• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • Conheça os Melhores Tipos de Roupas para Praticar Musculação

    Conheça os melhores tipos de roupas e calçados para se utilizar durante o treino de musculação e tenha mais conforto, segurança e funcionalidades em seu treino.

    A prática de musculação vem cada vez mais sendo aderida pelos mais diversos tipos de pessoas no mundo inteiro, tanto que hoje, este é o esporte mais praticado no mundo inteiro.

    As razões por suas práticas são as mais variáveis possíveis, desde a busca pela melhoria física, à melhoria para a qualidade de vida, a reabilitação/prevenção de lesões ou o aprimoramento de alguma capacidade física. Juntamente a isto, a indústria que gira em torno do bem-estar cresce assustadoramente e, consigo, seus mais diferentes itens estão à disposição das mais diferentes necessidades: Suplementação alimentar, utilização de tratamentos estéticos e corpóreos, acessórios esportivos e as roupas de academia dedicadas aos praticantes de musculação.

    Termogenico

    E um dos mercado que cresce muito rapidamente é o de roupas para academia, justamente o citado por ultimo. Hoje vemos que ir para a academia deixou de ser apenas um ator de ir treinar, mas também passou a ser um ato de moda, estilo, escolhas e tudo mais.

    Porém fica uma dúvida: As roupas próprias de academia são melhores do que as roupas normais? As roupas próprias para praticar atividade física podem ter alguma vantagem e melhorar a funcionalidade do nosso treino de alguma forma?

    É sobre isso que vamos discutir neste artigo. Se você também tem essa dúvida, leia o artigo até o final e vamos descobrir juntos.

    Evolução da Vestimenta Para Treinos

    A prática da musculação nos remete aos nossos antepassados, em momentos onde se quer existiam roupas ou ainda, existiam itens os quais eram “roupas” que possuíam mais finalidades específicas (proteção do corpo, da pele, do frio etc) do que as que conhecemos hoje em dia. Entretanto, essa prática ainda era primitiva e não era sistemática, como já ocorriam com os gregos e, portanto, com o uso de roupas, mesmo que não necessariamente tão específicas.

    A verdade é que, as roupas esportivas passaram a existir somente na atualidade e, até então, o que se pode observar é que os primeiros povos utilizavam vestuários muito mais simplórios e não davam uma exímia importância a isto, pelo menos não no que tangia a prática de esportes.

    Pouco a pouco, começou-se a observar que, de fato alguns itens eram funcionais na prática de esportes. Por exemplo: Percebeu-se que com roupas que não privassem movimentos das pernas ou mesmo dos braços, eram melhores do que as que privavam. Percebeu-se que algumas roupas possibilitariam uma melhor ventilação do corpo e assim por diante…

    A evolução ocorreu não somente na musculação, mas ainda, na tecnologia de todos os esportes. Veja as camisas de jogadores de futebol dos anos 70, onde chegavam a pesar, após 20 minutos de jogo, 2 ou 3kg a mais aproximadamente, veja a tecnologia de circulação que há nas camisetas modernas de hoje em dia.

    É óbvio que na musculação, as roupas também foram pouco a pouco sofrendo evoluções as quais permitiram que elas trouxessem melhorias para seus praticantes. Se observarmos atletas dos anos 80, vemos shorts, bermudas e algum tipo de calçado, que poderia até ser uma sandália. Claro, isso não fazia com que não fossem desenvolvidos bons físicos, mas, a tecnologia de hoje permitiria maiores chances de conforto, de segurança e funcionalidades. É só comparar a segurança que há em uma bota de powerlifiting de hoje de uma sandália usada num centro de musculação alguns anos atrás.

    # Blusas, Camisetas e blusões (agasalhos)

    As blusas do praticante de musculação devem em primeiro lugar permitir uma boa circulação de suor. Lembre-se de que quanto mais o corpo está aquecido em excesso, mais ele perde água e mais a performance cai. Além disso, elas NÃO DEVEM EM HIPÓTESE ALGUMA privar movimentos. Existem muitas camisetas que possuem mangas que não permitem bem o levantamento do braço e outros movimentos.

