Na ânsia para chegar ao seu objetivo, muitas pessoas acabam usando produtos cada vez mais notáveis e, muitas vezes, cujo uso clínico não tem nenhum tipo de parentesco com a musculação, aparentemente, como é o caso da substância que vamos falar neste artigo: Dinoprost Tromethamine (Lutalyse).
Sim, isso é muito comum! A cada dia vemos mais e mais pessoas utilizando diversos produtos, sem ao menos saber procedência, ou até mesmo, sua finalidade.
Desta forma, acabam embarcando na onda de sair utilizando por aí tudo o que acham ser bom e sequer cogitam pesquisar para que serve, sua composição, efeitos colaterais etc… Tudo isso, por quererem um corpo perfeito em pouco tempo.
Neste artigo vamos falar sobre um produto bastante polêmico e diferenciado: a dinoprost tromethamine. Vamos entender o que ela é, para que ela serve, seus efeitos colaterais e modo de uso (para os mais corajosos).
Vamos nessa?
Indice / Sumário
O que é?
A dinoprost tromethmine é uma forma farmacêutica da prostaglandina natural PGF2alfa. As prostaglandinas são uma série de ácidos graxos insaturados, oxigenados, cíclicos, que têm uma variedade de ações hormonais no corpo.
Entre outras coisas, PGF2 alfa está envolvida na vasoconstrição, aumento da síntese proteica no tecido muscular esquelético e na redução da massa de tecido adiposo.
Esta substância química também estimula a contração do músculo liso e está envolvido na dor, inflamação, febre, ovulação, motilidade gástrica e absorção de fluidos no trato gastrointestinal.
Em medicina veterinária, a dinoprost tromethamine é mais comumente utilizada na sincronização/tempo de fertilidade, para o tratamento de doenças crônicas, como endometriose, e para induzir o aborto ou o trabalho de parto.
Dinoprost não é amplamente utilizada na medicina humana, mas às vezes é aplicada para encerrar uma gravidez ou induzir o trabalho de parto.
Atletas e bodybuilders são atraídos pelo dinoprost tromethamine por sua forte termogênese e pelo seu efeito anabólico, que tem sido avaliado por estudos clínicos, que mostraram que a PGF2a, é um forte estimulador da síntese proteica, e chave para as adaptações fisiológicas imediatas, e a longo prazo, no treinamento de resistência.
Atletas que experimentaram este agente, em geral, apoiam a ideia de que esse composto é um excelente promotor de crescimento muscular localizado, geralmente resultando em aumento de tamanho e de definição do músculo.
Também relataram que dinoprost é uma droga de ação muito rápida, com muitos alegando efeitos notáveis depois de ser injetado em um grupo muscular, em particular, por apenas algumas semanas.
Os dados também suportam que seja uma droga potente para a perda de gordura substancial, com estudos de que a PGF2a inibe a estimulação da lipogênese em células de gordura.
Há relatos que confirmam esta propriedade de dinoprost tromethamine entre atletas e bodybuilders, com muitos afirmando que eles percebem uma ligeira elevação da temperatura e perda de gordura durante a terapia.
Para que serve?
O dinoprost tromethamine foi introduzido pela primeira vez em clínicas no início da década de 1970. O primeiro uso aprovado da droga em pacientes humanos foi estimular o aborto durante o segundo trimestre de gestação.
Desde então, permaneceu seu uso para esse propósito, mas é mais comumente associado com a medicina veterinária. Aqui, é amplamente aplicado para ajudar os pecuaristas a regularem o ciclo e a fertilidade do gado. Há grande interesse em dinoprost tromethamine como uma droga anabólica e termogênica para atletas e bodybuilders depois do final da década de 1990.
Isso provavelmente ocorreu após a divulgação de numerosos estudos médicos ligando PGF2 alfa à hipertrofia muscular.
Os conceitos decorrentes desta pesquisa evoluíram para protocolos de aplicação modernos para a droga, mas, apesar disso, há uma alta propensão para gerar efeitos colaterais em muitos atletas e bodybuilders.
Ao longo dos anos, dinoprost tromethamine apareceu nas prateleiras para a medicina humana sob um grande número de nomes comerciais, incluindo produtos farmacêuticos tão populares como Amoglandin (Suécia), Prostin (Suécia), Prostin F2 alfa (EUA, Austrália, Israel, Itália, Nova Zelândia, África do Sul e Reino Unido), Minprostin F2a (Alemanha), Enzaprost (Grécia, Polônia) e Prostarmon (Japão). Prostin F2 não é mais vendido nos EUA, no entanto, e atualmente não há substituição aprovada disponível para uso humano.
As versões veterinárias estão mais disponíveis e tendem a fornecer uma droga significativamente mais ativa por menos dinheiro do que sua versão do medicamento para humanos.
Marcas veterinárias populares incluem Lutalyse (Pharmacia Animal Health), Prostamato (Pfizer), Panacelan (Daiichi Pharmaceutical Co.) e Dinolytic (Upjohn).
