Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeSuplementosAminoácidosMelatonina: Melhore o seu Sono e Disposição durante o dia!

Melatonina: Melhore o seu Sono e Disposição durante o dia!

A melatonina, também conhecida como hormônio do sono, pode te ajudar a ter noites melhores e dias ainda mais produtivos e melhores! Conheça mais sobre sua suplementação, benefícios e MUITO MAIS!

tudo-sobre-melatonina


Se você não consegue desfrutar de uma boa noite de sono e sofre com os efeitos disso, é quase certo que a produção de melatonina em seu organismo esteja prejudicada. Assim, funções básica do seu dia a dia acabam se tornando muito difíceis e estressante de serem executadas.

bcaa growth supplements

A melatonina é também conhecida como hormônio do sono, por ser responsável de nos fazer dormir bem de noite e ter muito mais energia de dia. Contudo, alguns fatores, como a idade, stress e outros, podem fazer com que esse hormônio seja cada vez menos produzido.

Além disso, a melatonina está ligada a diversos benefícios que listaremos ainda nesse artigo. Saiba porque é tão  recomendada a suplementação de melatonina, se realmente tem o poder de emagrecer, quais os alimentos ricos em melatonina e muito mais.

O que é melatonina?

A melatonina é um hormônio que o corpo humano produz de forma natural e está diretamente ligado a funções que induzem o sono.

Ela é responsável por nos fazer sentir mais sono durante a noite (devido a pouca luminosidade) e ter uma disposição maior durante o dia. Esse fenômeno é chamado de ciclo circadiano e todas as pessoas possuem. Esse hormônio é produzido pela glândula pineal, localizada na região central do nosso cérebro.

Quanto mais escuro fica, mais melatonina é produzida. Sendo assim, um indivíduo que for dormir às 22:00 horas em um ambiente o mais escuro possível terá um pico da produção de melatonina às 2:00 horas da manhã.

creatina growth supplements creapure

As pessoas mais jovens tendem a produzir um número muito mais elevado, motivo esse pelo qual eles dormem mais (ou tentam). Com o passar do tempo, mais precisamente após os 50 anos, a produção desse hormônio diminui devido ao envelhecimento da glândula pineal. Fato esse que os obriga a fazer a suplementação de melatonina.

Para que serve?

A melatonina é responsável por garantir um sono reparador, ou seja, um sono que nos revigore. Não é atoa que sempre falam que uma boa noite de sono é o melhor remédio para muitas doenças. Quando há uma boa produção, essa boa noite de sono está garantida.

Os indivíduos de idade mais elevada, que não produzem tanta melatonina, estão sujeitos a sofrerem com insonia ou podem não ter uma boa noite de sono, o que pode atrapalhar tarefas do dia a dia devido a tais fatores que surgem com a falta de sono, como: mau humor, cansaço, stress, deficiência das ações cognitivas, entre outros.

Além de reparar o nosso ciclo de sono, a melatonina garante um equilíbrios das funções fisiológicas do organismo. Por ter ações antioxidantes, ela elimina radicais livres presentes nas células de forma muito mais eficiente do que a Vitamina C e Vitamina E.

Sendo assim, as pessoas que possuem os níveis de melatonina regulados estarão mais protegidas de algumas doenças, tais como as doenças coronarianas (doenças arteriais que prejudicam o coração).

O ciclo circadiano do sono

Benefícios que a melatonina promove

A melatonina é um hormônio que nos garante uma boa noite de sono e disposição para exercemos tarefas durante o dia. Contudo, outros benefícios estão ligados a produção, ou suplementação, de melatonina. Portanto, é muito importante uma quantidade adequada para garantir:

  • Melhor qualidade de sono;
  • Diminuição de inflamações;
  • Diminuição de dores;
  • Combate de doenças crônicas;
  • Aumento da fertilidade feminina;
  • Melhora do sistema imunológico;
  • Prevenção e combate de diversos tipos de câncer;
  • Auxílio no tratamento do Parkinson e do Alzheimer;
  • Prevenção de enxaquecas;
  • Potencializa tratamentos à base de quimioterapia;
  • Redução de cólicas em bebês;
  • Auxílio no tratamento de queda de cabelo.

Viu como é essencial manter regulados os seus níveis de melatonina? As pessoas que dormem com a luz acesa ou em um ambiente mais claro, tendem a produzir menos, porque nunca estarão em um breu total.

Mesmo com os olhos fechados, a retina ainda pode captar uma certa quantidade de luz. A luminosidade elevada que os nossos olhos estão sujeitos nos fazem produzir cada vez menos melatonina.

Por isso, mesmo que você tenha menos de 50 anos, procure um médico e veja como anda os seus níveis de melatonina. Caso seja necessário, faça a suplementação desse hormônio e garanta esses diversos benefícios para a sua saúde.

acoes-da-melatonina-beneficios

A melatonina ajuda emagrecer?

O nosso ciclo de atividade e descanso está diretamente ligado ao metabolismo. Ou seja, a produção de melatonina garante um bom sono durante a noite e uma disposição maior durante o dia. Esse processo favorece que o nosso metabolismo fique cada vez mais regulado.

Em um estudo feito com camundongos, foram dadas doses diárias de melatonina (10 mg por quilo corporal) durante três semana para ratos obesos e magros. Ao final desse estudo, foi constatado uma redução considerável do nível de gordura nos ratos obesos.

Sendo assim, podemos dizer que a melatonina pode ajudar na regulação do nosso metabolismo e, com isso, ajudar no controle e na perda de peso corporal. Contudo, é importante ressaltar que a função principal não é o emagrecimento, para isso existem outros suplementos, como os termogênicos.

