Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeSuplementosCarboidratosDextrose: Um dos suplementos mais eficientes para o ganho de massa muscular!

Dextrose: Um dos suplementos mais eficientes para o ganho de massa muscular!

Saiba tudo sobre a dextrose, um dos melhores e mais recomendados suplemento de carboidrato existente no mercado. Descubra para que serve, quais seus benefícios, se ele engorda ou não, seu preço e MUITO MAIS!

guia-completo-sobre-dextrose-oque-é-para-que-serve-e-muito-mais


Tem sentido o seu corpo com cansaço e sem energia durante ou após seus treinos? A dextrose é um suplemento que pode reduzir esse cansaço e promover resultados melhores e mais interessante.

dextrose growth suplementos

Conhecida por ser uma fonte de fácil e rápida energia para o corpo, a dextrose é um dos queridinhos no mundo esportivo, fazendo com que a sua procura seja cada vez maior. Ela é consumida como pós-treino e participa ativamente do processo de ganho de massa muscular. Só que a dextrose também é eficiente para outros objetivos.

Fique comigo nessa leitura e tenha todas as informações que você precisa sobre a dextrose, um dos suplementos mais consumidos entre os praticantes de musculação. Saiba para que serve, quais são os seus benefícios, qual a dose recomendada para se tomar, efeitos colaterais e MUITO MAIS.

Vamos juntos?

O que é a dextrose?

O suplemento mundialmente conhecido como dextrose é uma molécula de glicose extraída a partir de carboidratos simples, portanto, a absorção pelo organismo é muito mais rápida. Dessa forma, a glicose se torna muito mais presente na corrente sanguínea, fazendo com que nossas células a transformem em energia para o corpo.

A dextrose contém um alto índice glicêmico, com o valor aproximadamente de 110. Podemos dizer então, que é um suplemento responsável por gerar energia para o corpo de forma muito mais rápida e intensa. Ela é muito recomendada para o pós-treino, porque, além de gerar energia para o músculo, ela promove um maior pico de insulina, facilitando assim a absorção de outros tantos nutrientes.

Tudo sobre o suplemento dextrose

Existe uma grande dúvida no mundo esportivo e até mitos que associam a dextrose com a maltodextrina. Realmente há coisas em comum, contudo, são suplementos diferentes. Ainda nesse artigo nós falaremos da diferença entre todos os carboidratos disponíveis no mercado, incluindo a maltodextrina.

Para que serve a dextrose?

Existem dois momentos do nosso dia em que precisamos de muita energia: depois de acordar e depois do treino de musculação. São exatamente nesses dois momentos que ocorrer o temido catabolismo, que nada mais é do que o corpo usando as fibras musculares como fonte de energia, e assim diminuindo o músculo.

É nesse momento que o corpo precisa da dextrose, porque o organismo prefere utilizar os carboidratos como fonte de energia. Quando não há carboidratos disponíveis, ele utiliza as fibras dos músculos. Os carboidratos são bem mais fáceis do corpo absorver do que as fibras musculares.

Além disso, a dextrose é muito utilizada em pessoas que estão internadas e precisam se alimentar através de sonda. Ela também serve para aquelas pessoas que precisam aumentar o nível de açúcar no sangue.

Quais os benefícios da dextrose?

A dextrose é um suplemento voltado para a geração de energia para o nosso corpo e isso acarreta no ganho de massa muscular. Só que podemos destacar outros benefícios que esse carboidrato promove ao nosso corpo, tais como:

  • Fundamental para o ganho de massa muscular;
  • Age na formação de glicogênio;
  • Fornece energia para treinos prolongados e intensos;
  • Indicado para indivíduos que precisam aumentar os níveis de açúcar no sangue;
  • Indicado para pacientes internados;
  • Fácil administração;
  • Melhora a recuperação muscular após exercícios;
  • Melhora a absorção de nutrientes.

No tópico a seguir, nós falaremos especificamente com você que pratica musculação. Saiba como a dextrose pode ser eficiente no seu processo de ganho de massa muscular.

Quais os benefícios para o praticante de musculação?

A grande maioria dos usuários da dextrose são atletas, principalmente praticantes de musculação. Esse é um dos suplementos mais indicados pelos nutricionistas, por ser peça fundamental no processo de construção e manutenção dos músculos.

Benefícios da dextrose para o praticante de musculação

Como o corpo utiliza o carboidrato fornecido pela dextrose como a sua principal fonte de energia, as proteínas conseguem trabalhar na construção muscular. Elas fazem a manutenção das fibras musculares que foram danificadas durante o seu treino. Assim, o ganho de massa se torna muito mais eficiente.

