Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeDicas de MusculaçãoDicas de musculação em geralMusculação na adolescência atrapalha no crescimento?

Musculação na adolescência atrapalha no crescimento?

Será que praticar a musculação desde novo é prejudicial ao crescimento ósseo?

Musculação-adolescência

bcaa growth supplements

Um adolescente simplesmente tem seu crescimento atrapalhado se realizar musculação? Mito? Verdade? Até que ponto a musculação interfere no crescimento?

Será que musculação para adolescentes ou crianças realmente pode interferir no crescimento? Isso é algo bom ou ruim?

O crescimento talvez seja o fenômeno do corpo humano mais estudado durante todo tempo. O homem sempre teve a curiosidade de saber os fatores que compunham e compõe o crescimento, o desenvolvimento, a mineração óssea e a resistência que o corpo adquire com essas novas caraterísticas. Muito se fala sobre musculação na adolescência e/ou infância e os possíveis males que a mesma pode trazer. Porém, nos últimos, digamos, 10 anos isso tem sido muito discutido e estudado, sendo muitos mitos jogados na lata do lixo.

O osso é um tecido rígido mineralizado que pode ser dividido em cortical (superficial) e trabecular. (profundo) e compõe cerca de 80% do esqueleto.
Assim, sabemos que o osso cresce por meio do sistema endócrino e de importantes hormônios e fatores de crescimento (GH, IGFs) através de uma estrutura em suas extremidades denominada epífise, a qual se consolida com o passar do tempo, impossibilitando o crescimento. Esse crescimento é tido como vertical. Já o crescimento em largura é feito através do tecido ósseo que recobre toda a estrutura dos ossos.

Musculação-adolescência

Com o decorrer da vida, os ossos passam por um processo chamado “remodelagem”, no qual confere densidade óssea e massa para o mesmo, conferindo assim resistência. E sabe-se que isso é extremamente derivado a compressões que acontecem nos ossos. Schultheis em 1991 já relatava a musculação como potente estimulante mecânico para esse fim.

Por fim, não podemos deixar de citar também a remodelagem que acontece vagarosamente, na maioria dos casos, durante a vida, reparando, por exemplo, lesões ou recompondo o tecido desgastado por impactos. ou seja, a ativação dos osteoclastos leva a reabsorção óssea e as ações dos osteoblastos reconstroem a matriz óssea, levando a nova mineralização do tecido.

E é durante a adolescência que temos maior ganho ósseo, na chamada fase de estirão, onde os hormônios estão realmente a flor da pele, em picos de atividade, gerando as mais diferenças modificações no indivíduo que, normalmente resultarão por toda sua vida. E esse crescimento é principalmente determinado pelas características genéticas herdadas (impossibilitando em condições normais de pais baixos com avós baixos, terem filhos altos, por exemplo).

suplemento bcaa growth supplements

Em segundo e não menos importante, não podemos deixar de lado a dieta que, fornece substrato suficiente para que haja os diferentes tipos de material para que o crescimento ocorra normalmente, potencializando as características genéticas.

A força gravitacional (externa) e a contração muscular (interna) são duas forças mecânicas primárias aplicadas na estrutura óssea ao longo da vida desde o nascimento. Estas forças incidentes sobre o esqueleto induzem reestruturações ósseas específicas conforme suas intensidades, tanto no sentido longitudinal (vertical) quanto transversal (horizontal), sob a forma de tração, compressão, deslizamento ou torção. (USP, Revista Mackenze, SP). Desta forma, os exercícios aeróbios não possuem, nesse fator, a mesma vantagem de exercícios com compressão, como a musculação. Aliás, alguns estudos demonstram maior densidade óssea em fisiculturistas do que em atletas de outras modalidades como nadadores e corredores.

Comparando a musculatura esquelética então, com as células ósseas, podemos traçar um paralelo sobre o stress gerado nas mesmas e capacidade de recuperação e de refazer os tecidos danados pelo exercício ou pelo dia-a-dia. E isso também envolve plenamente o sistema endócrino, visto que o exercício físico também o estimula. Aliás, lembre-se que durante a atividade física até mesmo os níveis de GH tendem a ser maiores.

E, apesar dos estudos ainda serem relativamente novos, temos de concordar dos diferentes benefícios que a musculação adequada e prudente no caso de crianças, traz, além do crescimento, como força, desenvolvimento endócrino otimizado, melhoria no sistema cardiovascular, melhora na sensibilidade à insulina etc.

