Melhores dietas para emagrecer

Tempo de Leitura: 4 minutos

Em busca de cuidados com a saúde e com o corpo há uma procura por diversos tipos de dieta para ter uma alimentação mais saudável alinhada a um objetivo de perda de peso, manutenção, hipertrofia, força ou performance.

Com tantas opções acaba-se ficando meio perdido sobre qual dieta seguir e ficando difícil escolher qual melhor para seus objetivos e estilo de vida. Uma boa dieta deve além de emagrecer rapido suprir as necessidades nutricionais do indivíduo trazendo bem estar, disposição, saúde física e mental. 

Pensando em dietas que visam o emagrecimento há uma série de fatores que interferem nesse resultado: O padrão de escolha do cardápio, a qualidade dos alimentos, os horários das refeições, os nutrientes primordiais, a disponibilidade e outros. O único fator comum entre todas as dietas do mundo é que todas precisam estar em déficit calórico para fazer efeito, por isso as calorias da dieta devem sempre ser menores que o gasto calórico diário para que o corpo use as reservas de energia estocadas ( gordura ) para suprir a falta de calorias que não foram ingeridas no dia.

Lembrando que todas as dietas devem ter orientação e acompanhamento de um profissional nutricionista.

Quais dietas podem ser feitas para emagrecer?

A forma correta de se perder peso é ter uma alimentação adequada e saudável rico em legumes, verduras, leguminosas, frutas, grãos integrais que funcionam como emagrecedor natural e a menor quantidade de comida processada possível. 

Veja :  Consumir carboidratos a noite: pode ser feito ou é prejudicial?

Existem diversos tipos : dietas que reduzem carboidrato ( low carb ), que reduzem gordura ( low fat ), dietas hiperproteicas, dieta dukan, dieta dos pontos e muitas outras.

As dietas no estilo low carb

Tem em seu cardápio um grande restrição de carboidratos compensando com o aumento do consumo de gorduras e proteínas. Geralmente são permitidos entre 50g a 200g de carboidratos por dia, e quando é ainda mais reduzido e chega entre 20g a 50g é chamada dieta cetogênica. 

A redução desse macronutrientes além de contribuir para um déficit calórico, diminui o estímulo a produção de insulina e tem efeitos benéficos como inibidor de apetite no controle da diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares. 

O cardápio é composto por carnes e peixes, cereais e grãos integrais, legumes, verduras, frutas, oleoginosas, tudo dentro da quantidade de carboidrato permitida diariamente.

opções de cardapio dieta low carb
opções de cardapio dieta low carb

A dieta Dukan

É baseada no alto consumo de proteínas e é dividida em 4 partes : a primeira é a fase de ataque onde só se é consumido alimentos com alto teor de proteínas, na segunda fase acrescenta-se alimentos pouco calóricos, como legumes e verduras, na terceira fase entram mais alguns alimentos como pães, queijos e frutas, emagrecedor comprar e na quarta e última é a fase de manutenção onde todos os alimentos são permitidos com moderação.

como funciona a dieta dukan
como funciona a dieta dukan

A dieta DASH

Foi desenvolvida para o emagrecimento com principal função na redução da pressão arterial. É baseada em um cardápio com menos sódio, gordura saturada e colesterol. Essa dieta não restringe nenhum tipo de alimento, somente preza por alimentos naturais estimulando o consumo de opções mais saudáveis.

A dieta mediterrânea

É baseada na alimentação da população da região Mediterrânea que engloba o sul da França e da Espanha, Itália e Grécia. O modo de alimentação desse lugar está associado a saúde e longevidade pois tem relação com a prevenção de doenças cardiovasculares, redução do colesterol ruim, diminuição do triglicérides, alguns tipos de câncer e até parkinson e alzheimer. 

Veja :  Conheça 10 alimentos incriveis que podem auxiliar na queima de gordura

É uma dieta baseada em comida fresca e natural com alto consumo de frutas e legumes, peixes, cereais integrais e azeite. É rica em fibras e gorduras insaturadas com pouco consumo de carne vermelha. 

E quando feita sobre restrição calórica, ela promove o emagrecimento de maneira saudável.

dicas para fazer dieta mediterranea
dicas para fazer dieta mediterranea

Quanto tempo leva para pra emagrecer?

Não existe um tempo padrão, cada pessoa tem seu metabolismo e uma rotina diferente. Para emagrecer rapidamente e de maneira saudável é necessário alinhar a dieta a uma rotina de atividade física, assim se aumenta o gasto calórico e acelera o metabolismo. Se exercitar também faz parte de uma rotina saudável, com diversos benefícios para saúde física e mental, promovendo bem estar e qualidade de vida sem necessitar de remedio para emagrecer.

Qual melhor hora para comer cada refeição ?

Depende do protocolo da dieta que se está seguindo, algumas tem a necessidade de comer de 3 em 3 horas, outras somente se come quando se está com fome, e também há aqueles que fazem jejum intermitente onde só se alimenta durante a janela de alimentação do dia podendo variar o número de refeições de acordo com o número de horas que se fica em jejum. 

Quais são os alimentos permitidos para emagrecer?

Frutas, legumes, verduras, leguminosas, grãos e cereais integrais, oleoginosas, carnes, ovos, laticínios .. Nenhum alimento é vilão do emagrecimento, o importante é estar atento a quantidade ingerida e sempre estar em déficit calórico. 

Alimentos ultra processados como congelados, refrigerantes, biscoitos, doces e fast foods devem ser evitados em processo de perda de peso pela falta de nutrientes e calorias vazias que possuem, geralmente contém alta quantidade de açúcares, sódio, gordura e aditivos que fazem mal a saúde e podem atrapalhar esse processo.

Veja :  Dieta é realmente mais cara?

A água também é muito importante, deve-se sempre manter-se hidratado. Ela está presente em todos os processos metabólicos do corpo sendo imprescindível sua ingestão de, no mínimo, dois litros por dia.

Quais suplementos podem ser incluídos na dieta ? 

Existe alguns suplementos conhecidos como termogênicos que visam acelerar o metabolismo aumentando a temperatura corporal e o gasto calórico. São formuladas com substâncias como a cafeína que aumentam a queima de gordura contribuindo para o emagrecimento. 

Há muitos alimentos que promovem essa ação termogênica como a pimenta vermelha, o gengibre, o chá verde, mostarda, vinagre de maçã que podem ser consumidas naturalmente ou em forma de suplemento.  

Sobre o Autor do Post