Além disso, a dextrose pode ajudar no ganho de massa de outra forma, ajudando a restaurar a síntese se glicogênio do corpo, responsável por dar volume e melhor aparência aos músculos.

O glicogênio é uma das principais fontes de energia para o músculo garantindo assim uma melhor performance durante os treinos. Dessa forma, os resultados sem dúvida serão cada vez mais satisfatórios.

A dextrose pode fazer engordar?

É comum ter esse tipo de dúvida, uma vez que a dextrose nada mais é do que carboidrato. Sabemos que em excesso, e quando não é convertido em energia pelo corpo, o carboidrato se transforma em gordura. Mas calma, a dextrose não irá fazer você engordar, se consumida de maneira adequada. É por isso que ela é usada como pós-treino.

Em um treino de alta intensidade você pode queimar, em média, 200 calorias e ao mesmo tempo perder muita energia. Isso faz com que o seu metabolismo esteja muito mais acelerado. Dessa forma, o corpo precisa de energia para repor a que foi gasta durante o treino intenso. Essa energia será disponibilizada através da dextrose.

Sendo assim, não se preocupe com a possibilidade de engordar, já que a dextrose irá apenas fornecer energia gasta pelo corpo e, de quebra, atuar na regeneração das fibras musculares, promovendo assim o ganho de massa muscular.

dextrose gsuplementos

Muitas pessoas possuem práticas alimentares ruins que geram o ganho de peso (engordar) e colocam a culpa em suplementos de carboidrato, como a própria dextrose. Por exemplo: se você consome um número elevado de calorias durante o dia, acrescentar a dextrose na sua dieta pode sim ocasionar o ganho de peso.

Se você consumir a dextrose e não praticar exercícios de forma correta, ou seja, não queimar esse carboidrato, as chances de você engordar são gigantescas. Em outras palavras, não adianta você tomar dextrose ou se empanturrar de alimentos calóricos e ficar sentado no sofá esperando um milagre acontecer.

Como tomar a dextrose?

A dextrose é um suplemento para ser consumido após o treino. Isso porque ele é um carboidrato simples, ou seja, de rápida e fácil absorção. Dessa forma, se você o consome antes de treinar, é provável que fique com o nível de glicose muito elevado (hipoglicemia) e você venha a ter tonturas durante o treino.

Caso você faça exercícios aeróbicos de alta intensidade, como corrida, natação, ciclismo, entre outros, não há problema em consumir a dextrose antes, já que você vai precisar de muita energia em curtos espaço de tempo.

Como consumir a dextrose

Muitos atletas consomem a dextrose junto com com alguma fonte de proteína, como o whey protein. Isso porque ela é um carboidrato de fácil absorção. Dessa forma, os nutrientes e vitaminas serão melhor aproveitados pelo músculo, facilitando assim a hipertrofia e evitando o catabolismo.

A sugestão de uso é de 50g de Dextrose por dose de uso. Ou seguir as recomendações do seu nutricionista.

Efeitos colaterais

Além da possibilidade de engordar (se usada de forma incorreta), o mal uso da dextrose pode levar o indivíduo a desenvolver um estado hiperglicêmico, que é o excesso de glicose presente nas nossas células. Nem sempre essa situação pode acontecer, porém quando aparece os principais sintomas serão:

  • Falta de ar;
  • Excesso de cansaço;
  • Febre;
  • Enjoos;
  • Vômitos;
  • Mal estar;
  • Dores no estômago;
  • Entre outros.

Por esse motivo, sempre recomendamos que você peça ajuda a um (a) nutricionista para ter certeza se você realmente precisa consumir e qual a quantidade necessária, de acordo com as suas individualidades.

Contraindicações

Pessoas que são diabéticas ou que têm predisposição para desenvolver essa doença não devem de forma alguma consumir a dextrose. Além disso, os indivíduos que se enquadrem nos seguintes perfis:

  • Grávidas;
  • Mulheres em em fase de amamentação;
  • Pessoas acima do peso;
  • Pessoas com inchaços (edemas) em algumas partes do corpo;
  • Pessoas com edema pulmonar.

Devem procurar ajuda profissional antes de consumir a dextrose ou qualquer outro tipo de suplemento a base de carboidrato. Em alguns destes casos, o consumo desse suplemento pode não ser a melhor opção.

Vale a pena tomar a dextrose?

Em termos científicos sim. Veja bem, quando você acaba de treinar, o organismo pode levar até uma hora para absorver todos os nutrientes que ele precisa para repor as energias gastas, antes de recorrer aos tecidos musculares, que quando são usados como fontes de energia, acontece o que chamamos de catabolismo.

