Que o uso de anabolizantes hoje é imenso dentro das academias, que eles trazem malefícios a saúde e etc, todos nós já estamos cansados de saber. Isso não é novidade e, infelizmente, não vamos conseguir mudar a cabeça de quem já está “preparado” para o uso destas drogas. O assunto deste artigo é outro… Quero falar sobre anabolizantes para emagrecer… Será que existem e foram feitos com este principio?
Hoje existem diferentes classes de anabolizantes e são utilizadas com diferentes objetivos. Há classes que visam o melhor ganho de massa muscular, outras que são capazes de elevar significativamente o número de células vermelhas no corpo, outras de aumentar a força e etc. Entretanto, sabe-se que alguns ditos populares passaram a existir e até hoje perduram. Muitos deles verdadeiros, mas muitos sem quaisquer embasamentos técnicos e científicos. Entre esses muitos ditos, podemos citar a relação do uso de esteróides anabolizantes com a redução da gordura corporal através de mecanismos não muito bem compreendidos e também fantasiados. Sendo essa uma realidade segundo alguns pensadores e uma irrealidade segundo outros, cabe-nos entender alguns pontos e observar o quanto podemos levar em consideração a afirmação de que exista um melhor anabolizante para a redução do percentual de gordura.
Indice / Sumário
Anabolizantes podem queimar gordura?
A grosso modo, dizer que exista um anabolizante exclusivamente para esse fim é algo irreal, pelo menos até então. Sabe-se que, de maneira indireta, todos os anabolizantes auxiliam na redução da gordura corporal, uma vez que aumentam a massa muscular. Logo, temos dois seguimentos que levam a isso: O primeiro deles é a relação entre massa muscular e gordura corpórea. Se você aumenta seu percentual de massa e mantém o de gordura, automaticamente essa relação é diminuída para a gordura. O segundo deles é que através do aumento da massa muscular consegue-se uma elevação no metabolismo. Isso ocorre, pois o tecido muscular consome muita energia e a tendência é de maior gasto para sua manutenção. Aliado em uma dieta coerente, as reduções de massa gorda podem ocorrer. Guyton já dizia que na adolescência, tende-se a elevar o metabolismo justamente por esse crescente aumento de testosterona, que não é contínuo durante toda a vida, e um dos motivos pelos quais a tendência do metabolismo é reduzir sua atividade com o passar dos anos.
É evidente que alguns anabolizantes tenham maior potencial para ganhos secos, que permitem uma definição muscular (o Stanozolol, a Oxandrolona, o Primobolan, a trembolona, a boldenona). Além desse ponto, temos de considerar que a relação entre androgênicos e estrogênicos no corpo tedem a ser maiores para androgênicos durante o uso de hormônios dessa natureza. Isso resulta em um impacto negativo no tecido adiposo. Também é evidente que existam algumas substâncias com alguns efeitos os quais discutiremos a seguir.
Porém a resposta é não, não existem anabolizantes para queimar gordura, essa “queima” acontece por fatores indiretos e por anabolizantes que propiciam um ganho mais seco.
Androgênicos
Os androgênicos possuem um efeito direto no tecido adiposo. Esse tecido, possui muitos receptores para hormônios esteroides, inclusive para os que consumimos de maneira externa. Assim, pela ligação de androgênicos em seus receptores, ele promove reações celulares, regula alguns genes, se liga a segundos mensageiros celulares e ativa cascata de reações intracelulares do AMPc e do fosfatidilinositol, promovendo a ativação de enzimas lipolíticas (enzimas que queimam gordura), tais quais a LSH.
Anabolizantes como a trembolona, por exemplo, tem alta capacidade de realizar esse processo e, por alguns mecanismos não bem entendidos, ainda pode ter outras interações com a lipólise (queima de gordura).
Para se ter ideia do quanto isso pode afetar positivamente ou negativamente um indivíduo, homens com obesidade apresentam menores taxas de testosterona no corpo e taxas elevadas de estradiol. Dessa mesma forma, não é por acaso que mulheres tendem a ter um percentual de gordura mais alto do que homens, assim como uma facilidade maior em acumular gordura (em especial abdominal) muito mais fácil.
Outro ponto que deve ser observado são anabolizantes capazes de reduzir os níveis de produção de estrógeno no corpo, como é o caso do primobolan. Por essa redução, pode-se pensar positivamente em uma redução de gordura corporal. Ainda, existem classes de hormônios como o GH que apresentam alto poder de queima de gordura e, na realidade, esse é um dos únicos hormônios que diretamente promove a eliminação das gorduras, ou seja, não simplesmente retira o seu conteúdo, mas acaba com a célula.
