Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeSuplementosProteínasÉ possível crescer sem whey protein?

É possível crescer sem whey protein?

Estou sem dinheiro para comprar Whey Protein. Será que irei conseguir aumentar minha massa muscular sem este suplemento?

preciso-tomar-whey

bcaa growth supplements
Seta para Chamada Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos Alimentares! Pesquise, Compare e Compre na loja mais Barata!

O whey protein que conhecemos hoje, da maneira industrializada é resultado de uma tecnologia extremamente avançada, complexa e cara na qual possibilita a retirada da parte mais nobre de uma das proteínas presentes no leite e que possui um altíssimo valor biológico para o corpo humano. Desta forma, diante de tanta tecnologia e funcionalidade, o whey protein tornou-se um dos suplementos mais difundidos no mundo todo, seja na área esportiva, a qual é o nosso principal enfoque, ou na nutrição geral, possibilitando um aporte proteico adequado e capaz de suprir necessidades específicas de cada indivíduo.

preciso-tomar-whey

O marketing feito em cima dessa proteína, diante de tanta difusão, também não poderia ser pequeno: Anualmente inúmeros milhões e bilhões de reais são investidos em novas fórmulas, tecnologias, propagandas, divulgações, contratação de atletas e garotos-propaganda etc. Isso, cada vez mais faz com que o consumidor acabe por se alienar diante de tanta informação e, o que aparentemente deveria ser totalmente aproveitável e eficaz, se torna apenas mais uma forma de gastos desnecessários.

É indiscutível o quão funcional é o whey protein e suas vantagens

Aliás, se hoje existe um suplemento que ultrapassou quaisquer barreiras e de uma forma ou de outra não veio a se perder ou ser esquecido no mercado, esse pode ser considerado o whey protein. Mas, até que ponto todos esses benefícios são reais e, até que ponto realmente se vale a pena este tipo de produto e os altos investimentos que são feitos no mesmo?

Verdade seja dita: Apesar da proteína em si ser um macronutriente fundamental e indispensável para o corpo humano, muitos, por não terem as devidas orientações e tampouco os devidos e corretos protocolos de utilização da mesma (seja direto de fontes alimentares tradicionais ou de suplementos alimentares), acabam por fazer um consumo totalmente inapropriado e, muitas vezes excedente ao necessário pelo corpo.

Sabe-se que o consumo de proteína imediatamente após o treinamento possibilita uma maior síntese proteica e, sabe-se também que esta é uma das melhores formas de otimizar a recuperação muscular. Assim, quanto mais rápido pudermos fornecer aminoácidos na corrente sanguínea nesse instante, melhor será. Por conseguinte, devido as hidrólises ocorrentes no whey protein e, consequentemente uma digestibilidade mais rápida, essa é uma excelente opção neste instante. Além disso, sua forma líquida possibilita uma ação enzimática ainda mais rápida. Os baixos ou inexistentes, em alguns casos, teores de lipídios, fibras e carboidratos também fazem com que essa digestão seja ainda mais rápida. Todos esses fatores, somados ao alto valor biológico fariam então do whey protein o suplemento perfeito, não é mesmo? Isso tudo vendo apenas pelo lado das vantagens, é claro…

Porém, digamos que um indivíduo não queira ou não possa investir em um whey protein (e um bom whey protein), estaria ele condenado a não ter bons resultados no ganho de massa muscular? Vamos colocar alguns pontos críticos em questão:

Desenvolver músculos não é algo fácil, mas, é algo que naturalmente ocorre em indivíduos normais desde que haja um estímulo e uma supercompensação do tecido muscular. Para que isso ocorra, entre outras coisas, faz-se necessária a síntese proteica e, síntese essa obtida através de aminoácidos normalmente provenientes da dieta. Mas, se bem lembrarmos, o músculo é formado por proteínas, entre outras coisas e, proteínas são formadas por CENTENAS DE AMINOÁCIDOS.

bcaa growth supplements

Então, não é necessariamente essa ou aquela proteína ou tampouco esse ou aquele aminoácido que irá fazer com que a síntese muscular ocorra de maneira efetiva, mas sim, um conjunto e uma boa biodisponibilidade deles.

Por exemplo: Um indivíduo que não consome derivados de carnes, ou um ovolactovegetariano, pode ganhar massa muscular? Certamente sim e, inclusive, de maneira tão grande ou até maior do que um indivíduo “carnívoro”, a depender da genética, dos hábitos, da dedicação etc. Mas, obviamente, fica mais fácil para um indivíduo que não é restrito em sua dieta fornecer nutrientes para a construção muscular. Da mesma forma, um indivíduo que não consome whey protein pode sim ganhar massa muscular, mas, se pudermos adicionar essa proteína na dieta, então, poderemos (e você leu bem: PODEREMOS) otimizar o processo.