[VÍDEO] MUSCULAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

Que tal saber ainda mais? No vídeo a seguir, gravado por Marcelo Sendon, para o nosso canal no YouTube, você vai ter muito mais informação sobre esse assunto tão importante que é a musculação na adolescência. Vale a pena assistir até o final!

creatina growth supplements creapure

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.3
Total de Votos: 13

Musculação na adolescência atrapalha no crescimento?
LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

whey protein growth supplements nova versão

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

60 Comentários


  1. Lipeh Costa disse:

    Olá, tenho 13 anos e vou completar 14 daqui a 4 meses e tenho 1,61 de altura.. Estou com medo de ficar baixo, pois faço academia moderadamente e consegui me definir fazendo corrida e aerobicos com uma alimentção boa. Até quando vou crescer? pois meus pais são baixos e eu sou da altura do meu pai. Vou crescer quantos cm aproximadamente ainda?

    • A musculação, sendo bem executada e acompanhada, junto de uma boa alimentação, não irão afetar o seu crescimento. Mas saber quantos centímetros você ainda vai crescer, é impossível, talvez o seu médico Pediatra possa te dar essa prévia. Mas se você ainda tiver que crescer mais, irá crescer.

  2. Luis Nogueira disse:

    Olá, tenho 15 anos e comecei a malhar com 13. Comecei a pegar um pouco mais de carga no final dos meus 14 anos. Meu irmão é alto, cerca de 1,84. Já eu tenho 1,71. Faço diversas atividades alem de musculação, corro, pedalo, pratico motocross e ocasionalmente, nado. Meus pais não são altos, cerca de 1,76, meu pai, e cerca de 1,68 a minha mãe. Estou crescendo normal? Ou teve algum tipo de interrupção durante esse periodo?

    • Betão Marcatto disse:

      Luis, a musculação não atrapalha no crescimento. Isso é um mito que já ficou pra trás há muito tempo.

  3. Gabriel Mota disse:

    Olá tenho 12 anos eu malho já faz alguns meses tenho abdômen definido se eu continuar assim vai dificultar o meu crescimento

    • Betão Marcatto disse:

      Musculação não atrapalha no crescimento, muito pelo contrário. Esse mito já caiu por terra faz muito tempo. Você pode aprofundar seu estudo lendo o texto e entendendo as bases fisiológicas de funcionamento do crescimento ósseo.

  4. Luan disse:

    eu tenho 12 anos e faço, mas nao academia só o basico de flexão e abdominal, isso vai atrapalhar o crescimento?

  5. Olá eu tenho 14 anos comecei na academia com 13 vou completa 1 ano agora em maio e todos da academia quando descobrem a minha idade começam a dizer ” nossa você não vai crescer mais se você continua treinando ” então comecei a pesquisa sobre isso e são poucas site que dizem que musculação impossibilita de crescer hoje com 14 anos consigo pegar 25 Kilos no supino de cada lado leg press aguento 220 fazendo o movimento correto sem rouba então eu acho que devi ser por isso que a maioria da academia começa a dizer que eu não vou crescer que elas ver vc evoluindo cada vez mais e elas tentam fazer vc cair fazer vc parar de treina então eu resolvi não ligar para o que as pessoas dizem

  6. Andre disse:

    Pode malhar com 12 anos sem atrapalhar o crecimento

  7. Rui Costa disse:

    Eu agora tenho 14 anos e tenho 1,66m e este ano de 2017 vou fazer 15 anos, e eu comecei a malhar com 12 anos e nessa época tinha 1,56m e eu continuei crescendo, é bom que tenham sempre alguém a seu lado mais velho e mais experiente e também é bom vocês terem uma alimentação saudável, e eu também alongava muito e isso ajuda muito, é isso aí galera. Tmj é nois!

  8. Rogério disse:

    Não sou especialista na área, mas para mim atrapalha sim ! Tenho 1.90m e meus pais não são altos. Passei a juventude toda fazendo basquete e, vejo literalmente, a diferença dos meus amigos que não praticaram exercícios de alongamentos. Pelo sim, pelo não, acho melhor não arriscar molecada ! Vão nadar para adquirir ombros largos e quando forem malhar, terão um shape bem mais bonito !

    • Betão Marcatto disse:

      Você está equivocado, precisa se atualizar. Não precisa ser especialista, apenas acompanhar os estudos mais recentes sobre esse assunto.

  9. Igor Rocha disse:

    Tenho 13 anos, faço academia desde os 12, normalmente treino pesado, desde que eu faça os movimentos corretos não tem problema?Não vou parar de crescer?

