Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeDicas de MusculaçãoMercado de Suplementos alimentares tem previsão de aumento de15% em 2019

Mercado de Suplementos alimentares tem previsão de aumento de15% em 2019

Imagem de Mercado de Suplementos alimentares tem previsão de aumento de15% em 2019

Pensa rápido: quais tipos de suplementos alimentares você toma ou já tomou? Pois bem, garanto que em algum momento da sua vida você já tomou ou ainda vai tomar. E não precisa fazer parte do mundo fitness para isso acontecer não.

Não é novidade para ninguém que os suplementos alimentares estão em alta no Brasil. Isso se deve a algumas mudanças tanto de legislação quanto no hábito dos brasileiros e brasileiras que cada dia mais querem estar bem com o próprio corpo.

Mais do que isso, é comum notar que hoje em dias boa parte dos médicos e nutricionistas estão receitando suplementos alimentares com o objetivo de prevenir diversos tipos de doenças. E isso tudo faz com que o mercado de suplementos cresça a cada ano.

Para você entender melhor essas mudanças nesse setor que é um dos maiores hoje em dia, te convido a continuar comigo nesta leitura e analisar porque os especialistas prevêem um crescimento de até 15% do faturamento de suplementos alimentares em 2019.

Vamos lá?

Entendendo melhor as mudanças da ANVISA

Segundo Synésio Batista da Costa, presidente da BrasNutri (Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais), essa previsão do aumento se dá graças as mudanças das regras de legislação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Publicada em julho de 2018, no site da própria ANVISA, as novas regras têm como objetivo central melhorar a experiência do consumidor final e esclarecer dúvidas que antes os faziam desistir de comprar os suplementos por diversos motivos, dentre eles, o medo de colocar a saúde em risco.

Sendo assim, o consumidor terá acesso a mais informações sobre o produto e com comprovações científicas sobre cada um. Além disso, os fármacos com substâncias bioativas, enzimas ou probióticos que supram demandas alimentares, são agora consideradas como suplementos alimentares.

“…Esta mudança na legislação foi muito importante para aumentar a produção diversificada, que promove o fornecimento de novas opções de produtos que auxiliam as pessoas tanto a manterem e restabelecerem sua saúde…” Afirma Synésio.

Segundo especialistas, como o próprio Synésio, as mudanças serão positivas para a economia do setor, uma vez que ela tem como um de seus objetivos o aumento da comercialização e inovação de novos produto no mercado.

Situação atual do Brasil no mercado de suplementos alimentares

Atualmente o Brasil é o 3° país que mais consome suplementos alimentares no mundo, ficando atrás apenas do Estados Unidos e Austrália. Objetivos que vão desde aumentar o volume dos músculos até a prevenção de doenças como a obesidade são os pilares que nos mantém nesta posição.

Nesse contexto, o que podemos notar é que o brasileiro está cada vez mais preocupado com a saúde. Com base em uma pesquisa feita em 2017 pela VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), houve um aumento de cerca de 24,1%  das atividades físicas ao ar livre.

Esse aumento considerável da busca do brasileiro por uma melhor qualidade de vida fez com que o setor de suplementos alimentares gerasse uma renda de cerca de R$ 2,24 bilhões em 2018, tendo um aumento de quase 12% em relação ao ano anterior (2017).

O que mais impressiona é que esse número gigantesco se dá apenas pelo setor de nutrição esportiva, que é apenas um dos que compõe todo o mercado se suplementos. Além desse, os outros setores são: Bem Estar, Perda de Peso e Nutrição Cosmética.

E não para por aí: o presidente da ABENUTRI (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais), Marcelo Bella diz que o ano de 2019 tem potencial para alcançar um aumento de até 15% de faturamento, em relação ao ano de 2018. Segundo Bella, o feito ainda não foi realizado por conta da inadimplência dos consumidores.

Além disso, o executivo afirma ter esperança de que o setor possa crescer ainda mais nos próximos 5 anos e bater a impressionante média de 5 bilhões de faturamento anual.