O fato é que muitos fazem da proteína do soro do leite a descoberta do século ou o suplemento milagroso, quando ele está bem longe de ser. Essa velha história de que o whey protein é IMEDIATAMENTE ABSORVIDO está longe de ser verdade e, mesmo que ele fosse absorvido no exato instante em que passa do canal pilóico e consequentemente pelo duodeno, ainda temos que contar com o tempo em que o corpo leva para sintetizar as proteínas necessárias e de acordo com o nosso código genético para refazer o tecido muscular. Ou você acha que aquela proteína do whey ou aquele aminoácido vai “direto ao músculo”?

Vejamos atletas antigos e também as épocas do fisiculturismo onde se tinha um pouco de “Karo” com banana antes do treino e algumas claras de ovos com torrada no café da manhã… Os atletas deixavam de construir bons corpos por isso? Claro que, dentro dos padrões de hoje eles estariam muito aquém, mas, levemos em consideração que a tecnologia e as otimizações não só da suplementação, mas da farmacologia, de treinamento e da nutrição também evoluíram muito, contribuindo então para isso.

Mesmo recentemente, não são muitos os atletas que costumam consumir o famoso “shake pós-treino”. Muitos, simplesmente saem do treino e se alimentam. Comem comida, carnes, carboidratos. E é isso que faz a diferença. Dentro de uma dieta para hipertrofia muscular, o que mais fará a diferença não é o shake pós-teino ou tampouco o suplemento que você usa, mas sim, o ambiente anabólico proporcionado ao corpo. Ambiente este que envolve o total calórico, a quantidade e distribuição desse conteúdo calórico durante o dia, a quantidade e distribuição hídrica e de macro/micronutrientes durante o dia… e isso, sem contar o treino e seus métodos, as periodizações e o descanso e, claro os fatores relacionados a genética e fenótipo do indivíduo.

Conclusão:

whey protein growth supplements
Seta para Chamada Quer Comprar Suplementos Baratos? Então Compare os Preços nas Maiores e Melhores Lojas de Suplementos com apenas 1 Clique!

O Whey Protein é uma ótima fonte proteica de altíssimo valor biológico e que pode não só auxiliar no ganho de massa muscular, mas também, em uma nutrição adequada para quaisquer indivíduos que deste precisem.

Entretanto, apesar de toda sua funcionalidade e de efetivamente poder auxiliar na obtenção de resultados, o Whey Protein está longe de ser um suplemento milagroso e, assim como a maioria dos suplementos (a não ser em casos clínicos, claro) é sim dispensável. Portanto, não se desiluda caso você não tenha condições de utilizar whey protein ou caso não queira. Com dedicação e, principalmente protocolos básicos corretos, você certamente atingirá os seus resultados.

Se você é daqueles que não acredita que existam ganhos sem o Whey Protein, você pode gostar de comprar com um preço mais em conta, pode optar por lojas do exterior, clicando aqui.

Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

supx comparador suplementos 600×300

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

38 Comentários


  1. Lândia disse:

    Oiee Bom dia!!
    Posso tomar whey + dextrose + creatina em um mesmo shake?

  2. Janio disse:

    Falou tudo. No meu caso, obtive ótimos resultados sem o uso do whey protein. Dedicação nos treinos, treinar de forma correta, conhecer os limites do seu corpo…..o resultado vem. Pesava 68 kg….atualmente 75 kg.

  3. MAIA disse:

    Tenho problemas de cálculo renal, significa que nunca vou ganhar massa muscular?

    Jamais. É só questão de buscar boa orientação nutricional e de treinamento e ajustar as suas variáveis.

  4. Dyulia Longaray disse:

    Olá! Voltei para a academia e estou tentando ganhar massa magra sem suplemento devido ao valor. Peso 52kg e chego facilmente ao final do dia com em média 130/150 g de proteína consumida, pois gosto muito de carne/frango. Sendo assim, o whey se tornaria “inútil” para mim, não? Pois já li que o corpo não consegue absorver mais do que 2g por kg no dia, então apenas com a alimentação controlada acredito que já atinja estes números. Estou correta?