    • Betão Marcatto disse:

      Tudo bem, Igor?
      A questão de se parar de crescer com a musculação é um mito já derrubado há tempos. Antigamente, achava-se que o treino de musculação poderia ajudar no fechamento das epífises ósseas. Mas a ciência provou que o treino deveria ser muito intenso/tensional (altas cargas) para que isso acontecesse e um iniciante na musculação não tem condições de realizar um treino assim.
      Tenha em mente, sempre, que a execução vem antes das cargas. E sempre peça orientação pra um professor qualificado!

  10. maicon disse:

    tenho 15 anos e acho que quando eu comecei a fazer cademia atrapalhou meu crescimento estou…
    certo ou errado

    • Betão Marcatto disse:

      Você está errado, Maicon. Isso é um mito bem antigo, já existem diversos artigos científicos que demonstram que treinamento na adolescência não atrapalha crescimento (não fecha as epifises osseas)

  11. Victor Hugo disse:

    Se Eu Fizer academia..vai atrapalhar meu crescimento sim ou nao..

  12. vinicius disse:

    tenho 14 anos e tenho 1,75 e queria saber se eu começa a malhar vai atrapalhar no meu crescimento (n quero crescer mais n )

  13. renan disse:

    Tenho 14 anos sera que posso começar uma academia levemente, não levantando muito peso e me esforçando mais nos meus abdomens.

    —–

    Com acompanhamento de um profissional qualificado sim.

  14. ithalo disse:

    Tenho 14 anos e 1 metro e 66, como posso malhar sem parar de crescer??

    ——

    Com acompanhamento correto!

  15. Nelson Neto disse:

    Tenho 14 anos de idade, faço academia a um ano. A musculação pelo que eu intende do seu artigo, a musculação em vez de prejudicar o crescimento, na verdade ela ajuda no crescimento, Seria isso? A musculação pode ajudar na perca de gordura corporal? Pois meu músculo em si já está definido, porém minha camada de gordura corporal não deixa esta definição ser vista.

    —–

    Sim, ela pode ajudar na queima de gorduras. Porém deve ser feita com acompanhamento profissional, principalmente na sua idade.

  16. Gabriel disse:

    Tenho 16 anos e faço academia 5 vezes na semana com duração de 2:30 à 3:00 horas. Isso afeta meu crescimento? Eu não quero crescer, já tenho 1.74 de altura.

    —–

    Não entendi a pergunta… Você quer treinar muito para parar de crescer, é isso?

  17. Tenho 13 anos, se eu fizer Abdominais, isso poderá dificultar meu crescimento??

    Dificilmente.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  18. Moura disse:

    Um adolescente de 14 anos pode malhar 6 vezes por semana com treinos de duração de 1 hora?

    Se bem instruído, sim.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  19. Marechal disse:

    A musculação aumenta a testosterona né isso? Como esse hormônio age sobre as epífises de crescimento, então quer dizer que se os adolescentes praticarem a musculação, suas epífises vão fechar mais rapidamente. Estou certo ou errado?

    Errado.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  20. Jorge disse:

    Tenho 15 anos e vou fazer 16 em maio tô querendo fazer academia será que com essa idade é bom desenvolvimento?

    Sim.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  21. Janailton disse:

    O que é MUSCULAÇÃO EXCESSIVA? É a musculação com cargas que ultrapassam os limites de um ser, musculação com muitas repetições, musculação todos os dias ou musculação com tempo de treino de mais de duas horas?

    Tudo isso que você falou pode ser excessivo, vai depender se excede o fisiologicamente viável para resultados.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  22. Eu tenho 13 anos e 1,64 , eu sou gordinho, seu eu entrar na academia sendo gordo e com essa alturas, (sem mexer com pesos , andando na esteira e tals) isso atrapalhará no meu crescimento ?

    Não, mas o ideal é ter boa instrução profissional.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  23. Pedro disse:

    Como saber se o meu músculo se recuperou totalmente? É verdade que os adolescentes recuperam mais rápido os músculos?

    Ao certo, seria impossível. Mas, ausência de DMIT, ausência de perca de força e observações diárias de aumento/manutenção/queda de rendimento de treinamentos são bons indicadores.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  24. Messi disse:

    Tenho 14 anos e ontem eu fui fazer academia aí no final eu fiz abdominais e hoje estou com dores. Será que eu devo esperar a dor passar para fazer de novo?

    Sim.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  25. Serginho disse:

    A preocupação que os adolescentes e seus acompanhantes devem ter durante a musculação não é na sobrecarga aos músculos e sim nas articulações?

    Em várias estruturas, incluindo elas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  26. Fred disse:

    Tenho 14 anos e comecei a fazer academia. Queria saber se quando eu malhar peito, tríceps e ombro, caso eu não esteja sentindo dor alguma, eu posso no outro dia fazer umas flexões de braço em casa. É porque são 72 horas de descanso pra eu poder malhar o mesmo músculo. Eu acho muito tempo.

