São muitos os suplementos pré-treinos hoje existentes no mercado da suplementação nutricional e/ou ergogênica. Desempenhando ótimos fundamentos, muitos desses produtos vem sendo apontados como ótimos redutores de fadiga muscular, ótimos auxiliadores na recuperação pós-treino e, principalmente o seu maior foco: ótimos no aumento do rendimento do treinamento. Entretanto, esse rendimento deve ser cuidadosamente avaliado e não confundido com o ato de “erguer mais peso”, ou seja, simplesmente, levantar mais peso pelo consumo desse ou daquele suplemento NÃO é diretriz de indicação de qualidade em auxílio no treinamento deste produto. Devemos avaliar a composição, os otimizadores da construção e/ou anticatabolismo muscular e agentes adicionais como queimadores de gordura, redutores de fadiga mental entre outros.
Dois dos pré-treinos mais conhecidos são por sua vez, NO Xplode, já bastante difundido e elaborado pela BSN e, o NaNO Vapor, suplemento produzido pela MuscleTech, já tarimbado, antigo e que passou por algumas inovações nos últimos tempos.
Primeiramente, como citado, ambos passaram por modificações em sua composição. Modificações essas que, acrescentaram alguns benefícios, porém, tiraram outros, fazendo um balanço positivo ou negativo de acordo com o que se busca em cada um deles. Apesar disso, não podemos desqualificar nenhum deles, pela excelência que ainda possuem.
Mas, indo realmente ao que nos interessa, um deles pode ser considerado melhor? Quais são as principais diferenças entre os dois produtos?
A primeira diferença que há entre os produtos, é a quantidade de carboidratos. Apesar de, em ambas as fórmulas esse teor ter reduzido SIGNIFICATIVAMENTE, em NO Xplode ainda possui 3g a mais de carboidratos na porção do que NaNO Vapor. Muito provavelmente, isso se deve ao fato da BSN sempre trabalhar com otimizadores de volume celular, tais quais a creatina. Assim, a presença de carboidratos é fundamental e de larga ajuda nesse processo.
O segundo fator que pode ser levado em consideração é a presença da indispensável creatina. Em NO Xplode, ela está em quantidade não declarada, pois, faz parte do blend principal da fórmula que contém 19,6g, sendo esse inclusive, parte, composto por carboidratos. Apesar disso, o produto diz conter 5g de análogos de creatina. Já NaNO Vapor, possui pouco mais de 1,5g desse peptídeo, o que não é uma quantidade significativa. Com essa perca, podemos dizer que há o benefício da adição de pouco mais de 2,5g de L-Citrulina Malato na fórmula, que vem sendo associada com a mesma função, ou pelo menos, com função muito próxima àquela estabelecida pela creatina. Assim, diria que com ambos os produtos, há a necessidade do consumo extra de creatina na dieta.
A porção de Beta-Alanina, indispensável em praticamente todos os produtos hoje existentes no mercado. Com pouco mais de 1g de beta-Alanina, NaNO Vapor certamente possui menor quantidade do que NO Xplode, uma vez que, esse, possui a beta-alanina como segundo principal ingrediente de seu blend em termos quantitativos. Neste caso, uma pequena vantagem extra para NO Xplode, visto a melhora que se tem obtido no treinamento com a utilização desse dipeptídeo.

Com uma dosagem declarada de 833mg de Betaína, NaNO Vapor é um oxido nítrico com alto poder de auxílio na recuperação. Entretanto, a presença de Betaína em NO Xplode também existe. Apesar disso, sua dosagem não é declarada e, ela aparece atrás da creatina na lista de ingredientes do produto. Por, normalmente possuírem os produtos da BSN boa dosagem de creatina e afins pode-se dizer que, desta forma, a dosagem de betaína, por estar próxima à creatina, tende até a ser um pouco maior que a de NaNO Vapor.
Se tratando de fatores de estimulantes, ambos os produtos são considerados bons e, nada mais. Ambos, basicamente contanto com a presença de cafeína, um pouco de taurina (que, para alguns indivíduos pode apresentar certo grau de estímulo). Apesar disso, diremos que, em fator de estimulantes, o NO Xpolde leva uma relativa vantagem sobre NaNO Vapor, na medida em que, além da cafeína e da taurina, conta com a glucolactona metixantina e a Vicamina. A L-Tirosina (com menor potência) também faz parte do blend do produto.
