A AST Sport Science é uma empresa revolucionária em diversos aspectos. Desde seus suplementos de ponta, até seus métodos de treinamento.
Mas um dos treinamentos que mais vem chamando atenção nos últimos treinos, é o Max-OT, um treinamento de 12 semanas que quebra a rotina, é versátil e promete acrescentar músculo, força e densidade. Além disso, ele também promete não ter genética como influência, mas sim eficácia por si só.
Então hoje, vamos conhecer um pequeno resumo da Bíblia do Max-OT.
Indice / Sumário
1 – Treine no máximo 2 músculos por treino.
Treinando 1 ou 2 músculos por treino você consegue manter melhor o foco no(s) grupo(s) trabalhado(s), proporcionando um melhor desempenho, diminuindo o tempo de treino e aumentando a intensidade.
2 – Faça 4-6 repetições por série
Fazendo 4-6 repetições por série, você mantém uma intensidade ótima, causa um overload no músculo e, de quebra, acrescenta força também.
Mas use um peso extremamente alto, para fazer apenas 4 repetições.
3 – Faça 6-9 séries por músculo
Max-OT se concentra em 6-9 séries por músculo sendo voltado a falha positiva do músculo, ou seja, sem ajuda alguma de algum parceiro. Segundo a AST a fase positiva propõe melhores ganhos.
4 – Descanse 2-3 minutos por série
Repetições fazem a célula usar energia e oxigênio, obviamente. Inclusive, energia intra-celular.
Além disso, o Max-OT visa altas cargas com o máximo estímulo de crescimento e, para isso, é necessário um tempo maior de descanso evitando treinos “aeróbios” (muito volume, muitas repetições e pouco descanso…) que geram stress e não músculo.
5 – Treinos de 30-40 minutos apenas
30 ou 40 minutos são suficientes para alta intensidade, ótimo crescimento muscular, condições mentais boas (foco etc) e boa qualidade de treino em um geral.
Além disso, 30 ou 40 minutos de treino proporcionam melhor rendimento na janela de oportunidades e, obviamente na resposta positiva hormonal também.
Não escolha o overtraining.
6 – Treine 5 dias por semana
Isso fará com que o transporte de nutrientes pelo sangue aumente e o treino seja melhor dividido também.
Porém, ultrapassar muito os 5 dias não é conveniente por razões de overtraining.
7 – Tire uma semana de descanso
Max-OT é extremamente exaustivo e requer descanso também. E isto, para recuperar os bons níveis de energia e proporcionar melhores ganhos para prosseguir o programa que é muito árduo.
O descanso no meio do planejamento (semana 9) proporcionará recuperação muscular e celular, além de causar um impacto positivo no foco e ant-stress.
8 – Nutrição
Lembre-se que nutrição é ponto chave e fundamental para este programa. Por isso, consuma quantidades significativas de macro-nutrientes.
9 – Carga
Um dos erros freqüentes ao executar esse treinamento é não usar a carga suficiente. Utilize o máximo de carga para executar, 4, 5 ou 6 repetições.
Jamais ultrapasse essa quantidade e não peque querendo fazer outra rotina juntamente com o Max-OT.
Boa tarde.
Gostaria de saber se a alguma restrição o aconselhamento em relação a quantidade de exercícios por músculo, ou se deve priorizar exercícios compostos.
Grato desde já!
—
Sim! Alguns exercícios na metodologia Max-OT são restritos. Alguns deles são: Remadas com cabos, extensões de tríceps com cabo ou halteres (unilateral), roscas de bíceps com cabos etc.
Sim, eles são priorizados, mas, devem seguir os exercícios do Max-Ot… Aliás, mais adiante isso será abordado também.
Falae amigo de novo aqui parabens pelo blog
Estou malhando de forma natural Whey + creatina + pre treino + dieta
Terei bons ganhos com esse treino?
abraço
———————————————————————————————————————
Depende de muitos outros fatores, como sua dieta esta como? Qual seu biotipo e etc etc! Porém, seguindo um padrão de que você tem uma boa dieta e uma boa genética, sim, este treino irá te trazer bons resultados!
antes demais, parabéns pelo blog.
