Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeSuplementosMultivitamínicosVitamina D: Um dos nutrientes mais importantes para nosso corpo!

Vitamina D: Um dos nutrientes mais importantes para nosso corpo!

Conheça a Vitamina D, uma das mais importantes para o nosso corpo, responsável por inúmeras funções e benefícios para a saúde! Aprenda como tomar, para que serve, quais alimentos ricos e MUITO MAIS!

vitaminaD-guia-completo


Você sabia que para ter ossos e dentes saudáveis é preciso algo a mais do que o cálcio? A vitamina D é uma grande aliada desse mineral, além de ter suas próprias funções, agindo na prevenção e tratamento de várias doenças. Esse nutriente vem sendo cada vez mais estudado e de tempos em tempos surgem novas descobertas.

whey protein growth supplements

A vitamina D é um dos nutrientes mais importantes para o nosso corpo. Não é atoa que a procura por sua suplementação vem aumentando a cada dia. Além dos suplementos, podemos obter a vitamina D através da alimentação ou da forma mais recomendada pelos médico, que são os banhos de sol.

Neste artigo nós preparamos um super guia com todas as informações que você deve saber sobre a vitamina D. Fique comigo e saiba: qual a quantidade que você deve ingerir por dia, quais as consequências da falta desse nutriente, quais os alimentos ricos em vitamina D e muito mais.

Vamos juntos?

O que é vitamina D?

A vitamina D é conhecida por “vitamina”  há cerca de 96 anos. Ela foi batizada com a letra “D” porque foi a quarta substância descoberta pela ciência, depois da vitamina A, vitamina B e vitamina C.

Vitamina D: nutriente que vem do sol

Hoje em dia, a ciência enxerga a vitamina D de outra forma. Primeiro porque diversos estudos mostraram que ela não é obtida somente através da alimentação (ao longo do artigo falaremos sobre isso) e porque também hoje existem os suplementos.

Mas ela é tão importante para o corpo que a maioria dos médicos e estudiosos a enxergam mais como um hormônio do que uma vitamina. Vamos entender melhor quais são as funções dela no nosso organismo e descobrir porque ela é tão importante.

Para que serve?

Uma das principais e mais comentadas funções da vitamina D em nosso corpo, é que ela serve como uma espécie de “auxiliar” do cálcio. Ela facilita que ele seja absorvido de maneira mais eficaz pelo organismo, garantindo assim a saúde dos nossos ossos e dentes, além de promover outros tantos benefícios para a nossa saúde.

Ela também é muito importante para o nosso sistema imunológico, nos deixando menos vulneráveis à doenças inflamatórias. Além disso, ela nos protege de outras tantas doenças, tais como: diabetes, tuberculose, artrite, entre outras. Ela também se mostra eficaz na prevenção de diversos tipos de câncer.

Estudos estão sendo realizados (link do estudo) sobre o uso da vitamina D para o tratamento de esclerose múltipla. Essa doença não tem cura e afeta principalmente o nosso cérebro e o nosso sistema sistema nervoso. A consequência é a provocação de lesões e a perda da força nos músculos. Alguns casos de portadores dessa doença estão obtendo boas respostas com o tratamento a base de vitamina D.

Quais os benefícios da vitamina D?

Veja agora um top 10 dos principais benefícios da vitamina D, que vão muito além de melhorar a absorção de cálcio pelo organismo. Entre os benefícios, destacamos:

  1. Melhora das funções cognitivas;
  2. Melhores resultados para quem deseja emagrecer;
  3. Previne diversos tipos de câncer;
  4. Aumenta a imunidade;
  5. Previne doenças cardiovasculares;
  6. Auxilia no ganho de massa muscular;
  7. Melhora a produção de hormônios em homens e em mulheres;
  8. Previne doenças como Parkinson, Alzheimer e até demência;
  9. Diminui os riscos de desenvolver diabetes tipo 2;
  10. Melhora das funções metabólicas.

