sexta-feira, junho 24, 2022
Promoção Suplementos Mais Baratos
InícioDicas sobre nutrição esportivaMelhores dietas para emagrecer

Melhores dietas para emagrecer

Tempo de Leitura: 4 minutos

Em busca de cuidados com a saúde e com o corpo há uma procura por diversos tipos de dieta para ter uma alimentação mais saudável alinhada a um objetivo de perda de peso, manutenção, hipertrofia, força ou performance.

Com tantas opções acaba-se ficando meio perdido sobre qual dieta seguir e ficando difícil escolher qual melhor para seus objetivos e estilo de vida. Uma boa dieta deve além de emagrecer rapido suprir as necessidades nutricionais do indivíduo trazendo bem estar, disposição, saúde física e mental. 

Pensando em dietas que visam o emagrecimento há uma série de fatores que interferem nesse resultado: O padrão de escolha do cardápio, a qualidade dos alimentos, os horários das refeições, os nutrientes primordiais, a disponibilidade e outros. O único fator comum entre todas as dietas do mundo é que todas precisam estar em déficit calórico para fazer efeito, por isso as calorias da dieta devem sempre ser menores que o gasto calórico diário para que o corpo use as reservas de energia estocadas ( gordura ) para suprir a falta de calorias que não foram ingeridas no dia.

Lembrando que todas as dietas devem ter orientação e acompanhamento de um profissional nutricionista.

Quais dietas podem ser feitas para emagrecer?

A forma correta de se perder peso é ter uma alimentação adequada e saudável rico em legumes, verduras, leguminosas, frutas, grãos integrais que funcionam como emagrecedor natural e a menor quantidade de comida processada possível. 

Existem diversos tipos : dietas que reduzem carboidrato ( low carb ), que reduzem gordura ( low fat ), dietas hiperproteicas, dieta dukan, dieta dos pontos e muitas outras.

As dietas no estilo low carb

Tem em seu cardápio um grande restrição de carboidratos compensando com o aumento do consumo de gorduras e proteínas. Geralmente são permitidos entre 50g a 200g de carboidratos por dia, e quando é ainda mais reduzido e chega entre 20g a 50g é chamada dieta cetogênica. 

A redução desse macronutrientes além de contribuir para um déficit calórico, diminui o estímulo a produção de insulina e tem efeitos benéficos como inibidor de apetite no controle da diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares. 

O cardápio é composto por carnes e peixes, cereais e grãos integrais, legumes, verduras, frutas, oleoginosas, tudo dentro da quantidade de carboidrato permitida diariamente.

opções de cardapio dieta low carb
opções de cardapio dieta low carb

A dieta Dukan

É baseada no alto consumo de proteínas e é dividida em 4 partes : a primeira é a fase de ataque onde só se é consumido alimentos com alto teor de proteínas, na segunda fase acrescenta-se alimentos pouco calóricos, como legumes e verduras, na terceira fase entram mais alguns alimentos como pães, queijos e frutas, emagrecedor comprar e na quarta e última é a fase de manutenção onde todos os alimentos são permitidos com moderação.

como funciona a dieta dukan
como funciona a dieta dukan

A dieta DASH

Foi desenvolvida para o emagrecimento com principal função na redução da pressão arterial. É baseada em um cardápio com menos sódio, gordura saturada e colesterol. Essa dieta não restringe nenhum tipo de alimento, somente preza por alimentos naturais estimulando o consumo de opções mais saudáveis.

A dieta mediterrânea

É baseada na alimentação da população da região Mediterrânea que engloba o sul da França e da Espanha, Itália e Grécia. O modo de alimentação desse lugar está associado a saúde e longevidade pois tem relação com a prevenção de doenças cardiovasculares, redução do colesterol ruim, diminuição do triglicérides, alguns tipos de câncer e até parkinson e alzheimer. 

É uma dieta baseada em comida fresca e natural com alto consumo de frutas e legumes, peixes, cereais integrais e azeite. É rica em fibras e gorduras insaturadas com pouco consumo de carne vermelha. 

E quando feita sobre restrição calórica, ela promove o emagrecimento de maneira saudável.

dicas para fazer dieta mediterranea
dicas para fazer dieta mediterranea

Quanto tempo leva para pra emagrecer?

Não existe um tempo padrão, cada pessoa tem seu metabolismo e uma rotina diferente. Para emagrecer rapidamente e de maneira saudável é necessário alinhar a dieta a uma rotina de atividade física, assim se aumenta o gasto calórico e acelera o metabolismo. Se exercitar também faz parte de uma rotina saudável, com diversos benefícios para saúde física e mental, promovendo bem estar e qualidade de vida sem necessitar de remedio para emagrecer.

Qual melhor hora para comer cada refeição ?

Depende do protocolo da dieta que se está seguindo, algumas tem a necessidade de comer de 3 em 3 horas, outras somente se come quando se está com fome, e também há aqueles que fazem jejum intermitente onde só se alimenta durante a janela de alimentação do dia podendo variar o número de refeições de acordo com o número de horas que se fica em jejum. 

Quais são os alimentos permitidos para emagrecer?

Frutas, legumes, verduras, leguminosas, grãos e cereais integrais, oleoginosas, carnes, ovos, laticínios .. Nenhum alimento é vilão do emagrecimento, o importante é estar atento a quantidade ingerida e sempre estar em déficit calórico. 

Alimentos ultra processados como congelados, refrigerantes, biscoitos, doces e fast foods devem ser evitados em processo de perda de peso pela falta de nutrientes e calorias vazias que possuem, geralmente contém alta quantidade de açúcares, sódio, gordura e aditivos que fazem mal a saúde e podem atrapalhar esse processo.

A água também é muito importante, deve-se sempre manter-se hidratado. Ela está presente em todos os processos metabólicos do corpo sendo imprescindível sua ingestão de, no mínimo, dois litros por dia.

Quais suplementos podem ser incluídos na dieta ? 

Existe alguns suplementos conhecidos como termogênicos que visam acelerar o metabolismo aumentando a temperatura corporal e o gasto calórico. São formuladas com substâncias como a cafeína que aumentam a queima de gordura contribuindo para o emagrecimento. 

Há muitos alimentos que promovem essa ação termogênica como a pimenta vermelha, o gengibre, o chá verde, mostarda, vinagre de maçã que podem ser consumidas naturalmente ou em forma de suplemento.  

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui




Enter Captcha Here :

Mais Recentes

Comentários Recentes