    Não acho necessário. Siga a orientação de seu profissional.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  27. Davi disse:

    Tenho 16 anos, 1,71 cm e estou malhando a 7 meses, a pouco tempo comecei a sentir dores nas articulações ou praticamento pelo corpo inteiro, isso pode está relacionado ao crescimento? E mesmo nesse período posso continuar na musculação?

    Sim, pode ser do crescimento. Quanto a musculação, indico que busque ajuda profissional para uma avaliação, antes de continuar.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  28. Kaio disse:

    Um adolescente de 14 anos pode malhar 6 vezes por semana e cada treino com duração de 1 hora ou um pouco mais? Tempo de treino influencia também no crescimento?

    Pelo tempo não influencia no crescimento. O problema é observar como as coisas são feitas no treinamento.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  29. Fabiano disse:

    Observe: 1kg a 5kg(extremamente leve); 6kg a 10kg(leve); 11kg a 17kg(médio); 18kg a 22kg(pesado); 23kg a 26kg(muito pesado); 27kg a 32kg(extremamente pesado). Tudo isso é baseado nas forças de um adolescente de 13 anos em um determinado treino de musculação. Qual seria a carga dentre essas que eu citei, ideal para esse adolescente? Que essa carga não traga prejuízos não só ao seu crescimento como qualquer outro que possa surgir como consequência.

    Depende de pessoa para pessoa, de treino para treino, objetivo, idade etc. Não existe regra.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  30. Leonardo disse:

    Tenho 13 anos e estou com deficiência na produção de GH pela hipófise e por isso estou com baixa estatura. Antes desse problema ser diagnosticado, fazia uns 10 meses que eu sempre fiz flexões de braço e abdominais todos os dias, 3 séries de variando de 35 a 40 repetições por série. Nunca tive nenhuma dor articular ou qualquer outra dor e lesão, fazia da forma correta e sem causar instabilidade, porém sem acompanhamento profissional e a intensidade era alta, mas não ao extremo. Pelo fato de eu ter considerado a causa desse meu problema idiopática porque meu endocrinologista não identificou o empecilho, eu estou achando que pode ter sido por causa desses exercícios. Será que existe grandes possibilidades de ter sido por causa deles?

    Provavelmente não. A deficiência deve ter outra (s) causa (s).

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  31. Alehandro disse:

    Exercícios que utilizam o peso do corpo feitos inadequadamente pode acelerar a idade óssea de um adolescente?

    Sim.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  32. Ítalo disse:

    A musculação excessiva pode diminuir a produção de GH? E assim causar uma deficiência hipofisiária?

    Não.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  33. wanderley disse:

    Tenho 14 anos e comecei a fazer academia. Meu orientador disse que já posso fazer musculação visando hipertrofia muscular. Eu também se eu podia fazer flexão de braço e abdominais com alta intensidade e ele disse que sim e que não vai prejudicar o meu crescimento. O que você tem a dizer em relação a isso? Você acha que ele está certo ou errado?

    Buscar hipertrofia você pode. Porém, dentro de um programa adequado de treinos, dieta e sempre bem orientado.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  34. Marcelo disse:

    Existe algum sinal EXTERNO (exemplo: alguma lesão, dor etc) que indique que a musculação excessiva está prejudicando o crescimento de um adolescente?

    Dores articulares, estagnação do crescimento e etc.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  35. Magno disse:

    É uma DMIT. Isso pode prejudicar o meu crescimento?

    Não.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  36. Magno disse:

    Tenho 14 anos e comecei a fazer academia com orientação de um profissional. Só que estou com dores nas articulações dos braços. Isso pode prejudicar o meu crescimento?

    Depende do tipo de dor. Seria DMIT? Seria dor por lesão? Consulte outros profissionais também.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  37. Jonny disse:

    Quanto tempo demora mais ou menos para os problemas da musculação excessiva afetarem um adolescente?

    Não existe média! Pode ser a curto, médio ou longo prazo.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  38. Marcel disse:

    Com saber se um adolescente está com baixa estatura por causa da musculação excessiva? E durante a musculação feita de forma inadequada, quais são os sinais de que é ELA que está prejudicando, e não qualquer outro problema?

    Testes médicos de densidade óssea, análise de estatura etc. Além disso, você deve considerar fatores genéticos.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  39. Carlos disse:

    Qual a porcentagem de chances de um adolescente ter prejuízos por causa de musculação excessiva e sem acompanhamento profissional?

