segunda-feira, outubro 3, 2022
Promoção Suplementos Mais Baratos
InícioTermogênicosIoimbina (yohimbe): Poderoso termogênico natural para queima de gorduras!

Ioimbina (yohimbe): Poderoso termogênico natural para queima de gorduras!

Tempo de Leitura: 7 minutos

Não é difícil encontrar pessoas que se queixem de algumas gordurinhas que não somem por nada. A ioimbina é uma substância de origem natural que vem sendo muito estudada, e suas ações benéficas no combate as gorduras são cada vez mais conhecidas.

A ioimbina antigamente era para fins afrodisíacos e para aumentar o desempenho sexual dos homens. Diversas pesquisas constataram que esse fármaco natural é também muito poderoso para outras funções, o que o deixou muito popular no mundo inteiro.

Conheça, neste artigo, um guia completo sobre a Ioimbina: como funciona no emagrecimento, porquê é muito procurada para o aumento da libido (apetite sexual), como tomar, efeitos colaterais e muito mais. Entenda melhor como a ioimbina funciona e como ela pode ser fundamental para você.

O que é a Ioimbina?

A ioimbina para que serve, ou yohimbe como também é conhecida, é uma árvore que está localizada na África Central que tem o nome científico de Pausinystalia johimbe. O fármaco conhecido como ioimbina é extraído da casca dessa árvore, que antes era conhecida apenas como afrodisíaco e, hoje em dia, foi comprovada a sua eficácia no combate de diversos problemas de saúde.

Existem dois tipos de ioimbina que podem ser encontradas no mercado, a casca de ioimbina emagrece, que o extrato feito a partir da raspagem da casca da árvore, e ioimbina HCL, que é a molécula combinada com ácido clorídrico, também conhecido como cloridrato de ioimbina.

A forma mais encontrada é através de cápsulas de suplementos ou em fórmula de outros suplementos, como os termogênicos.

Como a ioimbina age no organismo?

A ioimbina relato auxilia no bloqueio de receptores alfa e, ao mesmo tempo, promove a ativação de receptores beta. Em outras palavras, os receptores alfa agem armazenando a gordura dentro das células, por outro lado, os receptores beta são responsáveis por retirar essa gordura e transforma-la em fonte de energia.

E é isso que ela faz tão bem! Faz com que seu corpo utilize a gordura armazenada para gerar mais energia, e com isso você tende a perder peso e emagrecer. Esse processo acontece através da liberação de catecolaminas, que fazem com que o corpo aumente sua temperatura.

Um de seus efeitos mais conhecidos é a dilatação de vasos sanguíneos, o que promove uma melhor circulação sanguínea, tanto em regiões genitais masculinas, como em outras partes do corpo.

Para que serve?

Muitos são seus efeitos e seus benefícios para a saúde. Talvez o mais popular deles no mundo esportivo seja a sua eficácia na queima de gordura e para a hipertrofia muscular. Vamos explicar melhor como funciona esse processo ao decorrer da leitura.

benefícios suplemento ioimbina

Como vimos, a ioimbina era originalmente usada como afrodisíaca. Ela aumenta os níveis de estradiol e diminui os de cortisol, o que gera um aumento da libido (apetite sexual), tanto de homens, quanto de mulheres.

Por ela promover a dilatação dos vasos sanguíneos, o fluxo sanguíneo em regiões genitais masculinas se torna muito maior. Sendo assim, a ioimbina é eficaz para combater a disfunção erétil masculina, garantindo também um tempo de ereção mais prolongado.

Outra função, no caso dos homens, é o aumento da produção de testosterona, já em mulheres, os níveis de testosterona se mantem regulados.

Benefícios do uso da ioimbina

Vamos ver mais alguns benefícios que a ioimbina pode promover, tanto para praticantes de atividades físicas, quanto para indivíduos comuns.

  • Regula a pressão arterial;
  • Combate a depressão;
  • Combate o stress;
  • Ação antioxidante;
  • Aumenta a libido;
  • Promove a queima de gordura;
  • Ajuda na hipertrofia muscular;
  • Gera mais energia ao corpo.

A ioimbina pode ser muito eficaz quando consumida de forma correta. Sendo assim, procure ajuda de um profissional antes de consumi-la, seja para fins de emagrecimento ou qualquer outro objetivo.

Ioimbina para a queima de gordura

No Brasil ela é recomenda para quem deseja queimar aquelas gorduras chatas, que não somem de forma alguma, concentradas geralmente na barriga, glúteos e coxas. A eficácia desse fármaco é tão grande que algumas marcas de termogênicos incluem ele em suas composições.

