quarta-feira, agosto 17, 2022
Promoção Suplementos Mais Baratos
InícioDicas sobre suplementaçãoEntenda a diferença de nutrição funcional e esportiva antes de ir ao...

Entenda a diferença de nutrição funcional e esportiva antes de ir ao nutricionista

Tempo de Leitura: 7 minutos

Toda pessoa que deseja ter uma alimentação melhor e mais saudável deve buscar por um nutricionista, profissional responsável por desenvolver planos alimentares de acordo com a necessidade do paciente.

Apesar de ser uma profissão com uma procura cada vez maior, a realidade é que existem várias pessoas que possuem dúvidas sobre essa área.

Uma delas diz respeito a qual a diferença entre a nutrição funcional e a nutrição esportiva, o que é importante de saber antes de ir ao consultório.

Sendo assim, o objetivo desse artigo é mostrar para você tudo sobre o tema para que seja possível compreender a importância do nutricionista em cada situação, além de outras informações a mais também essenciais.

Acompanhe!

Nutrição esportiva: O que ela é?

A nutrição esportiva é uma das abordagens nutricionais mais populares do mundo, sendo uma forma de utilizar a alimentação para quem pratica esportes colher muitos benefícios o que é nutrição esportiva.

Esse tipo de abordagem não é direcionado apenas para atletas que competem profissionalmente, mas também para aqueles que são amadores e mesmo quem apenas pratica atividades físicas regularmente, como quem vai à academia.

Um profissional especializado nessa área deverá utilizar seus conhecimentos sobre nutrição, fisiologia e bioquímica na alimentação de praticantes de atividade física visando:

  • Melhorar seu desempenho
       
  • Promover a saúde
       
  • Auxiliar na recuperação pós-exercício

Nutrição funcional: O que ela é?

A nutrição funcional é uma área que tem ganhado uma enorme popularidade aqui no Brasil desde que começou a ser divulgada no país no início  do século o que é Nutrição funcional.

Ela é uma abordagem nutricional voltada à prática de um acompanhamento bem mais individualizado de um paciente e com foco não apenas nas questões físicas, mas também ambientais.

Esse tipo de nutrição, portanto, considera outros fatores da vida do paciente na hora da consulta, como os seus hábitos, a sua rotina diária, o estado da saúde mental e até mesmo o trabalho exercido pelo indivíduo.

Todas as interações do paciente com todos esses sistemas devem ser analisadas para que se possa desenvolver um plano alimentar ideal para a promoção de um maior bem-estar, físico e mental, e mais qualidade de vida.

nutricionisa com foco em emagrecimento
nutricionisa com foco em emagrecimento

Como um nutricionista ajuda alguém que quer emagrecer

O profissional de nutrição poderá ajudar alguém que queira emagrecer através do planejamento de uma dieta saudável, baseada em uma alimentação balanceada, menos calórica e mais nutritiva.

Em algumas situações, o profissional poderá também fazer a prescrição de suplementos naturais para auxiliar no emagrecimento, como nutricionista pode ajudar a emagrecer como os termogênicos à base de café, por exemplo.

nutricionista para ganhar massa muscular
nutricionista para ganhar massa muscular

Como nutricionista pode auxiliar pessoas que querem ganhar massa muscular

O nutricionista tem um papel muito importante para auxiliar qualquer pessoa que queria ter um maior ganho de massa muscular e não saiba como fazer isso.

Esse profissional deverá criar um plano alimentar baseado em alimentos e suplementos, caso necessário, que induza à maior síntese proteica, considerando as necessidades nutricionais do paciente e seus objetivos veja mais em como nutricionista pode ajudar a ganhar massa muscular.

Onde achar nutricionista que atende convênio

Você que está em busca de um nutricionista que atenda pelo seu convênio poderá buscar um profissional da área tanto diretamente no site da empresa quanto também pelo Doctoralia onde achar nutricionista que atende convenio.

Com isso, fica mais fácil encontrar o profissional desejado para uma consulta e saber se ele aceita o convênio que você possui atualmente.

Nutricionista esportivo unimed

nutricionista esportivo unimed A Unimed conta com uma grande rede de profissionais de nutrição que atendem através de convênio com a empresa, o que permite aos clientes encontrarem o que precisam.

No site da empresa é possível fazer uma busca por nutricionistas que estão cadastrados e saber se eles possuem especialização em nutrição esportiva.

O que nutricionista pode prescrever e receitar?

O Conselho Federal de Nutrição permite que um nutricionista pode prescrever suplementos alimentares, desde que eles sejam à base de uma das substâncias listadas a seguir o que nutricionista pode prescrever e receitar:

  • Nutrientes
  • Enzimas
  • Substâncias bioativas
  • Produtos apícolas como mel, própolis, geleia real e pólen
  • Prebióticos e probióticos
  • Medicamentos isentos de prescrição à base de vitaminas, minerais, aminoácidos e proteínas, isolados ou associados entre si
  • Novos alimentos e novos ingredientes e outros autorizados pela Anvisa para comercialização, isolados ou combinados

O nutricionista pode atender paciente online?

nutricionista pode atender online ? Sim, o profissional de nutrição tem a possibilidade, se assim o desejar, de realizar o atendimento do paciente completamente onlinel.

Hoje em dia é possível utilizar diferentes meios tecnológicos para tornar esse atendimento melhor, e ela é feita por vídeo chamadas através de um celular ou computador.

