Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeExercíciosExercícios FuncionaisBurpee: Um exercício funcional para melhorar seu físico e sua queima de gorduras!

Burpee: Um exercício funcional para melhorar seu físico e sua queima de gorduras!

Conheça um exercício excelente para melhorar seu físico e aumentar o seu gasto calórico, o Burpee, um exercício funcional que trabalha todo o corpo e tem excelentes benefícios.

execucao-exercicio-burpee

whey protein growth supplements

O treinamento funcional vem crescendo cada vez mais nos cenários de academias. Isso porque, ele é uma forma alternativa de praticar exercícios físicos para aquelas pessoas as quais não gostam a musculação ou que querem um complemento extra aos seus treinamentos clássicos com pesos.

Sendo assim, o treinamento funcional faz com que seja possível executar exercícios com movimentos naturais do corpo e, muitas vezes, utilizando como resistência o próprio corpo, através de exercícios específicos os quais recrutam diferentes capacidades no corpo. Entre esses exercícios, um dos quais mais tem sido evidenciado é o Burpee e, provavelmente, você já deve ter ouvido falar nele, ou ao menos visto alguém ensinar a fazer (mesmo que você ainda não saiba o que é).

Mas, você realmente sabe sua efetividade? Sabe como executá-lo corretamente? Mais do que isso, sabe quais são os benefícios que ele pode acrescentar para você? Ainda, todas as pessoas estão aptas para fazer o Burpee?

Recomendo que para a resposta destas perguntas, você leia o artigo até o final, pois se você curte treinamentos funcionais, irá gostar desta modalidade, com certeza.

O que é o Burpee?

O Burpee é um exercício funcional o qual utiliza como resistência o próprio corpo e que é simples a ponto de ser realizado no próprio solo, sem a necessidade de equipamentos específicos.

Apesar de relativamente simples, ele é capaz de recrutar o corpo inteiro e o sistema cardiovascular e cardiorrespiratório. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para que ele tenha máxima efetividade, como as formas corretas de execuções, o uso adequado e roupas e calçados e mesmo a realização em um ambiente seguro.

O Burpee fui muito difundido com os cursos online de “Faça exercícios em Casa sem ir para uma Academia”… E na maioria destes cursos, ensinam exercícios funcionais para se treinar em casa, sem aparelhos e nem nada do tipo, e o burpee é um deles. Apesar da maioria não saber que estavam fazendo exercício de Burpee, esse é o fundamento da maioria destes cursos online.

Como devo executar o Burpee?

É muito difícil descrever um movimento com palavras. Mas, de uma maneira simplória, você inicia o movimento em pé, inclina o corpo para frente, flexiona os joelhos, realizando uma espécie de agachamento, projeta o corpo para frente, apoiando-se no chão com as palmas das mãos e os dedos dos pés, realiza uma flexão de cotovelos (assim como fazemos as tradicionais flexões) e, por fim, suba com um salto, ficando novamente em pé e executando toda a sequência de movimentos novamente.

Devido a recrutar o corpo inteiro, o Burpee é conhecido como um exercício de corpo total. Ele envolve flexões, agachamentos e polichinelos, como é possível observar claramente em sua execução.

Quais são os benefícios do Burpee?

Como todo exercício funcional, o Burpee é capaz de promover inúmeros benefícios convenientes ao corpo, tanto fisicamente, quanto na parte metabólica. Entre estes benefícios, podemos mencionar como principais:

– O aumento da queima de gordura corpórea: Por ser um exercício o qual recruta grandemente o sistema cardiovascular e pode ser considerado mais um exercício aeróbio do que anaeróbio, ele auxilia na solicitação da gordura corpórea armazenada como fonte de energia. Isso faz com que, frente a hábitos saudáveis e uma boa dieta, sua perda de peso seja ainda mais eficiente.

– Aumento da coordenação motora: O Burpee é um exercício que exige certa coordenação motora aprimorada e, quando maior for sua velocidade de execução (e intensidade), maior será a necessidade de aprimorar essa capacidade, exigido um bom trabalho do sistema nervoso central, especialmente no cerebelo, responsável pelo equilíbrio do corpo.

whey protein growth supplements

– Melhoria da resistência física: Sendo um exercício primordialmente aeróbio, ele aumenta a resistência total do corpo e o sistema cardiovascular.

– Promove o controle de movimentos: O Burpee, para ter eficiência, precisa ter movimentos não somente coordenados, mas controlados. Isso quer dizer que se você executar o exercício de qualquer jeito e, principalmente sem uma boa forma, certamente terá prejuízos em seu decorrer. Portanto, o controle dos movimentos e a orientação dos mesmos são essenciais nele.