    Não existe regra de limite de absorção. Varia de cada organismo. Whey será dispensável quando não houver necessidade de complemento proteico, apenas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  5. Matheus Feliciano disse:

    Fiquei até feliz agora, pois não tenho condições nenhuma de comprar os suplementos para crescer de forma mais rápida. Estou focado na minha dieta e nos meus treinos, creio que isso fará com que eu “cresça” de forma saudável também 😉

  6. cleide disse:

    Oi Marcelo… acho que é sim possível crescer sem suplementos e dieta. Treino ha dois anos e durante esse tempo não fiz dieta e tomei somente 2 potes de whey 900gr. Tenho 33 de braco e 62 de perna… antes eram 29 e 57 cm. Isso varia de pessoa?? Pq a genética conta, né?? Sempre fui larga e pesada naturalmente. Abraços

    Varia sim. Tudo dependerá da genética, dieta, estilo de treinamento etc.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  7. Natália disse:

    Ótimo texto!

  8. caroline disse:

    Importo meus suplementos por questões de grana e já tive algumas infelicidades do whey atrasar um pouco ou ficar preso na receita ou o correio não entregar e etc e acabar meu estoque. Sei que não é o ideal, mas poderia substituir pela albumina no pós treino? Ou prejudicaria a absorção dos demais suplementos? Tomo HMB, Glutamina, Creatina e bcaa (cellucor em pó).

    Pode. Leite desnatado também é boa opção.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  9. charles disse:

    Se nao combinar os dois: ALIMENTAÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO, você vai ser frango eternamente. E O PRINCIPAL DEDICAÇÃO!!

  10. rose disse:

    Eu já tomei whey por duas vezes, mais passei mal vomitando muito. Não tenho tolerância a lactose. Eu gostaria de saber o que tomar pós treino para substituir whey?

    ——

    Você tem intolerância a lactose? Se sim, pode usar whey isolado. E para substituir o whey exitem outras proteínas, porém vai depender de sua alimentação pré-treino como é feita e tudo mais.

  11. Renata disse:

    Por favor, em relação ao comentário acima do Zeh, eu tenho uma pergunta: por não ter condição financeira de tomar whey, posso tomar o soro da coalhda do leite, sempre como a coalhada junta com o soro, pensei em escorrer e tomar o soro puro, já que o whey é do soro! é um pouco óbvio não? vou ganhar massa? obrigada!
    por gentileza, se for possível me responder no email .

    ===

    Use o leite, propriamente dito. A opção é melhor.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  12. Zeh disse:

    Meus tios na fazenda faziam queijo para vender e davam o soro do leite para as galinhas e os porcos. Dizem que os bichos ficavam loucos de alegria. Sempre souberam que o soro era excelente. E agora inventam essa papagaiada de “descoberta do século”.

  13. lukka disse:

    Eu não tomo whey por que tenho alergia a proteína do leite!
    Qual outra fonte proteica pós-treino?? Poderia ser malto + bcaa (creatina tenho tenho pé atrás um amigo meu ficou com pedra nos rins vai ver não tomava água hehe)
    Tava pensado em comprar carnivor só que pesa no bolso e não sei se e bom como alguns dizem, e albumina tem absorção lenta né.

    E whey isolado e hidrolisado pra minha alergia o que você acha?

    ——

    Normalmente, é intolerancia a lactose. Se for, whey isolado resolve o problema, tente marcas como a VP2. No caso malto e BCAA não são fontes protéicas, o carnivor realmente seria uma opção legal.

  14. Jailson disse:

    Posso misturar creatina com proteína de soja + Albumina num pote e consumir aos poucos? Dura muito e custa menos que tomar whey.

    —–

    A proteína de soja não é uma boa fonte. A creatina, não é para ser tomada fracionada deste jeito. Enfim, não é uma solução essa mistura. Se for para usar como reposição proteica, fique só com a Albumina + Leite + Aveia. Mas esse shake não é para pós-treino.

  15. Thalisson disse:

    Em até quanto tempo é indicado que se tome o Whey Protein após o treino? (Muitas vezes, como estou levando muita coisa p academia, acabo não levando o Shake e tomo em casa quando chego da academia.)

    ——-

    O ideal mesmo é imediatamente. Mas não existe regra de “até quanto tempo”, falo a grosso modo, que até uns 20 minutos, é válido.

  16. Karina disse:

    Oi! Gostaria de saber o seguinte…estou na academia para emagrecer, eu posso tomar whey? Qual seria o melhor…concentrado, isolado ou hidrolisado? Agradeço a ajuda!

