Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeDicas de MusculaçãoDicas para perda de pesoConheça 8 Mentiras Sobre o Emagrecimento/Perda de Peso

Conheça 8 Mentiras Sobre o Emagrecimento/Perda de Peso

Conheça as principais mentiras sobre emagrecimento que muitas pessoas inventam apenas para atrapalhar a dieta de quem busca resultados de verdade.

9-mentiras-sobre-emagrecimento


O emagrecimento é um dos principais objetivo de grande parte das pessoas que frequentam uma academia de musculação. No entanto, muitas mentiras que foram inventadas ao longo dos anos sobre esse tema e ainda continuam atrapalhando o resultado de muitos hoje em dia.

whey protein growth supplements

Quando falo em mentiras sobre emagrecimento, me refiro a mitos sobre alimentação que não têm nenhuma comprovação científica. Pelo contrário, se formos analisar direito, veremos que a maioria deles não faz o menor sentido.

É quase certo que você já ouviu pessoas dizendo, pelo menos, uma das barbaridades que listaremos abaixo, ou pior, é bem capaz de você até acreditar e seguir o que te disseram. Tenho quase certeza que acertei!

Pois bem, para ajudar a clarear um pouco a sua mente em relação à esse tema, resolvi escrever sobre 8 mentiras sobre emagrecimento/perda de peso que podem estar atrapalhando os seus resultados.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

1- Dietas com altas quantidades de gordura irão deixar você gordo (a)

É comum associarmos a gordura que ingerimos na nossa alimentação com a gordura corporal armazenada. Por isso, é importante destacar que:

  • A) Gordura dietética (ingerida através da alimentação) é um macronutriente, ou seja, nosso corpo necessita dela para desenvolver diversas funções.
  • B) Gordura armazenada em nosso corpo é uma reserva energética que o nosso corpo acumula quando ele tem “energia” demais, e não necessariamente vem da gordura consumida na dieta.

gorduras insaturadas

Isso quer dizer que quaisquer componentes energéticos (proteínas, carboidratos, lipídios e mesmo o álcool) podem ser convertidos em gordura corporal, especialmente se houver um excesso energético, seja por um dos macronutrientes ou seja pelo total de calorias ingeridas na dieta.

Com o passar dos anos e o desenvolvimento de novos estudos, demonstrou-se que a gordura dos alimentos não irá deixar você gordo (a), especialmente se ela estiver de maneira equilibrada na dieta.

Por mais que uma dieta seja rica em gorduras, se você estiver consumindo menos calorias do que o seu corpo necessita, então, você não irá aumentar seu peso gordo.

whey protein growth supplements

Podemos dizer ainda que outros macronutrientes energéticos (como carboidratos simples) podem ser convertidos de forma mais fácil em gordura corporal, mesmo assim, só se houver algum tipo excesso energético.

Gorduras podem, inclusive, auxiliar na perda de gordura. É o caso, por exemplo, do óleo de côco (fonte de MCTs), do ômega-3 e do CLA.

Portanto, não tenha medo, mas equilibre adequadamente a sua dieta e você verá como não há mal algum em consumir gorduras.

2- Se você quer emagrecer, não coma carboidrato

É verdade que excessos de açúcares simples ou excesso de carboidratos simples podem ser convertidos em gordura corporal, e com grande facilidade.

Ainda, altas ingestões de carboidratos podem prejudicar o emagrecimento (perda de gordura corporal). Porém, muitos entendem isso com a necessidade de tirar os carboidratos da dieta, o que é um grande erro.

tudo que voce precisa saber sobre os carboidratos na sua dieta

Além de fornecerem energia para o corpo, os carboidratos auxiliam no desenvolvimento das células, porque utilizam compostos vindos de gorduras para seu uso como energia e, basicamente, sem carboidratos esses processos são prejudicados.

LEIA MAIS >>> Retirar os carboidratos da dieta é a chave para a redução da gordura corporal?

Reduzir os carboidratos da dieta pode sim ser interessante no processo de queima de gordura corpórea, mas tirá-los por completo da dieta é uma grande falha.

Portanto, consuma sim carboidratos, dentro de suas necessidades nutricionais individuais e sempre buscando fontes complexas, como cereais, raízes, tubérculos, grãos, entre outros.