Entretanto, não é somente o GH que causará esses efeitos. É necessário que o indivíduo esteja em condições nutricionais e de atividades físicas favoráveis a isso, principalmente para garantir a preservação de sua massa muscular.
O momento pós-ciclo
Como tudo, o uso de anabolizantes NÃO é o paraíso para a redução do percentual de gordura, uma vez que após o ciclo, a tendência é que os eixos hormonais, como o HTPA, sejam severamente alterados e causem declínios de produções hormonais internas. O resultado será uma tendência maior ao acúmulo de gordura após o ciclo. Pelos mesmos motivos, mas inversos de quando reduzimos a gordura durante o ciclo. Entre eles, dessa vez, a maior proporção de estrógenos/androgênicos, menores níveis de testosterona no corpo e queda do metabolismo basal e redução da massa muscular por perdas, o que faz com que o metabolismo decaia também. Portanto, é essencial realizar bons tratamentos após o ciclo assim como manter uma dieta adequada.
De nada adianta conseguir resultados durante o ciclo e perdê-los após o ciclo, ficando apenas com os efeitos colaterais e as causas negativas.
Leia mais sobre terapia pós ciclo: https://dicasdemusculacao.org/guia-da-terapia-pos-ciclo-tpc/
Como utilizar o esteroide anabolizante corretamente?
O mais correto para se usar anabolizantes é procurar ajuda médica, que poderá lhe indicar os exames necessários, as doses, o tempo e fazer o acompanhamento. Porém no Brasil são RAROS os médicos que receitam esse tipo de anabolizantes para pessoas comuns (que não são competidores e etc), por conta da máfia dos Suplementos.
A máfia dos suplementos quer que você acredite que os anabolizantes fazem mal e por isso as matérias em jornais e revistas só falam sobre isso, desfavorecendo o uso assim, como os médicos (que são pagos por eles) te fazem acreditar nisso.
Porém chegou uma pessoa no Brasil disposta a por a cara a tapa e ensinar como utilizar corretamente os anabolizantes, de forma a aumentar a massa muscular e não prejudicar a sua saúde. É o Ricardo Oliveira e ele criou o Programa Fórmula dos Gigantes, onde ele explica DETALHADAMENTE como utilizar os anabolizantes para aumento de massa muscular e como se proteger durante e após o uso.
Conclusão:
Apesar de não existirem esteróides anabolizantes capazes de unicamente queimar a gordura corpórea, eles podem ser aliados em mecanismos específicos para esse processo, desde que utilizados da forma correta e de maneira sempre sinérgica.
Além disso, considera-se que os fatores dietéticos durante e após o ciclo recebam sempre muita atenção.
Bons treinos!
Anabolizante pra emagrecer foi feio, anabolizantes vem do anabolismo que significa troca de uma molécula menor por uma molécula maior, no caso seria referente às células ou músculos, nada a ver, ao invés de por a palavra “anabolizante” põe “farmacológicos”, senão acaba passando vergonha com quem nem é formado e a sociedade julga como um boçal que não pode dar aula porque não ostenta um canudo. Desculpa se ofendi não foi minha intenção, mas valeu.
——
Ofendeu não. O termo anabolizante foi usado pensando nas buscas para o tempo e na maior facilitação ao entendimento de todos, já que nem 10% das pessoas sabem o que é farmacológicos, ergogênicos hormonais e etc.
John, o artigo foi muito inteligente e explicativo. Tenho certeza que se fosse utilizado o temo farmacológico a maioria das pessoas não iriam entender. Acredito que o objetivo do site seja passar um pouco de conhecimento para o público leigo e que obviamente não tem tanto conhecimento no assunto.
Gostei do tema para quem nao entende nada ..foi muito inteligente .
Boa noite queria fazer ciclo pra emagrecer e definir .
Tava pensando em stanozolol e enantato de testosterona mas toh na dúvida ainda
Não existe ciclo para emagrecer. O que pode acontecer é que com a sua dieta e treino e com o aumento de massa muscular de forma rápido (pelo uso de anabolizantes) você possa vir a emagrecer e definir. Recomendo que procure o https://formuladosgigantes.com e busque mais informações sobre ciclos e anabolizantes.