Além disso, ainda há outras ferramentas que o profissional pode utilizar para tornar a consulta e o acompanhamento nutricional bem mais rico, como:

  • Prontuários eletrônicos   
  • Aplicativos para acompanhamento do paciente, que terá à disposição a sua     dieta alimentar
  • Canais de comunicação online, como o Whatsapp
  • nutricionista com atendimento online

Do ponto de vista técnico, esse tipo de atendimento é extremamente vantajoso e é por isso que tem sido mais adotado nos últimos tempos.

Afinal, esse tipo de atendimento possibilita que paciente e nutricionista não precisem estar na mesma cidade para realizar as consultas.

Nutricionista com atendimento online (Larissa Scharf Nutricionista)

A Larissa Scharf é uma nutricionista e psicanalista especializada em aromaterapia e pós-graduada em nutrição clínica, esportiva e fitoterapia que atende presencialmente e online.

Para quem quer um atendimento nutricional que promova maior saúde, seja no ganho de peso ou no emagrecimento, essa profissional é a melhor indicação, ainda mais se você procura por uma consulta à distância.

Quando procurar nutricionista?

Quando procurar nutricionista A busca por um profissional de nutrição pode ocorrer por diversos motivos e é essencial conhecer as principais situações nas quais ele pode ser essencial em sua vida, seja por questões estéticas, seja por questões de saúde.

Com foco em gestante

Uma gestante deve sempre procurar um nutricionista para que adeque sua alimentação às necessidades nutricionistas desse período.

Isso porque durante a gestação ela precisará não só de nutrientes específicos, mas também de um aporte calórico adequado para o correto desenvolvimento do bebê.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em gestante

Com foco em diabetes tipo 1 e 2

Um paciente com diabetes, seja tipo 1 ou 2, deve buscar auxílio de um nutricionista para que através de um plano alimentar personalizado possa buscar controlar a glicemia e a doença.

Esse cardápio vai evitar que a diabetes fique descompensada e irá trazer uma vida melhor e mais saudável ao indivíduo.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em diabetes tipo 1 e 2

Com foco em emagrecimento

Nem sempre as pessoas que querem emagrecer conseguem alcançar seus objetivos sozinhas, visto que não possuem o conhecimento necessário sobre alimentação.

Assim, um nutricionista pode desenvolver, baseado nas necessidades e nos objetivos do paciente, um plano alimentar focado na perda de peso saudável, bem como promover uma reeducação alimentar eficaz.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em emagrecimento

Com foco em ganho de massa e ganhar peso

O ganho de peso ou de massa muscular é o objetivo de muitas pessoas, que não conseguem alcançar mesmo colocando em prática alguns hábitos diários.

Um nutricionista poderá ajudar quem deseja atingir esses objetivos com um plano alimentar que atenda às necessidades calóricas e proteicas dessas pessoas, para que assim elas possam ganhar peso e músculos adequadamente.

Em algumas situações, o profissional pode prescrever suplementos proteicos ou hiper calóricos ao paciente para facilitar o processo e o resultado final.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em ganho de massa

Para academia / nutricionista esportivo

O nutricionista esportivo é essencial para quem pratica algum tipo de atividade física, seja um esporte ou academia, e quer alcançar determinados objetivos.

O profissional irá criar planos nutricionais completos e voltados para esse tipo de hábito diário, considerando as necessidades que cada indivíduo possui, podendo prescrever suplementos, como aqueles ricos em proteínas.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista para academia e nutricionista esportivo

Com foco em idosos

Quem está na terceira idade precisa de um cuidado bem maior, principalmente, relacionado à alimentação, visto que pode sofrer com muitos problemas de deficiência nutricional.

O nutricionista poderá identificar algumas particularidades do indivíduo, e auxiliar na melhoria do quadro por meio de um foco alimentar maior em um nutriente que apresenta carência, como o cálcio ou a vitamina D.

Tudo isso para garantir que o indivíduo estará bastante saudável nesse período, proporcionando maior qualidade de vida a ele.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em idosos

Com foco em recuperação hospitalar

O nutricionista possui um papel essencial na recuperação de pacientes hospitalares, que podem sofrer problemas como desidratação e desnutrição.

Com um bom planejamento alimentar, é possível garantir a nutrição ideal para que o paciente recupere-se mais rápido, não perca massa muscular, tenha um processo de cicatrização mais rápido e esteja sempre bem hidratado.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em recuperação hospitalar

Como funciona a ida ao nutricionista?

Muitas pessoas desejam saber como funciona a ida ao nutricionista Quando você vai até o consultório do nutricionista, a primeira coisa que ele faz é uma anamnese, uma espécie de entrevista para conhecer todas as informações sobre a sua saúde e a sua alimentação.

Isso vai permitir ao profissional entender se você tem alguma doença preexistente e como são seus hábitos alimentares para criar um plano alimentar individualizado.

Ele irá também realizar o exame físico para obter suas medidas antropométricas, como altura, peso e todas as dobras antropométricas.

Com todos esses dados em mãos, o profissional irá criar então uma dieta para você, considerando suas necessidades e objetivos, além de poder requisitar exames de sangue para acompanhar certos indicadores ao longo do tempo.

Conclusão

Como você viu, o nutricionista trata-se de um profissional importante para a saúde das pessoas e que pode auxiliar no alcance de certos objetivos, como o ganho de músculos e a perda de peso.

Neste texto, você conheceu mais sobre o que é a nutrição esportiva e a funcional, bem como as indicações para buscar por uma consulta com um nutricionista.

Gostou do artigo de hoje sobre Entenda a diferença de nutrição funcional e esportiva antes de ir ao nutricionista?

Sobre o Autor do Post

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui




Enter Captcha Here :

Mais Recentes

Comentários Recentes