Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeFarmacológicosEsteróides anabolizantesAprenda como Reduzir a Retenção Hídrica causada pelo uso de Testosterona

Aprenda como Reduzir a Retenção Hídrica causada pelo uso de Testosterona

Descubra o que você pode fazer para diminuir a retenção hídrica causada pelo uso de anabolizantes como a testosterona, para que você possa ter um shape esteticamente mais bonito.

aprenda-reduzir-a-retencao-de-liquidos


A busca por ganho de massa muscular com rapidez, nem sempre é favorável… Principalmente aos que não sabem o que estão fazendo, de fato, como é o caso de muitos praticantes de musculação que buscam o uso de anabolizantes de Testosterona, e acabam ficando mais inchados (com retenção hídrica) do que imaginavam.

formula dos gigantes

Excessos de retenção de líquidos são prejudiciais não somente para a definição muscular, mas também, podem aumentar os níveis de pressão arterial, aumentar o peso, podem causar dores de cabeça, inchaço e etc.

Portanto, precisamos ter o controle sobre a nossa retenção hídrica (por mais difícil que seja), para que possamos aproveitar bem nosso ciclo e não prejudicar a nossa saúde.

Afinal, seria possível manter sob controle o acúmulo de água? Existiriam formas de testosterona que causassem menores níveis de retenção de líquidos? Existem formas de otimizar os ganhos de massa magra sem aumentar demais a água estocada em seu corpo?

Fique comigo neste artigo saiba tudo sobre esse tema tão importante!

Porque a testosterona causa retenção hídrica?

A retenção de líquidos pode ser ocasionada por uma série fatores, não só pelo uso de anabolizantes. O uso de alguns hormônios pode interferir no ADH (hormônio anti-diuréico), fazendo com que que o corpo elimine menos água, ocasionando a retenção dessa água, o que chamamos de retenção hídrica.

E isso ocorre não somente pelas alterações no ADH, mas também pela conversão do excesso de testosterona em estrógeno, que é um hormônio bastante propenso a ocasionar a retenção de líquidos de maneira bastante notável.

entenda melhor sobre a retenção de líquidos

Cerca de 300-600 mg de testosterona usadas já são suficientes para causar alterações dos níveis de sódio e de potássio no corpo, gerando um ambiente com muita água e, ao mesmo tempo, com pouca eliminação dela.

A maioria dos usuários de anabolizantes conseguem ter esses efeitos notáveis enquanto são iniciantes, e isso tende a reduzir um pouco com o passar do tempo, contudo, varia de pessoa para pessoa.

Os fatores que mais causam retenção hídrica em usuários de anabolizantes são:

  • Modificações na secreção de ADH;
  • Maior necessidade de hidratação muscular (devido as sínteses aumentadas);
  • Acúmulo de glicogênio;
  • Maior retenção de creatina;
  • Conversão de testosterona em estrógeno.

Esses são alguns dos motivos pelos quais a temida retenção de líquidos pode ocorrer. Contudo, apenas saber os motivos não adianta. É por isso que no próximo tópico você irá aprender algumas maneiras de reduzir os níveis de retenção de líquidos.

Continue comigo!

O que fazer para reduzir os níveis de retenção de líquidos?

Normalmente, não há muito o que se fazer sob os níveis de retenção, visto que isso é algo passageiro e muito individual. Porém, alguns pontos que veremos a seguir não podem ser esquecidos porque são muito importantes.

– Controle no consumo de sódio

Hoje em dia, é muito comum que as pessoas tenham dietas hipersódicas (muito sódio) e isso não é bom. Excessos de sódio vindos de alimentos industrializados, em conserva, processados, entre outros, tem feito com que os níveis aumentassem ainda mais.

dica para reduzir retenção de líquidos: reduza o consumo de sódio

Isso porque, esses alimentos já contém boas doses de sódio em sua composição e, juntando com o sódio já existentes nas saladas e temperos comuns do dia-a-dia, os níveis ficam ainda mais altos.

Portanto, pelo menos quando estiver usando anabolizantes de testosterona e, querendo controlar a retenção hídrica, você procure usar poucos desses alimentos.

ENTENDA >>> Temperos sem sódio: Isso é importante para o praticante de musculação?

– Reduzir a ingestão de carboidratos simples

A insulina é um dos hormônios que está mais associado com o aumento da retenção de líquidos e, talvez isso se deva também a sua capacidade de estocar glicogênio que carrega com si água.

programa formula dos gigantes

Entre os carboidratos mais usados para esse aumento brusco de insulina, estão os carboidratos simples. Porém, eles só são “prejudiciais” quando consumidos em excessos e, a insulina é secretada em grandes quantidades.

Além dos carboidratos simples em si, o próprio carboidrato em excesso (não estamos dizendo para que você tire os carboidratos da dieta) também faz com que os níveis de insulina aumentem muito.

Portanto, um bom controle nos tipos e quantidades de carboidratos é essencial para garantir bons resultados no controle da retenção hídrica de líquidos.

CONHEÇA >>> Os diferentes tipos de carboidratos e aproveite melhor este macronutriente!

