Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para praticantes de musculaçãoInhame: Um super alimento para o praticante de musculação!

Inhame: Um super alimento para o praticante de musculação!

Você consome Inhame em sua alimentação? Se não consome, está perdendo nutrientes importantes para melhorar sua saúde e seus objetivos! Conheça os benefícios e muito mais deste super alimento, o inhame!

inhame-musculacao


O Inhame, cará, caratinga, cará-de-folha-colorida, cará-liso, cará-de-pele-branca ou inhame-cará, podendo ser conhecido por diversos nomes dependendo da região onde encontra-se, é uma planta que é muito cultivada na África, Ásia, Oceania e América Latina. Ela desempenha um importante papel na alimentação destas regiões.

Como hortaliça, o inhame possui muitas propriedades energéticas, além de podermos destacá-lo como fonte de vitaminas do complexo B.

A origem do nome inhame pode-se explicar e é mais simples do que podemos imaginar. Sua origem é da região oeste da África. A palavra “yam” vem do inglês que traduz-se inhame, em algumas línguas africanas, a palavra “nyam” significa comer, como por exemplo “yamyam”.

Agora que você conhece um pouco da história e o que é o inhame, quero que você conheça também os benefícios do inhame, se engorda, se ajuda a emagrecer, qual a quantidade ideal a ingerir por dia, 3 receitas com inhame e sua ficha nutricional.

Quer aprender todo esse conteúdo bacana? Então continue esta leitura deste artigo e aprenda informações preciosas para a sua saúde e principalmente para potencializar seus resultados na musculação através de uma boa alimentação.

Benefícios do Inhame

Logo abaixo você irá conhecer alguns dos benefícios do inhame…

1- Ajuda a saúde feminina

Em nosso organismo, a presença da diosgenina nos tubérculos é transformada a desidroepiandrosterona (ou DHEA), que consiste num hormônio que igualmente é produzido pelas nossas glândulas adrenais.

O DHEA consiste numa molécula que empregada é na a síntese de vários tipos de hormônios, como por exemplo a progesterona, o estrogênio, a testosterona, o cortisol e a aldosterona.

De acordo com estudos realizados, puderam comprovar que o inhame é eficaz na menopausa, TPM, doença fibrocística da mama, endometriose e fibrose uterina.

Além disso, os tubérculos (raiz abaixo do solo), auxiliam no aumento da fertilidade. Observa-se que as mulheres de origem africana que os consomem com maior frequência são mais férteis.

2- Ajuda na saúde do coração

Grande parte dos problemas do coração, são causados pela grande quantidade de colesterol no sangue. É aí que entra o inhame, pois as suas fibras ajudam a diminuir consideravelmente os níveis de colesterol.

Em laboratórios clínicos ainda são analisados níveis de homocisteína. Estudos apontam que quantidades superiores desse aminoácido, que possui ação inflamatória, auxiliam a criar as conhecidas placas ateroscleróticas.

Se um indivíduo contiver um nível comum de colesterol, mas um exagero de homocisteína, as chances de problemas cardiovasculares serão ainda significativo, pois o aminoácido acelera o processo de oxidação de colesterol LDL.

O inhame no que lhe diz respeito, consiste num alimento riquíssimo em vitaminas, incluindo a B6 (pirodoxina) e B9 (ácido fólico), que auxiliam no controle dos níveis de homocisteína no corpo. Também pode ajudar em ações hipertensivas do sódio no organismo, uma vez que é uma fonte rica de potássio.

3- Previne a ocorrência do câncer

Os compostos antioxidantes do inhame, betacaroteno e vitamina C, auxiliam na prevenção e vários tipos de cânceres.

Tais nutrientes agem nos protegendo de ações negativas dos radicais livres, que são agentes que podem causar mutações em nosso DNA, acarretando na proliferação celular descontrolada.

A diosgenina nos últimos anos, mostrou-se  muito benéfico no combate ao câncer. Algumas pesquisas apontaram que a diosgenina é capacitada a impossibilitar a propagação de células cancerígenas na mama, devido causar estímulos a P53.

Já o fitoesterol é capaz de estimular morte celular diretamente em células leucêmicas, mais precisamente na eritroleucemia, uma leucemia mieloide profunda, e de câncer de cólon, impedindo inclusive o crescimento celular.

4- Ajuda emagrecer

O tubérculo possui baixo índice de gordura, e caracteriza-se com carboidratos complexos, portanto, a glicose é liberada de forma progressiva na corrente sanguínea. Isso fará com que você sinta-se mais dinâmico nos treinos e diminuindo o apetite. A diminuição do apetite ocorre pela sensação de saciedade prolongada.

Uma alternativa bacana é inserir o inhame como ingrediente de receitas, para que você coma menores quantidades das refeições que for elaborar. Você poderá inseri-lo, em massas de bolo, nhoque, sorvetes, sopas etc.

suplemento bcaa growth supplements

Outro  dos benefícios do inhame para a perda de peso está relacionado diretamente com o DHEA. O hormônio é capaz de coibir a glucose-6-fosfato-desidrogenase, uma enzima que participa da síntese de gordura e do desenvolvimento de células cancerígenas.

Estudo publicado no Annals of the New York divulgou que o progresso da concentração de DHEA no corpo, por meio da utilização de suplementos a base desse hormônio, aumentou a força e a massa muscular nas pessoas. O DHEA também diminuiu boa parte das gorduras nos homens, entretanto, nas mulheres houve um leve aumento.

5- Evita a anemia

O inhame é um alimento apto a trabalhar de forma a prevenir anemia, uma vez que é uma rica fonte de ferro, um mineral que trabalha no processo de translado de oxigênio, que é exercido pelas hemácias.

