Essa dieta surgiu com a intenção de se obter um emagrecimento rápido e tem duração de 3 a 10 dias, existindo duas versões pra ela : A dieta de 3 dias e a de 10 dias.
O ovo é um alimento muito nutritivo considerado um super alimento e melhor inibidor de apetite devido a sua composição fonte de proteína de alto valor biológico, gorduras monoinsaturadas, zinco, vitaminas A, E e D, ferro, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B, selênio e colina. Por isso, ele foi escolhido como principal alimento no cardápio dessa dieta, além de ser barato e versátil podendo ser consumido em forma de omelete, cozido, frito ou mexido.
Indice / Sumário
Quantas calorias tem
É pouco calórico, tem em média entre 60 a 70 kcal por unidade e tem a propriedade de produzir grande sensação de saciedade. Ele auxilia o emagrecimento, ajudando na queima de gordura, controla os níveis de açúcar no sangue e contribui para o aumento da massa muscular e redução do colesterol ruim. Também auxilia no funcionamento de várias funções neurológicas como a contração muscular e a memorização.
Geralmente em cada refeição ele é associado a algum alimento pouco calórico e com pouco carboidrato, basicamente é uma dieta low carb.

O que comer na dieta do ovo de 3 dias ?
O protocolo de 3 dias consiste em 3 refeições diárias ( café da manhã, almoço e jantar ), sem lanches nem beliscos e com consumo de 2 ovos em cada refeição.
Para acompanhar os ovos são permitidos outros alimentos proteicos magros como frango, peixes, carnes; vegetais sem amido como, abobrinha, tomate, brócolis; folhosos a vontade como alface, espinafre, rúcula; laticínios e queijos integrais; e temperos como azeite, vinagre, limão e ervas. As frutas permitidas são as com baixo teor de carboidratos como os morangos, laranjas, tangerinas e ameixa inibidor de apetite.
Já os alimentos proibidos são os carboidratos tipo pães, massas, arroz, batata, leguminosas ( feijão, lentilha, ervilha, grão de bico ), frutas tipo banana, manga, maçã e também açúcar refinado seja em refrigerantes ou biscoitos, bolos e guloseimas.
E beber muita água, pelo menos uns 3 a 4 litros por dia para manter o corpo hidratado e facilitar a desintoxicação.
Como fazer a dieta do ovo para emagrecer ?
Nesses três dias deve-se ingerir os ovos feitos da maneira que quiser, com 20 gramas de queijo e uma salada de folhas ou uma fruta cítrica.
O queijo deve ser aqueles mais gordos como muçarela ou prato pois eles possuem mais gordura do que carboidrato contribuindo para a saciedade emagrecedor natural.
Exemplo de cardápio :
- Café da manhã : 2 ovos mexidos com 20g de queijo+ 1 tangerina ou 10 morangos
- Almoço : Omelete de espinafre com 2 ovos e 20 g de queijo
- Jantar : 2 ovos cozidos + 1 prato grande de salada de folhas com 20g de queijo
Essa dieta deve ser feita somente por 3 dias e depois fazer uma pausa de 4 dias e se quiser pode, repetir por mais 3 dias.
E o ovo de codorna ?
Esse ovo tem basicamente as mesmas propriedades com algumas pequenas diferenças :
5 ovos de codorna equivalem a 1 ovo de galinha, possui um pouco menos de calorias e contém o dobro da quantidade de vitamina B1. Também tem um pouco mais de proteínas em sua composição, cerca de 13% em comparação a 11% do ovo de galinha.
É uma opção bastante viável ao ovo de galinha.
Quantos quilos se emagrece com a dieta do ovo de 3 dias?
A dieta para emagrecer realmente ajuda a emagrecer por conta da redução drástica de calorias em curto período de tempo, o que a longo prazo se mostra ineficaz em conseguir manter o peso perdido.
E também a maior parte do peso eliminado é, na verdade, água devido a grande restrição de carboidratos. Isso ocorre devido a presença de corpos cetônicos desencadeados pela utilização de gordura como fonte de energia, que faz com que se elimine mais sódio e água pela urina e também pela utilização do glicogênio que fica acumulado no músculo junto com moléculas de água e quando é quebrado para ser utilizado como energia sem precisar remedio para emagrecer, também elimina água pela urina.
Ou seja, depois de 3 dias quando a dieta acaba e se volta a consumir carboidratos, a água retorna ao corpo voltando grande parte do peso perdido.
Além disso, a dieta não promove uma reeducação alimentar nem uma mudança de hábitos que exerce um papel crucial na manutenção do peso ao longo do tempo.
Com um cardápio muito limitado como essa dieta, se deixa de consumir diversos nutrientes em quantidades necessárias podendo ocasionar um desequilíbrio nutricional. O ideal é evitar repetir os mesmos alimentos e diversificar o máximo possível.

A dieta ovo é segura ?
Uma das preocupações que podem surgir é sobre o colesterol. O ovo realmente possui uma quantidade significativa ainda mais ingerindo, em média, 6 unidades por dia. Mas como a dieta tem duração de somente 3 dias, não tem motivos para se preocupar a não ser que tenha alguma restrição, ou já possua uma taxa de colesterol alta.
Indivíduos com algum problema renal devem evitá-la pois o alto consumo de proteínas Suplementos para emagrecer e o aumento da diurese podem sobrecarregar os rins.
Prós e Contras da dieta do ovo :
Prós :
– Promove uma perda de peso rápida
– De curta duração
– Praticidade
– Não conta calorias
Contra :
– Não é uma dieta personalizada podendo não atender as necessidades nutricionais
– De baixa aceitação a longo prazo
– Promove um reganho de peso após o término da dieta
– Deve ser evitada por quem já possui problemas com o colesterol e nos rins
– Não promove uma mudança de hábitos
– Não pode ser feita por mais de 10 dias
5 ovos de codorna equivalem a 1 ovo de galinha, possui um pouco menos de
calorias e contém o dobro da quantidade de vitamina B1. Também tem um pouco mais de
proteínas em sua composição, cerca de 13% em comparação a 11% do ovo de galinha.
É uma opção bastante viável ao ovo de galinha.
Quantos quilos se emagrece com a dieta do ovo de 3 dias?
A dieta realmente emagrece por conta da redução drástica de calorias em curto
período de tempo, o que a longo prazo se mostra ineficaz em conseguir manter o peso
perdido.
E também a maior parte do peso eliminado é, na verdade, água devido a grande
restrição de carboidratos. Isso ocorre devido a presença de corpos cetônicos
desencadeados pela utilização de gordura como fonte de energia, que faz com que se
elimine mais sódio e água pela urina e também pela utilização do glicogênio que fica
acumulado no músculo junto com moléculas de água e quando é quebrado para ser
utilizado como energia, também elimina água pela urina.
Ou seja, depois de 3 dias quando a dieta acaba e se volta a consumir
carboidratos, a água retorna ao corpo voltando grande parte do peso perdido.
Além disso, a dieta não promove uma reeducação alimentar nem uma mudança
de hábitos que exerce um papel crucial na manutenção do peso ao longo do tempo.
Com um cardápio muito limitado como essa dieta, se deixa de consumir diversos
nutrientes em quantidades necessárias podendo ocasionar um desequilíbrio nutricional. O
ideal é evitar repetir os mesmos alimentos e diversificar o máximo possível.