– Aumentar o consumo de água

Grande parte das pessoas não retém líquidos por conta do excesso de sódio, mas pela falta da ingestão de água. Consumir baixas quantidades de água por dia faz com que seu corpo comece a liberar ADH e evitar a diurese, o que retém sais e água no corpo.

o consumo de água regular pode reduzir os riscos de reter líquidos

Se o seu corpo tem pouca disponibilidade de água, vai querer armazenar as quantidades que tiver, e isso vai refletir no quanto de água você irá reter.

Portanto, se você realmente não quer reter muito líquido, comece a adequar sua ingestão diária de água! Dê uma boa quantidade de água ao seu corpo e ele não terá motivos para ter que reter esse nutriente.

RECOMENDADO >>> Guia básico de ingestão de água para praticantes de musculação

– Ajustar a quantidade, o tempo e o tipo testosterona do ciclo

Seja com ésteres curtos ou ésteres longos, o uso excessivo (e por muito tempo) da testosterona são altamente associados com a retenção de líquidos. Portanto, quanto maior for o seu tempo de exposição à substância, maior será a quantidade de água acumulada no corpo.

Pessoas que farão ciclos de qualidade e, portanto, usarão alguma testosterona, não o farão por muito tempo, portanto, para maximizar os efeitos estéticos, o uso de ésteres mais curtos é adequado.

Entre eles pode-se pensar no propionato ou no fenilpropionato, que inclusive, tem um nível do sal puro maior (devido ao éster ter menos carbonos). Ésteres mais longos como o cipionato ou o decanoato costumam trazer maiores índices de retenção de líquidos.

– Uso de infusões

Chás e infusões, além de serem ricos em fitonutrientes (antioxidantes, agentes queimadores de gordura etc) podem ajudar a combater também a retenção de líquidos.

Algumas boas opções são o chá verde, infusão de hibisco, infusão de chá de quebra pedra e etc.

alguns chás podem reduzir a retenção de líquidos

– Anti aromatizantes

O estrógeno é um dos hormônios mais ligados com a retenção de líquidos.

Levando em consideração que o corpo tende a aumentar significativamente a conversão de testosterona em estrógeno no corpo, quando há altos níveis de testosterona no sangue, o uso de alguns anti aromatizantes, como o letrozol ou o anastrozol podem ser eficientes.

Você não deve (e nem pode) reduzir demais seus níveis de estrógeno porque ele possui funções biológicas também. Porém, controla-lo dentro de níveis adequados é uma boa estratégia para reduzir a retenção.

Posso usar diuréticos?

Diuréticos são popularmente conhecidos para eliminação de água do corpo, mas muitas pessoas não sabem como realmente funcionam.

No fisiculturismo e, na maioria dos esportes, ele só é usado (e quando necessário) em fases finais de preparação onde o atleta precisa eliminar água do corpo em grande quantidade e em um período curto de tempo.

o uso de diurético pode combater a retenção de líquidos - entenda

Mas, isso não significa que você deva usar em outros momentos ou até mesmo que deva usar. Eles são associados com grandes perdas de sal, água e nutrientes no corpo, o que prejudicam a saúde e a performance.

Neste caso, o seu uso não é recomendado. Nem mesmo quando você estiver fazendo o uso de testosterona exógena (testosterona injetável) ou de outra substância qualquer.

E qual a forma mais eficaz de controlar a retenção durante o ciclo de anabolizantes?

A melhor forma de fazer esse controle, além das dicas acima, é você saber o que está fazendo, efetivamente. Ou seja, ter um ciclo bem estruturado, com dosagens corretas, tempo de uso correto, forma de uso e etc. Ter uma dieta bem estruturada, que vá levar em conta o seu uso de anabolizantes e ter um treino que te exija ao máximo, para que você possa eliminar líquidos durante o exercício.

E a melhor forma de você ter isso, hoje, é com o Programa Fórmula dos Gigantes! Um Programa onde eu irei te ensinar sobre o uso correto dos anabolizantes, e irei lhe mostrar como ter o seu ciclo, sua dieta e seu treino totalmente alinhados!

Além da retenção hídrica, vou te mostrar como controlar os efeitos colaterais que os anabolizantes podem causa, e vou te mostrar como é possível ganhar até 10kg de massa muscular em 12 semanas, minimizando os riscos do uso de anabolizantes e maximizando seus resultados.

CLIQUE AQUI e conheça agora o Fórmula dos Gigantes, programa que já ajudou a mais de 5 mil alunos a obter o tão sonhado corpo dos sonhos.

Conclusão

A testosterona é o principal hormônio associado ao bom físico. Porém, ela pode trazer alguns efeitos colaterais quando consumida de maneira injetável, como é o caso da retenção de líquidos.

Portanto, conhecer estes fatores, esses motivos e saber formas de evita-los será essencial para garantir sempre bons resultados e uma melhor saúde.

Bons ciclos!

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 24

Aprenda como Reduzir a Retenção Hídrica causada pelo uso de Testosterona
CLIQUE AQUI - Formula dos gigantes

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!