segunda-feira, outubro 3, 2022
Promoção Suplementos Mais Baratos
InícioSaúdeEntenda melhor a musculação para idosos

Entenda melhor a musculação para idosos

Tempo de Leitura: 3 minutos

Nos últimos tempos, ou mais precisamente, anos, a busca pela saúde, tanto quanto pela boa forma física, superou quaisquer limites de sexo, condições financeiras ou físicas e, claro, idade.

academia-terceira-idade

É indiscutível que, quando bem praticado, o exercício físico é de extrema valia não só para a preservação da saúde e juventude, mas também para que ambas sejam prolongadas.

Idoso? Conhece alguém que seja? Pois bem, a musculação pode ser um ótimo aliado nesse período da vida.

A musculação por sua vez, tem superado fronteiras e limites sendo um dos esportes que mais cresce no mundo, em quaisquer fases da vida. Desde crianças ou adolescentes, a grávidas, deficientes físicos e, claro, idosos vem buscando tal modalidade com diversos objetivos. Não mais tão mistificado como o “esporte dos musculosos” a musculação apresenta diversos outros benefícios em diferentes proporções.

Hoje, vamos abordar um pouco dos benefícios trazidos pela musculação na terceira idade.

Prevenção da osteoporose:

A musculação vem mostrando eficácia no tratamento preventivo e até mesmo na reversão de casos de osteoporose (perda de massa óssea).

Isso deve-se a capacidade, através dos exercícios resistidos de estimular a massa óssea com cargas (peso).

Fortalecimento de articulações, ligamentos e tendões:

Através dos movimentos repentinos da musculação, orientados pela devida carga apropriada, as articulações são fortalecidas e estimuladas a manterem-se firmes em suas ligações. Da mesma forma, os tendões e ligamentos também são fortalecidos pelo reparo muscular que acontece no descanso.

Estímulos metabólicos:

A musculação, não só em atletas que buscam o grande aumento de massa muscular, possui influências metabólicas. Em determinados aspectos, a musculação ajuda e estimula a síntese proteica, essencial para a reconstrução de diversos tecidos importantes não só para o bom funcionamento do corpo, mas para a homeostase como um todo.

Controle da pressão arterial:

Há algum tempo ainda acreditava-se que através da alta pressão e força exercidas durante o exercício anaeróbio, poderia interferir no aumento geral da pressão arterial. Isso foi desmistificado na medida em que comprovou-se que essa teoria apenas é válida quando tal exercício é frequente em alta intensidade, o que não é o caso da musculação.

Inclusive, deve-se salientar que a musculação, quando bem praticada, ainda ajuda a manter uma respiração correta e adequada.

Previne diabetes:

A musculação, como citada, interfere em diversos processos metabólicos. Um deles, é a síntese de carboidratos e a melhoria a sensibilidade insulínica. Desta forma, é uma ótima opção também aos diabéticos.

Aumento da força, massa muscular e coordenação motora:

A musculação também é eficaz ao aumento de força em idosos, tanto quanto na coordenação motora. O primeiro fator deve-se principalmente ao aumento da massa muscular magra e o segundo, aos estímulos neuromotores que a musculação proporciona.

Conclusão:

Não devemos obviamente, confundir o esporte competitivo com a musculação funcional ou de bem-estar. Desta forma, deve-se sempre buscar um planejamento adequado para seus objetivos e suas necessidades individuais.

Claro, é importante lembrar que existe sim esporte competitivo, inclusive no fisiculturismo para a terceira idade, mas também deve-se lembrar que o preparo também é individual e voltado para as necessidades do atleta.

No geral, a musculação é um dos esportes mais seguros e indicados em um geral para a terceira idade por não promover grandes impactos prejudiciais nas articulações (como uma corrida, por exemplo) ou até mesmo por melhorar o metabolismo como um todo.

E então, ainda se acha velho demais para começar a praticar esse maravilhoso esporte?

Sobre o Autor do Post

Artigos Relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. marcelo tenho 49 anos e pretendo começar a fazer musculação,não faço nem um tipo de exercicio fisico alem de 3 vezes por semana de caminhada,mas sou uma pessoa saudavel,nao tomo nenhum tipo de medicação,gostaria que me orientasse a respeito de exercicios e de suplementos,pois quero ganhar massa,um grande beijo jaciara

    ——————

    Teria o maior prazer em lhe ajudar, porém não tenho como. Você terá de procurar um nutricionista e um educador físico de sua cidade, só assim poderá atingir ao maximo de seu potencial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui




Enter Captcha Here :

Mais Recentes