Estudos mostram que a ioimbina age retirando as gorduras presentes nas células do nosso corpo e as transformando em fonte de energia. Ou seja, além de eliminar as gorduras presentes em locais que são difíceis de serem eliminadas, ainda garante um desempenho nos treinos muitos maior, gerando resultados mais satisfatórios.

Outra coisa interessante de saber antes de fazer o uso, é que este termogênico natural é ideal para pessoas que já possuam um percentual de gordura baixo, ou seja, não é recomendado que uma pessoa obesa use esse fármaco, uma vez que ele age apenas no combate de gorduras mais difíceis.

Não é proibido que um indivíduo com o percentual de gordura elevado faça o uso desse fármaco, porém para obter algum resultado o seu uso terá que ser por muito mais tempo, o que acaba não sendo tão interessante, já que ele pode estar sujeito a alguns efeitos colaterais causados pelo uso excessivo da ioimbina.

É importante ter em mente que ela por si só não vai queimar a gordura indesejada, ou seja, não adianta usar a ioimbina e sentar no sofá. O que ela faz é estimular esse processo através dos treinos e de uma dieta balanceada combinada com a sua suplementação.

Ioimbina para a hipertrofia muscular

A ioimbina não está ligada diretamente ao ganho de massa muscular ou a hipertrofia, porém o seu uso pode ajudar em alguns aspectos que podem ajudar a melhorar a sua hipertrofia.

O primeiro é o aumento de energia e disposição, fazendo com que você possa ter treinos melhores e mais intensos. Isso por si só já é algo que vai te ajudar a ganhar massa muscular, desde que você esteja com uma dieta focada nesse objetivo.

Outro fator é que por ela melhorar a dilatação dos vasos sanguíneos, isso fará com que mais nutrientes possam chegar ao seu músculo, favorecendo o ganho de massa muscular e a recuperação muscular após o treino de musculação.

Como tomar?

Antes de mais nada é muito importante saber que a ioimbina só será eficaz em seus efeitos de queima de gordura se consumida em jejum, porque a presença de insulina no organismo inibe a sua ação. Sendo assim, é recomendado que o indivíduo esteja a pelo menos 8 (oito) horas sem ingerir nada (nem suplementos).

Como você vai estar sem comer nada, não é recomendado treinos intensos e sim treinos aeróbicos em jejum (mais leve). Para dar tempo das células absorverem a ioimbina, o recomendado é retomar as refeições no mínimo duas horas depois do treino.

capsulas de ioimbina

Em média, a dose recomendada pelos profissionais é de 0,2mg por quilo (kg) de peso corporal. Por exemplo: uma pessoa que pesa 70kg deverá consumir, por dia, 14mg de ioimbina. Já para quem está começando a tomar esse termogênico natural, o recomendado é consumir a metade dessa dosagem.

Sabemos que cada organismo reage de um jeito a determinadas substâncias. Por isso, antes de consumi-la, procure um profissional que te oriente como fazer o uso correto de acordo com as suas individualidades.

Receita de chá de ioimbina

Caso você não goste de usar suplementos ou ingerir cápsulas, você pode optar por consumir este termogênico natural através de chás! Irei deixar uma receita bastante simples do chá de ioimbina!

Ingredientes:

  • 3 colheres de casca de ioimbina;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  1. Ferva a água junto com a casca por 10 minutos;
  2. Após ferver, apague o fogo e tampe a panela;
  3. Deixe por 15 minutos até a água absorver a substância;
  4. Coe e beba em seguida.

Este chá deve ser preparado todos os dias e deve ser ingerido, no máximo 4 xícaras ao dia.

Efeitos colaterais

A ioimbina é um fármaco natural com diversos benefícios comprovados pela ciência. Mas, apesar de ser de origem natural, seu consumo feito de qualquer maneira e sem uma orientação profissional pode ocasionar alguns efeitos colaterais, tais como:

Na pior das hipóteses, os efeitos colaterais podem ser mais graves e despertar sintomas como:

  • Ataques cardíacos;
  • Convulsões;
  • Insuficiência renal;
  • Dificuldade para respirar;
  • Aumento da pressão arterial.

São para evitar esses temidos efeitos colaterais que sempre recomendamos a consulta com um profissional, e assim, desfrutar somente dos benefícios que essa substância pode lhe proporcionar.

Ioimbina possui contraindicações?

Algumas pessoas não devem, de forma alguma, fazer o uso da ioimbina, ainda que sob orientação profissional, tais como:

  • Crianças;
  • Gestantes;
  • Mulheres em fase de amamentação;
  • Homens com problemas na próstata;
  • Pessoas cardíacas;
  • Pessoas com problemas renais (nos rins);
  • Pessoas com problemas no fígado;
  • Diabéticos.

