Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeTreinosDicas sobre treinamento em geralO German Volume Training (G.V.T.) funciona para o praticante de musculação?

O German Volume Training (G.V.T.) funciona para o praticante de musculação?

O German Volume Training (G.V.T.) é um treino voltado a levantadores de peso e que transformou diversos campeões nos anos 70! Porém será que ele também serve para praticantes de musculação que buscam resultados estéticos? Descubra neste artigo!

supino reto com german volume training


Existem muitos métodos de treinamento quando falamos de musculação, e o German Volume Training, conhecido como G.V.T, é um deles (e um dos famosos). Este é um método de treinamento popularizado na Alemanha na década de 70 e que trouxe excelentes resultados para alguns atletas da época.

bcaa growth supplements

Este foi um método muito utilizado por levantadores de peso (powerlifitng) e que fez muitos deles serem campeões por todo o mundo! Mas será que um sistema de treinamento utilizado por pessoas que visam levantar o máximo de peso possível poderia ser eficaz para bodybuilders ou praticantes de musculação que visam melhora na estética e no corpo?

É isso que vamos entender neste artigo!

O German Volume Training (G.V.T.)

Para explicar se o German Volume Training (G.V.T.) é bom para praticantes de musculação, antes preciso dar uma introdução sobre como funciona esse sistema de treinamento. Será uma introdução rápida, mas se você quiser se aprofundar neste sistema, recomendo que leia este artigo: O treinamento de volume alemão.

Este é um método de treinamento que consiste na realização de um único exercício composto multiarticular em uma sessão de treino o qual possui 10 séries com 10 repetições cada com um minuto de descanso entre elas. A carga da primeira série a última não deve ser alterada, ou seja, nem deve ser aumentada nem deve sofrer redução.

Normalmente, o G.V.T é executado três vezes na semana, com divisões dos grandes grupamentos musculares como pernas (coxas, mais especificamente), dorsais e peitoral. Logicamente, músculos como os ombros, os bíceps e os tríceps já são trabalhados sinergicamente com estes movimentos grandes, tais quais o supino reto, o agachamento livre e a remada curvada com barra ou o pulldown pela frente nos cabos.

O G.V.T. permite com que haja um estresse físico e metabólico o qual faz com que sejam solicitadas grandes quantidades de fibras em um curto período. Isso se deve ao fato das unidades motoras serem colocadas diante de um volume considerável de treino associado com o uso de cargas progressivamente altas.

É importante lembrar que as adaptações com o G.V.T ocorrem não somente em ordem física, mas, neurológica também.

Um exemplo de divisão de treinamento no sistema G.V.T. seria:

  • Segunda-Feira (dia 1): Movimentos de empurrar (tronco)
    • Supino reto com barra – 10X10 – 1 minuto de descanso entre as séries com carga constante.
  • Terça-Feira (dia 2): Descanso absoluto (se necessário, trabalho aeróbio leve).
  • Quarta-Feira (dia 3): Pernas (membros inferiores)
    • Agachamento livre – 10X10 – 1 minuto de descanso entre as séries com carga constante.
  • Quinta-Feira (dia 4): Descanso absoluto (se necessário, trabalho aeróbio leve).
  • Sexta-Feira (dia 5): Movimentos de puxar (tronco)
    • Remada curvada com barra livre – 10X10 – 1 minuto de descanso entre as séries com carga constante.
  • Sábado (dia 6): Descanso absoluto (não pode fazer nem aeróbico).
  • Domingo (dia 7): Inicia-se o ciclo novamente, alternando os próximos dias da semana. Entretanto, você pode usar esse dia como descanso absoluto e reiniciar na segunda-feira, conforme sua conveniência e disponibilidade.

Não é recomendável praticar o sistema German Volume Training por mais de 8 semanas seguidas.

Porém, você deve ter lido no começo deste artigo que este é um sistema de treino que foi muito usado pela equipe de levantamento de peso alemã dos anos 70. Porém, o bodybuilding não é um esporte de levantamento de peso máximo e nem tem esse objetivo, e sim o objetivo de levantar peso para a construção de um corpo escultural. Seria ele realmente eficiente para os praticantes de musculação?

levantamento terra com german volume training

O G.V.T. vale a pena para praticantes de musculação?

Quando falamos hoje em dia na musculação, nos remetemos às pessoas que desejam resultados estéticos, ou seja, pessoas que começam a treinar porque querem algum tipo de melhoria física e/ou estética, como o aumento da massa magra, a redução do percentual de gordura corpórea, entre outros.

