Estimulantes e substâncias como a efedrina, o clembuterol e o salbutamol são utilizados há anos na medicina e em diversas culturas com os mais diferentes objetivos, porém, normalmente de broncodilatação. Entretanto, mesmo em sua forma natural, esses são poderosos compostos os quais devem receber preciso cuidado em sua administração, afinal seus efeitos colaterais podem ser extremamente amplos e tão fortes quanto a ação da droga, levando muitos usuários a uma descontinuação forçada do uso.

Se tratando do uso na medicina, normalmente têm-se dosagens as quais o corpo responderá positivamente. Entretanto, essas dosagens mostram-se muito superiores e/ou inadequadas quando os protocolos são para outras finalidades, como a redução da gordura corpórea. Também utilizadas com essa finalidade, essas drogas representam uma trina das três substâncias mais conhecidos e potentes para perda de gordura entre os praticantes de musculação. Mas, será que seus riscos e seus forte efeitos colaterais valem os resultados apresentados por uma boa parte de seus usuários?
Indice / Sumário
O que é Efedrina ?
A efedrina é um composto estimulante do sistema nervoso central utilizada para tratar distúrbios de origem, normalmente pulmonar, causando a descongestionamento nasal, hipertensão e outros. Em alguns casos ainda é utilizada em patogenias de origem urinária. Depurada e excretada pelo sistema urinário, a efedrina possui propriedades de estímulo aos receptores alfa e beta no sistema adrenérgico. Isso poderá causar também efeitos, tais quais a dilatação da pupila, o estado de euforia, a lipólise aumentada, tremores e descontroles musculares, taquicardia e etc.
A efedrina é um cristal ou pó de cor branca e de odor, bem como sabor diferenciado e amargo. Sendo solúvel em água, álcool, cloro, éter, glicerol, óleos e até mesmo em parafina, ela tem estrutura muito próxima de uma metanfetamina. Seu maior uso após sair dos laboratórios fármacos é para a broncodilatação, descongestionamento nasal e tratamento de uma síndrome denominada Stokes-Adams.
Benefícios da Efedrina

A efedrina, com seu grande potencial hipertensor, ou seja, que através de mecanismos faz a pressão arterial se elevar, é um suplemento que na realidade possui nome de Ma-Huang e que por muito foi utilizada na medicina oriental por seus poderes estimulantes do sistema nervoso central.
Após a ingestão oral (visto que o consumo da efedrina também pode ocorrer via injetável, inalável, dermal, parenteral etc), ela é completamente absorvida no trato gastrointestinal e chegando em seu principal pico de ação na corrente sanguínea 1 hora após a ingestão, tendo esse pico na corrente sanguínea por tempos variáveis de 3-6h de acordo com as individualidades biológicas de quem a consumiu. Então, é excretada via urina em compostos conhecidos como “metabólicos de N-demethylated”.
O que é Clembuterol e salbutamo?
Já o clembuterol que atua em receptores também beta-adrenérgicos, é também utilizada em problemas relacionados ao sistema respiratório. Sua ingestão provoca a inibição de histamina, aumenta a dilatação vascular entre outros. O clembuterol é utilizado em alguns países para humanos, entretanto no Brasil, este é um medicamento de origem exclusivamente veterinária.
O salbutamol é um medicamento utilizado em broncoespasmos, enfisemas pulmonares, bronquites e outras doenças de origem pulmonar. Além desses, um outro princípio clínico que é usado frente ao salbutamol é o relaxamento da musculatura lisa, evitando por exemplo, partos prematuros. Normalmente utilizado em sua forma de sulfato, o salbutamol possui efeito máximo em 20 minutos após sua ingestão.
Eficazes contra a queima de gordura corpórea
Essas e outras substâncias como a cafeína, de maneira isolada ou em conjunto com outra (s) substância (s) tem efeitos estimulantes ao sistema adrenérgico. Entre outras reações, são liberadas catecolaminas as quais são grandemente estimuladoras do processo de lipólise, ou seja, estimuladoras dos efeitos de uso da gordura armazenada como energia pelas células.
Por possuírem essa propriedade, esses são compostos utilizados por muitos praticantes de musculação que visam a queima de gordura corpórea. Normalmente utilizados antes dos famosos aeróbios, esses talvez não sejam os melhores protocolos de uso dessas substâncias e talvez elas estejam longe de estar entre as ideais para essa finalidade. Aliás, muito mais do que dizermos que um protocolo está correto ou errado, devemos levar em consideração a individualidade fisiobiológica do usuário, que grandemente influenciará os bons ou os maus resultados.