Algo que, sem dúvidas deva ser valorizado grandemente em NO Xplode e que, infelizmente não é possível encontrar no bom produto da MuscleTech é um dos fatores hoje que mais vem sendo valorizados nos pré-treinos e, por hora, nos pós-treinos imediatos também: Os eletrólitos. Depois que viu-se a importância desses na atividade física e na recuperação também e, depois que foi possível a observação de fatores positivos ligados ao seu consumo, a inserção destes nas mais diferentes fórmulas vem sendo com uma maior e relativa frequência (muitos, inclusive, “exagerando na dose”). NO Xplode conta com Di-Cálcio Fosfato, Di-Potássio Glicerofosfato, e Estearato e Glicerol (de extrema importância na hidratação e, em sua manutenção, além de auxiliar também no controle da temperatura corpórea, essencial para não obtermos grandes quedas em nosso rendimento durante a atividade física). Além desses ainda temos o sódio, em boa quantidade e o magnésio.
Se tratando do quesito custo X benefício, NO Xplode é apresentado em embalagens de 10, 20, 30 e 50 porções de 22,5g, sendo necessárias de uma à duas delas diariamente. Seu valor médio é de, respectivamente, 20 reais, 37 reais, 57 reais e 73 reais. Já NaNO Vapor apresenta-se apenas em embalagens de 40 porções de 13g (sendo mais concentrado por porção, em questão quantidade do produto X tamanho da porção), porém, NaNO vapor requer de uma a três porções diariamente, custando em média 85 reais, tornando o custo X benefício de NO Xplode, um pouco melhor.
NaNO Vapor possui apenas dois sabores, o de ponche de frutas e o de framboesa. Já NO Xplode possui uma tremenda gama de sabores sendo eles framboesa, cereja, ponche de Frutas, uva, maçã verde, melancia, laranja, limonada e lima limão, sendo que, nenhum dos dois produtos é consumido por seu “maravilhoso sabor”. Porém, ponto para o NO Xplode, pois tem uma variedade melhor.

Conclusão:
Acho que depois de você ler este artigo, descrever os ingredientes de cada e mostrar suas quantidade dentro da fórmula, ficou um pouco claro qual é o melhor pré-treino entre NaNO Vapor e NO Xplode. Preciso mesmo te falar qual é? Então tá, segundo nossa avaliação, o NO Xplode superar (com folga) o NaNO Vapor.
Entretanto, vale ressaltar aqui que as individualidades de cada pessoa é algo que deve ser sempre levando em conta. Portanto não fique surpreso se no seu caso o NaNO Vapor (que é também um excelente produto) for melhor do que o NO Xplode, pois isso poderá acontecer para uns, afinal, o organismo de cada um é único e responde de diferentes maneiras.
A unica noticia ruim sobre estes dois produtos é que ambos não são vendidos no Brasil. Para você comprá-los e testá-los, terá de importar da maior loja de suplementos do mundo. Caso você tenha gostado e saiba importar (aprenda aqui), você poderá ver os preços e pedir o seu NO Xplode, clicando aqui. Se estiver decidido que o que você quer é mesmo o NaNO Vapor, clique aqui.
Já utilizei o Nano Vapor e o único colateral que senti foi mesmo no começo, dores de cabeça e enjoo. O enjoo até perdurou um pouco mais de tempo… Agora estou utilizando o C4 e o efeito colateral que estou sofrendo é ficar ligada no 220W até as 4h00 da manhã, isso porque eu o tomo as 17:00. Não tenho o que reclamar do C4, somente por não me deixar dormir… Assim que terminar vou experimentar o X. sempre fico em dúvida e acabo levando outro.
Vou começar a tomar o “NANO VAPOR” amanhã, 30 de setembro, espero que tenha bons resultados ate 30 de dezembro. Estou ansioso para ver o resultado.
Não gostei da comparação, ficou muito claro que quem escreveu o artigo já preferia o NO Xplode. Na minha opinião, para poder comparar os dois haveria que ter uma analise laboratorial, para comprovar as quantidades do NaNO Vapor e desmistificar as quantidades do NO Xplode, o escritor do artigo não cientifico, simulou quantidades para o NO Xplode de forma a parecer que havia mais quantidades disso ou daquilo, mas estas empresas não declaram os valores justamente para mascarar pré-treinos com cafeina que é barato e maltodextrina e ate creatina. Duvido muito que o NO Xplode tenha mais beta alanina ou precursores do oxido nítrico a mais que o nano vapor se tivesse os declarariam. Já usei os dois, e quem já o usou percebe o efeito estimulante exagerado do NO Xplode, relatos de que tira o sono não são poucos…
Já usei NO Explode 2 vezes gostei muito, estou tomando a uma semana o nano vapor também estou gostando, porem acho que o nano acelera mais os batimentos cardíacos, me deixando um pouco com medo, já o no explode eu não tinha isso.