Qual a quantidade de melatonina recomendada?

whey protein growth supplements

A média recomendada para pessoas com dificuldade para dormir é de, no máximo, 3 mg ao dia, mais ou menos 1 hora antes de ir para a cama. Isso pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com os níveis de melatonina que cada um é capaz de produzir.

Por isso, é indispensável a procura de um médico especialista em distúrbio do sono para que ele te receite a quantidade específica para você. É possível, por exemplo, que você necessite de uma quantidade maior do que a média recomendada anteriormente.

Porém fique atento, que ao fornecer uma quantidade maior do que o seu corpo necessita, ele irá começar a parar de produzir melatonina, pois começa a entender que você está dando mais do que ele precisa, com isso, não precisa produzir mais. Se isso ocorrer, você ficará refém da suplementação!

Vale a pena suplementar com melatonina?

Uma boa noite de sono pode ser fundamental para que você tenha um dia melhor ainda. Como a principal função da melatonina é garantir um sono de qualidade, vale e muito a pena que as pessoas com baixa produção desse hormônio façam a sua  suplementação.

A melatonina garante uma boa noite de sono

Dessa forma, além de garantir ótimas noites de sono, você aproveitará os diversos benefícios que já listamos anteriormente.

Costumo dizer que para pessoas que tenham problemas com sono, utilizar a melatonina pode ser uma ótima solução ao invés de remédios tarja preta, pois com o remédio o seu sono será induzido e não um sono reparador, logo no dia seguinte você ainda acordará cansada e sem disposição.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo excessivo e sem orientação médica da melatonina pode ocasionar alguns sintomas indesejáveis e que podem ser bastante prejudiciais para a saúde. Entre os efeitos colaterais causados pelo mal uso desse hormônio podemos destacar:

  • Desregulação hormonal;
  • Mal funcionamento de ações cognitivas, como a concentração;
  • Excesso de sono;
  • Dores de cabeça;
  • Toxidade;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Risco de desenvolver depressão.

Grávidas, mulheres em fase de amamentação e crianças não devem ingerir mais melatonina do que já produzem naturalmente, caso contrário, as funções hormonais podem ficar desreguladas.

Algumas outras contraindicações é válido de salientar, como:

  • Não é válido usar com o uso de remédios que sejam sedativos, pois o risco de sonolência durante o dia irá aumentar muito;
  • Não faça uso se estiver usando imunossupressores, pois a melatonina estimula o sistema imunológico;
  • A ingestão de cafeína com a melatonina pode não ser uma boa combinação, visto que a cafeína, por ser estimulante, pode fazer com que perca o efeito da melatonina.

Onde encontrar melatonina?

A forma mais fácil de você encontrar a Melatonina em suplementos é buscando na internet. E hoje temos uma ferramenta que nos ajuda muito a encontrar os melhores e mais baratos suplementos do Brasil, que é a Supx, um comparador de preços exclusivo de suplementos!

Com a Supx você vai poder buscar a melhor melatonina e descobrir qual a loja que tem o preço mais barato, economizando o seu dinheiro e comprando o suplemento com a mesma qualidade.

O melhor de tudo, a ferramenta é gratuita e você não paga nada a mais para utilizá-la! Basta acessar, pesquisar, comparar e comprar! Simples não é mesmo?

CLIQUE AQUI e descubra qual é a melatonina mais barata do Brasil e ajude a economizar o seu próprio dinheiro, sem perder a qualidade!

Alguns alimentos que auxiliam na produção de melatonina

Não existem alimentos que são “ricos em melatonina”, pois como ela é um hormônio, não existe nenhum alimento que possua o hormônio em si. Porém existem alguns alimentos que podem ajudar na produção natural da melatonina, ou seja, esses alimentos irão ajudar a seu corpo produzir mais melatonina de forma natural.

Com isso, talvez, o uso da suplementação não seja necessário. Mas isso é um grande talvez! Porém vamos conhecer esses alimentos:

  • Banana;
  • Abacaxi;
  • Leite de arroz;
  • Cereja;
  • Aveia;
  • Erva cidreira;
  • Cebola;
  • Aspargos;
  • Nozes;
  • Gengibre.

Inserir estes alimentos em sua rotina diária poderá lhe ajudar a produzir mais melatonina naturalmente e com isso obter todos os benefícios que esse hormônio regulado possui! Por isso se você não pode suplementar, opte por ingerir mais destes alimentos acima.

Conclusão

A melatonina, ou hormônio do sono, é uma importante aliada natural que te garante um dia sem stress, irritações, desgaste mental e muito mais produtivo. Isso porque esse hormônio promove uma boa noite de sono, fazendo com que você não apenas durma, mas descanse.

Porém temos que tomar cuidado com os fatores que atrapalham a produção de melatonina, como a idade e a claridade e, se for preciso, fazer a suplementação desse hormônio para, além de poder ter noites de sono melhores, desfrutar dos diversos benefícios que ela promove.

Contudo é sempre bom procurar um médico especializado antes de consumir a melatonina para não correr o risco de sofrer algum efeito colateral indesejável. Portanto, antes de qualquer coisa, busque ajuda profissional e tenha uma melhor qualidade de vida.

Bom sono!

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4273450/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5405617/

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922001000100006

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4352910/

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 22

Melatonina: Melhore o seu Sono e Disposição durante o dia!
creatina growth supplements creapure

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

2 Comentários


  1. Laura Oliveira disse:

    Oi amigos, eu tomo Melatonina para Insônia já fazem 3 anos e posso afirmar que a Melatonina só tem benefícios para a nossa saúde.

    Se mais alguém toma a mais de 1 ano fala ai também para trocarmos idéias e informações.

    Obrigado.

  2. D64g3as disse:

    gostei do artigo, bem explicado.

Carregar mais Comentários

Deixe o seu comentário!