Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para praticantes de musculaçãoQueijos Minas, Cottage ou Ricota: Qual Melhor para o Praticante de Musculação?

Queijos Minas, Cottage ou Ricota: Qual Melhor para o Praticante de Musculação?

Conheça a diferença entre os 3 melhores tipos de queijos para o praticante de musculação e Descubra qual dos três é, ainda melhor, para quem faz dietas e deseja resultados.

diferença queijo cottage ricota minas


O leite é um super alimento, completo, que possui diversas vitaminas e minerais, além de proteínas, aminoácidos e etc. E os seus derivados não perdem em nada, como os queijos, que também possuem essas vitaminas, minerais, proteínas e tudo mais. Entre os praticantes de musculação os queijos mais utilizados são: Queijo Minas, Cottage e Ricota.

creatina growth supplements creapure

Esse alimento, além de nutritivo, é muito saboroso, podendo ser utilizado em várias receitas, melhorando o sabor e a qualidade das mesmas. Mas qual a diferença entre esses 3 tipos de queijos? E qual o melhor para o praticante de musculação?

É o que vamos descobrir e aprender neste artigo. Portanto se você quer saber quais as diferenças entre o queijo minas, o cottage e a ricota, fique comigo até o fim do artigo e aprenda qual deles é o mais indicado para você, que pratica musculação.

Diferença entre os queijos

Quando falamos sobre queijos, primeiro precisamos entender que existe uma variedade muito grande destes alimentos e não apenas esses 3. Por exemplo, existe a mussarela, o prato, o de buffala, provolone, gorgonzola, parmesão e muitos outros…

Cada um desses queijos possui suas peculiaridades, tendo diferenças no sabor, na textura, na forma de preparo, na quantidade de gordura, proteínas, vitaminas e minerais.

Os 3 queijos que iremos citar no artigo, queijo minas, queijo cottage e queijo ricota, são os mais indicados para praticantes de musculação que desejam obter resultados com uma boa alimentação, sem ter de remover este alimento de sua dieta.

Vamos conhecer melhor cada um deles:

  • Queijo Minas e Minas Frescal

Antes de qualquer coisa é bom explicar que o queijo minas tradicional é diferente do queijo minas frescal, tanto em consistência, quanto em quantidade de calorias. O minas tradicional é mais durinho e um pouco mais amareladinho. O minas frescal é mais mole e mais branco e quando colocado fora da geladeira, ele solta água.

Diferente do queijo minas frescal, o tradicional contém mais sódio e gorduras saturadas. Sendo assim, o minas frescal é um queijo melhor para quem está procurando uma alimentação com baixas calorias.

Em média, uma porção de aproximadamente 100 gramas de queijo minas tradicional contém cerca de 399 calorias, diferente do queijo minas frescal que a mesma quantidade contém 203 calorias. Dessa forma, vimos que o queijo minas frescal é mais saudável do que o tradicional.

Quanto a quantidade de proteínas, esse é um queijo rico em proteínas e contém cerca de 15g de proteínas para cada 100g do queijo.

Queijo Minas Tradicional

  • Queijo Cottage

O queijo cottage é um dos queridinhos para quem faz dieta. Sua composição contém uma dose menor de leite, por isso, a quantidade de calorias e gorduras são muito menores. Além disso, esse tipo de queijo é muito procurado por praticantes de musculação por ser rico em proteínas.

Se trata de um queijo muito leve e o número de gordura e calorias são muito baixos. Em uma porção de 100g contém apenas 108 calorias e um teor de gordura de apenas 2 gramas. Com isso, dá pra ver o quanto vale a pena consumir esse tipo de queijo.

Além disso, esse queijo também é rico em vitaminas e minerais, contendo vitaminas do complexo B, vitamina A, fósforo, cálcio e etc. Sua quantidade de proteínas é de, aproximadamente, 12g de proteínas para cada 100g.

Queijo tipo Cottage

  • Queijo Ricota

O queijo ricota é um tipo diferente de queijo por conter um sabor tão específico, podendo ser incluído, tanto em receitas salgadas, quantos doces. Esse tipo de queijo também é recomendado para incluir em dietas, apesar de ter um número maior de calorias do que o cottage, ainda assim é mais saudável do que muitos outros queijos.

Além disso, a ricota contém um teor de sódio muito baixo (mais baixo do que o cottage), o que faz dele um dos queijos menos rico em sódio. Por esse motivo ele é tão indicado para hipertensos.

Além de não conter um número elevado de calorias, a ricota é um queijo de fácil digestão, outro motivo que o faz se um dos queridinhos das pessoas que fazem dieta regrada. Uma porção de 100g gramas contém cerca de 176 calorias.

Sua quantidade de proteínas é de, aproximadamente, 11g para cada 100g do queijo.

queijo tipo ricota

Qual o melhor para o praticante de musculação?

Como vimos, o queijo cottage é um queijo especial por conter um valor calórico muito baixo e a quantidade de gorduras presentes também serem muito pequenas.

Além disso, o queijo cottage é uma excelente fonte de proteínas, o que o torna o mais indicado para quem pratica musculação. Em uma porção de 100g, contém cerca de 12 gramas de proteínas. Essa quantidade o torna muito eficaz no ganho e manutenção de massa muscular.

Por isso, se você pratica musculação e quer incluir um queijo em sua dieta, você já sabe qual deve escolher. Contudo, não consuma o queijo cottage de forma exagerada, pois tudo de forma exagerada pode fazer com que você ganhe gorduras e aumente de peso.

creatina growth supplements creapure

Algum desses queijos engorda?

O consumo excessivo de qualquer um desses queijos pode sim engordar, ainda mais se combinado com doces ou outros tipos de alimentos. Só que entre esses três, existe um que pode engordar mais por conter mais calorias do que os outros, que é o queijo minas tradicional.

