Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para praticantes de musculaçãoAprenda 8 Dicas para não Fugir da Dieta nas Festas de Fim do Ano!

Aprenda 8 Dicas para não Fugir da Dieta nas Festas de Fim do Ano!

Conheça algumas dicas para não colocar em risco todos os resultados conquistados durante o ano e fugir da dieta nas ceias de fim de ano!

ceia-de-natal

whey protein growth supplements

Chegou o final do ano… Minha mãe costumava dizer que quando passa Agosto, o mês do desgosto, fica tudo mais fácil e rápido de acontecer, e logo o ano está no fim. Seja essa uma verdade ou não, o fato de que o final do ano cada vez mais parece que chega rápido para as pessoas, visto que os anos têm sido tão corridos, que o tempo passa de maneira desapercebida.

Claro, final do ano é aguardado por muitos, pois temos as festas, as confraternizações de família e os presentes, tão esperados pelas crianças. Também, este é um tempo de reflexão e da projeção e/ou consolidação de planos.

Mesa com a Ceia de Natal

Durante todo o ano ano boa parte das pessoas se preocupam com a saúde e com a estética e, para isso, se dedicam em suas dietas, seus treinamentos, se privam de comer besteiras frequentemente e até mesmo optam por investir um dinheirinho extra em um coach, em um personal trainer, em suplementos alimentares ou outras coisas do gênero. Porém, ao chegar no final do ano, muitas delas passam a comprometer significativamente os seus resultados porque simplesmente se esquecem de alguns pontos básicos (ou mesmo os desconhecem) que são extremamente prejudiciais, não somente para os fatores estéticos, mas para a saúde também. E não é a toa que passando o final do ano, grande parte das pessoas tem de correr para alcançar os resultados perdidos em uma ou duas semanas.

Mas, será que valeria a pena comprometer o trabalho de um ano todo por alguns momentos de prazer? Certamente não! E é justamente por isso que hoje, iremos dar algumas dicas a respeito de como você pode aproveitar as festas de final de ano sem comprometer os seus resultados.

Vamos lá?

1- Cuidado com as carnes!

Se eu desse duas opções para você e mandasse você escolher entre elas a mais saudável, qual você escolheria entre um pedaço de frango e um pedaço de porco? Certamente, grande parte das pessoas dirá que o frango. Entretanto, é irreal acharmos que só existirá peito de frango nas festas de final de ano ou tampouco que só existirão carnes gordas de porco nas festas de final de ano.

Quando escolhemos uma carne, mais do que olhar o tipo da carne, devemos olhar o corte dela. Por exemplo, a sobrecoxa de frango é muito mais gordurosa do que o lombo suíno sem gordura. A carne bovina magra de um lagarto assado, por exemplo, também é mais magro do que um coração de frango, por exemplo.

Uma excelente opção para ceia de natal é comer o peito do peru (ou peito do chester). Ambos são cortes magros e possuem boa quantidade de proteínas em 100g. O Peru possui 21g de proteínas em 100g, enquanto o Chester possui 18g de proteínas em 100g.

Logo, se nos deixarmos levar apenas pelo que “parece ser”, entraremos em uma enrascada.

Assim, é importante observar o que vamos comer com cuidado. Traçar nossos planos alimentares frente ao que é disponível e, principalmente, agir com inteligência e moderação sempre.

2- Cuidado com preparações muito elaboradas

Normalmente, quanto mais elaborada é uma preparação, mais calórica e gorda ela é. Por exemplo, uma torta, leva muitos ingredientes, e ingredientes gordos, além de carboidratos de fácil digestão. Já um arroz branco ou uma carne grelhada, são mais simples e devido a menores misturas e densidade energética, são relativamente menos calóricos.

Quando pensamos que um alimento é muito complexo e mistura muitas coisas, devemos pensar também que mais tipos de alimentos estão ali então, normalmente, mais denso energeticamente ele é.

bcaa growth supplements

Isso quer dizer que você deve se abster de todos os alimentos os quais gosta e que são de preparações mais complexas? Não! Apenas estamos dizendo que a PREFERÊNCIA deve ser pelos alimentos preparados de maneira mais simples. Além disso, mesmo que você opte por alimentos de preparações complexas, vale a pena a moderação, novamente, que é um fator que muitos passam a desconsiderar.

3- Deixe o álcool de lado

Sim, é difícil pensar em uma festa de final de ano sem um espumante ou um bom vinho. Porém, se você for beber, beba nas menores quantidades possíveis. Por que? Simplesmente por que o álcool além de ser um nutriente vazio, ou seja, um nutriente que acrescenta apenas calorias (sem vitaminas, minerais ou mesmo efeitos benéficos no metabolismo energético), ele também compromete os resultados do praticante de musculação, na medida em que o faz liberar excessos de insulina, deprime seus níveis de glicogênio muscular, aumenta os níveis de desidratação corpórea, compromete o bom funcionamento hepático, deprime os níveis de testosterona e de GH, entre outros pontos.

O álcool é uma das piores escolhas as quais você pode fazer não somente em festas de final de ano mas, em quaisquer outras épocas do ano. Se você estiver usando algum tipo de suplemento relacionado com hormônios ou mesmo hormônios sintéticos, tire por completo o álcool de cogitação, pois isso não somente comprometerá os resultados, mas afetará grandemente a saúde.

