso, esteticamente, e mecanicamente podem ser fatores extremamente negativos.

Dicas de musculação: mantenha o equilíbrio

É normal, principalmente no começo, não conseguir equilibrar barras ou halteres durantes os exercícios. Para isso não acontecer, peça para o seu professor, ou até mesmo um colega, te ajudar a manter esse equilíbrio e executar o movimento de forma correta.

10- Não aos Esteroides Anabolizantes para iniciantes

Essa á talvez a nossa principal dica. Jamais faça uso de anabolizantes nos seus primeiros meses de musculação. Conheça o seu corpo primeiro, ganhe maturidade de treino, faça o seu corpo chegar até o limite máximo e só após isso, talvez, pense no uso de anabolizantes.

Dicas de musculação: não use anabolizantes no inicio

Os anabolizantes servem para ir além do seu limite genético. Ou seja, se você está treinando a 1 ano e acha que já chegou no seu limite genético e que precisa de uma “ajuda” para continuar crescendo, nesse caso os esteroides anabolizantes podem ser uma boa opção.

Contudo, voltamos a dizer que se você é novo na musculação, não faça o uso dessas substâncias. Caso você não seja iniciante e queira fazer uso, busque acompanhamento especializado (recomendo o https://formuladosgigantes.com) e não esqueça de fazer a TPC (terapia pós ciclo).

SAIBA MAIS >>> Conheça os Principais Efeitos Colaterais dos Anabolizantes!

Conclusão

Vimos a importância da musculação e como ela pode gerar benefícios, tanto para a saúde, quanto para a estética do corpo. Siga corretamente as dicas oferecidas ao longo do artigo e conquiste os objetivos desejados.

As dicas de musculação que estão disponíveis neste artigo foram escritas por profissionais capacitados no ramo esportivo. Contudo, nada do que você encontrar na internet será mais importante do que um acompanhamento individual e personalizado.

Se você quer dicas e instruções pensadas especialmente para você, recomendo que se torne um (a) aluno (a) do programa Consultoria Perfeita, comandado pelo profissional . CLIQUE AQUI para maiores informações.

Bons treinos!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 21

Conheça 10 Super Dicas de Musculação que irão Ajudar nos seus Resultados!
suplemento bcaa growth supplements

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!