Pessoas que já fazem uso de algum medicamento contra hipertensão não deve tomar junto com a ioimbina. Além disso, se você precisar fazer alguma tipo de cirurgia, o uso da ioimbina deve ser interrompido no mínimo um mês antes.

Vale a pena suplementar com ioimbina?

Se você quer obter todos os benefícios que falamos acima, principalmente a queima de gordura, o a resposta é sim! Infelizmente você não vai encontrar outra forma tão eficiente quanto a suplementação, seja pela quantidade necessária por dia ou porque o extrato da casca não é tão eficiente assim.

suplemento de ioimbina

Portanto para se obter os benefícios você irá precisar usar a ioimbina HCL, e ela só será obtida através da suplementação!

Se você não gosta de suplementar ou de ingerir cápsulas, pois acha que elas são “remédios”, então infelizmente você não pode usar este composto natural para obter os resultados. Procure outros compostos, onde os chás serão tão benéficos quanto os suplementos em cápsulas, como o chá verde ou gengibre.

Onde encontrar e qual o preço da ioimbina?

Você pode encontrar facilmente a ioimbina em farmácias de manipulação, lojas de suplementos ou em sites especializados.

A ioimbina é mais comum de ser comercializada por meio de cápsulas, que custam em média de R$ 26,00 à R$ 59,00, dependendo da quantidade de cápsulas por pote.

Apenas fique atento, pois o extrato da casca de ioimbina não é tão eficiente quando a ioimbina HCL, por isso sempre que for comprar a sua, opte pelo HCL!

Conclusão

A ioimbina é um fármaco de origem natural que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo esportivo, tanto por suas ações de queima de gordura localizada, como para melhores resultados para hipertrofia.

Além desses benefícios, que são o que nos interessa, ela promove um aumento considerável da libido e desempenho sexual de homens, além de alguns outros benefícios para a saúde.

Mesmo com a sua eficácia comprovada, é sempre recomendada a procura de um profissional de saúde antes de fazer o seu uso, pois você pode ter alguma contraindicação que o impeça de aproveitar esses benefícios.

Bom emagrecimento!

Sobre o Autor do Post

Artigos Relacionados

10 COMENTÁRIOS

  1. Olá. Gostaria de saber se posso tomar a Ioimbina indefinidamente, sem interrupções. Ou tenho q fazer como no Tribulus, tomar alguns meses e parar um mês?

    • A Ioimbina é um suplemento estimulante e assim como todo estimulante precisa de um tempo de descanso, para seu corpo não se acostumar e parar de fazer efeitos. O tempo de descanso é de 2x o tempo de uso, ou seja, se usou por 30 dias, descanse por 60 dias. Já o Tribullus, pode ser usado sem interrupção.

  2. Olá. Então o uso da Ioimbina só seria interessante para quem treina pela manhã? Não faria efeito consumir em jejum, pela manhã, seguir com a rotina e treinar no meio da tarde?

    • Olá, Wagner! Então, o importante é ter sempre associado ao uso da ioimbina a taxa glicemica baixa para não ter estimulos de insulina, já que a insulina corta seu efeito. Se você treina no meio da tarde, te aconselho resgardar uns 30 minutos para um cardio matinal ao acordar, então ficaria: Acordou, tomou a ioimbina em jejum, foi fazer um cardio matinal, espera mais 1:30h pós cardio para ingestão da primeira alimentação, após isso poderá fazer refeições e treine atarde bem alimentado com o glicogênio reestabelecido no músculo para um maior desempenho! Espero ter ajudado, aguardo o feedback!

  3. Tenho pressão alta bem controlada e comecei a tomar ioimbina, no primeiri dia minha pressão se elevou um pouco foi a 14×09 e depois normalizou para 12×7 e agora, duas semanas de uso com 10g ela cai a 13×8 e volta a 12×7 e 11×6 não mais elevando a pressão. Pergunto se posso continuar usando já que está bem controlada?

  4. Bom dia, eu treino a tarde depois do expediente de trabalho, como faço para tomar iombina? se tem que tomar em jejum, quantas horas devo ficar sem comer nada ate o horario dos treinos

  5. Boa tarde, obrigado pelo conteúdo.
    Tenho uma dúvida. Eu treino e malho somente anoite, eu posso tomar em jejum pela manhã mesmo sabendo que só vou treinar de noite?
    Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui




Enter Captcha Here :

Mais Recentes