O inhame ainda contém cobre, capaz de dar uma forcinha ao acesso ao ferro abrigado, para que posteriormente ele seja utilizado na síntese de novas hemácias; vitamina C, que auxilia na absorção de ferro; vitamina B6, essencial para a produção de hemoglobina; e ácido fólico, que auxilia sistema de maturidade das células sanguíneas.

6- Ajuda a combater o mal de Alzheimer

A aglutinação do aminoácido homocisteína, oferece danos a nossa saúde. Este excesso estimula a inflamação no cérebro de portadores da doença de Alzheimer. Também foi feita uma relação da doença com a queda dos níveis do hormônio DHEA.

Portanto, o inhame é um excelente alimento para auxiliar na prevenção e controle do Alzheimer, uma vez que, o tubérculo é fonte de vitaminas B6 e B9, e a diosgenina é transformada em DHEA em nosso organismo.

Comer Inhame Engorda?

Muitas pessoas acabam deixando de se alimentar com o inhame por medo do tubérculo fazer engordar, porém, o inhame não engorda se consumido de forma moderada.

Em alguns casos, o inhame pode inclusive, substituir alguns alimentos na dieta, como pães e massas…

Inclusive, falando em substituição, dois inhames inteiros cozidos (116 kcal) contêm bem menos calorias do que meia fatia de pizza de calabresa (185 kcal).

Inhame ajuda Emagrecer?

A resposta é siiiiim! =D

Como já dito lá em cima, dentre os benefícios do inhame é o poder emagrecedor.

O tubérculo possui pouca gordura e apresenta carboidratos complexos, o que significa que a glicose, um dos produtos finais de sua digestão, será liberada de maneira gradativa para a corrente sanguínea, fazendo você sentir mais ativo para os treinos e ter menos fome ao longo do dia.

Quantidade a ingerir por dia

A quantidade de inhame a ser ingerida por dia pode variar de acordo com o objetivo de cada indivíduo.

Se for o caso de quem deseja emagrecer deve-se moderar nas quantidades diárias. Se for para mulheres que desejam aumentar a fertilidade, podem abusar no uso que não irá fazer mal.

Benefícios do Inhame para Praticante de Musculação

Um dos problemas de muitos praticantes de musculação é a prisão de ventre devido a alimentação restrita. O inhame é excelente para combater este tipo de problema, pois ele é rico em fibras.

Além disso, para quem precisa dar uma enxugada nas gordurinhas realçando a definição muscular, o inhame é excelente para ajudar a emagrecer, pois prolonga a sensação de saciedade e retarda o aparecimento da fome.

O inhame também é uma rica fonte de energia e disposição, além de ajudar no ganho de massa muscular, pois assim como a batata doce, o inhame é rico em carboidratos que mantém um aporte de energia para o treino.

Receitas com Inhame

Aprenda agora 3 receitas incríveis e saudáveis de feitas com inhame.

1- Suco de Inhame

  • 1 inhame cru;
  • 1 maçã (preferencialmente a verde, que tem mais propriedades detox);
  • 1/2 limão com casca;
  • ½ colher de chá de gengibre ralado;
  • 500 ml de água.

Preparo:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

2- Sopa de Inhame

Leve e saborosa, a receita de sopa de inhame abaixo contém somente 92 calorias por porção e pode ser uma ótima opção para os dias mais frios.

Ingredientes:

  • 1 inhame médio;
  • 1 colher de sopa rasa de gengibre ralado;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1 cebola roxa picada;
  • 1 xícara de água;
  • 1 xícara de agrião;
  • 5 folhas de hortelã;
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo:

  • Leve uma panela antiaderente ao fogo com um fio de azeite e refogue o alho e a cebola até dourar.
  • Acrescente o inhame, gengibre e a água.
  • Desligue o fogo tão logo o inhame esteja cozido.
  • Bata toda a sopa no liquidificador e volte à panela, acrescentando o agrião e o sal.
  • Deixe ferver por três minutos e sirva em seguida, polvilhando a cebolinha sobre o prato.

Rendimento: 1 porção.

3-  Sopa de inhame com espinafre

Muito saborosa e perfeita para quem preza para uma alimentação saudável.

Ingredientes:

  • 5 inhames médios
  • 1 colher pequena de gengibre em cubinhos
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho
  • 1 xícara de espinafre picado
  • 2 colheres de sopa de linhaça dourada
  • 200 ml água
  • 1 colher de sal
  • 1 colher de tomilho e alecrim.

Modo de Preparo:

  • Em uma panela de fundo antiaderente refogue o alho, a cebola, o tomilho e o alecrim.
  • Adicione a água e cozinhe o inhame descascado com os cubos de gengibre.
  • Teste o cozimento do vegetal com um garfo. Quando estiver bem macio, amasse-o na água em que foi cozido.
  • Adicione o espinafre e o sal, deixando ferver por mais 2 minutos.
  • Pouco antes de servir a sopa de inhame, acrescente a linhaça.

Contraindicações:

  • O funcionamento do sistema endócrino é bastante delicado e integrado, e a diosgenina do tubérculo pode alterá-lo, mesmo que discretamente.
  • Grávidas e lactantes devem evitar o consumo do inhame.
  • Coma sempre com moderação.

Ficha Nutricional

 

Conclusão

Portanto, o inhame é um alimento para todos os gostos e objetivos. Como já bem dito, este alimento poderá trazer uma série de benefícios para a sua saúde.

Pessoas que prezam por uma boa alimentação, praticantes de musculação, mulheres que buscam melhorar a fertilidade, pessoas que desejam emagrecer e muito mais…

Insira agora mesmo este super alimento em seu cardápio!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 27

Inhame: Um super alimento para o praticante de musculação!
creatina growth supplements creapure

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!