Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para vida saudávelOvo: O Segundo melhor Alimento do MUNDO!

Ovo: O Segundo melhor Alimento do MUNDO!

Conheça mais sobre o Ovo, considerado como um dos melhores e mais benefícios alimentos, por possuir diversas vitaminas, minerais, proteínas e boas gorduras! Aprenda TUDO sobre esse rico alimento!

ovos-excelente-fontes-de-vitaminas-e-minerais

creatina growth supplements creapure

Você sabia que o ovo é o segundo melhor alimento do mundo, perdendo apenas para o leite materno? Pois é, talvez você esteja fazendo uma dieta rica em nutrientes e não sabe.

O ovo é um alimento completo, possui diversas vitaminas e minerais, rico em proteínas e gorduras boas. Por esse motivo, não é espantoso saber que ele proporciona diversos benefícios para a saúde e também para a beleza. Além dos benefícios que o ovo proporciona, ele é capaz de ajudar no ganho de massa muscular de forma saudável.

Quer saber quais benefícios são esses? Continue lendo este artigo e descubra também: mitos e verdades sobre o consumo de ovos, diferenças entre os tipos de ovos, quantidade de calorias em cada preparação e muito mais.

Entendendo melhor sobre ovos

É quase certo que se alguém tiver um ovo na mão e perguntar para outra pessoa o que é aquilo, ela irá dizer que é um ovo, simplesmente. Só que no ponto de vista cientifico, um ovo não é apenas um ovo.

Biologicamente falando, o ovo, ou zigoto, nada mais é do que uma célula contendo um embrião dentro (gema) que se forma a partir da fecundação dos  óvulos de algum tipo de animal fêmea, podendo ser: aves, mamíferos, répteis, anfíbios, entre outros. Essa célula é então expelida para que o processo de geração desse embrião aconteça de forma manual (momento em que as galinhas chocam os ovos, por exemplo).

Normalmente nós consumimos o ovo de galinha, um alimento extremamente nutritivo que contém em sua composição as seguintes vitaminas e minerais: proteínas, ácido fólico, ferro, zinco, manganês, selênio, fósforo, magnésio, potássio, betacaroteno, zeaxantina, luteína, vitaminas A, D e E, além de vitaminas do complexo B.

Para garantir a presença de todos esses nutrientes, os especialistas sempre recomendam o consumo de ovos caipira ou orgânicos, ao invés de ovos de granja, motivo pelo qual explicaremos ainda neste artigo. Contudo, é importante que você saiba que é muito melhor o consumo de ovos de granja do que não consumir nenhum.

Benefícios do ovo

Como vimos, a quantidade de nutrientes presentes no ovo de galinha é muito grande, e não é atoa que esse alimento tão acessível garante diversos benefícios para a nossa saúde, além de ser muito saboroso. Os benefícios que o ovo de galinha proporciona são:

  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Melhora as funções cerebrais;
  • Previne doenças nos olhos, como a catarata;
  • Maior absorção de nutrientes;
  • Protege o fígado;
  • Reduz os ricos de problemas cardiovasculares;
  • Ajudam no emagrecimento;
  • Reduz os riscos de câncer;
  • Garante uma gravidez mais saudável;
  • Mantem os ossos saudáveis;
  • Previne a anemia;
  • Entre outros.

os benefícios do ovo

 

Depois desta lista de benefícios você deve estar louco (a) para ir comprar duzias e mais duzias de ovos, não é mesmo? Mas calma, não vá agora. Continue a leitura e saiba mais algumas coisas interessantes sobres os ovos.

APRENDA >>> A Importância de Consumir Ovos Inteiros (Clara e Gema)!

Mitos e verdade sobre o consumo do ovo

O ovo é um dos alimentos mais estudados por pessoas de todo o mundo. Por esse motivos, diversos mitos e verdades foram associados a ele, fazendo com que muitos acreditem que ele é o alimento do milagre e outros achem que é o alimento mais perigoso do mundo.

Veremos agora o que, de fato, é mito e o que é verdade sobre os ovos, para que você tenha mais segurança na hora de consumir os seus.

