Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeFarmacológicosErgogênicos fármacosDiuréticos: Excelentes pra eliminar inchaços causados pela retenção liquida!

Diuréticos: Excelentes pra eliminar inchaços causados pela retenção liquida!

Diuréticos são utilizados para ajudar a diminuir os inchaços do corpo. Aprenda quais são seus diferentes tipos e descubra qual o melhor para você!

tudo-sobre-diureticos


Se você tem, ou já teve, retenção de líquidos, que é o excesso de líquidos armazenados pelo pelas células do corpo e que é liberado através da urina, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre os diuréticos.

Melhor Diurético do Mercado

A retenção de líquidos pode ser causada por falta de exercícios, alterações hormonais e pelos maus hábitos alimentares. Esse excesso de líquidos causa um grande desconforto por conta do inchaço corporal que o indivíduo sofre, podendo gerar um aumento de até 2kg durante um único dia.

Os diuréticos são fundamentais no combate desses inchaços, cientificamente conhecidos por edemas, que afetam boa parte da população.

É muito comum encontrar alguém que já buscou alguma receita de chás de origem natural que tenham funções diuréticas, ou que recorreram ao bom e velho farmacêutico para buscar soluções para seus problemas renais através de remédios convencionais.

Neste artigo iremos explicar porque os diuréticos são tão importantes para quem sofre de retenção de líquidos, além de mostrar outros benefícios que eles podem proporcionar, tanto para o indivíduo normal, quanto para o praticante de musculação.

O que são diuréticos?

Os diuréticos são substâncias que agem diretamente nos rins, com a função de aumentar o fluxo da produção de urina. Esse processo acarreta na eliminação de água e eletrólitos (sódio, potássio, cloreto) armazenados no corpo através dessa mesma urina.

Rins

Existem quatro tipos de diuréticos, onde cada um deles age em lugares diferentes dos rins, e com funções específicas. Os tipos de diuréticos são:

  • Tiazídico – Responsável pela eliminação de água pelos rins de forma equilibrada, sendo assim, um dos mais indicados no tratamento da hipertensão.
  • Alça – São responsáveis por inibir a absorção de íons de sódio e também de íons de cloreto e potássio (em menos quantidade). Isso é possível graças ao aumento do fluxo sanguíneo dos rins.
  • Poupadores de potássio – São aqueles que estimulam a eliminação de sódio, e diminuem a eliminação de potássio pela urina.
  • Inibidores da Anidrase Carbônica – A Anidrase Carbônica é uma enzima que favorece o aumento da absorção de sódio pelos rins, gerando o acumulo de água no corpo. Diuréticos que inibem essa enzima agem diretamente nos rins promovendo a eliminação de sódio, potássio e outras toxinas através da urina.

Para que servem?

O uso correto de diuréticos podem proporcionar benefícios no tratamento de doenças como: pressão arterial, doença renal, doença hepática, problemas na tireoide etc.

Os diuréticos agem diretamente no sistema renal (rins), eliminando os líquidos, o sódio e outras toxinas nele armazenadas, através da urina, assim proporcionando ao indivíduo uma grande diminuição da sensação de inchaço, causado pela retenção hídrica que antes o incomodava.

Quando reduzida a taxa de sódio e água do corpo, se nota uma diminuição da pressão arterial. Isto porque o sódio em forma líquida, ou seja, na água presente no nosso corpo, é impedido de chegar nos vasos sanguíneos.

Outros benefícios que os diuréticos proporcionam ao corpo são:

  • Diminuição de dores – Causadas por inchaços que a retenção de líquidos promove.
  • Perda de peso – Ao sofrer com retenção de líquidos, o indivíduo pode estar sujeito à um aumento de até 2kg ao dia do seu peso corporal.
  • Diminuição do inchaço corporal em gestantes – Alimentos diuréticos são eficazes na diminuição de edemas, principalmente a partir do quinto mês de gestação.

Os diuréticos ajudam no emagrecimento?

Como vimos, os diuréticos podem ser eficazes na perda de peso, mas quando o indivíduo sofre de um edema (inchaço) provocado pela tão temida retenção de líquidos. Logo, não é recomendado o uso de diuréticos exclusivamente para emagrecimento.

Existe um equilíbrio no nosso corpo dos níveis de eletrólitos, como o potássio e o sódio, que é fundamental para a saúde. O excesso de substâncias diuréticas no organismo pode romper com esse equilíbrio, eliminando através da urina mais eletrólitos do que o essencial.

