O Óleo de Cártamo (Carthamus tinctorius) é extraído naturalmente da planta que se chama açafrão-bastardo, que também é conhecido como cártamo, açafrão-agreste, açafrão-bravo e açafroa.
A palavra “carthamus” é de origem árabe vinda de “kurthum” que vem do hebraico “kartami” que significa tingir. Antes, essa mesma planta era utilizada para colorir e aromatizar alimentos, porém, hoje essa mesma planta é utilizada para outras coisas bem diferentes…
Para quem deseja obter músculos aparentes e bem definidos é necessário que não hajam muitas gorduras presentes no corpo. Para que isso ocorra é necessário duas coisas, a primeira é praticar atividade física e a segunda é ter uma boa alimentação.
Porém, sei que nem sempre isso é fácil para todos, muitos encontram dificuldades em fazer essas duas coisas. Por este motivo, é indicado que se utilize um termogênico para aumentar o metabolismo e favorecer a perda calórica.
De acordo com os nutricionistas, um dos produtos mais indicados é o óleo de cártamo, pois sua fórmula é composta de ômega 3, 6 e 9.
A ação do óleo de cártamo no organismo:
O La (Óleo de Cártamo) inibe a ação das enzimas lipogênicas, nossas adversárias, que aprovisionam a gordura em nosso organismo.
As enzimas lipolíticas, nossas defensoras, fazem a eliminação das gorduras. A enzima que faz a transferência de gordura da corrente sanguínea para dentro das células adiposas, formando a nossa famosa capa adiposa, é a LPL (lipase lipoproteica).
Ao impedir o aumento do tecido adiposo, o óleo de cártamo faz com que o organismo acumule menos gordura e como consequência, obrigue o corpo a queimar suas reserva.
Quais os benefícios do Óleo de Cártamo?
Através do óleo de cártamo é possível absorver uma série de benefícios para o organismo, pois nele encontram-se ômegas 3, 6 e 9.
Conheça agora aos benefícios advindos do óleo de Cártamo…
1. Ajuda a emagrecer:
Isso mesmo, através de ingestão do óleo de cártamo será possível emagrecer de forma mais rápida, pois possui redução de apetite e promove a lipase, que implica no corpo passar a usar sua própria gordura como uma fonte de energia, o que otimiza a queima de gordura e gera energia extra para o corpo, consequentemente elimina as indesejáveis calorias.
2.Conserva e define a massa muscular:
Através de estudos, foi comprovado que com o consumo correto de ômegas cresce de forma significativa a síntese proteica muscular, que corresponde ao processo onde as células combinam aminoácidos isolados para construir proteínas completas.
A construção dos músculos é formado pelas proteínas ou “tijolos”, para quem deseja ganhar massa muscular, este efeito é indispensável.
Se você deseja preservar os músculos que conseguiu conquistar, é através do óleo de cártamo que isso será possível. Através de seu uso, será possível reduzir o catabolismo muscular, pois ele diminui a atividade do sistema ubiquitina-proteassoma.
Este sistema é o principal responsável pela quebra dos músculos, mas quando consumimos mais quantidade de ômegas, ele é cancelado.
O cortisol corresponde a um hormônio catabólico encarregado por quebrar o tecido muscular e o utilizar como principal fonte de energia.
Além disso ele possui ação anti-inflamatória, onde reduz as inflamações causadas após os treinos com uso de pesos, auxiliando em músculos mais recuperados e maiores de uma forma geral.
Portanto, para queimar a gordura presente entre a pele e os músculos é super indicado utilizar o óleo de cártamo.
3. Possui ação antioxidante:
O óleo de cártamo ainda possui ação antioxidante, sendo uma incrível vantagem, pois protege o organismo da ação de radicais livres.
Os radicais livres quando em excesso, ocasionam na pele envelhecida de maneira precoce, pois as membranas celulares são alteradas, tornando-as velhas.
Pelo fato do organismo não conseguir expulsar essas células “ruins”, por não ser um processo natural, a pele acaba ficando com aparência envelhecida.
4. Ajuda a controlar o colesterol:
Com o óleo de cártamo ainda será possível manter os níveis do colesterol bem equilibrados. Através da produção do lipídio oleiletanolamida, uma substância que diminui o apetite, também presente no óleo de cártamo, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o “colesterol ruim”. Com menos gordura no corpo, há uma diminuição significativa no colesterol.
Quer saber como você deve consumi-lo? Leia a seguir…
Como utilizar o óleo de cártamo?
Geralmente, recomenda-se duas cápsulas ao dia. Na maioria das vezes o óleo de cártamo é encontrado em cápsulas de 1.000 miligramas cada. Assim, 2 gramas ingeridas do óleo por dia conseguirá oferecer:
- 18 kcal;
- 2 gramas de gorduras;
- 3 gramas de ácido linoleico;
- 7 mg de vitamina E;
Onde encontrar?
Você poderá encontrá-lo em lojas específicas de produtos, ou até mesmo poderá encontrá-lo facilmente em lojas virtuais.
Contraindicações e efeitos colaterais:
- Crianças até 3 anos, lactantes e gestantes não devem ingerir o óleo de cártamo.
- Ainda não há pesquisas em quantidades significativas que consigam apontar os reais efeitos colaterais do óleo nessa população.
- Para as outras pessoas, o ideal é que um nutricionista seja consultado para orientar se deve ou não ingerir a substância e qual quantidade seria a ideal.
Conclusão:
Portanto, se você é uma pessoa que tem dificuldades para perder a gordura corpórea e não tem conseguido ver a definição muscular, comece agora mesmo a tomar o Óleo de Cártamo e comece a ver os resultados de forma incrível.