– É um exercício dinâmico e que promove desafios: Grande parte das pessoas acabam desistindo de exercícios porque acham chato ou porque não se sentem motivadas a encarar um novo desafio. A dinamicidade do Burpee permite um novo desafio a cada nível e também é bastante dinâmico, ou seja, você não fica parado em algo o qual considera monótono. Isso faz com que ele se torne motivador e o faça continuar querendo praticá-lo, não deixando que você, por ventura, abandone as práticas de exercícios físicos.

whey protein growth supplements nova versao

Dicas e cuidados ao executar o Burpee

Existem alguns pontos os quais tornam o Burpee um bom exercício e é de extrema importância nos atentarmos a eles, a fim de obter o máximo de benefícios do exercício. São eles:

– Cuidado com o nível de condicionamento físico e com a individualidade biológica: É sempre importante que você respeite seu condicionamento físico e sua individualidade biológica. Isso porque, superar limites é importante sim para obter bons resultados, entretanto, se você negligencia a segurança em prol da produtividade, certamente não irá ter benefícios, mas sim, prejuízos. É de extrema importância que pessoas destreinadas possam ir pouco a pouco executando o Burpee e aumentando sua intensidade de acordo com o seu desenvolvimento. Pessoas as quais tentam passar de um nível iniciante para um nível avançado em um só pulo podem acarretar lesões entre outros problemas.

– Sempre busque orientação correta: Hoje em dia, é comum que as pessoas saiam praticando o que observam por aí na internet ou em alguma revisa. Porém, esta é uma prática tão perigosa quanto se automedicar. É extremamente importante que o Burpee seja executado de maneira correta e, para isso, é fundamental que alguém possa te instruir de maneira correta, a respeitar suas condições e limitações individuais. Opte por pessoas as quais estejam devidamente qualificadas, e não aceito ajuda de qualquer um. Sua segurança e sua saúde estão em jogo!

– Cuidado redobrado para pessoas com lesões e/ou doenças no sistema cardiovascular cardiorrespiratório e musculoesquelético: Pessoas as quais possuem alguma lesão, assim como, algum tipo de limitação no sistema mucular esquelético, ou algo do gênero, devem se atentar ao executar o Burpee que é um exercício que promove impactos e pode agravar ainda mais possíveis lesões existentes. Também devemos nos atentar a indivíduos que possuem doenças cardiovasculares e/ou cardiorrespiratórias, pois estes podem sofrer prejuízos devido ao recrutamento desses sistemas no Burpee. Isso, entretanto, não quer dizer que essas pessoas não possam executar o Burpee, mas sim, que precisam de cautela e novamente respeitar suas limitações.

Em casos específicos e, principalmente se recomendado por profissionais, não é conveniente que alguns grupos pratiquem o Burpee devido a limitações, seja elas quais forem, específicas.

– Utilize roupas e calçados adequados: O uso de roupas e/ou calçados inapropriados pode ocasionar vários problemas, como queda na performance ou falta de flexibilidade na hora de executar o movimento. Porém, esses podem ser considerados os menores males. Isso porque, o uso de roupas ou calçados inadequados pode ocasionar acidentes. Caçados escorregadios podem fazer com que você durante a descida ou subida no movimento escorregue e caia, podendo se machucar, ainda mais se estiver executando o movimento em nível avançado. Roupas pouco flexivas, ou que impeçam movimentos, podem fazer com que você perca o equilíbrio ou seja “puxado”, podendo ocasionar quedas.

Portanto, procure sempre roupas flexivas e confortáveis bem como calçados próprios de atividades físicas e, sempre antiderrapantes.

– Procure ambientes próprios: É comum que pessoas saiam por aí fazendo o Burpee em quaisquer locais, mas isso é um grande erro, cada local é próprio para uma coisa e, sendo assim, essencialmente você deve realiza-lo longe de pessoas ao redor, pois isso pode fazer com que alguma delas esbarre em você, longe de objetos que possam de machucar num caso de acidente e em pisos os quais não proporcionem a falta de atrito, ou seja, que sejam antiderrapantes, pois de nada adianta usar um bom tênis se o chão pouco contribui para que você não escorregue.

Parecem pequenos detalhes, mas eles fazem a diferença, especialmente se você não tem muita experiência ainda.

– Cuidado com excessos de alimentação antes do exercício: Comer e estar nutrido antes das práticas físicas é essencial para garantir performance e prevenir possíveis problemas como hipoglicemias. Porém, quando essa alimentação é muito densa e, pouco tempo antes do treino, é importante se atentar. Isso porque, além de prejudicar a performance, especialmente pelo desvio do fluxo sanguíneo para o trato gastrointestinal ao invés dos músculos, ainda contamos com o fato de que você pode passar mal, visto que esse é um exercício que envolve o corpo todo, o sistema cardiovascular e é executado rapidamente.

Portanto, foque em alimentar-se bem pelo menos 1-2h antes de executar este exercício. Se não for possível, opte por refeições de fácil digestão, como proteínas hidrolisadas misturadas com algum carboidrato como o waxy maize ou mesmo a palatinose (isomaltulose). Lembre-se de que, excessos de água (apesar do estado hídrico ter de estar adequado) também põem resultados em prejuízos.

Conclusão

Contudo, podemos concluir que o Burpee é um bom exercício funcional, especialmente para a queima de gordura e melhoria do condicionamento físico. Porém, faz-se necessário que, para que o exercício tenha efetividade, alguns cuidados como na sua execução e aprendizado, na sua realização, nos locais realizados e mesmo para com os itens usados no corpo e na alimentação para este tipo de exercício.

Certamente, seguindo estes princípios, o Burpee muito terá a acrescentar em sua rotina, contribuindo sempre para bons resultados.

Bons treinos!

whey protein growth supplements
LEIA TAMBÉM:

Seta para ChamadaVEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

Seta para ChamadaOBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

Seta para ChamadaCONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

Seta para ChamadaBAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

whey protein growth supplements nova versao

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!