O G.V.T vai fazer com que haja um trabalho completo do corpo e um pleno desenvolvimento, afinal não podemos desconsiderar a eficiência desses movimentos básicos usado nele. Precisamos entender que os resultados na musculação começam a vir no momento em que você aprende a usar corretamente os exercícios básicos. Se as pessoas aprendessem a usar os movimentos básicos de maneira adequada, já conseguiriam resultados excelentes.

Porém, quanto mais treinamos o corpo, mais “intreinável” ele fica, ou seja, ele se acostuma aos estímulos e esses passam a não ter mais tanto efeito. E, neste momento, estímulos diferenciados, incluindo os movimentos isolados, tornam-se necessários.

Os movimentos isolados permitem que não somente consigamos benefícios como a melhora de assimetrias musculares, a correção de falhas musculares, o aprimoramento de pontos específicos entre outros, mas permite também com que possamos dar ao sistema nervoso central outros estímulos diferentes para que ele possa exibir progresso.

Sendo assim, podemos dizer que o G.V.T. pode auxiliar na construção de um bom shape, mas se o indivíduo visa grandes conquistas e um físico excepcional, talvez ele deixe alguns pontos a desejar os quais sejam necessários ser consolidados com outros métodos diferentes, exercícios mais isolados e etc.

O que quero dizer não é que o G.V.T. não sirva para o praticante de musculação, pois ele serve sim! Porém precisamos entender que não podemos usar a mesma metodologia de treino durante todo o ano, pois ela irá perder a efetividade. Assim precisamos entender como variar o treino durante o ano, incluindo o German Volume Training.

CONHEÇA >>> Algumas Vantagens e Desvantagens do G.V.T.!

whey protein growth supplements nova versao

O G.V.T. dentro da periodização de treinamento do bodybuilding

Quando falo em sucesso de treinamento, a primeira palavra que me vem na mente é: “periodização” (dividir em intervalos regulares de tempo). A periodização é você treinar de formas diferentes em intervalos de tempo, por exemplo, por 3 meses você usa o G.V.T. e depois muda para o FST-7 e depois de 3 meses muda para o MAX-OT e assim por diante.

De uma forma geral, o que podemos dizer é que a periodização é responsável por proporcionar ao corpo estímulos diferentes dentro de períodos, mas que visam a chegada em um único objetivo. Sempre falo da periodização, porque tal vez esse seja o ponto mais esquecido entre os praticantes de musculação, motivo pelo fracasso no treino e por inúmeras lesões.

Divida a periodização do seu treino por objetivos, por exemplo, treino para melhorar aspectos como força; treino para melhorar a resistência; treino para melhora da coordenação motora; treino para melhora do sistema cardiovascular e etc etc etc… Pegue cada um dos objetivos e divida pelo ano, com pelo menos 2~3 meses para treinar cada objetivo seu no ano.

A eficiência maior do G.V.T. é para construção de força, então ele pode ser usado em períodos para isso. Suponhamos que, por exemplo, você inicie um ano com o trabalho de força. Por que não começar usando o G.V.T.? E após ele passar para um sistema mais focado em hipertrofia, depois para a fase de redução de gordura corpórea e assim por diante…

Não podemos dizer que o G.V.T seja totalmente descartável ou que ele não possa ser usado como uma forma de quebrar a homeostase (quebrar o equilíbrio). Ele pode sim ser uma boa estratégia, desde que bem utilizado, dentro de um planejamento anual. O que não pode ocorrer é você achar que você vai conseguir resultados estéticos excelentes usando apenas ele de maneira exclusiva.

[VÍDEO] TREINO DE VOLUME ALEMÃO

Fique por dentro de mais algumas dicas sobre o método German Volume Training (G.V.T.) no vídeo gravado pelo Marcelo Sendon para o Canal do Dicas de Musculação no YouTube.

Conclusão

É possível dizer que o German Volume Training (G.V.T.) pode ser uma boa estratégia para períodos do desenvolvimento de força para praticantes de musculação e pode ser usado como estratégias de treino (dentro de periodizações adequadas) para pessoas as quais visam menores ganhos.

Entretanto, para finalidades estéticas grandes e pleno desenvolvimento, o G.V.T. não é uma estratégia que possa, ou deva, ser usada isoladamente, pois deixará de contemplar alguns pontos necessários para esse desenvolvimento, devido ao seu foco em exercícios compostos e multiarticulares.

Caso você queira resultados realmente expressivos, vale a pena utilizar outros métodos de treinamento junto ao G.V.T, para ampliar os estímulos que o seu corpo irá receber e assim garantir um aumento de massa muscular com mais qualidade.

Bons treinos!

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

OBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

whey protein growth supplements nova versao

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!