  • Ovo aumenta o colesterol (MITO): Estudos feitos na universidade norte-americana Harvard mostraram que o consumo diário de ovos não está ligado ao aumento de colesterol ruim (LDL).
  • Ovo cru pode ser prejudicial para a saúde (VERDADE): O ovo consumido cru pode causar alguns sintomas negativos para a saúde por estar exposto a bactéria chamada salmonela.
  • Não importa a forma que eu prepare os ovos, eles sempre serão saudáveis (MITO): O ovo em si, sempre será saudável, porém quando você opta por consumir ele de forma frita, muitas vezes utiliza gorduras para o seu preparo, e tais gorduras consumidas em excesso podem não fazem bem.
  • O ovo é um dos alimentos mais completos do mundo (VERDADE): O ovo é o segundo melhor alimento do mundo, perdendo apenas para o leite materno. No ovo estão presentes proteínas e outros diversos nutrientes.

Viu como vale a pena comer ovos? Além de ser um alimento super nutritivo, ele é muito barato. Na maioria das regiões brasileiras uma dúzia de ovos não passa de R$ 5,00. Se você não costuma comer ovos, tente mudar seus hábitos, inclua-aos em sua alimentação e você verá todos os resultados que ele pode lhe trazer.

bcaa growth supplements

O ovo ajuda a emagrecer?

Primeiro é sempre bom deixar claro que, por o ovo conter apenas 72 calorias por unidade, ele não engorda, um dos fatores que o torna ainda mais querido entre os consumidores.

Devido ao fato de que o ovo é também rico em aminoácidos, o consumo de ovos, principalmente no período da manhã, causará em uma digestão mais lenta, o que prolonga a sensação de saciedade, impedindo que o indivíduo fique com fome.

Com isso, o consumo de calorias durante o dia será muito menor, fazendo também com que a fome no horário de almoço também seja menor. Todo esse processo ajuda, e muito, as pessoas que tem objetivo de emagrecer de forma saudável.

Contudo, é sempre bom ter em mente que o ovo não é exclusivo para fins de emagrecimento, ou seja, se você estiver consumindo muitos ovos apenas para emagrecer, pare imediatamente e procure um nutricionista para te orientar na quantidade correta de ovos que você deve consumir.

Ovo promove ganho de masa muscular?

Não é difícil de encontrar alguém que pratique musculação e faça o consumo de vários ovos por dia, as vezes até cru (o que não recomendamos). Isso porque esse alimento é eficaz no processo de ganho de massa muscular.

A clara do ovo contém albumina, que é uma excelente proteína, considerada umas das melhores por ser de alto valor biológico. O valor de proteína por porção de albumina é relativamente baixo, mas pode ser adequado de acordo com a a quantidade de claras de ovos ingeridas.

ovos excelente fonte de albumina

Sendo assim, o consumo de ovos, ou apenas das claras do ovo, é muito recomendado para quem pratica musculação, pois a albumina é uma proteína essencial para melhorar a síntese de proteínas do músculo e gerar mais resultados no ganho de massa!

Outro fato é que a albumina encontrava na clara de ovos é a que possui melhor absorção pelo corpo humano, sendo outras fontes quase não absorvidas.

APRENDA MAIS >>> A Importância da Clara de Ovo para o Praticante de Musculação!

Diferença entre os tipos de ovos

Quando chegamos a um supermercado para comprar ovos, nos deparamos com um “problema”, que é a variedade e tipos de ovos existentes. Muitas pessoas acabam por ficarem perdidas sem saber qual o melhor tipo de ovo e quais as diferenças entre cada um deles.

Entenda agora quais as diferenças entres os tipos de ovos e entenda porquê o ovo orgânico é mais recomendado por conter ainda mais nutrientes do que qualquer outro.

  • Ovos vermelhos

Apesar do preço ser um pouco maior do que os ovos brancos, os ovos vermelhos (marrons) não contém nenhum nutriente a mais do que os brancos. A cor é modificada apenas por uma questão genética da galinha que o produziu.

A explicação mais comum que sempre se ouve é que galinhas de penas brancas botam ovos brancos, enquanto galinhas de penas vermelhas botam ovos vermelhos.

  • Ovos de granja

São ovos produzidos por galinhas criadas em cativeiro e que são alimentadas constantemente, muitas vezes com vitaminas para que os ovos sejam maiores e mais nutritivos. Dessa forma, a produção de ovos é cada vez maior.

  • Ovos caipira

Ao contrario dos ovos de granja, os ovos caipira são produzidos por galinhas livres que são criadas em sítios, fazendas ou quintais. Os ovos caipiras são mais nutritivos do que os de granja, isso porque, além de ciscarem a terra, que por si só já uma grande fonte de minerais, ela é alimentada de forma mais saudável e sem medicamentos.

