fbpx

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para praticantes de musculaçãoO tempo de digestão e tipo de alimento podem interferir no pré-treino

O tempo de digestão e tipo de alimento podem interferir no pré-treino

Entender como funciona o tempo de digestão dos alimentos e quais tipos de alimentos estamos consumindo é importante para podermos realizar uma refeição pré-treino de maneira correta.

alimentacao-solida-para-pre-treino

Recentemente descrevi sobre o que seria conveniente ingerir no pré-treino. Desta forma, fica muito mais fácil a compreensão do que trataremos a seguir, que vai um pouco além de saber o básico sobre um bom pré-treino. Neste artigo tentaremos mostrar a vocês como é importante saber o tipo de alimento que irá ingerir no seu pré-treino. Você sabia que dependendo do tipo de alimento a digestão poderá ser mais lenta ou mais rápida e isso irá acabar interferindo em seu pré-treino?

alimentacao-solida-para-pre-treino

Sabemos da importância que se tem a realização de um pré-treino que possa suprir nossas necessidades nesse momento: Carboidratos para fornecimento de energia, proteínas para fornecimento de substratos de construção muscular e reparos, líquidos e eletrólitos suficientes para um bom aporte hídroeletrolídrico no corpo e assim por diante. Mas, quais carboidratos escolher? Quais proteínas escolher? Quais líquidos dar preferência? E mais, o tempo antecedente ao treino, no qual é realizada essa refeição poderá ter interferência direta no treinamento e, consequentemente na performance, seja de maneira negativa ou positiva? Essas são algumas das perguntas que devemos nos fazer antes de pensar, de fato no que iremos comer.

O tempo antecedente ao treino

Quando falamos da refeição pré-treinamento, a primeira coisa que devemos ter em mente é quanto tempo antes do treino ela é feita. Aliás, se não pensarmos assim, correremos o grande risco de termos uma indisponibilidade de nutrientes ao corpo. Por quê? Porque simplesmente, se ingerirmos um alimento e este ainda estiver no estômago no momento do treino, pouco adiantará, visto que o estômago não faz efetivamente a absorção dos nutrientes (com exceção de algumas estruturas que conseguem atravessar suas paredes, como a cafeína) e, portanto, não teremos nutrientes nas estruturas que realmente nos interessam, como a célula muscular. Além disso, não podemos deixar de levar em consideração que se temos um grande fluxo sanguíneo no trato gastrointestinal para digestão e absorção dos nutrientes, perdemos quantidades de sangue que poderiam estar servindo para nutrir e oxigenar a célula muscular, valorizando ainda mais nosso trabalho no ginásio. Assim, refeições que estarão mais próximas ao treino, deverão ser digeridas mais rapidamente e, as mais longes, mais lentamente.

A velocidade de digestão, basicamente será interferida pela estrutura dos alimentos que consumimos. E isso envolve não só a classe de carboidratos, proteínas e lipídios, mas as subclasses entre eles, por exemplo, o tipo de fibras colágenas das proteínas animais (carnes) que ingerimos, o teor de fibra dos carboidratos, assim como seu grau de complexidade, o tipo de lipídio que utilizamos e etc. Por exemplo, teoricamente, arroz branco com peixe merluza será muito mais facilmente digerido do que arroz branco com frango ou salmão. Primeiro pela quantidade de fibras colágenos e segundo pelo teor de lipídios. Mesmo consumindo então a merluza, mas, com aveia (não daria uma boa combinação) ou um outro carboidrato de digestão muito mais lenta, teríamos um tempo de digestão maior, correndo do contrário do que queremos. Assim, as estruturas que compõe cada tipo desses alimentos certamente é de vital importância.

Vamos imaginar que a digestão da carne vermelha pode chegar a 4 ou 6 horas a depender do teor de lipídios, a depender do tipo de carne, do tiLS

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 22

O tempo de digestão e tipo de alimento podem interferir no pré-treino

Artigos Relacionados

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

6 Comentários


  1. Everton disse:

    Acordo as 5 da manhã, tomo 400 mg de cafeína e 10g de arginina. 20 min depois tomo ou faço uma papa com 3 bananas, 40g de whey, e 100g de aveia. Cerca de 40 min disso começo o treino. Esta bom, razoável ou da pra mudar?

    Não parece ruim, mas, as necessidades nutricionais tem de ser avaliadas.

    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  2. Liliane disse:

    M. ,

    Nutricionalmente falando, arroz parboilizado é arroz branco comum, certo? Se não, qual a vantagem?

    Obrigada.

    Não. O arroz parabolizado passa por um pré-cozimento o qual concentra seus nutrientes no interior do grão, fazendo com que o mesmo seja melhor fonte de vitaminas e minerais. Já no branco, toda casca, película etc são eliminados.

  3. Everaldo disse:

    Eu almoço as 12hrs e as 14:30 começo o meu treino. Mas se eu faço outra refeição antes de treina, me sinto cheio,até o pós treino fica difícil. Devo continuar aproveitando Só a energia do almoço,ou tá errado?

    —–

    Esta errado. Já tentou fazer uma refeição em formato de shake, que irá te deixar menos “pesado”? Pode ser uma solução. Existem diversos shakes para se fazer em um pré-treino, dê uma pesquisada aqui no site mesmo e verá algumas sugestões.

  4. Vitor disse:

    Eu faço a ingestão de pão integral, quatro fatias de queijo branco, e um copo de leite com duas colheres de nescau, serve?

    ——-

    Você leu o artigo? Viu que ingestão de fibras não é tão indicado quanto ao pré-treino? Então, posso falar que seu pré-treino sta bem fraco.

  5. Vinicius disse:

    Ótima matéria!

  6. Roeds disse:

    Nossa que mulher linda você colocou na foto do artigo!!!! rsrsrssr!!! Ainda não terminei de ler…. estou bem onde está a foto…rsrs vou continuar a ler. Abraco!!!

Carregar mais Comentários

Os comentários estão fechados.