Várias fusões corporativas ocorreram nesse segmento do mercado e o (agora maior) conglomerado Pharmacia emergiu como o líder nas vendas de dinoprost. Lutalyse é a forma mais comumente usada de dinoprost tromethamine entre a comunidade atlética/musculação.
Dinoprost tromethamine é mais comumente fornecido em um frasco de dose múltipla (5 mL-100 mL) numa dose de 5 mg por mL. É preparado numa solução estéril de água com álcool benzílico, adicionado como conservante o hidróxido de sódio e/ou ácido clorídrico para ajustar o pH.
Efeitos Colaterais e Contraindicações:
Os possíveis efeitos colaterais podem incluir efeitos respiratórios como:
- Broncoconstrição;
- Sibilância;
- Tosse;
- Irritação pulmonar;
- Respiração rápida; e
- Anafilaxia.
Indivíduos asmáticos podem ser particularmente suscetíveis a esses efeitos. Dinoprost também pode causar distúrbios gastrointestinais, como: cólicas abdominais, diarreia, vômitos e náuseas. Outros efeitos podem incluir: aumento da frequência cardíaca, elevação da pressão arterial, arrepios, febre e anorexia.
Em mulheres: contrações uterinas, sangramento vaginal e uterina ou infecções urinárias. As mulheres grávidas não devem tomar dinoprost, pois o risco de aborto é muito grande.
Relatórios de efeitos colaterais entre atletas usando dinoprost para melhorar o físico ou o desempenho são comuns e muitas vezes extremos. Isso inclui dano pronunciado no local da injeção, frequentemente começando com uma queimação e ardência quase imediatamente após a aplicação.
Calafrios e sentimentos semelhantes a gripe também são comumente relatados durante os ciclos, assim como os episódios de falta de ar.
As injeções também são comumente seguidas de impulsos incontroláveis para urinar ou defecar, incluindo fortes contrações espasmódicas dos músculos envolvidos no controle dessas funções. Náuseas e vômitos também foram comumente relatados.
Para muitos, as cólicas, a diarreia, a dor e os sentimentos gerais de perturbação no estômago, mal-estar e desconforto fazem do dinoprost uma droga evitável. Outros, no entanto, continuam com a droga e, muitas vezes, esse lado desconfortável dos efeitos colaterais tornam-se mais toleráveis ao longo do tempo.
Quanto ao uso…
Como uma medicação humana, dinoprost tromethamine é mais comumente administrado intra-amnióticamente em uma dose de 40 mg para o término da gravidez. Também às vezes é dado oralmente a mulheres grávidas a uma dose de 30-100 mg para induzir o trabalho de parto.
Quando usado para melhorar o desempenho físico, o dinoprost tromethamine é geralmente administrado por injeção intramuscular, mais conhecido por sua capacidade de gerar crescimento localizado.
Locais comuns de injeção incluem os ombros, bíceps, tríceps, panturrilhas, peito, costas e pernas. O usuário geralmente injetará em apenas um músculo por dia no início da terapia, mas isso pode ser aumentado para 2 ou mais injeções por dia à medida que se tornam mais acostumados à droga e seus efeitos colaterais.
O uso começa lentamente e é iniciado com uma baixa dose inicial de aproximadamente 0,5 miligramas por injeção.
Se a primeira injeção foi administrada sem efeitos colaterais significativos, a próxima injeção deve ser aumentada para 1 miligrama (mg), isto é, aumenta-se lentamente de 0,5 mg por aplicação até que a dose de pico é atingida, que pode ser um máximo de 5 mg por local de injeção.
Os locais de injeção também são regularmente roteados para que vários dias separem a administração no mesmo grupo muscular.
Observe que, para alguns, a dor após a injeção é tão grave que o treinamento para esse grupo muscular específico deve ser adiado por, pelo menos, alguns dias.
A sensibilidade individual ao medicamento pode, portanto, exigir modificações de sua programação de injeção e treinamento para maximizar os resultados e o conforto.
Conclusão:
Como os esteroides anabolizantes, o dinoprost tromethamine é um farmaco que foi criado com outro intuito e não com o de performance/ganhos na musculação. Porém como tudo é aproveitado pelos profissionais do esporte (não importando a saúde ou não) e depois começa a ser utilizado por praticantes, o mesmo aconteceu com o dinoprost.
Cabe a você saber o que quer fazer com o seu corpo, analisar os efeitos colaterais e ter consciência se isso vale a pena ou não para seu uso.
Como usar para induzir um aborto de 6 meses
Não auxiliamos no uso para tais efeitos. Para isso, busque ajuda médica.
Olá!
gostei do artigo.
Mas quero saber se posso usar dinoprost de forma geral e não localizada.
tenho o penis muito flacido e pequeno, posso usar lutalyse, no meu penis, com um dosage, de 0,3 ml, para haver crescimento e ficar rigido.
Injeta aí nessa miudeza e conta pra gente o que deu kkkkkkkkkk
pode ser usado diretamente no penis, com uma dosagem 0,3 ml
Qual seringa usar em caso de aplicação em humanos ?