Depois de saber de todos esses benefícios é provável que você queira obter cada vez mais vitamina D. A única coisa que posso te dizer nesse caso é: faça isso! É de extrema importância garantir bons níveis de vitamina D para evitar os sintomas que veremos a seguir.

O que a falta de vitamina D pode ocasionar?

A hipovitaminose D é o nome que se dá à falta de vitamina D em nossa corrente sanguínea. Essa situação pode ser bastante prejudicial para o nosso organismo, nos deixando mais expostos à vários tipos de doenças. Os principais sintomas da falta desta vitamina em nosso organismo são:

  • Dores e/ou fraquezas musculares;
  • Dores e/ou fraqueza nos ossos;
  • Doenças cardíacas;
  • Problemas na gravidez;
  • Desenvolvimentos da osteoporose (principalmente em idosos);
  • Diminuição de cálcio no sangue;
  • Diminuição de fósforo no sangue;
  • Entre outros.

Consequências da falta de vitamina D no organismo

Em crianças, os efeitos da falta de vitamina D podem ser vistos através de uma doença chamada Raquitismo, que afeta diretamente a formação dos ossos, os deixando muito mais fracos. Dessa forma, as chances de surgirem fraturas ou deformidades são muito maiores.

É importante também ficar em alerta, pois alguma doenças, tais como: lúpus, doença de crohn, insuficiência renal, doença celíaca podem afetar a absorção de vitamina D pelo organismo. Nesse caso, o mais recomendado é procurar um médico urgente.

Como saber se estou com pouca vitamina D no sangue?

Ok, vimos que a falta de vitamina D pode ser muito ruim para nós. Mas como vou saber se tenho pouca ou muita vitamina D no meu organismo, até mesmo para evitar o excesso?  Bom isso vai depender do seu estado. Para isso, é necessário fazer um exame de sangue.

Se você é uma pessoa normal, saudável, em seu peso ideal e o seu nível de vitamina D for maior do que 20 ng/ml, pode ficar tranquilo que essa é a média. Caso você seja idoso, grávida,  ou possua doenças como: osteoporose, raquitismo (no caso as crianças), osteomalácia, hiperparatireoidismo secundário, doenças inflamatórias, doenças autoimunes e renal crônica e pré-bariátricos, você se enquadra no “grupo de risco”, sendo necessário entre 30 e 60 ng/ml.

Como evitar a carência de vitamina D?

Existem basicamente três forma de se obter a vitamina D, podendo ser através da alimentação (ainda nesta leitura você verá uma lista de alimentos ricos em vitamina D), suplementação e através da forma mais indicada pelos médicos, que é a exposição ao sol.

Cerca de 80 à 90% dos médicos recomendam 20 minutos todos os dias de banhos de sol no período da manhã até às 10:00 horas e à tarde, após às 16:00 horas.

Caso você fique apenas 20 minutos exposto ao sol, não precisa passar o protetor solar, até porque alguns fatores reduzem a absorção da vitamina D em até 90%. Caso o banho de sol seja maior que esse tempo recomendado, o uso do protetor solar de torna indispensável.

Quantidade diária de vitamina D

A quantidade de vitamina D que um ser humano necessita para ter uma boa qualidade de vida irá variar de acordo com a idade. Os idosos são os que mais necessitam desse hormônio.

Por exemplo: as crianças de até 1 ano devem ingerem cerca de 10 microgramas de vitamina D ao dia. Esse número aumenta para 15 em casos de crianças maiores que 1 ano e até mesmo para pessoas já adultas. Esse número permanece o mesmo para as grávidas. No caso dos idosos o número é um pouco maior, podendo chegar à 20 microgramas de vitamina D por dia.

Já para os praticantes de musculação ou atletas em geral, esse número é ainda maior, podendo chegar à 55 microgramas ao dia.