Incontestavelmente, esses estimulantes também podem aumentar a performance do treinamento. Isso faz com que o indivíduo consuma mais calorias e proporcionando um déficit energético ainda maior pela atividade física, perca peso mais rápido.
Perda de gordura ou perda de água?
Um dos efeitos do salbutamol, da efedrina e do clembuterol é a diurese. Isso ocorre pela necessidade do corpo em depurar e excretar os metabólitos desses substâncias. Normalmente, elas resultam em boas proporções de compostos que necessitam de boas quantidades de água para serem eliminados. Da mesma forma, por serem estimulantes, promovem ainda uma sudorese, normalmente intensa, o que também resulta em perda de água e perda de eletrólitos.
Entre os efeitos de eliminação, não está apenas o da água, mas o de eletrólitos também. Eletrólitos importantes, como o sódio, o potássio, o cálcio e outros. Isso pode não somente prejudicar as funções fisiológicas do corpo, mas também pode levar um indivíduo a problemas sérios de saúde, além do efeito rebote, é claro.
Esses indivíduos que utilizam essas substâncias, normalmente encontram-se em estágios de dietas restritas, o que pela própria depleção de glicogênio já causa diminuição do peso corpóreo (lembre-se que cada molécula de glicogênio carrega consigo duas moléculas de água).
Portanto, fique ciente que ao utilizar qualquer um desses compostos, grande parte do peso perdido é de ÁGUA!
Franol (efedrina) X Suplementos termogênicos: Por qual escolher?
Levando em consideração que hoje são quase nulos os suplementos termogênicos do mercado que utilizam a efedrina, optando esses, na maioria dos casos por compostos como a sinefrina, extratos de inúmeras plantas entre outros, será que vale a pena optar por esses compostos e novos produtos do que utilizar algo que, apesar de perigoso, é mais eficaz?
A verdade é que sim! Termogênicos hoje, apesar de não serem o exemplo de segurança, apresentam um grau de segurança muito maior frente a efedrina. Normalmente, os termogênicos possuem estimulantes os quais não serão super dosados em um indivíduo, fazendo com que, mesmo os mais abusados, livrem-se de severos efeitos colaterais.
Entretanto, levando em consideração que se tenha protocolos suficientemente bem orientados, a efedrina tem se mostrado boa opção.
Quem decide por sua vida e saúde? Você! Vai arriscar?
Efeitos colaterais
A trina de estimulantes apresenta efeitos colaterais bem próximos uns dos outros. Entre os mais intensos e agudos, podemos citar:
- Taquicardias;
- Sudorese e diurese intensas;
- Aumento na pressão arterial;
- Dores de cabeça, tremedeiras e vontade de vomitar;
- Aumento na frequência cardiorrespiratória;e
- Etc.
Já os problemas crônicos, que podem ser agravados pelo uso contínuo e/ou abusivo do salbutamol, do clembuterol ou da efedrina estão:
- Hipertensões;
- Disfunções urinárias;
- Perda brusca de eletrólitos;
- Desidratação;e
- Etc.
Esses segundos aspectos, pelo uso crônico, merecem atenção redobrada, pois podem significar riscos eminentes de morte! Portanto é indispensável que somente faça uso dessas, que são DROGAS, com acompanhamento e devida orientação médica.

Onde comprar Efedrina com o melhor preço
Frente aos fortes efeitos colaterais do salbutamol, da efedrina e do clembuterol, devemos colocar em uma balança o real custo X benefício de arriscar-se a utilizar esse tipo de substância. Hoje no mercado existem produtos com muito mais segurança e com muito mais eficácia do que compostos como esses. Portanto, siga orientação adequada de um bom profissional e jamais faça uso destas sem seu devido aval.
Consumir efedrina junto com isoleucina, valina, e complexo b vai me fazer mal?
—
A grosso modo, a efedrina pode te fazer mal com ou sem os AAs e vitaminas citados (as).
http://
“Hoje no mercado existem produtos com muito mais segurança e com muito mais eficácia do que compostos como esses” pode citar exemplos?
—
Cetonas de framboesas, o ômega-3, Sinefrina, Yohimbe, N-Methyl-ß-Phenylethylamine…
Segunda vez que tomo efedrina, agora to morrendo de dor na bexiga e dificuldade de urinar.
—-
Suspenda o uso e procure o médico.
http://
Consumi o ECA e estou com sintomas de enjôo e vômitos constantes a mais de um mês após o uso. Qual a especialidade da medicina que devo procurar ou o que devo fazer para acabar com estes sintomas URGENTE?
—
A recomendação é ir ao Clínico Geral, e vendo o que foi afetado, ele poderá encaminhar ao melhor especialista.
http://
Muito bom o artigo sobre esses estimulantes. Mais na conclusão você diz que existe compostos melhores e mais eficazes que esses. Poderia me dar exemplos de estimulantes melhores que esses para perda de gordura? Obrigado.
—
Cafeína, sinefrina, EGCG, etc.
http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1
Se eu acabei um ciclo com sinefrina e yombine, vale começar um com clenbuterol? Ou melhor dar os 15 dias off? Eu pesquisei mas não entendi se usam os mesmos receptores ou um usa os alfa e outro os beta… É que detestei os efeitos da sinefrina e num emagreci nada.
—-
Não passamos tais indicações no site.
http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1
Mesmo sabendo dos efeitos da efedrina, qual seria a dose e a divisão diária?
—
Não passamos tais indicações no site. Consulte o médico.
http://www.facebook.com/marcelosendonofficial
Estou consumindo franol substância com efedrina e desde então não consigo ter uma completa ereção, será que o remédio tem alguma coisa a ver com isso? Aguardo resposta.
O uso prolongado de substâncias a base de Efedrina e Pseudoefedrina, usadas geralmente em descongestionantes, podem dificultar as ereções por impedir um relaxamento completo da musculatura peniana.