Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para praticantes de musculaçãoInhame: Um super alimento para o praticante de musculação!

Inhame: Um super alimento para o praticante de musculação!

Você consome Inhame em sua alimentação? Se não consome, está perdendo nutrientes importantes para melhorar sua saúde e seus objetivos! Conheça os benefícios e muito mais deste super alimento, o inhame!

inhame-musculacao


O Inhame, cará, caratinga, cará-de-folha-colorida, cará-liso, cará-de-pele-branca ou inhame-cará, podendo ser conhecido por diversos nomes dependendo da região onde encontra-se, é uma planta que é muito cultivada na África, Ásia, Oceania e América Latina. Ela desempenha um importante papel na alimentação destas regiões.

creatina growth supplements creapure

Como hortaliça, o inhame possui muitas propriedades energéticas, além de podermos destacá-lo como fonte de vitaminas do complexo B.

A origem do nome inhame pode-se explicar e é mais simples do que podemos imaginar. Sua origem é da região oeste da África. A palavra “yam” vem do inglês que traduz-se inhame, em algumas línguas africanas, a palavra “nyam” significa comer, como por exemplo “yamyam”.

Agora que você conhece um pouco da história e o que é o inhame, quero que você conheça também os benefícios do inhame, se engorda, se ajuda a emagrecer, qual a quantidade ideal a ingerir por dia, 3 receitas com inhame e sua ficha nutricional.

Quer aprender todo esse conteúdo bacana? Então continue esta leitura deste artigo e aprenda informações preciosas para a sua saúde e principalmente para potencializar seus resultados na musculação através de uma boa alimentação.

Benefícios do Inhame

Logo abaixo você irá conhecer alguns dos benefícios do inhame…

1- Ajuda a saúde feminina

Em nosso organismo, a presença da diosgenina nos tubérculos é transformada a desidroepiandrosterona (ou DHEA), que consiste num hormônio que igualmente é produzido pelas nossas glândulas adrenais.

O DHEA consiste numa molécula que empregada é na a síntese de vários tipos de hormônios, como por exemplo a progesterona, o estrogênio, a testosterona, o cortisol e a aldosterona.

De acordo com estudos realizados, puderam comprovar que o inhame é eficaz na menopausa, TPM, doença fibrocística da mama, endometriose e fibrose uterina.

Além disso, os tubérculos (raiz abaixo do solo), auxiliam no aumento da fertilidade. Observa-se que as mulheres de origem africana que os consomem com maior frequência são mais férteis.

2- Ajuda na saúde do coração

Grande parte dos problemas do coração, são causados pela grande quantidade de colesterol no sangue. É aí que entra o inhame, pois as suas fibras ajudam a diminuir consideravelmente os níveis de colesterol.

creatina growth supplements creapure

Em laboratórios clínicos ainda são analisados níveis de homocisteína. Estudos apontam que quantidades superiores desse aminoácido, que possui ação inflamatória, auxiliam a criar as conhecidas placas ateroscleróticas.

Se um indivíduo contiver um nível comum de colesterol, mas um exagero de homocisteína, as chances de problemas cardiovasculares serão ainda significativo, pois o aminoácido acelera o processo de oxidação de colesterol LDL.

O inhame no que lhe diz respeito, consiste num alimento riquíssimo em vitaminas, incluindo a B6 (pirodoxina) e B9 (ácido fólico), que auxiliam no controle dos níveis de homocisteína no corpo. Também pode ajudar em ações hipertensivas do sódio no organismo, uma vez que é uma fonte rica de potássio.

3- Previne a ocorrência do câncer

Os compostos antioxidantes do inhame, betacaroteno e vitamina C, auxiliam na prevenção e vários tipos de cânceres.

Tais nutrientes agem nos protegendo de ações negativas dos radicais livres, que são agentes que podem causar mutações em nosso DNA, acarretando na proliferação celular descontrolada.

A diosgenina nos últimos anos, mostrou-se  muito benéfico no combate ao câncer. Algumas pesquisas apontaram que a diosgenina é capacitada a impossibilitar a propagação de células cancerígenas na mama, devido causar estímulos a P53.

Já o fitoesterol é capaz de estimular morte celular diretamente em células leucêmicas, mais precisamente na eritroleucemia, uma leucemia mieloide profunda, e de câncer de cólon, impedindo inclusive o crescimento celular.

4- Ajuda emagrecer

O tubérculo possui baixo índice de gordura, e caracteriza-se com carboidratos complexos, portanto, a glicose é liberada de forma progressiva na corrente sanguínea. Isso fará com que você sinta-se mais dinâmico nos treinos e diminuindo o apetite. A diminuição do apetite ocorre pela sensação de saciedade prolongada.

Uma alternativa bacana é inserir o inhame como ingrediente de receitas, para que você coma menores quantidades das refeições que for elaborar. Você poderá inseri-lo, em massas de bolo, nhoque, sorvetes, sopas etc.

whey protein growth supplements nova versão

Outro  dos benefícios do inhame para a perda de peso está relacionado diretamente com o DHEA. O hormônio é capaz de coibir a glucose-6-fosfato-desidrogenase, uma enzima que participa da síntese de gordura e do desenvolvimento de células cancerígenas.

Estudo publicado no Annals of the New York divulgou que o progresso da concentração de DHEA no corpo, por meio da utilização de suplementos a base desse hormônio, aumentou a força e a massa muscular nas pessoas. O DHEA também diminuiu boa parte das gorduras nos homens, entretanto, nas mulheres houve um leve aumento.

5- Evita a anemia

O inhame é um alimento apto a trabalhar de forma a prevenir anemia, uma vez que é uma rica fonte de ferro, um mineral que trabalha no processo de translado de oxigênio, que é exercido pelas hemácias.