Mas, como vimos anteriormente, somente a alimentação ou suplementação não bastam. É preciso criar o hábito de tomar sol todos os dias, se possível.

bcaa growth supplements

Quais os benefícios para o praticante de musculação?

Os praticantes de musculação também se beneficiam da vitamina D porque ela ajuda no processo da síntese proteica, assim promovendo um melhor ganho de massa, além da força muscular aumentar consideravelmente. Além disso, a fadiga (cansaço) muscular se torna menor, fazendo com que rendimento nos treinos seja muito melhor.

Ela também ajuda a aumentar a produção de testosterona em homens. Não precisa ser nenhum especialista para saber que esse hormônio é um dos que mais geram a hipertrofia muscular.

Vitamina D emagrece?

Sim, além de todos os benefícios já listados, podemos dizer que a vitamina D também atua diretamente na prevenção e no combate à obesidade. Um estudo realizado recentemente numa universidade dos Estados Unidos (link do estudo) constatou que as pessoas com maiores níveis de vitamina na corrente sanguínea apresentavam menos percentual de gordura, principalmente na região abdominal.

Vitamina D ajuda no emagrecimento

Para começo de conversa, a vitamina D faz com que a gente coma apena o necessário, assim evitando um maior consumo de calorias. Isso porque ela aumenta a liberação de um hormônio chamado leptina, que é responsável por nos fazer sentir aquela sensação de saciedade.

Ela também ajuda a interromper a produção de um hormônio chamado paratireoide. Dessa forma, o fígado quebra as gorduras existentes nele, evitando também o crescimento de novas células de gordura.

Efeitos colaterais

O consumo inadequado de qualquer substância, ainda que benéfica para a saúde, pode gerar alguns prejuízos. Com a vitamina D não é diferente. É muito importante se atentar às quantidades que serão ingeridas por dia, já que o seu excesso pode gerar alguns sintomas indesejáveis.

O mais comum de acontecer é a elevação dos níveis de cálcio no organismo, uma vez que o excesso de mineral pode ser prejudicial para os rins, podendo ocorrer até a formação de pedras no mesmo. Além disso, o excesso de vitamina pode provocar fraqueza nos osso e até mesmo arritmia cardíaca.

Sabemos que uma pessoa está com excesso de vitamina D em seu organismo quando são apresentados os seguintes sintomas:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Aumento do frequência urinária;
  • Falta de apetite;
  • Excesso de sede;
  • Coceiras na pele.

O excesso de sol, principalmente em horários inadequados e sem o uso de filtro solar, também pode ser bastante prejudicial para a saúde. Nesse caso, o indivíduo pode estar sujeito à:

  • Câncer de pele;
  • Queimaduras;
  • Assaduras;
  • Manchas e envelhecimento da pele;
  • Desidratação;
  • Danos aos olhos;
  • Baixa imunidade;
  • Entre outros malefícios.

Contudo, é necessário ressaltar que o excesso de vitamina D não ocorre através dos banhos de sol, já que a pele só absorve a quantidade que precisa e muito pouco pela alimentação, visto que as quantidades de vitaminas D encontrada nos alimentos são bastante pequenas. O que causa o excesso desse nutriente é o uso inadequado de suplementos.

bcaa growth supplements

Dessa forma, ressalto mais uma vez a importância de você procurar um médico ou nutricionista antes de fazer a suplementação de vitamina D, até porque talvez você pode não precisar.

Alimentos ricos em vitamina D

É possíveis obter bons níveis de vitamina D através de uma alimentação balanceada. Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com alguns alimentos ricos nesta vitamina e que você pode ter até em sua dispensa. Entre as principais fontes podemos destacar:

  • óleo de fígado de bacalhau (100 gramas) – 28 microgramas;
  • Salmão (100 gramas) – 12,5 microgramas;
  • Ovos (100 gramas) – 1,3 microgramas;
  • Sardinha (100 gramas) – 7,5 microgramas;
  • Fígado de frango (100 gramas) – 1,31 microgramas;
  • Leite Ninho (100 gramas) – 6,92 microgramas;
  • Cogumelos (100 gramas) – 2,5 microgramas;
  • Ostras (100 gramas) – 8 microgramas;
  • Manteiga (100 gramas) – 1,5 microgramas.