Fita Métrica Medindo a Barriga

É importante ter essa preocupação em mente, porque o uso excessivo de medicamentos diuréticos pode acarretar em problemas sérios, como perda de potássio no sangue. Essa situação pode gerar problemas como: convulsões, problemas cardíacos, coma e na pior das hipóteses, pode até levar o indivíduo à óbito.

Por isso, é sempre bom lembrar de procurar uma ajuda profissional antes do uso de medicamentos ou até mesmo chás com funções diuréticas, mesmo que o indivíduo que sofra de retenção de líquidos e queira reduzir o peso corporal.

O que o praticane de musculação precisa saber sobre os diuréticos?

Diversos profissionais costumam usar diuréticos em vésperas de competições, pois eles geram uma grande diminuição de líquidos, fazendo com que cheguem à determinados pesos impostos por sua respectivas categorias, além de obterem uma melhora significativa na definição muscular.

No entanto, o uso dos diuréticos não é recomendado para quem não está prestes a competir em determinada categoria de fisiculturismo, uma vez que o excesso de desidratação corporal não é nenhum pouco saudável.

Pelo contrário, o uso inadequado pode gerar consequências graves à saúde do indivíduo (mesmo que estejamos falando dos diuréticos naturais), tornando-se substâncias extremamente prejudiciais, ainda mais quando misturados com outros medicamentos e/ou substâncias.

A desidratação corporal pode gerar diversos prejuízos à saúde, como: a hiponatremia (perda excessiva de sódio); hipocalcemia (perda excessiva de cálcio); hipocalemia (perda excessiva de potássio); perda excessiva de íons de cloro (cloreto) e outros íons; eliminação excessiva de níveis de água presentes e indicados para a manutenção do metabolismo; problemas na termorregulação corpórea; diminuição no liquido sinovial (liquido que fica entre articulações e tendões), entre outros tantos.

Portanto, manter-se com densidade e aparência de “seco” deve ser resultado de trabalho duro, dieta, ingestão adequada de minerais, ingestão de líquidos adequada, baixo consumo de açúcar, entre outros tantos fatores. No entanto, estamos falando principalmente dos diuréticos alopáticos (medicamentos), que só devem ser usados sob recomendação explícita médica.

Dessa forma, tanto o atleta profissional, quanto o amador precisam tomar os devidos cuidados e seguir orientações profissionais antes de fazer o uso de quaisquer substâncias diuréticas.

Contraindicações e efeitos colaterais

Os diuréticos são substâncias fundamentais para a saúde, proporcionando diversos benefícios, principalmente para quem sofre de retenção de líquidos. No entanto, o uso deve ser adequado, tanto em termos de quantidade, quanto de necessidade.

Quando consumidos de forma excessiva e sem necessidade, além de ocorrer uma diminuição dos níveis de água no corpo (que pode ser prejudicial para a saúde), os diuréticos podem promover a perda de íons presentes no nosso organismo, tais como: potássio, sódio, cálcio, cloreto, entre outros, que, de forma equilibrada, trabalham na manutenção do metabolismo.

Para pessoas alérgicas à determinados alimentos diuréticos, hipertensas ou com problemas renais, a consulta com um médico antes de consumir medicamentos ou chás diuréticos é sempre recomendada.

Exemplos de diuréticos

Preparamos para você uma lista com alguns alimentos diuréticos. É possível e bem provável que você já possua em sua dispensa quase todos os itens que estão listados à baixo, por se tratarem de alimentos presentes em nosso dia-a-dia.

  • Frutas cítricas (laranjas, limão, tangerina);
  • Melancia;
  • Melão;
  • Abacaxi;
  • Nabo;
  • Salsinha;
  • Kiwi;
  • Couve;
  • Cenoura;
  • Alface;
  • Tomate;
  • Beterraba.

Alimentos Diuréticos Naturais

Outras fontes de substâncias diuréticas muito comuns e que são também muito eficazes, são as ervas naturais, que são consumidas por meio de chás:

  • Hortelã;
  • Alecrim;
  • Alfafa;
  • Dente-de-leão;
  • Cavalinha;
  • Açafrão;
  • Chá verde;
  • Hibisco.

Você pode também recorrer aos medicamentos diuréticos, como:

  • Furosemida (um dos diuréticos de Alça mais recomendados pelos médicos);
  • Clortalidona (diuréticos Tiazídicos);
  • Hidroclorotiazida (diuréticos Tiazídicos);
  • Espironolactona ( diuréticos Poupadores de Potássio);
  • Amilorida ( diuréticos Poupadores de Potássio).

