Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeDicas de MusculaçãoDicas para perda de pesoGordura intramuscular

Gordura intramuscular

Gordura intramuscular

whey protein growth supplements

Muito se fala sobre as diferentes gorduras presentes no corpo. Marrom, branca, visceral, subcutânea, intramuscular… Algumas supostamente são prejudiciais e outras benéficas. Mas será que isso é totalmente verdade ou totalmente mentira? Algum órgão, ou parte dele, pode ser considerada prejudicial no corpo se estiver no lugar correto e exercendo suas atividades normais?

Gordura intramuscular

O tecido adiposo pode ser considerado um órgão de extrema importância para o ser humano, na medida em que exerce diversos fatores primordiais para a vida, como a manutenção da temperatura corpórea, secreção de hormônios, absorção de impacto, produção e reserva de energia, entre outros.

Todavia, o acúmulo excessivo dos adipócitos é prejudicial na medida em que este, se torna fator de grande importância em doenças como arteriosclerose, hipertensão, problemas cardiovasculares, resistência à insulina, pois ácidos graxos livres em grande concentração no corpo, segundo estudos, tendem a inibir a ação de algumas células Beta e Alfa do tecido pancreático, dificultando a liberação de insulina e, também, devido a conversão de AGL em Acetil-CoA, prejudicando a metabolização dos glicídios, sobrecarga em articulações (pelo peso que exerce sobre as mesmas) etc. Porém, devemos saber que o tecido adiposo está localizado em diversas partes do corpo, sendo altamente dividido como subcutâneo, visceral e, claro, intramuscular.

O tecido adiposo visceral possui maior facilidade de lipólise, tendo como produtos os AGL via catecolaminas e B-adrenorreceptores, gerando maior resistência à insulina. Seguido a ele, temos o tecido adiposo subcutâneo e o tecido intramuscular.

suplemento bcaa growth supplements

A resistência a insulina gerada pela liberação de AGL no fígado, ainda é um grande problema não só para alguns diabéticos, mas para quaisquer pessoas.

A Insulina é um hormônio proteico que não carrega a glicose para dentro das células, mas sim, liga-se a receptores Beta e Alfa (em especial beta) na membrana celular, fornecendo energia e fosfato, para que a mesma tenha mais afinidade para com a glicose e assim, possa permitir sua entrada dentro da célula através de uma proteína de canal ou algum carreador. E, normalmente esse carreador é da família GLUT (GLUT-2; GLUT-4). Se tal resistência ocorre, não teremos a entrada efetiva de glicose na célula. Todavia, a célula necessita de glicose para continuar seu processo de sobrevivência e, para dar sequência ao ciclo de Krebs que nada mais é do que a conversão de piruvato e NAD+ em glicose, a grosso modo e ao final da via metabólica. Sendo assim, AGL são convertidos em Acetil-CoA por enzimas (em especial, o piruvato deveria ser convertido para tal) para sequenciar.

Mas afinal, qual o tecido adiposo melhor ou pior? Certamente, é uma conclusão pouco entendida, porém, devemos saber que todos eles, sem exceção, são importantes e exercem algum papel dentro do metabolismo humano. Porém, claro, todos devem estar em suas proporções ideais e adequadas, assim como qualquer nutrientes, analogicamente falando. A falta ou o excesso trarão prejuízos. Pense nisso!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 23

Gordura intramuscular
LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

whey protein growth supplements nova versão

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Um Comentário


  1. Tonny Douglas disse:

    Otimo Artigo … Parabéns.

Carregar mais Comentários

Deixe o seu comentário!