3- Consumir bastante água ajuda no emagrecimento

Grande parte do nosso corpo é formado por água e qualquer processo metabólico depende dela para acontecer. Dessa forma, não podemos dizer que a água atrapalha na perda de peso.

No entanto, muitas pessoas associam o consumo de água com uma possível aceleração na perda de gordura corporal, o que é mentira.

nao beba agua de forma exagerada

Na realidade, a água é necessária para auxiliar o emagrecimento e o metabolismo, mas dentro de quantidades normais. Não há nada que possa comprovar que sair ingerindo mais água vai te fazer perder peso ou algo do tipo.

Muitos acreditam que o gasto energético necessário para elevar a temperatura da água quando ingerida para a temperatura do nosso corpo pode fazer com que você queime mais energia, mas esse gasto é tão mínimo que não faz diferença alguma.

Talvez a água possa ser mais útil para reduzir os níveis de retenção hídrica que prejudicam a definição, mas até aí dizer que ela possa queimar gordura corporal é uma grande bobagem!

RECOMENDADO >>> Guia básico de ingestão de água para praticantes de musculação

whey protein growth supplements nova versão

4- A primeira refeição é a refeição mais importante na dieta de emagrecimento

Todas as refeições tem igual importância, mas até alguns anos atrás, costumava-se dizer que a primeira refeição era a refeição mais importante do dia e que você jamais deveria evita-la.

Acontece que, assim como qualquer outra refeição, a primeira refeição é importante, mas isso não quer dizer que você deva se entupir de calorias ou mesmo de carboidratos neste momento.

Isso porque, a dieta deve ser baseada no horário do treino. Por exemplo, se você tem um treino no meio da tarde, não necessariamente precisa usar grandes quantidades de comida na sua primeira refeição.

café da manha deve ser a refeição mais calórica do dia: MITO

Em geral, se você fornecer uma quantidade média de 25-45g de proteínas de alto valor biológico e algo em torno de 20-50g de carboidratos, isso já é o bastante para a maioria das pessoas. Acrescente alguns lipídios, como o MCT e óleos essenciais e você terá uma ótima refeição.

5- Para emagrecer não pode comer carboidrato após as 18h

Não há fundamento algum para dizer que se você consumir carboidratos após ás 18h irá engordar, irá ter alguma dificuldade na perda de peso ou algo dessa natureza.

Verdade que, o corpo até tem sensores de luminosidade, mas isso não significa que às 18h haja uma mudança significativa em seu metabolismo que o impeça de comer carboidratos.

Primeiramente, quando você gasta muita energia durante o dia, vai acabar tendo de consumir carboidratos sim após às 18h. E se o horário do seu treino for a noite, aí sim que você não poderá deixar de consumir.

LEIA TAMBÉM >>> Comer Durante a Noite: Engorda ou Não?

Comendo carboidratos a noite

Levando em consideração que os hábitos hoje em dia mudaram muito, temos de entender que algumas pessoas terão sua maior ingestão energética justamente no período noturno, ou seja, após às 18h.

Mesmo pessoas as quais treinam de manhã, vão precisar comer carboidratos na sua última refeição, garantindo assim que o corpo tenha uma disponibilidade energética boa no dia seguinte.

Não somente após às 18h, mas em quaisquer outros momentos do dia, foque sempre em consumir quantidades de carboidratos as quais atendam suas necessidades individuais.

Além disso, é de extrema importância que você fique atento sempre aos tipos de carboidratos consumidos, dando preferência sempre aos complexos.

6- Não é interessante consumir açúcar refinado

Não é saudável sair consumindo grandes quantidades de açúcares simples. Entretanto, muitas pessoas acham que quaisquer tipos de açúcares dessa natureza irão te prejudicar, seja em relação a saúde ou a estética. Isso não passa de um mito!

Açúcar refinado

Quando falamos em excesso de açúcares, falamos de doces, excessos de frutas ou algo do tipo. Porém, existe açúcar em diversos outros tipos de alimentos, como pães integrais, molhos de tomate industrializados, Ketchup, mostardas etc, e nem por isso esses alimentos precisam ser tirados da dieta.

