quinta-feira, outubro 6, 2022
Promoção Suplementos Mais Baratos
InícioDicas sobre nutrição esportivaOpções de doces, guloseimas e petiscos para veganos e vegetarianos

Opções de doces, guloseimas e petiscos para veganos e vegetarianos

Tempo de Leitura: 4 minutos

Sobremesa vegana

Quando se pensa em doces geralmente vem a cabeça ingredientes como leite, leite condensado, creme de leite, ovos pois são ingredientes muito utilizados no nosso país para fazer receitas doces. Além das tradicionais compotas e geleias que são receitas bem simples, existe preparações mais complexas e saborosas usando somente ingredientes vegetais.

Essa receita de brownie vegano vai te surpreender no sabor e na textura sem usar nenhum ingrediente de origem animal. Nele contém um ingrediente exótico para doces, o feijão. Aqui usamos o feijão preto como base e apesar de parecer estranho, não tem gosto nenhum de feijão. Ele ajuda a dar a textura macia e molhadinha no brownie e realmente fica uma delícia. É um ótimo lanche para servir no café da tarde e bem fácil de fazer.

O feijão é uma ótima fonte de fibras e proteínas. Famoso pela presença do ferro, mas também contém outros nutrientes como zinco, cálcio, vitaminas do complexo B, antioxidantes e bioativos. É um alimento popular com ótimos benefícios para a saúde, combatendo a anemia, auxiliando no funcionamento do intestino e na perda de peso pois contém pouca quantidade de carboidratos e grande quantidade de fibras que promove saciedade e ainda auxilia na saúde bucal devido a presença do flúor.

Ingredientes:

– 1 xícara e 1/2 de feijão preto já cozido

– 1 xícara de açúcar mascavo

– 1/2 xícara de aveia em flocos finos

– 4 colheres de sopa de óleo de coco

– 1 pitada de sal

– 2 colheres de chá de extrato de baunilha

– 2 colheres de sopa de cacau em pó 100%

– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

– 1 colher de sobremesa de vinagre de maçã

– 1 xícara de chocolate 70% ou meio amargo picado

Preparo:

Cozinhe o feijão somente em água até que fique macio, escorra e separe. Quando estiver frio coloque no processador juntamente com o açúcar, a aveia, o óleo de coco, a baunilha e o cacau em pó. Quando a massa estiver homogênea, misture o bicarbonato e o vinagre de maçã e bata mais um pouco até misturar tudo. Desligue e com uma colher misture o chocolate picado.

Unte uma forma de 25×15 cm com óleo de coco e polvilhe cacau nela.

Pré aqueça o forno a 200 graus e deixe o brownie por aproximadamente 15 a 20 min. Quando formar uma casquinha por cima da massa, enfie um palito e se estiver úmido pode tirar do forno. Se passar do tempo ele pode ficar ressacado. Corte em 6 fatias e sirva.

Dica: Pode acrescentar algumas castanhas ou nozes picadas na massa.

Sobremesas Vegetarianas

E que tal servir uns petiscos veganos na próxima vez que receber alguma visita ? Além de práticos, são pratos saudáveis e nutritivos para quem quer fugir das comidas prontas e industrializadas e produtos de origem animal. É possível variar o cardápio e ser bem criativo nas preparações.

Essa receita de chips de mandioca acompanhado de guacamole é uma delícia e agrada bastante. A mandioca também pode ser substituída por batata doce ou banana. A guacamole é super saudável, repleto de gorduras boas, vitaminas e minerais essenciais na manutenção da saúde do coração controlando o colesterol e a pressão sanguínea. Rico em vitamina D, E, K, potássio e magnésio é ótimo para a saúde óssea prevenindo a osteoporose. Além de beneficiar o aspecto da pele e cabelo devido a presença de vitamina C, auxiliando na metabolização do colágeno. O abacate é riquíssimo em antioxidantes combatendo os radicais livres que provocam o envelhecimento das células.

Ingredientes:

– 1 abacate grande ou 4 avocados

– 1 tomate picado sem semente

– 1 cebola roxa pequena picada

– 1 maço de coentro

– 1 limão espremido

– 1 pimenta dedo de moça bem picada e sem sementes

– Azeite Extra Virgem

– Sal

Petisco Vegano

Preparo:

Amasse o abacate com o garfo ( não deixe virar uma pasta lisa, o ideal é que fique uns pedacinhos ). Misture o tomate, a cebola, a pimenta, o coentro, o sal, o limão e o azeite e está pronto. Sirva junto com os chips.

Ingredientes:

– 1 Mandioca

– Sal

– Páprica doce

– Pimenta do reino

Preparo:

Lave a mandioca, descasque e seque ( precisa estar bem seca ). Com a ajuda de um descascador de legumes faça tiras finas no sentido do comprimento. Passe os temperos toda tira e as espalhe em um assadeira grande untada com azeite e leve ao forno em alta temperatura por 30 min até que fiquem dourados e crocantes. Também pode fazê-los na Airfryer. Espere esfriar e sirva com a guacamole.

E também tem opções de guloseimas veganas, alguns petiscos doces para servir também.

A pipoca e a bala de coco são bastantes conhecidas mas por vezes esquecemos que elas só contém ingredientes vegetais.

Guloseima vegana

Ingredientes para palitinhos de pipoca doce:

–  ½ xícara de milho de pipoca

– 1 xícara de açúcar

– 3 colheres de sopa de óleo

– 2 colheres de sopa de açúcar

– Palitos de sorvete

Preparo:

Doce Vegano

Em uma panela ou pipoqueira coloque o óleo e aqueça. A crescente o milho e misture. Quando o primeiro milho estourar acrescente a xícara de açúcar e tampe a panela. Continue mexendo até estourar todo o milho. Abre a panela e com cuidado para não se queimar, molde pequenas bolas e reserve. Na panela derreta em fogo brando as 2 colheres de sopa de açúcar até formar um caramelo. Mergulhe a ponta de cada palito no caramelo e grude nas bolinhas de pipoca. Sirva os palitinhos.

Ingredientes para bala de coco:

– 1 garrafa de leite de coco

– 1 kg de açúcar refinado

– 1 colher de sopa de vinagre branco

Preparo:

Em uma panela misture os ingredientes e leve ao fogo médio por aproximadamente 15 a 20 min, até chegar ao ponto de fio ( sem mexer ). Despeje em tampo de pedra e deixe amornar. Mexa nela como se estivesse sovando uma massa, amassando e esticando-a por uns 30 min até ficar branquinha. Corte e modelo as balas com uma tesoura. Sirva decorada.

Sobre o Autor do Post

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui




Enter Captcha Here :

Mais Recentes