    ——

    Se houver necessidade do uso, sim, pode. Quanto a segunda dúvida, este artigo irá lhe ajudar: https://dicasdemusculacao.org/whey-concentrado-isolado-e-hidrolisado-qual-o-melhor/

  17. alfredo oliveira disse:

    Eu tomo animal pack e animal cuts antes de treinar. Tem algum problema se eu tomar pós-treino whey protein?

    —-

    Não tem problemas.

  18. Denis disse:

    É possivel ganhar massa apenas com hipercalorico? Se possivel como utilizar o mesmo?

    Depende das condições e necessidades fisiobiologicas para ambas as questões.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  19. paula disse:

    olá, gostaria de saber se vc pode me indicar um outro whey de boa qualidade porém com um preço mais acessível, atualmente tomo o whey protein da probiotica; 100% whey, mas não está durando nem um mês , e está ficando muito caro pra mim.. se puder me indicar algum outro com as mesmas qualidades do da probiotica, ficarei muito agradecida.

    ———-

    Um Whey Protein com uma certa qualidade no mercado é o Total Whey da Max Titanium. Você encontra ele com um ótimo preço no http://www.muscleplan.com.br

  20. Leticia Candido disse:

    Obrigada pelo texto honesto! Foi difícil, mas enfim encontrei uma opinião um pouco mais neutra sobre o whey protein.

  21. José disse:

    Claras de ovos, peito de frango e atum, que são proteínas de média absorção, substituem facilmente o whey protein no pós-treino, estou certo?

    ———–

    Leia este artigo: https://dicasdemusculacao.org/o-que-comer-apos-o-treino-de-musculacao/. Lá tem algumas sugestões de pós-treino sem o uso de suplementos.

  22. iago disse:

    Eu gostaria de saber se é aconselhado tomar Whey junto ao Muscle Infusion Black? Se não for qual a melhor maneira de conciliar os 2?

    ————–

    Aparentemente sim, um irá auxiliar o outro. Porém não conheço o produto, estou falando por uma rápida pesquisa que vi na internet.

  23. graziele disse:

    oi comecei a treinar porq sou magra e quero ganhar corpo e minha personal trainei pediu que eu fisese uma mistura de whey com neston e 1 saco de albumina saltos ela me disse para misturar tudo e guardar na geladeira e todos os dias apois o treino que eu minsturase duas colheres com suco ou leite de soja gostaria da sua opiniaõ sobre isso sera que presciso misturar tudo isso e qual vai ser o beneficio dessa mistura para mim ?? obrigada

    PT não deve recomendar ou prescrever soluções dietéticas. Em tempo, ficou uma porcaria a combinação que ela fez.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  24. Daniel disse:

    Whey protein é puro marketing, pra mim só é valido quando realmente o individuo não tem tempo para se alimentar, mas pra quem tem tempo para se alimentar estará jogando dinheiro no lixo, pois com o preço que se paga em 1kg de whey da pra comprar muita, mas muita proteína no açougue. Suplemento não é alimento e ponto final. Eu levanto 7 hs da manha e já mando 1 prato de purê de batata com ovos e peixe ou frango, espero fazer a digestão e vou treinar quando volto mando 2 latas de atum com farinha de milho e já era. No resto do dia sigo basicamente a mesma coisa. Treino a 5 anos e usei whey protein poucas vezes até começar a conviver com pessoas que realmente entendem do assunto, foi ai que aprendi a me alimentar e treinar corretamente. Hoje peso 103kg e tenho 8% de bf, prova que que whey é só dinheiro jogado fora.

  25. luzianne disse:

    Quero saber se tem que tomar Whey Protein todos os dias? E qual a melhor hora de tomar? Me responda estou com pressa para começar a usar.

    —————

    Não há resposta para estas perguntas. Vai depender de suas necessidades o uso todos os dias ou não. Ele é bastante usado como um pós-treino, pois tem proteínas de rápida absorção.

  26. gehalt disse:

    Tenho uma ótima alimentação todos os dias porem whey esta caro, treino 3x na semana , posso tomar whey somente essas 3x na semana pos treino, e o resto de proteinas suprir com outros alimentos, digo isso só pq sei q depois do treino o corpo precisa de uma proteina de rapida absorção, sei q o corpo nao vai produzi musculos ali na hora, mas sei q é nescessario mandar o whey naquele momento.
    espero q responda abç

    ————-

    Olha, poder você até pode, mas ai sua dieta teria de ser elaborado dia por dia, pois cada dia seria algo diferente afim de suprir todas suas necessidades individuais.

  27. danii disse:

    gostaria de saber se tenho q tomar whey protein todos os dias pq so malho tres vezes por semana.