O inhame ainda contém cobre, capaz de dar uma forcinha ao acesso ao ferro abrigado, para que posteriormente ele seja utilizado na síntese de novas hemácias; vitamina C, que auxilia na absorção de ferro; vitamina B6, essencial para a produção de hemoglobina; e ácido fólico, que auxilia sistema de maturidade das células sanguíneas.

6- Ajuda a combater o mal de Alzheimer

A aglutinação do aminoácido homocisteína, oferece danos a nossa saúde. Este excesso estimula a inflamação no cérebro de portadores da doença de Alzheimer. Também foi feita uma relação da doença com a queda dos níveis do hormônio DHEA.

Portanto, o inhame é um excelente alimento para auxiliar na prevenção e controle do Alzheimer, uma vez que, o tubérculo é fonte de vitaminas B6 e B9, e a diosgenina é transformada em DHEA em nosso organismo.

Comer Inhame Engorda?

Muitas pessoas acabam deixando de se alimentar com o inhame por medo do tubérculo fazer engordar, porém, o inhame não engorda se consumido de forma moderada.

Em alguns casos, o inhame pode inclusive, substituir alguns alimentos na dieta, como pães e massas…

Inclusive, falando em substituição, dois inhames inteiros cozidos (116 kcal) contêm bem menos calorias do que meia fatia de pizza de calabresa (185 kcal).

Inhame ajuda Emagrecer?

A resposta é siiiiim! =D

Como já dito lá em cima, dentre os benefícios do inhame é o poder emagrecedor.

O tubérculo possui pouca gordura e apresenta carboidratos complexos, o que significa que a glicose, um dos produtos finais de sua digestão, será liberada de maneira gradativa para a corrente sanguínea, fazendo você sentir mais ativo para os treinos e ter menos fome ao longo do dia.

Quantidade a ingerir por dia

A quantidade de inhame a ser ingerida por dia pode variar de acordo com o objetivo de cada indivíduo.

Se for o caso de quem deseja emagrecer deve-se moderar nas quantidades diárias. Se for para mulheres que desejam aumentar a fertilidade, podem abusar no uso que não irá fazer mal.

bcaa growth supplements

Benefícios do Inhame para Praticante de Musculação

Um dos problemas de muitos praticantes de musculação é a prisão de ventre devido a alimentação restrita. O inhame é excelente para combater este tipo de problema, pois ele é rico em fibras.

Além disso, para quem precisa dar uma enxugada nas gordurinhas realçando a definição muscular, o inhame é excelente para ajudar a emagrecer, pois prolonga a sensação de saciedade e retarda o aparecimento da fome.

O inhame também é uma rica fonte de energia e disposição, além de ajudar no ganho de massa muscular, pois assim como a batata doce, o inhame é rico em carboidratos que mantém um aporte de energia para o treino.

Receitas com Inhame

Aprenda agora 3 receitas incríveis e saudáveis de feitas com inhame.

1- Suco de Inhame

  • 1 inhame cru;
  • 1 maçã (preferencialmente a verde, que tem mais propriedades detox);
  • 1/2 limão com casca;
  • ½ colher de chá de gengibre ralado;
  • 500 ml de água.

Preparo:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

2- Sopa de Inhame

Leve e saborosa, a receita de sopa de inhame abaixo contém somente 92 calorias por porção e pode ser uma ótima opção para os dias mais frios.

Ingredientes:

  • 1 inhame médio;
  • 1 colher de sopa rasa de gengibre ralado;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1 cebola roxa picada;
  • 1 xícara de água;
  • 1 xícara de agrião;
  • 5 folhas de hortelã;
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo:

  • Leve uma panela antiaderente ao fogo com um fio de azeite e refogue o alho e a cebola até dourar.
  • Acrescente o inhame, gengibre e a água.
  • Desligue o fogo tão logo o inhame esteja cozido.
  • Bata toda a sopa no liquidificador e volte à panela, acrescentando o agrião e o sal.
  • Deixe ferver por três minutos e sirva em seguida, polvilhando a cebolinha sobre o prato.

Rendimento: 1 porção.

3-  Sopa de inhame com espinafre

Muito saborosa e perfeita para quem preza para uma alimentação saudável.

Ingredientes:

  • 5 inhames médios
  • 1 colher pequena de gengibre em cubinhos
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho
  • 1 xícara de espinafre picado
  • 2 colheres de sopa de linhaça dourada
  • 200 ml água
  • 1 colher de sal
  • 1 colher de tomilho e alecrim.

Modo de Preparo:

  • Em uma panela de fundo antiaderente refogue o alho, a cebola, o tomilho e o alecrim.
  • Adicione a água e cozinhe o inhame descascado com os cubos de gengibre.
  • Teste o cozimento do vegetal com um garfo. Quando estiver bem macio, amasse-o na água em que foi cozido.
  • Adicione o espinafre e o sal, deixando ferver por mais 2 minutos.
  • Pouco antes de servir a sopa de inhame, acrescente a linhaça.

Contraindicações:

  • O funcionamento do sistema endócrino é bastante delicado e integrado, e a diosgenina do tubérculo pode alterá-lo, mesmo que discretamente.
  • Grávidas e lactantes devem evitar o consumo do inhame.
  • Coma sempre com moderação.

Ficha Nutricional

 

Conclusão

Portanto, o inhame é um alimento para todos os gostos e objetivos. Como já bem dito, este alimento poderá trazer uma série de benefícios para a sua saúde.

Pessoas que prezam por uma boa alimentação, praticantes de musculação, mulheres que buscam melhorar a fertilidade, pessoas que desejam emagrecer e muito mais…

Insira agora mesmo este super alimento em seu cardápio!

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 27

Inhame: Um super alimento para o praticante de musculação!
whey protein growth supplements nova versão

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!