  • Ovos orgânicos

Esses tipos de ovos são os mais caros do mercado, por serem produzidos por galinhas especiais. Essas galinhas recebem uma alimentação totalmente orgânica, livre de vitaminas e remédios que estimulem o seu crescimento.

creatina growth supplements creapure

creatina growth supplements creapure

Além disso, o bem estar dessas galinhas são prioridades, diferentes das galinhas de granja, que são tratadas como simples reprodutoras. Dessa forma, a qualidade desses ovos se torna muito superior do que os listados anteriormente, podendo conter cerca de quatro vezes mais vitaminas A.

Quantidade de calorias

Chegou a hora de analisar a quantidade de calorias presentes em diferentes preparos de ovos. Se você tinha alguma dúvida de como consumir os seus ovos diários sem culpa, preste atenção nesta lista que preparamos:

  • Ovo frito (1 unidade) – 108 calorias
  • Ovo cozido (1 unidade) – 78 calorias
  • Gemada (150 ml) – 210 calorias
  • Omelete (65 g) – 110 calorias
  • Ovos mexidos (2 unidades) – 156 calorias

Agora é só colocar a mão na massa e preparar o seus ovos. Tente varias as formas de preparo dos ovos para que você não coma apenas um tipo e fique enjoado. Assim você poderá comer ovos todos os dias e aproveitar sempre os seus benefícios

diferentes tipos de preparar os ovos

Para uma pessoa saudável, em seu peso ideal e com os níveis de colesterol regulados, os médicos não estipulam um limite de ovos a serem consumidos por dia. No entanto, é necessário ter bom senso e saber respeitar os limites do seu organismo.

Pessoas diabéticas, ou que possuem altos níveis de colesterol na corrente sanguínea devem procurar uma opinião médica antes de incluir os ovos em sua dieta.

Como o ovos é uma excelente fonte de proteína, fique atento aos acompanhamentos para não combinar com outros alimentos também ricos em proteínas, como, carnes e laticínios, uma vez que a ingestão exagerada de proteína pode não fazer tão bem.

CONHEÇA >>> 6 Dicas para Melhorar o Consumo de Ovos em sua Dieta.

Ovos de diferentes aves

Como vimos, existem algumas variações nos tipos do ovos de galinha e vimos também que cada tipo possui as suas características próprias. Contudo, existem os ovos de outras aves que também podem ser muito saborosos e nutritivos.

Neste tópico iremos conhecer melhor sobre os ovos menos comum de serem consumidos, tais quais: ovos de codorna, de pato, de peru e de avestruz. Se você só conhecia ovos de galinha e, no máximo, os de codorna, se prepare para descobrir muito mais sobre os diferentes tipos de ovos que existem.

  • Ovo de Codorna

Além de serem muitos saborosos e muito usados em aperitivos, os ovos de codorna são também ótimos para a saúde e garantem diversos benefícios para quem os consomem, como: aumento do metabolismo, melhora da visão, maior geração de energia, combate e previne doenças crônicas, entre outros.

Além disso, ele promove também um aumento da libido (apetite sexual), tanto em homens, quanto em mulheres, motivo esse que tornou o ovo de codorna conhecido por ter poderes afrodisíacos.

As codornas são aves geralmente encontradas em países da Europa, África, Ásia e América. Seus ovos são muitos menores do que os de outras aves, mas mesmo sendo pequenos, não deixam de ser fontes de diversas vitaminas e minerais. Além disso, eles contém um valor nutricional muito maior do que outros ovos, como os de galinhas, por exemplo.

Um ovo de codorna contém em média 14 calorias. Para quem é acostumado a comer ovos de galinha e deseja incluir os ovos de codorna em sua dieta, saiba que, 3 ovos de codorna equivalem a 1 ovo de galinha. Assim você poderá ter uma base de quantos ovos de codorna consumir ao dia.

  • Ovo de Pata

Algumas pessoas preferem consumir os ovos de pata ao invés dos de galinha porque acham mais saborosos. Além disso, eles são um pouco maiores e sua clara contém um teor mais elevado de proteínas, além de serem mais nutritivos.

Os tipos de preparo dos ovos de pata são basicamente os mesmos do ovos de galinha: frito, cozido, mexido, entre outros. Contudo, quem for fazer o preparo desse alimento tem que tomar um certo cuidado para não haver desperdício, pois a casca do ovo de pata é mais frágil.

