Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoDicas sobre nutrição esportivaMCT (Triglicerídeos de Cadeia Média): Benefícios, Como usar, Para que Serve!

MCT (Triglicerídeos de Cadeia Média): Benefícios, Como usar, Para que Serve!

O que são MCT? Como eles funcionam? Para que servem? Aprenda a resposta destas perguntas e muitas outras sobre os Triglicerídeos de Cadeia Meia e Descubra como eles podem te ajudar a chega ao seu objetivo!

guia-completo-dos-mcts


Existem diversos tipos de nutrientes que ajudam o nosso corpo a desenvolver processos metabólicos que são essenciais para a nossa vida. Entre estes nutrientes estão os triglicerídeos de cadeia média, mais conhecidos por sua sigla: MCT.

whey protein growth supplements

Basicamente, os triglicerídeos de cadeia média são gorduras que garantem diversos benefícios tanto para o corpo quanto para a mente e podem ser utilizadas por pessoas de todas as idades, inclusive por recém-nascidos.

Os suplementos à base de MCT vêm sendo cada vez mais utilizados para melhor desempenho pré/pós-treino, tanto aeróbio quanto anaeróbio para atletas de diversas modalidades. E, a mais de 50 anos é usado clinicamente visando o tratamento de disfunções na absorção lipídica.

Vamos conhecer mais sobre este tipo de gordura? Te convido então a continuar comigo e conhecer um Guia Completo sobre os Triglicerídeos de Cadeia Média (MCT’s) e entender melhor o que são, para que servem, benefícios, efeitos colaterais e MUITO MAIS!

Vamos lá!

O que são os triglicerídeos de cadeia média?

Os triglicerídeos de cadeia média (MTC), também conhecido por TCM, que é a sigla em português, são lipídios de cadeia de 8 à 12 ligações de carbono esterificados ao glicerol. Ele é encontrado em alguns alimentos, como o óleo de côco.

triglicerídios de cadeia média - óleo de como

Este tipo de gordura possui uma velocidade de absorção consideravelmente maior, quando comparado a outras fontes de lipídios, como o azeite ou outros óleos.

ENTENDA >>> O que são lipídios e sua função dentro do organismo

Os ácidos graxos que possuem o MCT são o ácido caprílico, cáprico e láurico. O MCT também é hidrolisado no pâncreas pela enzima lípase pancreática, depois, é absorvido no duodeno.

Para que servem?

Já está cientificamente comprovado que os triglicerídeos de cadeia média (MCT) podem ser utilizados em distúrbios relacionados a problemas no metabolismo de gorduras. Entre esse distúrbios estão: cirrose biliar; fibrose cística, doença de Whipple, doença de Crohn, pancreatite, entre outros.

whey protein growth supplements

Os MCT são também benéficos para os recém-nascidos, pois podem ser fundamentais para garantir um bom crescimento na fase inicial e até mesmo em outras fases, o que contribui para o seu desenvolvimento físico e mental.

Eles também contribuem para uma melhor absorção de outros nutrientes, como magnésio, cálcio e até mesmo de aminoácidos na alimentação das crianças.

Para praticantes de musculação, que é o nosso caso, ele é uma excelente fonte de energia de rápida digestão e absorção, para ser usado, por exemplo, no pré-treino, onde você precisa de bastante energia, mas não pode se alimentar com grandes quantidades de alimentos.

Principais benefícios dos MCT

Descubra quais são os principais benefícios dos triglicerídeos de cadeia média e veja porque vale tanto a pena incluir essa gordura no seu dia-a-dia:

  • Diminui o apetite;
  • Previne diabetes;
  • Fonte de energia;
  • Melhora o nosso sistema imunológico;
  • Melhora a nossa saúde intestinal;
  • Previne problemas cardiovasculares;
  • Atua na prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao cérebro;
  • Previne a aterosclerose.

São inúmeros os motivos pelos quais você deve fazer o uso regular dos dos triglicerídeos de cadeia média. Continue comigo e veja no tópico a seguir qual a relação que os MCT’s têm com o emagrecimento.

Os MCT ajudam a emagrecer?

Sim, além de todos os benefícios listados, os triglicerídeos de cadeia média podem sim contribuir para uma dieta de redução de gordura corporal. Mas calma, vamos por partes…

Em primeiro lugar, esse tipo de lipídio irá fazer você comer menos, ou seja, ele é um nutriente sacietogênico. Isso quer dizer que ele irá promover uma maior sensação de saciedade fazendo com que você não sinta fome em horários aleatórios, evitando que você fique fugindo da sua dieta e comendo besteiras.

MCT's e o emagrecimento

Em segundo lugar, estamos falando de uma gordura de valor calórico extremamente baixo se comparado com outros tipos de gorduras. No caso do MCT, assim que são metabolizados pelo fígado, são transformados em energia para o corpo.

Dessa forma, nos sentiremos ainda mais dispostos para encarar um treino de musculação ou um exercício aeróbio o qual o objetivo seja queimar gordura.

Além disso, alguns estudos vem demonstrando que o MCT (triglicerídio de cadeia media) pode ajudar no aumento da termogênese corporal, ou seja, auxiliar o aumento do metabolismo, fazendo com que seu corpo passe a queimar mais gorduras.

Portando os MCT’s podem sim ajudar no processo de emagrecimento, fazendo com que você tenha menos fome, tenha mais energia para se exercitar e queimar calorias e aumente a temperatura do corpo.