Quanto maior for o teor alcoólico da bebida, então, maiores são seus prejuízos. Por exemplo, o Whisey pode chegar a 47% de álcool. Outras bebidas, como a cerveja, possuem um teor de álcool menor. Entretanto, não é somente o álcool o ruim de bebidas em geral. A maioria delas contém açúcares, especialmente os drinks e bebidas doces. Sendo assim, ele se aliará ao álcool fazendo todo o estrago.

whey protein growth supplements nova versao

4- Cuidado com opções aparentemente saudáveis

Muitas pessoas cometem erros cruciais pode alguma falta de conhecimento na hora de selecionar os alimentos. Por exemplo, muitos acreditam que uma salada de frutas seja melhor do que um pedaço de pudim. A grosso modo, podemos dizer que sim, mas, e se essa salada de frutas tiver adicionado creme de leite, leite condensado ou mesmo chantilly? Será que ela será tão mais saudável assim?

Da mesma forma, muitos pensam que talvez um arroz seja mais saudável do que uma massa, mas, que tipo de arroz é esse? Um arroz com carnes gordas e bacon? Um arroz feito com grandes quantidades de óleo de soja?

Ainda falando de calorias, mas no caso das bebidas, será mesmo que um suco de frutas ou pior, um néctar de frutas é mesmo mais saudável do que um corpo de refrigerante zero? Certamente não, pois o teor de frutose do suco aliado a falta de fibras é extremamente prejudicial ao corpo.

Sim, nem sempre as opções que parecem ser mais saudáveis, de fato são. É necessário entender a base do que está composto ali naquela preparação para então conseguir entender o que é ou não melhor. Além disso, considere que, moderando as quantidades de alimentos ingeridos, fica muito mais fácil conseguir obter um bom controle e da mesma forma, para permitir com que você coma de tudo um pouco.

5- Procure alimentos proteicos

Alimentos proteicos são excelentes e relativamente fáceis de serem encontrados em quaisquer festas de final de ano. Peru, assados de aves (chester, frango etc), assados suínos magros (tender, lombo sem a capa de gordura, pernil sem gordura etc), peixes diversos e outros pescados ou mesmo a boa e velha carne do churrasco são excelentes opções.

O consumo proteico auxiliará na manutenção da massa muscular, pois garantirá substratos necessários para a síntese proteica, auxiliará no menor consumo de outros alimentos, pois eles promovem mais rapidamente e por mais tempo a saciedade e ainda são extremamente saborosos.

Alimentos de origem animal ainda fornecerão boas quantidades de vitaminas e sais minerais os quais muitas vezes não são encontrados (pelo menos não em boas e biodisponíveis quantidades) em alimentos vegetais e também boas quantidades de lipídios, favorecendo o controle glicêmico nas refeições, fornecendo ácidos graxos essenciais (família do ômega) e, claro, favorecendo a síntese hormonal endógena.

6- Prefira os carboidratos complexos aos carboidratos refinados ou de alimentos “secos/desidratados”

É comum que pessoas consumam altas quantidades de carboidratos em épocas de final de ano. Para quem está em bulking, isso não representa TANTOS prejuízos, mas poderá, caso seja feito inadequadamente. É essencial que você selecione adequadamente as fontes de carboidratos as quais dará preferência ao uso.

Prefira os carboidratos complexos (arroz, tubérculos, vegetais, raízes, leguminosas) aos carboidratos simples (açúcares em geral como refrigerantes, doces, bolos, tortas doces, sucos etc) ou mesmo frutas secas como a uva-passa, figos, damascos, entre outros.

Consumindo carboidratos complexos, você manterá melhor a saciedade (especialmente pela presença de fibras alimentares) e também conseguirá otimizar sua resposta glicêmica.

7- Hidrate-se com água ao invés de outras bebidas

Se você está comendo bem, mas decide pecar na hidratação, cometeu um erro tão grande quanto abusar dos alimentos. Isso porque, o corpo é praticamente constituído por água. Se ela está em déficit, prejuízos irão ocorrer e o metabolismo será prejudicado como um todo, além de que você começará a ter sintomas de enjoos, tonturas, perderá volume muscular e, de uma maneira geral, não irá se sentir bem.

Portanto, é essencial que você sempre se hidrate (com água) de maneira adequada. Beber água não significa que você seja totalmente impedido de beliscar uma outra bebida, porém a primeira opção em sua mesa deve sempre ser a boa e velha (porém indispensável) água.

bcaa growth supplements

8- Não passe fome!

Tem muita gente que antes da ceia de Natal, ou Ano Novo, normalmente passa o dia inteiro sem comer, só pra abusar de comer na ceia. O que ocorre é que, além disso ser algo ruim para o corpo por gerar primeiro muito catabolismo e depois uma grande descarga metabólica, você ainda corre o risco de passar mal e ter problemas digestivos.

O ideal é que você coma adequadamente e com certa frequência, pelo menos para manter o metabolismo em estado normal. Quanto mais você foge do que faz em seu dia-a-dia piores serão os prejuízos. Portanto, lembre-se de que alguns momentos não valerão todos os seus esforços passados.

[VÍDEO] APRENDA 03 DICAS PARA MANTER SUA DIETA DE FIM DE ANO!

Assista ao vídeo a seguir, gravado pelo professor Marcelo Sendon, para o canal do Dicas de Musculação, no YouTube, e fique por dentro de mais 3 super dicas de como não vacilar com a dieta na festas de final de ano. Vale a pena conferir!

Conclusão

Chega o final do ano e grande parte das pessoas jogam os resultados que lutaram para conseguir o ano todo na lata do lixo. Entretanto, é fundamental que possamos nos atentar para alguns pontos básicos os quais poderão nos auxiliar grandemente a manter os nossos resultados e iniciar um ano sem novas promessas de que os últimos exageros foram nas festas de final de ano.

Certamente, com bom-senso e moderação, será possível conquistar resultados surpreendentes, bem como, mantê-los.

Bons treinos!

LEIA TAMBÉM:

Seta para ChamadaVEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

Seta para ChamadaOBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

Seta para ChamadaCONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

Seta para ChamadaBAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

whey protein growth supplements nova versao

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!