    Termogenico

    Elas também devem ser leves e, principalmente, não devem deixar você preocupado com algo. Isso porque, frequentemente vemos pessoas tentando abaixar um lado da blusa porque ela esta curta e sobe durante um movimento ou mesmo tentando arrumar a manga de outra que sobe durante o pump muscular. Tanto para homens quanto para mulheres, essas regras são aplicáveis.

    Whey Protein

    Você pode optar por regatas ou blusas mais confortáveis (camisetas) de acordo com a sua preferência e sempre optar por tecidos como dry fit ou mesmo algodão.

    No Brasil, não é frequente o uso de blusões de frio pelo calor, mas, algumas épocas em algumas cidades podem pedir o uso de tais, como em vários outros países mais frios. Neste caso, use blusas de moletom, feitas de algodão. Usar blusas com materiais brilhosos e afins, pode não permitir uma boa passagem do suor e elevar demais a temperatura corpórea. É importante o uso desses agasalhos em momentos os quais seu corpo precisa de um bom aquecimento (como em dias frios), a fim de evitar lesões, dores articulares ou distensões musculares.

    # Calças, shorts (bermudas) e saias

    É possível utilizar alguns itens hoje os quais são bastante interessantes:

    No caso dos homens, bermudas largas, como de basquete ou mesmo, em alguns casos, para indivíduos mais magros, de futebol. Em dias de frio, opte por calças totalmente de moletom. Nada de calças as quais privam os movimentos, mesmo em dias em que não treinar membros inferiores.

    Para as mulheres, especificamente, as saias, desde que próprias para a academia, acompanhadas de uma bermuda por baixo se tornam bonitas e muito funcionais para as que assim se sentem confortáveis. Ainda para elas, uso de macacões preserva seu corpo, auxilia na movimentação e são também muito descentes e bonitos, sendo assim excelentes opções.

    Tanto homens quanto mulheres têm utilizado calças legging, que são excelentes, pois, entram na anatomia do corpo, são altamente flexíveis e auxiliarão os movimentos. Você deve entender entretanto que essas calças devem ser de um bom material o qual também permita a circulação do suor e sua evaporação. Existem alguns tecidos que impedem isso e a performance será prejudicada.

    # Calçados

    Aqui temos a maior importância do vestuário do praticante de musculação, isso porque, os calçados são essenciais para manter a estabilidade em TODOS os movimentos e, se eles tiverem inadequados, certamente você poderá ter prejuízos na performance e se machucar de maneira aguda ou crônica. Esqueça chinelos, pepetes e afins!

    Os calçados são essenciais para auxiliar na coluna. Calçados de musculação não devem ser confundidos com calçados de bem-estar ou para corridas como muitos fazem. Esses calçados são muito instáveis pelo grande amortecimento (especialmente os de molas). Portanto, o ideal tanto para homens quanto para mulheres seriam calçados sólidos, rígidos e planos como sapatilhas de boxe, sapatilhas como a Vibram 5 Fingers (que possui o encaixe dos dedos), os bons e velhos AllStars, tênis de basquete (sem amortecimentos elevados) e até mesmo botas táticas de militares que são excelentes!

    Na realidade, o ideal mesmo seria treinar descalço, que é muito interessante e válido. Porém, há muitas normas das academia, principalmente devido a segurança, que proíbem os alunos de realizarem tal feito, algo a ser devidamente observado.

    LEIA MAIS SOBRE >>> Os Melhores Tennis Para Treinar na Academia

    # Roupas íntimas e outras roupas

    Para as mulheres, especialmente, o uso de tops, mesmo que por baixo da roupa principal, é extremamente recomendado a fim de manter a estabilidade dos seios.

    Tanto homens quanto mulheres devem evitar roupas íntimas incômodas ou de tecidos que não permitem uma boa circulação do ar. É essencial manter as partes íntimas devidamente refrigeradas na medida do possível. O mesmo vale para as meias, as quais devem ser esportivas e de algodão.

    Outros acessórios como bonés, bandanas, faixas de testa e afins podem tranquilamente serem usados sem causar prejuízos, entretanto, na medida em que eles atrapalharem algo os exclua na hora de ir para academia treinar.

    Termogenico

    Termogenico





    /* */