fbpx

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoÓleo Essencial de Alecrim: Para que serve e benefícios ?

Óleo Essencial de Alecrim: Para que serve e benefícios ?

oleo essencial de rosemary alecrim

O óleo essencial de alecrim, assim como a planta ao qual ele é extraído são ambos muito tradicionais e utilizados a bastante tempo devido seu aroma e características que influenciam um bem-estar corporal de forma gradativa.

As folhagens do alecrim foram bastante utilizadas nos séculos passados como purificadoras, e também como catalisadores do bem-estar a fim de significar um estado corporal de plenitude.

Por se tratar de uma erva de tipo especiaria, o alecrim também é utilizado para temperos, pois, possui certo sabor picante e refrescante assim como a hortelã pimenta e o orégano.

O óleo essencial de alecrim também segue esse mesmo ativo, ou seja, é um óleo picante e que auxilia em vários pontos de melhora na saúde do organismo onde age principalmente na melhora da circulação e na regulação da pressão arterial.

 

Óleo essencial de alecrim para que serve?

O óleo de alecrim possui um aroma refrescante e revigorante, de forma que ao ser inalado consegue ajudar bastante na melhora do ânimo e disposição para as tarefas do dia a dia.

Portanto, pode ser um ótimo óleo essencial indicado para indivíduos que estejam se sentindo desmotivados ou com baixos níveis de energia, visto que as propriedades estimulantes do alecrim ajudam bastante contra esse tipo de situação.

Além disso, o uso do óleo essencial de alecrim também está relacionado a outras propriedades da erva, como por exemplo a sua capacidade de estimular o crescimento de novos fios de cabelo principalmente em indivíduos com tendências à calvície.

Nesses casos, o óleo essencial de alecrim é capaz de aumentar a circulação sanguínea na região onde é aplicado e dessa forma estimula os folículos capilares a se regenerarem e produzir fios novos e mais fortes.

Por outro lado, esse óleo também possui uma característica bastante interessante no que se refere a redução da pressão arterial pelo efeito da vasodilatação, e isso pode ser algo muito interessante para indivíduos com pressão alta.

Óleo de Alecrim no cabelo

O óleo essencial de alecrim possui propriedades extremamente benéficas tanto para o couro cabeludo, quanto para os fios de cabelo.

O uso desse óleo pode fazer uma grande diferença na qualidade dos fios, ao mesmo tempo em que potencializa o crescimento sem causar nenhum tipo de efeito negativo.

As propriedades antifúngicas do óleo de alecrim diminuem consideravelmente as chances de se desenvolver caspa ou fungos no couro cabeludo, ou seja, é um óleo essencial incrível para que seja possível manter a saúde geral dessa região.

Os efeitos de crescimento desse óleo podem ser comparados a medicamentos e substâncias potentes que foram desenvolvidos exclusivamente para aumentar a quantidade de fios, e ainda assim o óleo de alecrim consegue ser ainda mais potente e com muito mais benefícios combinados.

Para saúde capilar e estímulo dos folículos capilares, sem sombra de dúvidas o óleo de alecrim é um excelente produto natural que pode ser utilizado sem nenhum tipo de contraindicação.

 

Óleo essencial de alecrim para o cérebro

As propriedades estimulantes do óleo de alecrim são muito interessantes para indivíduos que desejam potencializar o bom funcionamento do cérebro, e consequentemente obter maior concentração, foco e disciplina.

Esse efeito costuma ser utilizado principalmente por estudantes, ou, indivíduos que precisam constantemente se manter focados e não desejam utilizar nenhum tipo de estimulante externo.

Portanto, é possível afirmar que o princípio ativo do óleo essencial de alecrim utiliza seu aroma picante e energizante para favorecer a melhora do foco e potencializar a concentração no momento atual.

É considerado por muitos como o “óleo dos estudantes”, ou seja, uma substância natural e que possui benefícios comprovados para melhora no foco e concentração nos estudos a fim de se obter um desempenho melhor.

Além disso, o óleo essencial de alecrim estimula uma maior produção do neurotransmissor serotonina ao mesmo tempo em que reduz o nível do cortisol no sangue, e isso provoca um efeito de redução do estresse e ansiedade enquanto o cérebro consegue os efeitos de disposição e relaxamento.

Óleo de alecrim melhora imunidade

O uso do óleo essencial de alecrim está relacionado principalmente com a melhora da saúde corporal e aumento da imunidade de modo geral, pois, seu uso estimula as defesas do organismo principalmente por conter propriedades que são antivirais e anti-inflamatórias.

Ou seja, com o uso frequente desse óleo é possível obter uma grande melhora no bom funcionamento do corpo, e também maior resistência contra doenças.

Pode ser utilizado como alternativa para combater diversos tipos de bactérias e fungos que podem prejudicar o organismo e causar desde pequenas infecções até mesmo pneumonias.

É possível afirmar que o potencial de proteção do óleo essencial de alecrim é alto, visto que fornece uma melhor capacidade do organismo em se manter saudável mesmo até mesmo contra infecções por bactérias ou vírus de doenças sexualmente transmissíveis.

 

Benefícios do óleo essencial de alecrim

  • Age como analgésico natural
  • Anti-inflamatório natural
  • Antifúngico
  • Bactericida
  • Descongestionante nasal
  • Melhora da saúde cerebral
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Ajuda contra calvície
  • Estimula o crescimento de novos fios de cabelo
  • Vasodilatador
  • Diminui a pressão arterial

 

Como usar óleo essencial de alecrim?

O óleo essencial de alecrim pode ser utilizado através da inalação por vapor juntamente com o difusor pessoal ou difusor elétrico, a fim de se obter os benefícios relacionados com o aumento da imunidade, diminuição da congestão nasal e os efeitos antibacterianos em geral.

Outros efeitos positivos obtidos com o uso através da inalação do óleo essencial de alecrim estão relacionados com o alívio da fadiga mental e melhora do foco e da atenção.

Algo bastante eficaz para favorecer estudantes e pessoas que buscam aumentar a clareza mental diante de situações do dia a dia.

O uso tópico, ou seja, aplicado sobre a pele ou superfícies pode ser eficaz como analgésico natural e ajuda a reduzir dores musculares e nas juntas.

Algo bastante eficaz para pessoas que sofrem com artrite, artrose e doenças inflamatórias similares.

Nesses casos, deve ser utilizado sempre diluído em água ou algum tipo de cosmético, pois, não é recomendado o uso do óleo essencial de alecrim diretamente na pele.

 

Onde conhecer mais sobre o óleo essencial de Alecrim?

Se você busca conhecer mais sobre o óleo essencial de alecrim, e seus usos combinados com diversos outros óleos essenciais, visite o canal da nutricionista Larissa Scharf no YouTube.

Essa profissional especialista em óleos essenciais e seus benefícios incríveis para a saúde, bem-estar e bom funcionamento do organismo disponibiliza em seu canal uma infinidade de conteúdos totalmente gratuitos sobre óleos essenciais.

Se você busca uma opção natural, totalmente eficaz, sem nenhum tipo de dor e cientificamente comprovada para melhorar a saúde e a qualidade de vida de uma forma nunca antes vista, conheça mais sobre os óleos essenciais através do canal Larissa Scharf.

Ela montou uma playlist específica que conta com mais de 40 vídeos únicos e exclusivos sobre diversas variedades de óleos essenciais e suas aplicações no dia a dia.

Acesse agora mesmo clicando aqui, e conheça todos os efeitos maravilhosos que o uso dos óleos essenciais podem proporcionar à sua rotina diária.

 

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Óleo Essencial de Alecrim: Para que serve e benefícios ?

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!