• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • Mesa Flexora: Um Excelente Exercício Para Posteriores de Coxa

    Conheça o exercício Mesa Flexora e aprenda suas variações, como executar corretamente, sua biomecânica e ativações musculares e porque é um excelente exercício para posteriores de coxa!

    Exercício Mesa Flexora

    Fala rapaziada!

    No artigo de hoje, iremos discutir o exercício mesa flexora para posteriores de coxa, dando ênfase à questão da biomecânica dele, abordando os principais músculos envolvidos, prós e contras de sua utilização e formas de execução!

    Boa leitura!

    A ANATOMIA DOS POSTERIORES DE COXA

    Temos quatro músculos que pertencem ao grupo “posteriores de coxa”, também chamados de músculos do jarrete ou de isquiotibiais, que tecnicamente são incorretos, porém, por força do uso, assim ficaram. São eles: bíceps femoral cabeças longa e curta, semitendíneo (ou semitendinoso) e semimembranáceo (ou semimembranoso). Observe a imagem abaixo:

    Anatomia dos Posteriores da Coxa

    Essa turma tem duas participações em movimentos, sendo a extensão do quadril, em atuação em conjunto com o glúteo máximo, que é o principal responsável por esse tipo de movimento, e pela flexão do joelho.

    A EXECUÇÃO DA MESA FLEXORA PARA POSTERIORES DE COXA

    Escolhi o nome “mesa flexora”, pois a forma deitada é a mais comum de execução, porém, existem aparelhos onde executamos a flexão de forma sentada ou mesmo em pé, sendo esta última realizada de forma unilateral, obviamente.

    A ideia de execução é a de realizar um movimento de flexão do joelho, ou seja, dobrá-lo, tomando o cuidado de não perder intensidade de contração ao longo da amplitude de movimento, seja por exagerar nela, seja por fazê-la de forma curta demais.

    Variações da Mesa Flexora

    A execução da flexora é bastante simples de ser realizada: basta que você escolha a modalidade (deitado, sentado ou em pé) e faça a flexão do joelho, ou seja, a dobra dele, e depois o volte à posição inicial, repetindo o ciclo. Algumas dicas são:

    • Posição do pé: Deixe que ele fique encostado um pouco acima da articulação do tornozelo;
    • Alinhe os Joelhos: Alinhe os joelhos em sua direção natural, para que eles não façam nenhum tipo de rotação.

    A BIOMECÂNICA DA MESA FLEXORA PARA POSTERIORES DE COXA

    Termogenico

    Classificamos a mesa flexora como um exercício de cadeia cinética aberta (CCA), nomenclatura esta que é dada a exercícios de membros inferiores que são executados com os pés sem apoio. Neste grupo também entram as cadeiras extensora, abdutora e adutora e os exercícios com caneleiras para glúteos, por exemplo.

    Segundo trabalho do pesquisador Wright et al., 1999, a mesa flexora é capaz de recrutar em cerca de 90% o músculo semitendíneo e 95% o bíceps femoral, deixando evidente de que se trata de um exercício muito eficaz.

    Por outro lado, por conta da questão de ser de cadeia cinética aberta, ele guarda pouca transferência de desenvolvimento de força e habilidades para movimentos esportivos, como futebol e corrida, sendo assim, sua aplicabilidade se enquadra melhor em fortalecimento muscular para pessoas com lesão, por exemplo de coluna, e em hipertrofia, sendo um excelente exercício para ser utilizado em complemento ao agachamento, stiff e afundo, por exemplo.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONCLUSÃO

    Conhecemos, no artigo de hoje, o exercício mesa flexora para treino de posteriores de coxa.

    Trata-se de uma opção interessante, já que a atividade muscular é muito alta, porém, com algumas ressalvas, pois, dependendo dos objetivos do aluno, pode não ser a escolha ideal, uma vez que não guarda relação com movimentos esportivos ou da vida diária, ficando sua atuação restrita ao campo da reabilitação e da hipertrofia muscular, como uma ferramenta bacana para aumentarmos a intensidade do treino.

    Espero ter ajudado um bocado com este artigo no desenvolvimento do senso crítico de vocês e também tirado dúvidas sobre o exercício mesa flexora para treino de posteriores de coxa! Não se deixem orientar por amadores e aventureiros: aceitem APENAS informações de profissionais altamente qualificados e atualizados, que sabem do que estão falando, pois estudam constantemente, conhecem a prática de trabalho e se baseiam em ciência, e não em achismos, lendas e tradições.

    Ficamos por aqui! Bons treinos e até a próxima!

    Whey Protein





    /* */