Tomei a liberdade de fazer as contas e partindo do principio que farei 9 repetições para um grande músculo e 6 para o pequeno e descansando 3 minutos entre cada serie, cheguei ao numero de 45 minutos. Sem falar no tempo gasto no desenvolvimento do exercício ! Assim sendo será impossível treinar dentro do tempo previsto de 30-40minutos.
Estou entendendo errado? :S
—-
Provavelmente sim.
Siga o treino na íntegra e será possível sim.
@marceosendon
Boa tarde, gostaria que o dono do blog colocasse um modelo de treino para quem malha pesado como eu… se for possível mandar pelo email… já que aluno e instrutor .. isso acrescentaria muito para meu treino e para a minha carreira tb… abraço…
————
Todos os treinos aqui são para quem treina seriamente. Não tem nenhum treino aqui de “brincadeira”.
Iae blz? Sou ectomorfo estou com 7 refeições por dia fiquei parado por 2 meses por caus de uma cirurgia voltei a treinar agora fazem 2 meses.
Posso utilizar esse treino?
abraço
—
Não vejo problemas.
começei esse treino a 1 semana, estou gostando e rapido e intenso!
mas eu nao senti o pump apos os treinos, aquela dor, o inchaço! mesmo fazendo as 4-6 rep com o peso maximo que aguento sem prejudicar o movimento, e sem ajuda!
mas to gostando
Tenho basicamente seguido a teoria do Max-OT nos meus treinamentos, algumas leves mudanças, mas a essência é a mesma. É o canal, meu ganho de massa muscular nos 2 meses que tenho feito é incrível. Impressionante como apenas 3 séries num treino de peito pode ser efetivo. Uma das coisas que eu queria saber são os exercicios isoladores, como crucifixo e cadeira flexora em que praticamente é proibido fazer se for seguir ao pé da letra toda teoria, eu faço porque acredito que os isoladores apesar de menos eficientes que os compostos, trabalhando juntos se consegue um ótimo resultado. Mas é o que eu acho, gostaria de saber uma segunda opinião
——–
Nome já diz bastante coisa, são exercícios isolados, ou seja, servem para complementar os compostos, pois você consegue trabalhar melhor determinada parte do músculo onde o exercício composto não trabalha também. Exercícios isolados e compostos devem andar lado a lado, um auxiliando ao outro.
À respeito de descanso, como meu tempo é muito restrito, costumo descansar pouco entre as séries, procuro sempre manter a execução perfeito do exercicio sem me importar apenas com o peso.
Gostaria de saber se o fato de descansar pouco pode “estressar” o musculo, prejudicando-o, gostaria de saber também qual o tempo ideal para a mudança de treino, eu costumo mudar de 2 em 2 meses, as vezes eu mudo de uma semana pra outra, visto que a academia e horario em que treino nem sempre tem alguns aparelhos disponiveis.
——————
O tempo de descanso entre as séries é importante, de modo que você volte e consiga executar de maneira completa a proxima série. Quando montamos um treino, levamos em conta o tempo de 60 minutos dentro da academia e dividimos as séries em tempo de execução e descanso dentro dos 60 minutos. Tente fazer desta forma, que você irá ver que dá tempo para tudo.
Quanto ao tempo de mudança, varia muito de acordo com cada pessoa e situação. Um bom protocolo é este de 2 meses, mais do que isso, já acho um certo desgaste no treino.
Obrigado pela atenção.
Primeiramente boa noite, gostei muito do blog e gostara que me ajudasse passando pra mim, os execícios semanais pra este treino, pq não tenho nenhum conhecimento e começarei a treinar daqui uns dias.
—
Os exercícios são encontrados na apostila do MAX-OT. No entanto, o método não deve ser aplicado por inexperientes, principalmente por quem vai começar a treinar por agora.
http://www.facebook.com/marcelosendon.3