Então, se você mora longe da academia e demora muito até chegar em casa e preparar alguma coisa pra comer, podemos dizer que vale e muito a pena você suplementar com a dextrose. A dextrose serve (entre outras coisas) para que os seus esforços durante o treino são sejam em vão.

Diferença entre Maltodextrina, Palatinose e Waxy Maize

Muito se fala em carboidratos quando o assunto é musculação. Mas a dúvida que sempre permanece, principalmente para que está começando, é qual o suplemento certo? No caso dos carboidratos, existem os mais populares que são a maltodextrina, palatinose, waxy maize e claro, a dextrose. Há muitas coisas em comum entre eles, porém, eles são suplementos com funções específicas. Conheça a diferença entre cada um.

Diferença entre maltodextrina, palatinose e waxy maize

• Maltodextrina

Diferente da dextrose, a maltodextrina é um polissacarídeo, ou seja, possui mais de um carboidrato em sua composição. Essa é uma das principais diferenças entre eles, visto que, como já falamos aqui, a dextrose é conhecida por ser de fácil e rápida absorção.

Em outras palavras, a dextrose tem o poder de levar energia ao músculo muito mais rápido do que a maltodextrina. Só que é bom deixar claro que a maltodextrina fornece energia de forma gradual, ou seja, ela vai se transformando em energia aos poucos, no decorrer do treino. Por esse motivo a maltodextrina é utilizada como pré-treino.

CONHEÇA MAIS SOBRE >>> Maltodextrina

• Palatinose

A palatinose é um carboidrato muito utilizado por atletas que praticam treinos mais demorados, como correr, pedalar, nadar etc. Esse carboidrato te garante energia por muito mais tempo, já que não promove picos de insulina, diferente da dextrose.

Entre outras funções, a palatinose ajuda na queima de gordura, pois ela ativa o metabolismo do tecido adiposo, que são as nossas gorduras estocadas pelo organismo. A palatinose faz com que o organismo transforme essas gorduras estocadas em fonte de energia para o nosso corpo.

CONHEÇA MAIS SOBRE >>> Palatinose

• Waxy Maize

Esse é um carboidrato complexo, que contém um baixo índice glicêmico. Diferente da dextrose, ele não gera picos de insulina no corpo. O Waxy Maize é um suplemento que é de fácil absorção e facilita que o organismo também absorva outros nutrientes.

Ele é extraído a partir do amido de milho ceroso, cultivado nos Estados Unidos. Esse amido não contém açúcares e nem glúten. Ele também evita edemas (inchaços) porque o amido de milho ceroso não retém líquidos.

CONHEÇA MAIS SOBRE >>> Waxy Maize

Onde encontrar dextrose?

dextrose suplemento da growth supplements

Não é difícil encontrar dextrose, já que é um dos suplementos mais consumidos no mundo esportivo. Você encontra em farmácias, lojas de suplementos e até mesmo em alguns supermercados. Mas se você é daqueles que prefere a facilidade de fazer as compras sem sair de casa, existem vários sites especializados em suplementação esportiva.

O preço também pode variar muito de acordo com a marca e a quantidade. Por exemplo, a dextrose da Growth Suplements custa R$ 16,00 com a quantidade de 1 kg (quilo). Em outros sites você encontra esse mesmo produto de marcas inferiores por até R$25,00. Além do preço justo, a Growth Suplements garante produtos de alta qualidade e aprovada pelos principais nomes do mundo fitness.

CLIQUE AQUI e conheça essa e outras tantas ofertas feitas especialmente para você.

Conclusão

A dextrose é um dos suplementos mais consumidos em todo o mundo pelos praticantes de musculação. Seus benefícios são cientificamente comprovados, o que o torna cada vez mais conhecido e requisitado. Contudo, é preciso ter cautela ao consumir esse suplemento para evitar problemas, como o ganho se peso.

Caso você precise fazer essa suplementação, tenha certeza da quantidade ideal para você, para que os efeitos colaterais sejam evitados.

Para ter resultados muito mais satisfatórios consumindo a dextrose ou qualquer outro suplemento voltado para o ganho de massa, é necessário ter uma boa combinação da suplementação com o treino adequado e também com a dieta.

Para isso, hoje que quero indicar um programa chamado Consultoria Perfeita, criado pelo coach físico e personal trainer Marcelo Sendon. CLIQUE AQUI para mais informações.

Boa suplementação!

Referências:

http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/view/426

http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201603/2016030046347001459191801.pdf

http://www.journalofprolotherapy.com/pdfs/issue_12/issue_12_03_evidence_based_prolo.pdf

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4938120/

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

OBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

whey protein growth supplements nova versao

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!