Existem benefícios para o praticante de musculação?

Sim!

Como bem sabemos, para executar um treino de qualidade, é necessário que se tenha energia. Essa energia pode ser obtida de várias formas, e a forma mais comum é através da ingestão de carboidratos. Porém os MCT geram tanta energia (ou até mais) do que os carboidratos, sem gerar os impactos negativos que os carboidratos geral, como picos de insulina, sonolência e etc.

A importância da utilização desse tipo de lipídio se dá pelo fato de que ele tem a capacidade de se transformar em energia para o corpo todo, sendo ainda maior do que a reserva de glicogênio.

suplemento bcaa growth supplements

Dessa forma, o atleta terá um desempenho muito maior, principalmente se tratando de treinos de musculação, podendo ter cada vez mais sucesso na busca pelos seus objetivos.

Além disso, o MCT pode ser usado no período pós-treino, já que apesar de ser uma gordura, eles “passam direto” no trato gastrointestinal, fazendo com que não haja nenhum atraso na absorção dos outros nutrientes do pós-treino, como as proteínas, os aminoácidos e etc.

Existem efeitos colaterais dos triglicerídeos de cadeia média?

O consumo do MCT deve ser de forma gradual, ou seja, o indivíduo pode começar fazendo o uso de doses bem baixas e ir aumentando conforme o seu corpo tolerar. Caso o usuário comece com doses altas, alguns efeitos colaterais podem ocorrer, como:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Desconfortos gástricos;
  • Diarreia;
  • Gases intestinais;
  • Déficit de ácidos graxos essenciais.

Caso você possua algum problema hepático (no fígado), o recomendado é evitar o consumo deste tipo de gordura, uma vez que ela é metabolizada principalmente pelo fígado.

Alimentos fonte de MCT

Os triglicerídeos de cadeia média (MCT) podem ser obtidos através da alimentação e os principais alimentos rico desta gordura são:

  • Óleo de Coco;
  • Óleo de Palmiste;
  • Iogurte;
  • Leite;
  • Queijo;
  • Manteiga.

alimentos ricos triglicerídeos cadeia media

Você também pode encontrar o MCT em suplementos alimentares que são produzidos a partir do óleo de coco, da gordura do leite e do caroço da fruta que dá na palmeira. E sendo sincero, a suplementação é a forma de se obter melhores e maiores quantidades deste lipídio de forma fácil e simples.

Você pode usar estes óleos para cozinhar os alimentos, ao invés utilizar os óleos tradicionais, como de soja. Porém deve ficar atento ao aquecimento dos mesmos, já que seu aquecimento não pode passar de 150ºC, pois se passar disso irão perder suas propriedades e alterar o seu sabor.

Quantidade diária recomendada de MCT

A quantidade de triglicerídeos de cadeia média varia de pessoa para pessoa, como tudo nessa vida. Porém para que você possa obter os mínimos de benefícios e resultados com o uso de MCT, o minimo que se deve usar é de 10 gramas ao dia.

O seus uso pode ser feito no decorrer do dia, podendo também utiliza-los junto as refeições.

Este tipo de gordura é muito indicado para acompanhar refeições pré-treino, pois ela não atrapalha a digestão dos alimentos, diferente de de outras gorduras. É possível também tomar os MCT’s junto com outros suplementos ou blends de suplementos.

Onde encontrar suplementos de MCT?

Uma forma simples de encontrar bons suplementos de MCT é utilizar a Supx, que é um comparador de preços especifico para suplementos alimentares.

Na Supx, com apenas 1 clique, você irá conseguir descobrir quais são os melhores suplementos de MCT de várias marcas diferentes, e o melhor de tudo, irá conseguir descobrir qual loja no Brasil que possui o melhor preço para cada suplementos.

CLIQUE AQUI e conheça já a plataforma que tem ajudado a economizar nas compras dos suplementos alimentares de muitas pessoas e atletas, e economize você também na compra de seus suplementos alimentares!

Conclusão

Conseguimos conhecer melhor sobre os triglicerídeos de cadeia média e entender porque são gorduras que estão sendo cada vez mais consumidas por pessoas do mundo inteiro.

Agora que você já conhece quais são as principais funções e benefícios do MCT, não perca mais tempo e inclua-os logo em seu dia a dia. Desta forma, você notará os resultados na sua qualidade de vida e em seus treinos, caso você seja um atleta.

Caso você já faça o uso dos MCT’s, use a barra de comentários aqui em baixo para compartilhar com a gente a sua experiência. Fique a vontade também para deixar sugestões, elogios e até mesmo reclamações. A sua participação é sempre bem vinda!

Boa suplementação!

Referências:

http://www.scielo.br/pdf/rbme/v9n6/18938.pdf

https://monografias.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/908/1/LeandroAugusto.pdf

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/129618/000974828.pdf?sequence=1

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2874191/

https://nutritionreview.org/2013/04/medium-chain-triglycerides-mcts/

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 21

MCT (Triglicerídeos de Cadeia Média): Benefícios, Como usar, Para que Serve!
suplemento bcaa growth supplements

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

2 Comentários


  1. Adriana disse:

    Olá, boa noite quero dicas de como transformar gordura em massa muscular.?

Carregar mais Comentários

Deixe o seu comentário!