 

Alimentos que são fontes de vitamina D

Como já vimos antes, as quantidades de vitamina D nos alimentos é relativamente baixo. Sendo assim, a maneira mais eficaz de se obter esta vitamina é através da luz solar ou por meio de suplementos, que falaremos a seguir.

Vale a pena suplementar vitamina D?

Isso vai depender da sua rotina ou até mesmo do seu estilo de vida. Por exemplo, se você vive na correria e não tem tempo para comer direito e nem pegar sol todos os dias, ou se você é vegano ou vegetariano e não consome certos tipos de alimentos, como carnes ou ovos, o consumo de suplementos se torna necessário.

Mas se você costuma pegar sol todos os dias, nos horários recomendados pelos médicos, e come bem todos os dias, não há necessidades de gastar dinheiro com suplementos, até mesmo para evitar o excesso.

Diferença entre vitamina D2 e D3

Normalmente você deve ouvir muito falar sobre vitaminas D, classificadas por D2 ou D3. Mas qual será a diferença entre elas? Vamos entender juntos!

Vitamina D2

O nosso corpo não produz naturalmente essa classificação de vitamina. Ela é normalmente encontrada em alimentos de fontes vegetais e em alguns de fontes animais, como alguns tipos de peixes. A vitamina D2 é mais difícil de ser absorvida pelo corpo, diminuindo assim os seus efeitos e consequentemente os benefícios.

Vitamina D3

Diferente da D2, a vitamina D3 está presente no nosso corpo, podendo ser liberada através dos raios solares em períodos específicos (antes das 10:00 ou depois das 16:00). Ela é encontrada em fontes animais e sua absorção pelo corpo é muito mais precisa.

Onde comprar suplementos de vitamina D?

Você pode encontrar facilmente os suplementos de vitamina D em farmácias de manipulação, loja especializadas em suplementação esportiva, ou até mesmo pela internet em site confiáveis e especializados em suplementação, como a Growth Suplements. Lá você encontra diversos produtos de alta qualidade e com o preço justo, como a vitamina D, com 75 cápsulas que custa R$ 13,50.

CLIQUE AQUI e compre logo essa “super vitamina”, considerada por muitos como um hormônio natural!

Conclusão

A vitamina D pode ser um poderoso aliado do cálcio quando obtido de maneira correta e sem exageros. Ela também tem as sua particularidades, o que a torna um dos melhores e mais importante nutrientes para o nosso corpo, gerando diversos benefícios e atuando na prevenção e combate de várias doenças.

Se você quer ter uma melhor qualidade de vida graças à vitamina D, siga as orientações do seu médico, que provavelmente serão tomar banhos de sol todos os dias e consumir alimentos ricos em vitamina D ou até mesmo suplementos.

Não esqueça de fazer, pelo menos uma vez ao ano, a medição dos seus níveis de vitamina D e cálcio para evitar a carência ou até mesmo o excesso desses nutrientes.

Mude seus hábitos e viva melhor!

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4545131/

https://www.youtube.com/watch?v=_l7bi85fIv4

https://veja.abril.com.br/saude/os-beneficios-da-vitamina-d-a-saude/

http://www.scielo.br/pdf/rbr/v50n1/v50n1a07.pdf

https://www.ipemed.com.br/noticia/vitamina-d-qual-e-o-nivel-ideal

 

LEIA TAMBÉM:

Seta para ChamadaVEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

Seta para ChamadaOBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

Seta para ChamadaCONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

Seta para ChamadaBAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

whey protein growth supplements nova versao

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!