O ovo de pata também pode ser considerado um alimento completo por conter basicamente todos os nutrientes presentes no ovo de galinha e promover também os benefícios que ele promove. Como o ovo de pata é apenas um pouco maior do que o de galinha, você pode inclui-lo em sua dieta consumindo a mesma quantidade que consumia o ovo de galinha.

  • Ovo de Peru

Os ovos de peru não são fáceis de serem encontrados, apenas fazendas especializadas o produzem. Além de poucas pessoas produzirem, esses ovos são mais usados para reprodução de perus filhotes do que para o consumo. Mesmo assim, quem tiver a sorte de conseguir inclui-los na dieta, estará consumindo um alimentos muito saudável e nutritivo.

Esse tipo de ovo contém basicamente os mesmos nutrientes que os ovos de galinha, contudo, eles contém um teor mais elevado de gorduras e de colesterol. Contudo, se o seu consumo for moderado, ele apenas promoverá benefícios ao corpo.

Uma das características mais marcantes do ovo de peru é o seu aspecto “manchado” e são um pouco maiores do que os ovos de pata.

  • Ovo de Avestruz

O ovo de avestruz é talvez um dos mais peculiares, já que uma única unidade pode pesar cerca 1,5 quilos (kg) e possuir até 2.000 calorias. Esse é o maior ovo produzido por aves e com apenas um ovo desses é possível alimentar uma família inteira (sem exagero).

Esse tipo de ovo também é muito saudável e contém um teor de gordura um pouco mais baixo do que os de galinha. Eles possuem um número maior de alguns minerais do que os ovos de galinha, como o magnésio e o ferro, porém, alguns são menores, como manganês e zinco.

Uma unidade de ovo de avestruz pode custar até R$ 70,00 e quem tem acesso a esse tipo de ovo e deseja inclui-lo em sua dieta deve saber que apenas um ovo de avestruz equivale a cerca de 20 à 24 ovos de galinha. Portanto, faça as contas e veja se realmente vale a pena substituir os seus ovos de galinha.

ovos de diferentes aves

Perguntas e Respostas sobre ovos

Para facilitar a sua vida e garantir que você aproveite apenas os benefícios que o ovo proporciona, trouxemos algumas dicas que podem ser muito uteis em seu dia a dia.

  • Como saber se ovo não está estragado?

Para ter certeza que você irá consumir um ovo de qualidade, o procedimento é muito simples: pegue um vasilha e encha com água, em seguida coloque o ovo dentro. Se o ovo afundar significa que ele está bom para o consumo, caso ele não afunde e fique flutuando na água, jogue-o fora, pois ele está estragado e não deve ser consumido de forma alguma.

  • Devo lavar os ovos antes de colocar na geladeira?

A resposta é não! Quando você lava os ovos antes de guardar, a casca fica úmida e fica mais vulnerável para absorver  possíveis bactérias. Por isso, só lave os ovos antes de utiliza-los.

  • Devo consumir ovos rachados?

Com certeza não! As bactéria penetram mais facilmente em ovos com a casca rachada, principalmente a bactéria chamada salmonela, que pode causar  sintomas como: vômitos, diarreia, dores de estômago e febre.

  • Posso consumir ovos cru?

Alguma pessoas, como os fisiculturistas, preferem consumir o ovo cru devido a praticidade e desfrutar de seus benefícios. Porém, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que o ovo seja cozido antes de consumir, justamente para eliminar os riscos de conter salmonela e evitar os sintomas que vimos anteriormente.

  • Comer ovos todos os dias faz mal?

Pelo contrário, o consumi de, no mínimo sete ovos por semana (um por dia), pode trazer diversos benefícios e reduzir riscos de algumas doenças crônicas, como: câncer, catarata, doenças no fígado entre outros.

Conclusão

O ovo é um alimento poderoso no combate e prevenção de diversas doenças, mesmo assim, durante muitos anos, e até hoje por alguma pessoas, ele foi visto como o vilão por conter colesterol. Contudo, vimos que o seu consumo não tem nenhuma relação com o aumento do colesterol.

Além de ser um alimento barato, ele é considerado o segundo melhor alimento do mundo e contém todos os nutrientes que um ser humano necessita para viver de forma saudável.

Por isso, coma ovos sem medo, de preferência todos os dias e desfrute dos diversos benefícios que esse alimento pode garantir. Mas fique atento às dicas que demos para que você não corra risco de passar mal.

Boa alimentação!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 20

Ovo: O Segundo melhor Alimento do MUNDO!
LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

whey protein growth supplements nova versão

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!