Perfil do consumidor de suplementos alimentares

Bella, que além de presidente da ABENUTRI é CEO da Black Skull, uma das maiores marcas de suplementos do Brasil, divulga ainda alguns dados sobre o perfil do consumidor de suplementos alimentares:

Cerca de 80% são jovens de 15 à 30 anos de idade, sendo que a grande maioria são homens (cerca de 80%), enquanto apenas 20% são mulheres. A classe social desse público varia de A à D.

Formas de comercialização

Segundo a ABRE (Associação Brasileira de Embalagem),  hoje em dia existem no Brasil mais de 500 marcas de suplementos alimentares pertencentes a 100 empresas, sendo 70% nacionais e 30 % importadas.

Para fazer essa comercialização, há cerca de 11 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil, divididas em lojas especializadas em suplementação, farmácias, lojas de produtos naturais e pela internet (e-comerces).

Uma forma inovadora de comprar suplementos alimentares

Como vimos, há diversos pontos de vendas de suplementos alimentares divididos entre o ambiente online e offline (lojas virtuais e lojas físicas). E é na internet que o mercado está sendo cada dia mais movimentado.

Isso porque, hoje em dia a internet está sendo visto com outros olhos, ou seja, o medo de comprar em lojas virtuais praticamente não existe mais. Isso atrai cada vez mais clientes, uma vez que essa forma de comprar oferece diversos benefícios como:

  • Melhor preço

Muitos donos de e-comerces (lojas virtuais) conseguem manter preços mais atrativos para o consumidor porque não precisam de preocupar com os gastos que uma loja física teria como vendedores, operadores de caixa entre outros.

  • Conforto

Chega de se estressar rodando de loja em loja até achar o melhor preço. Você consegue fazer isso tudo deitado no seu sofá, basta ter internet e saldo no seu cartão de crédito ou de débito.

  • Entrega em casa

O que se pode notar hoje em dia é que os fretes então cada vez mais baratos, principalmente para suplementos alimentares. Dessa forma, é muito mais viável pagar um frete barato e receber os seus produtos em casa.

  • Tempo

Tenho certeza que você já ouviu que “tempo é dinheiro”, certo? Pois bem, hoje em dia isso faz cada vez mais sentido. Praticamente todo mundo faz mais de uma coisa por dia, seja trabalhar e estudar, estudar e ir para academia etc.

Esse é um dos principais motivos que fazem os consumidores de suplementos alimentares comprarem seus produtos pela internet: a economia de tempo. Se você já sabe o que quer comprar, basta acessar o Google e fazer a sua pesquisa.

Para finalizar, quero dar uma dica para quem gosta de ter todos esse benefícios em um só lugar: conheça a Supx, o primeiro comparador de suplementos alimentares do Brasil.

Se trata de uma forma inovadora de comprar suplementos e que promete alavancar ainda mais esse mercado. Na Supx o cliente poderá escolher seu produto pelo menor preço, categoria, marca etc. E o melhor disso tudo é que é um serviço TOTALMENTE GRATUITO.

Quando se fala em comodidade para o consumidor final de suplementos alimentares no Brasil, a Supx sem dúvida é a maior referência.

CLIQUE AQUI para saber melhor sobre o que estou falando.

Conclusão

Sendo assim, chegamos a conclusão de que o mercado dos suplementos alimentares é um dos mais férteis atualmente. Não é à toa que o número de lojas físicas e virtuais especializadas em suplementação cresce ano a ano.

Quem também lucra com esse mercado gigantesco sãos as farmácias de manipulação que, muitas vezes, cobram mais caro por terem que fabricar produtos exclusivos para atender certos tipos de individualidades.

As mídias digitais também são grandes influenciadoras e fazem com que a demanda por suplementos (principalmente os que geram ganho de massa) cresça bastante. Afinal, muitos querem ter o corpo igual dos seu ídolos.

É importante deixar claro que estas substâncias só devem ser utilizadas sob orientação profissional, uma vez que o mal uso pode causar problemas de saúde e até mesmo, em casos extremos, levar o indivíduo a óbito.

Boa suplementação!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 19

Mercado de Suplementos alimentares tem previsão de aumento de15% em 2019

Artigos Relacionados

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!