Veja bem: Suponhamos que você use 15g de Ketchup (que contém uns 2g de açúcar) três vezes ao dia. Ao final do dia, teremos apenas 6g de açúcares, o que representa em média 24 calorias, ou seja, algo insignificante na prática.

Muitas vezes, deixamos de consumir alimentos os quais poderiam melhorar muito os resultados da nossa dieta, seja de emagrecimento ou não, simplesmente por acreditar em invenções que não fazem sentido algum.

creatina growth supplements creapure

Portanto, açúcar em excesso não é bom, porém não seja extremista a ponto de não consumir mais nenhuma fonte de açúcar pensando que isso irá resolver os seus problemas, pois não irá.

LEIA TAMBÉM >>> Conheça sobre os açúcares e entenda o que são açúcares adicionados

7- Você precisa aumentar muito seu consumo proteico

As proteínas são um dos tipos de macronutrientes mais importantes para nós e elas não devem estar em falta em nossa dieta. Entretanto, sua ingestão não precisa ser absurdamente alta como muitos acreditam.

importância das proteínas na dieta

Estudos mostram que a maior parte das pessoas consomem quantidades de proteínas maiores do que realmente precisam.

Esse mesmos estudos mostram que um simples consumo de 25-30g de proteínas 3 vezes ao dia já garante uma síntese proteica adequada. Em média, 25g de proteínas são, mais ou menos, 100g de carne bovina.

Logo, se você consumir 150g de carne 2 vezes ao dia, totalizando algo em torno de 37,5g de proteína por refeição, já estará cumprindo a necessidade.

Isso, sem contar que ingerimos muitas outras fontes de proteínas em nossa dieta, como ovos, leite e alguns alimentos de origem vegetal, como as leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha e etc).

Portanto, não precisa se preocupar em consumir muita proteína. Faça seu corpo aproveitar ao máximo o que ele já tem.

8- Devemos consumir apenas carboidratos de baixo índice glicêmico na dieta de emagrecimento

Primeiramente, estudos mostram claramente que a perda de peso e de gordura estão mais associados com consumir menos calorias do que se gasta, logo, o índice glicêmico não irá interferir em nada disso.

Carboidratos de baixo índice glicêmico

Também temos que entender que, dificilmente você irá consumir uma refeição refeições apenas com carboidratos, ou seja, ninguém faz uma refeição de arroz puro ou de aveia pura.

Normalmente, nossas refeições são compostas por mais de um alimento, ou seja, arroz, feijão, carne, aveia, claras de ovos, entre outras infinitas combinações e possibilidades.

Havendo essa mistura, devemos considerar então um conceito chamado de impacto glicêmico e outro de carga glicêmica.

  • A carga glicêmica é a relação da quantidade de carboidratos de um alimento frente ao seu índice glicêmico (por exemplo, a melancia possui alto índice glicêmico, mas baixa carga glicêmica porque tem pouca quantidade de carboidratos).
  • Já o impacto glicêmico é o quanto aquela mistura interfere em sua glicemia, ou em sua liberação de insulina.

Diferentes nutrientes além dos carboidratos podem aumentar as secreções de insulina (como alimentos ricos em L-Leucina) ou diminuir o impacto glicêmico (como as fibras alimentares).

É óbvio que com isso, não estou dizendo para você sair se entupindo de açúcares simples ou que “qualquer carboidrato é a mesma coisa”.

Em geral, se você consumir carboidratos complexos ao invés de ficar se preocupando apenas com o índice glicêmico do alimento, certamente você irá continuar comendo com qualidade e sem estar “preso” em apenas alguns tipos de alimentos.

Isso irá proporcionar, inclusive, uma variedade maior de nutrientes para o seu corpo, afinal, a diversidade é essencial para a saúde e também para a performance.

Conclusão

O emagrecimento envolve inúmeros fatores. Porém, além da complexidade por si só do assunto, muitas pessoas trazem inúmeras ideias, as quais, grande parte não fazem o menor sentido.

Portanto, o objetivo deste artigo foi trazer melhores informações para você ter em mente e, de maneira mais clara, conceitos fundamentais que auxiliarão você a obter resultados no seu processo de emagrecimento.

Boa alimentação!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.9
Total de Votos: 9

Conheça 8 Mentiras Sobre o Emagrecimento/Perda de Peso
suplemento bcaa growth supplements

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!