Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoDicas sobre nutrição esportivaConheça 4 Mitos/Mentiras sobre o Consumo de Leite!

Conheça 4 Mitos/Mentiras sobre o Consumo de Leite!

Conheça alguns mitos e mentiras que falam sobre o consumo do leite e aprenda que o leite, pode sim, ser um excelente alimento para a sua dieta!

mitos-e-ementiras-sobre-o-consumo-do-leite


O leite é a primeira fonte alimentar de mamíferos (incluindo os seres humanos) após o nascimento e compreende uma fonte extremamente rica em micronutrientes, macronutrientes e em compostos que estão diretamente ligados com o sistema imunológico, promovendo não só benefícios nutricionais, mas resistência contra agentes externos (vírus e bactérias) também os quais podem levar o bebê a morte.

bcaa growth supplements

O leite é um dos alimentos mais consumido no mundo inteiro, seja em sua forma pura ou por algum de seus inúmeros derivados (queijos, iogurtes e etc). Apesar de toda a importância nutricional do leite, muitas pessoas tem o condenado nos últimos, querendo retirar esse “super alimento” do consumo humano, com mentiras, achismos e falta de comprovações.

A melhor forma de não acreditarmos nessas mentiras e achismos sem comprovação é com informações sérias e relevantes, combatendo os argumentos falsos e mentirosos com estudos científicos comprovando a eficácia do leite ao ser humano e a sua nutrição.

Portanto neste artigo, comentaremos a respeito de 4 mentiras que tem colocado o leite como uma grande vilão, e iremos explicar porque esses argumentos são mentirosos e você não deve acreditar nos mesmos.

Vamos lá?

1- O ser humano é o único mamífero que, após o desmame, ainda consome leite

Verdade seja dita: O Leite foi “criado” pela natureza com a função de alimentar um recém-nascido que ainda não pode conseguir seu próprio alimento e precisa que lhe seja fornecido algum tipo de suporte para sua sobrevivência.

Porém, após o desmame, quando o indivíduo já pode conseguir seu alimento e precisa de outra gama de nutrientes, normalmente os animais deixam de consumir leite para sempre, afinal, eles não podem ir mamar em qualquer outro animal ou muito menos podem ir ao mercado comprar leite (ou mesmo ir produzi-lo).

Ou seja, os animais param de beber leite porque a mãe deles não irá ficar dando leite o resto da vida e porque eles não possuem nenhuma outra forma de ter esse alimento… Diferente de nós, seres humanos, que podemos ir a qualquer supermercado e comprar.

Benefícios do leite materno: o ser humano é o único ser que consome leite após o desmame

E ai muitas pessoas irão dizer: “mas é o leite produzido por outra especie de animal, não foi feito para seres humanos ingerirem”. E você pode até ter razão, mas esse não é um motivo que faz do leite um alimento ruim, não é verdade? E se o nosso corpo se adaptou (com a evolução dos anos) a digerir bem esse tipo de alimento, que mal teria consumi-los? Isso é mais ideologia de “não consumir alimentos de outras especies” do que falta de nutrientes do leite e etc.

Fica realmente difícil imaginar um leão ou uma pantera entrando em um supermercado para comprar leite… Só que, SE VOCÊ DER LEITE A ELES, ELES BEBERÃO! É óbvio que animais simplesmente só não tomam leite porque não têm a possibilidade que temos de conseguir. Pense que, se algo é comestível, pela lei da evolução e da sobrevivência, você irá comer ou tomar, fim de papo!

Portanto, é impossível querer dizer que porque a maioria dos animais não tomam leite não podemos tomar. Aliás, você conhece algum outro animal, além do homem, que coma azeitonas ou use azeite de oliva?

bcaa growth supplements

2- “O Leite atualmente possui muitas toxinas”

Muitas pessoas argumentam que o leite hoje está com muitas alterações e que isso pode ser considerado prejudicial ao corpo. Vejam bem: Há legislações no ramo dos alimentos que, apesar de serem falhas, não irão permitir que erros grotescos aconteçam. E não é por acaso que sempre estamos vendo nas notícias apreensões de lotes, cargas ou produtos os quais não estejam nos padrões das exigências da legislação.

O fato do leite não estar em sua forma pura (de extração) não quer dizer ele seja ruim. Aliás, hoje o leite por ser pasteurizado (processo de eliminação de agentes causadores de doenças) pode apresentar muito menos riscos para o consumo, especialmente de crianças, do que se ele estivesse cru, natural.

É óbvio que quaisquer processos industriais fazem os alimentos perderem nutrientes, mas até aí, são QUAISQUER ALIMENTOS e não somente o leite. Se fosse assim, todos os alimentos industrializados teriam de ser taxados de tóxicos.

APRENDA >>> Porque  Leite é um Alimento tão Anabólico!

O leite possui muitas toxinas: MITO

É quase certo afirmar que não é adicionado nada que seja prejudicial no leite para o ser humano (desde que ele esteja de acordo com a legislação) e não há porque se preocupar com isso.

Você só terá algum prejuízo se utilizar um leite contaminado ou que tenham colocado algo dentro, como já vimos na mídia, a soda cáustica. Mas, é lógico que isso é ILEGAL e são casos a parte, assim como já vimos falsificações em carnes, embutidos e outros tantos alimentos do nosso dia-a-dia.