    99,9%.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  40. Léo disse:

    Eu sei que a musculação não deve ser feita com o objetivo de conquistar o “corpo ideal”, mas sim pelos benefícios que ela pode trazer à saúde. Mas se eu fizer a musculação de forma moderada e eu consegui mesmo assim, com o tempo, um bom desenvolvimento e aumento da massa muscular. Tem algum problema?

    Não, desde que bem instruída por um bom profissional e desde que haja devido aporte nutricional.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  41. José disse:

    Um adolescente que está fazendo tratamento com hormônio de crescimento pode fazer exercícios que utilizam o peso do próprio corpo ou musculação?

    Sim, desde que bem instruídos por um bom profissional.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  42. William disse:

    Exercícios que utilizam o peso do próprio corpo realizado de forma inadequada pode causar uma deficiência hipofisiária?

    Se feitos inadequadamente, sim.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  43. Tony disse:

    Porque exercícios que utilizam o peso do próprio corpo podem prejudicar o crescimento dos adolescentes? Eles, se feitos de forma inadequada e sem acompanhamento profissional é claro, dão os mesmos prejuízos que os da musculação excessiva e inadequada?

    Se não forem bem realizados, pela instabilidade que causam e talvez pela sobrecarga (a depender da composição corpórea e/ou da força da pessoa em questão). Entretanto, se bem orientados, podem ser ótimos exercícios para adquirir concepção corpórea.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  44. Junior disse:

    Será que três séries de 30 flexões de braço e 3 de abdominais é exagero para um adolescente de 14 anos de idade? Fazendo um dia sim e um dia não?

    Depende de N fatores como intensidade, recuperação modo de realização dos movimentos, resposta ao estímulo etc. O ideal é sempre consultar um profissional antes de iniciar atividades físicas resistidas, principalmente na sua idade.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  45. Adriano disse:

    Tenho 12 anos (quase 13) e faço três séries de abdominais e flexões de braço todos os dias sem o acompanhamento profissional. As repetições variam entre 60, 70 e 80 por série. Será que essa quantidade pode prejudicar o meu crescimento? Se sim, quantas séries e repetições seriam o ideal para minha idade?

    Sim, que exagero é esse? Pessoas na sua idade precisam de acompanhamento, atente-se a isso. Sempre consulte um profissional antes de executar trabalhos resistidos.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  46. Lucas disse:

    Tenho 14 anos, porém, meus pais tem muito medo que eu não cresça e que me faça mal, ontem fui em uma academia e fiz um dia teste grátis, eu gostei muito e perguntei ao instrutor o que ele me sugeria , ele disse que eu precisava somente de ganhar massa muscular, tenho 1.69/1.70 ( ultima vez que eu medi deu 1.69, mas faz muito tempo) e tenho 68 KG, se eu começar a fazer academia me causará algum risco?

    —–

    Desde que feito com bom acompanhamento, tanto nutricional quanto físico, só tende a trazer benefícios.

  47. Philipe disse:

    Tenho 13 anos e faz uns 11 meses que faço flexões de braço e abdominais todos os dias. Será que esses tipos de exercícios é prejudicial ao meu crescimento?

    Se feitos inadequadamente sim. O ideal é buscar boa orientação profissional.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  48. davi disse:

    Quantas séries você recomenda para mim, já faço musculação a uns 3 ou 4 meses e uso um peso de seis quilos.

    Não existe recomendação que sirva para todo mundo, vai depender da individualidade de cada pessoa. O ideal na sua idade é ter acompanhamento de alguém bem qualificado.

  49. davi disse:

    Eu tenho 13 anos posso sim ou não fazer musculação? O que quer dizer musculação moderada? Já faço musculação digamos a uns 3 ou quatro meses, uso um peso de 6 quilos, esse peso poderia atrapalhar meu crescimento? Sem contar que eu faço 90 vezes em cada mão. Sem falar de outros exercícios que faço para outras partes do corpo, deveria fazer menos diminuir meu peso para que ele não force a minha musculatura? (o site esta no nome da minha mãe)

    —-

    Desde que bem instruído, pode fazer na adolescência. Fazer moderadamente que eu falo é trabalhar o corpo não para ser um fisiculturista ou conquistar o “corpo ideal”, mas pensando nos benefícios da musculação para a saúde. Em tempo, seus exercícios estão inadequados, fazer 90 vezes o exercício para cada braço/mão, é LOUCURA!

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  50. Kaique disse:

    Tenho 14 anos posso fazer uma musculação do jeito moderado, ainda vou crescer?

    Não só pode como, se feito adequadamente, é mais do que recomendável.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

Deixe o seu comentário!