    —-

    E quem te disse que, necessariamente são todos os dias??

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  28. Vitor disse:

    Steve Reeves possui o tamanho ideal, simetria e densidade, sem parecer ridículo, para quem quer um físico bonito, é o modelo a ser seguindo. Arnold séria o extremo de Reeves. Mais como um homem tão jovem, de 23 anos consegue um físico como aquele na década de 40? A medidas dele são incríveis, da para forjar esse físico, nas mesmas condições da época?

  29. Raiworld Filho disse:

    Excelente matéria, a mais ou menos uma semana comecei a fazer uso do BCAA terei os mesmos resultados um whey ou melhores resultados? Tenha uma dieta muito equilibrada…….e treino pesado seg a sexta e aos Finais de semana sempre corro ou pedalo.
    Abraço

    ———-

    BCAA e Whey são coisas bem diferentes, por isso não use achando que um irá suprir a necessidade do outro. O que acontece muito hoje em dia são Whey’s onde na composição já vem com doses de BCAA e outros aminoácidos enriquecendo ainda mais o Whey.

  30. Filipe disse:

    Parabéns! Excelente artigo… Mas.. Marcelo.. Eu uso um blend de proteínas.. Isso é bom ou ruim? Geralmente tomo na parte da manhã…

    Depende das necessidades individuais e, claro, depende do produto que está utilizando.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  31. Gustavo disse:

    Claras de ovos são de lenta ou de rápida absorção? ja vi artigo falando que é lenta e outros que é rápido fico confuso queria saber se é um bom pós-treino (acredito que seja de rápida absorção mas só para confirmar) e leite desnatado também pode ser?

    ———-

    Clara de ovos são de absorção média, nem rápida e nem lenta. O leite e as carnes magras são boas opções de pós-treino para quem não usa o Whey Protein.

  32. Glauco disse:

    Ótimo artigo! Estava faltando um artigo nessa direção!

    Já terinei sem whey, mas atualmente utilizo imediatamente após o treino (na academia) e cerca de 30-40 min depois faço a refeição sólida com bastante carbo e proteínas e baixa em gorduras.

    Acredito essa ser uma melhores abordagens pós treino, estou correto?

    ———-

    Sim, é um ótimo protocolo de uso.

  33. Vitor disse:

    Marcelo, como fisiculturista como Steve Reeves conseguiam tamanha densidade muscular em uma época que não existia AE’s e suplementos?

    Existia. Não com a mesma tecnologia de hoje, mas, ergogênicos são mais antigos que as datas da época do Reeves. Entretanto, suplemento ou ergogênico algum fazem a diferença caso não haja disciplina, dieta e treinamentos corretos, assim como o descanso adequado.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  34. Mariah Lacerda disse:

    Otimo artigo Marcelo,

    Realmente comecei a malhar e fiquei preocupada em não consegui , os resultados que eu quero.
    Pois o whey é muito caro e não dá para o meu bolso.
    Eu até tinha te perguntado em outro artigo ,se poderia tomá-lo apenas quando fosse malhar pernas e glúteos que é o meu foco, e você disse que não, porque o músculo não cresce só nesses dias.
    Mas depois desse artigo, fiquei na dúvida e volto com a mesma pergunta: se eu tomar whey só nesses dias não vou ter resultados ou vou ter resultados de médio e longo prazo? E é claro que vou investir na alimentação também! bj!!!

    Seu corpo não se recupera só nesses dias que tomar whey e tampouco a recuperação será maior ou menor tomando o whey nesses dias.
    Ou tome em todos os treinos, ou não tome, mais fácil.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  35. Tonny Douglas disse:

    Ótimo Artigo…

  36. MAlloy disse:

    Marcelo, primeiro gostaria de parabenizá-lo pelos ótimos artigos. Muitas dúvidas minhas são sanadas aqui. Você pode citar alguns exemplos de alimentos que que possam substituir a Whey. Eu tomo já algum tempo, tenho ótimos resultados com ela, mas tem vezes que a grana tá curta e não dá pra comprar uma de qualidade.
    Obrigado!

    Proteínas de digestibilidade mais fácil como peixes magros (merluza, filé de St. Peter, atum enlatado light), leite…

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  37. Juliana Veronese disse:

    Então, qual sua sugestão para o pós treino sem ser whey?Em um caso de dureza crônica de dinheiro??!!Bjks

    Depende das necessidades individuais. Alimente-se durante o dia inteiro e isso é, normalmente, suficiente.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

Deixe o seu comentário!