Por isso, caso você esteja fazendo uma dieta mais equilibrada ou apenas queira fugir do risco de engordar, dê preferência ao queijo cottage que possui muito menos calorias, além de ser também muito saboroso.

Contudo, mesmo que você opte pelo queijo minas, por gostar mais do sabor, ou por outro motivo, saiba que o consumo moderado não lhe trará malefícios e não te fará engordar.

Quem não pode comer queijo?

Infelizmente alguma pessoas não são privilegiadas de poder desfrutar da maioria dos queijos. Muitas pessoas hoje em dia possuem uma doença chamada de intolerância a lactose, que é uma doença onde não se pode consumir o carboidrato do leite, que é a lactose, presente também nos queijos.

Pessoas intolerantes à lactose não devem consumir os tipos de queijos que listamos, devido a presença de lactose em sua composição. Nesse casos, o mais indicado é o queijo tofu, cujo produção é feita de maneira totalmente vegetal.

queijo de soja tofu

Para quem possui problemas de hipertensão, o queijo mais indicado é o ricota, por ele conter muito menos sódio do que os outros. Sendo, esse indivíduos poderão aproveitar o sabor e benefícios de tais queijos sem correr risco de saúde.

 

Receitas práticas e saudáveis

Separamos para você três receitas práticas, saudáveis e deliciosas com os tipos de queijos que estamos falando nesse artigo. Vale a pena conferir!

  • Pasta de espinafre com ricota light

Excelente para ser usado junto a pães, torradas ou qualquer coisa que você usaria um patê para dar sabor, por exemplo. Além dos benefícios da Ricota, você também irá garantir micronutrientes importantes que existem no espinafre, como o ferro.

Ingredientes:

  • 1 xícara de espinafre;
  • 250 gramas de ricota light;
  • 1/3 xícara de azeite;
  • Folhas de manjericão (1 colher de sopa);
  • Sal (a gosto).

Modo de preparo:

  1. Cozinhe o espinafre com água até ficar macio. Em seguida desligue o fogo e deixe-o esfriar;
  2. Em um liquidificador (ou processador) coloque a ricota picada, o azeite, as folhas de manjericão e o espinafre cozido e bata tudo até forma uma pasta grossa.
  3. Coloque sal de acordo com o seu gosto.
  4. Sirva essa pasta com pão integral, torrada ou como preferir.

whey protein growth supplements

  • Panqueca com queijo cottage

Excelente refeição para ser utilizada como primeira refeição do dia, que irá te garantir proteínas, carboidratos, proteínas e gorduras do ovo e uma saciedade muito boa, para que você possa aguentar a ficar sem se alimentar e/ou beliscar até a hora do almoço.

Ingredientes:

  • 2 clara de ovos e 1 gema;
  • 1 colher de sopa de queijo cottage;
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça (pode substituir por chia);
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • Orégano ou ervas (a gosto).

Modo de preparo:

  1. Bata todos os ingredientes em um liquidificador (ou processador) até formar uma massa;
  2. Deixe a frigideira pré aquecida e unte com um pouco de azeite ou manteiga (tire o excesso com papel toalha);
  3. Coloque a massa e quando estiver dourada embaixo vire. Quando dourar embaixo novamente já está pronta;
  4. Sirva no café da manhã, jantar ou após o treino.

  • Torta de queijo minas

Excelente para ser usado em refeições intermediárias, como entre o café da manhã e o almoço, ou entre o almoço e a janta. Possui vários tipos de proteínas que se completam, carboidratos, antioxidantes, micronutrientes, gorduras boas e etc.

Ingredientes:

  • 6 fatias de pão integral;
  • 4 ovos;
  • 3 colheres de sopa de leite integral ou desnatado;
  • 300 gramas de queijo minas picado;
  • 3 colheres de sopa de creme de leite;
  • 1/2 cebola picada;
  • 1 tomate picado;
  • Azeite (a gosto);
  • Sal e ervas (a gosto).

Modo de preparo:

  1. Pique o pão em cubos pequenos;
  2. Em uma tigela grande coloque 1 ovo, o leite, 2 colheres de azeite, sal e ervas (a gosto) e bata. Em seguida acrescente os cubos de pão e misture;
  3. Pegue uma forma (a que você tiver), unte com um pouco de azeite e farinha de trigo (apenas para não grudar no fundo) e coloque os cubos de pão que foram misturados;
  4. Leve ao forno com temperatura de 180 à 200° por 15 minutos ou até dourar;
  5. Enquanto isso, coloque os outros 3 ovos em uma tigela, a cebola, o creme de leite, o queijo minas, sal e ervas (a gosto) e bata;
  6. Retira a forma com o pão e adicione por cima essa nova mistura e retorne ao forno com a mesma temperatura por mais 30 minutos.
  7.  Quando passar os 30 minutos,cubra a torta com tomate temperado com com sal e ervas (a gosto) e retorne para o forno por mais 10 minutos;
  8. Espere esfriar e sirva.

Conclusão

Os queijos são alimentos saborosos, baratos e muito acessíveis, além disso, são bastante nutritivos e alguns são excelentes para quem pratica musculação, por conter baixas quantidades de calorias e ser rico em proteínas, que é o caso do queijo cottage.

Aproveite as receitas que disponibilizamos nesse artigo e faça uma refeição mais saudável, ou se preferir consuma os queijos como você já é acostumado, o que não dá é pra ficar sem comer um queijinho durante ou entre as refeições, mas com moderação.

Boa alimentação!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 20

Queijos Minas, Cottage ou Ricota: Qual Melhor para o Praticante de Musculação?
suplemento bcaa growth supplements

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!