Portanto, não existe nada cientificamente comprovado que possa ser realmente tóxico no leite, mesmos os aditivos que são colocados nele para preservar, são autorizados por órgão regulamentados e estão em diversos outros alimentos também.

3- “Existem outras fontes de proteínas melhores do que o leite”

Muitas pessoas costumam afirmar que o leite, apesar de ser um alimento que contém proteínas de alto valor biológico, perde em questões nutricionais e proteicas para outros alimentos. Neste caso, temos que analisar alguns pontos críticos.

Sabemos que o leite possui cerca de 6g de proteínas a cada 200ml. Sendo assim, essa quantidade não é tão elevada, mas é de altíssimo valor biológico (como principais fontes temos a caseína em suas diversas formas e o soro do leite, além de proteínas em menores quantidades como a lactoalbumina).

Se compararmos apenas a quantidade, com certeza ela irá perder para muitos outros alimentos, como cereais, ervilhas e etc. Mas precisamos ver além das quantidades, pois as proteínas de alimentos vegetais são pouco aproveitadas por nosso organismo. Portanto mais vale pouca proteína de alto valor biológico, do que muita proteínas de baixo valor biológico.

E não podemos negar que existam outros alimentos de alto valor biológico que possuam mais proteínas, como a carne vermelha, por exemplo, fornece 22g de proteínas em média a cada 100g. Mas nem todos comemos carnes. E as pessoas que vão ovolactovegetarianas (não comem carne, mas come ovos e laticínios derivados de animais) ou lactovegetarianas (não comem carnes e nem ovos, mas comem laticínios derivados de animais), iriam ter de viver apenas de de proteínas de baixo valor biológico?

Outras fontes de proteínas além do leite

Outro fator super importante é a diversidade de alimentos. Mesmo que você consuma carne, ovos e proteínas vegetais, o leite torna-se importante pela variedade de alimentos consumidos na dieta, o que é super importante em casos onde você não pode deixar o seu organismo acostumar com os mesmos alimentos e estímulos.

E todos os outros nutrientes que o leite possui (além das proteínas) deveriam ser jogados no lixo, apenas porque ele não é o alimento mais rico em proteínas? Claro que não! Temos o cálcio, potássio, magnésio, fósforo e muitos outros.

Sendo assim, não quero dizer que o leite seja a melhor fonte de proteínas (apesar de ter sim o maior valor biológico para o corpo), mas dizer que o leite é menos vantajoso porque existem “proteínas melhores” é um certo exagero. Se bem ajustado na dieta em momentos oportunos, o leite é uma excelente fonte de proteínas SIM, superando inclusive muitas das mais comuns.

4- “Pessoas possuem disfunções gastrointestinais devido ao consumo de leite”

Outra afirmação bastante comum de se fazerem é que o leite é causador de inúmeros problemas no trato gastrointestinal, quando isso é um exagero baseado em fatos que ocorrem isoladamente e não na população de uma maneira geral, como regra.

De fato, a caseína, em especial, pode representar o desenvolvimento de alergias em alguns indivíduos, assim como a própria proteína do soro do leite. Ainda, pessoas que possuem galactosemia (doença que a afeta o metabolismo) ou até mesmo intolerância à lactose também podem ter desconfortos gastrointestinais e até problemas bem maiores se consumirem leite.

Mas são poucas pessoas no mundo que possuem essas doenças. Para pessoas sem doenças, isso não representa mal algum. No caso de alergias, se você não desperta nenhuma reação estranha no corpo (falta de ar, vermelhidão na pele, problemas gastrointestinais etc), não há com o que se preocupar. Se você também não tem intolerância à lactose (caracterizada por problemas gastrointestinais após a ingestão de leite e/ou seus derivados) também não há porque temer a lactose, visto que seu corpo tem enzima lactase o suficiente para digerir este carboidrato.

CONHEÇA >>> 6 Opções para Substituir o Leite

Leite provoca problemas gastrointestinais: MITO

De uma maneira geral, grande parte da população não tem esses problemas com o consumo do leite, e utilizar de pessoas as quais sofrem com doenças dessa natureza para dizer que o leite é prejudicial ou que deva ser evitado é uma grande tolice. Aliás, é muito mais fácil um indivíduo desenvolver problemas de carência nutricional sem o consumo de uma variedade de alimentos (incluindo o leite) do que pelo leite em si.

Portanto, se você não tem quaisquer problemas consumindo leite, não o evite achando que irá ter benefícios em algum tipo de prevenção de problemas gastrointestinais. Se você tiver esses problemas constantemente, vale a pena ir a médico e verificar se é culpa do leite ou de outros alimentos.

Conclusão:

Contudo, podemos concluir que o leite não é um alimento ruim e muito do que lemos e ouvimos por ai são mentiras ou argumentos sem fundamentos.

LEIA >>> 5 Razões Pelas Quais Você Deve Consumir Leite!

Se você analisar a fundo cada uma das mentiras ou dos argumentos sem fundamentos, irá perceber que o leite é um alimento rico em diversos nutrientes e que pode ser consumido sim por seres humanos e outras espécies.

Minha dica é: seja sempre critico com que as pessoas te falarem… Seja coisas boas ou ruins. Procure se informar, procure especialistas e busque entender se aquilo é uma verdade ou não.

Observe sempre suas necessidades nutricionais e as possibilidades de adequá-lo devidamente em sua dieta.

Boa alimentação!

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

OBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

whey protein growth supplements nova versao

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!