E esses são alguns exemplos de excelentes diuréticos naturais, chás e medicamentos. Use-os com cuidado e moderação, e sempre com responsabilidade (principalmente os medicamentos).

Diuréticos em Suplementos

Existem também suplementos diuréticos que podem ser facilmente encontrados em farmácias, lojas especializadas ou sites confiáveis, como o Oficial Farma, uma das grandes referências em vendas de suplementos.

Dentre outros diversos produtos, lá você encontrará o suplemento “Diurético of”, à base de Uva Ursi, Chá Verde e Cavalinha, diuréticos naturais que não irão afetar tanto a sua saúde quanto medicamentos e que posem auxiliar na perda de líquidos.

Diurético Of da Oficial Farma

Este tipo de suplemento é excelente para pessoas que não se dão bem com chás, seja pelo gosto ou outro motivo. Com o suplemento, basta engolir o comprido e pronto, terá os mesmos benefícios dos chás, mas sem a “parte ruim”.

Um excelente produto que combate a retenção de líquidos sem correr os risco de sofrer catabolismo. O “Diurético of” contém 60 cápsulas e custa em torno de R$36,00. CLIQUE AQUI e peça já o seu!

3 Receitas de chá diuréticos

Para facilitar mais ainda a sua vida, preparamos 3 receitas completas de chá diuréticos. Agora é só colocar a mão na massa e desfrutar dos benefícios.

Chá de dente-de-leão

Ingredientes:

  • 10g de erva dente-de-leão;
  • 180ml de água.

Modo de preparo:

  1. Ferva a água;
  2. Após ferver, desligue o fogo e coloque as ervas e deixe por mais ou menos 10 minutos até que a água absorva.
  3. Coe o chá e consuma de 2 à 3 vezes ao dia.

Chá de salsa

Ingredientes:

  • 20g de salsa (com talo);
  • 1/2 limão (metade);
  • 200ml de água.

Modo de preparo:

  1. Ferva a água junto com a salsa por 5 minutos;
  2. Desligue e deixe a panela tampada até esfriar;
  3. Coe o chá depois de frio;
  4. Em seguida adicione o limão;
  5. Consuma este chá 4 vezes ao dia.

Chá verde

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de chá verde;
  • 400ml de água.

Modo de preparo:

  1. Ferva a água com o chá verde por 5 minutos;
  2. Após ferver, coe e está pronto;
  3. Consumir este chá de 2 à 3 vezes ao dia.

CONHEÇA >>> Os benefícios do Chá Verde!

Conclusão

Os diuréticos são fundamentais na manutenção dos rins, no entanto, o seu uso requer alguns cuidados para não sofrer efeito colaterais que podem ser prejudiciais para a sua saúde.

Portanto, se você não está sofrendo com retenção de líquidos ou se pratica musculação e não está em período de competição, o uso de diuréticos não é recomendado. Se contente apenas com os alimentos consumidos no dia a dia que já possuem funções diuréticas e são mais que suficientes para pessoas comuns.

Para perder peso e ter um corpo “definido”, existem outras formas mais seguras e mais duradouras, já que os diuréticos apenas irão reduzir a água temporária do seu corpo.

No mais, é sempre bom ressaltar a importância de procurar ajuda de um profissional antes de fazer o uso de substâncias diuréticas, pois você pode ter alguma contraindicação.

Bons treinos!

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

OBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

Diurético Of da Oficial Farma

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

3 Comentários


  1. Silvana disse:

    Gostaria de saber se posso usar diurético para dar um secadinha na barriga? Tenho muita retenção de liquidos…

    Não, pois o efeito será temporário, prejudicial ao corpo e poderá ocasionar efeitos rebote.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  2. Roberto disse:

    Com relação ao diurético, estou fazendo o uso do OxyElite juntamente com cafeina, comprei uma cartela de Furosemida, corro algum risco?

    Tendo em vista que não obtive nenhum efeito colateral com o uso do termogenico, mto pelo contrario, meu apetite parece q até aumentou.

    Sim, corre. Diuréticos JAMAIS devem ser usados sem prescrição médica.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  3. Mateus disse:

    A creatina pode danificar os rins ou é mito?

    Apenas se usada inadequadamente ou, se houver alguma patogenia.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

Deixe o seu comentário!