fbpx

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para vida saudávelPasta de Amendoim: Um dos Melhores Alimentos para o Ganho de Massa Muscular

Pasta de Amendoim: Um dos Melhores Alimentos para o Ganho de Massa Muscular

Conheça melhor a pasta de amendoim e seus benefícios e saiba porque ela é tão consumida, tanto por quem pratica musculação, quanto por pessoas comuns.

pasta-de-amendoim

Existem diversos alimentos ricos em muitos nutrientes que promovem ótimos benefícios para a saúde. Porém, é pouco provável que exista algum tão saboroso quanto a pasta de amendoim. Esse alimento que é um dos queridinhos  dos americanos, vem ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil.

A pasta de amendoim vem se tornando cada vez mais reconhecida, principalmente pela quantidade de proteínas em sua composição, cerca de 3 grama por colher. Não é atoa que ela é febre entre os praticantes de musculação, além de ser benéfica para quem deseja perder peso.

Conheça os principais benefícios da pasta de amendoim e veja porque vale a pena inclui-la em sua alimentação. Ainda neste artigo, você  verá também: como consumir a pasta de amendoim, quais os efeitos colaterais, contraindicações, uma super receita caseira e MUITO MAIS!

Vamos lá?

Sobre a pasta de amendoim

A pasta ou manteiga de amendoim é um produto muito consumido em alguns países, principalmente nos Estados Unidos e, nas últimas décadas, o consumo aqui no Brasil tem sido cada vez mais comum, por ser muito saborosa, nutritiva e muito boa para a saúde.

Mas os brasileiros viram algo a mais no consumo da pasta de amendoim. No Brasil esse produto é muito utilizado por praticantes de musculação, devido aos seus efeitos que promovem o ganho de massa muscular, além de gerar energia para realizar outras diversas atividade.

Benefícios da pasta de amendoim

 

Muitos nutricionistas recomendam a pasta de amendoim como uma fonte calórica saudável e de gorduras insaturadas (boas), fazendo com que o indivíduo ganhe peso de forma correta.

É muito comum encontrar nos mercados pastas de amendoim com um teor de açúcar muito elevado ou até mesmo de adoçante artificial.

O ideal é consumi-la somente com os grão de amendoim torrados e moídos. Mas também existem algumas opções que são saudáveis como, por exemplo, aquelas com whey protein, cacau ou avelã, que também garantem um sabor diferenciado para você não enjoar.

 

A pasta de amendoim é derivada do amendoim, que em sua composição, constam os seguinte nutrientes: proteínas, carboidratos, potássio, fibras, ferro, cálcio, magnésio, omegas 3,6 e 9, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina B6 e vitamina B12, além de gorduras polinsaturadas, monoinsaturadas e saturadas (em menor quantidade).

LEIA TAMBÉM >>> Vitaminas e minerais importantes para os praticantes de musculação

Benefícios da pasta de amendoim

Além de garantir uma melhor hipertrofia muscular, que falaremos mais detalhadamente no decorrer da leitura, a pasta de amendoim vem ganhando fama por promover vários benefícios para a saúde, tais quais:

  • Melhora do sistema imunológico

Ela é muito eficaz no combate à infecções e outros tipos de doença que afetam o sistema imunológico. Isso porque, além de outros diversos nutrientes, ela contém Vitaminas B6.

A falta desse nutriente no organismo pode ocasionar alguns malefícios para a saúde, tais como: cansaço excessivo, distúrbios cognitivos, inchaços entre outros.

  • Fonte de energia

Em média, duas colheres de pasta de amendoim contém cerca de 200 calorias. Ela também é uma excelente fonte de carboidratos e de gorduras insaturadas (boas).

O carboidrato é principal nutriente que se transforma em energia para o corpo. Com isso, a pasta de amendoim se torna um dos alimentos preferidos para quem necessita de energia para realizar atividades físicas.

  • Auxilia na saúde dos músculos

Ela é rica em potássio, um nutriente muito importante para um bom desenvolvimento muscular. Além disso, o potássio evita câimbras, dores e fadigas (cansaço) musculares durante os treinos de musculação ou outras atividades físicas.

  • Ótima para os ossos

A construção e saúde dos osso depende de um mineral muito importante chamado magnésio, que está presente na pasta de amendoim.

A infância e adolescência são as fases que mais necessitam de magnésio para que tenha uma melhor densidade óssea e assim garantindo qualidade de vida na fase adulta e na velhice.

  • Evita o envelhecimento precoce

São muitos os nutrientes presentes na pasta de amendoim, mas, além disso, ela é um excelente antioxidante natural que combate radicais livres (moléculas instáveis que envelhecem as células) e assim evita o envelhecimento antes da hora.

  • Previne diabetes

Ela controla os níveis de açúcar na corrente sanguínea, assim diminuindo os risco de desenvolvimento da diabetes. Isso porque ela contém omega 9, um excelente ácido graxo que está presente em vários alimentos.

  • Reduz o colesterol

Ela contém os ácidos graxos omega 3, omega 6 e omega 9 (gorduras boas). Sendo assim, esse alimento é um dos melhores para reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) presentes no organismo.

Como consumir pasta de amendoim?

São diversas as formas que a pasta de amendoim é consumida, isso vai depender do gosto individual de cada pessoa. Você pode come-la pura, com pão, nas refeições ou como a sua criatividade desejar. Você pode ingerir a pasta de amendoim a qualquer hora do dia.

Outras formas de consumir pasta de amendoim

Em relação a quantidade, também podemos dizer que não existe um número específico, isso também vai variar de pessoa para pessoa.

Contudo, se você não gosta do sabor e não abre mão de desfrutar dos benefícios, é viável consultar um nutricionista para que ele estipule um número exato para que você não precise ingeri-la em excesso.

Para quem pratica musculação, a pasta de amendoim pode servir como um hipercalórico no pré-treino, servindo como fonte de energia para um melhor desempenho e como fonte de proteína para um bom desenvolvimento muscular.

Pasta de amendoim engorda ou emagrece?

Apesar da alta quantidade de calorias presentes em sua composição, a pasta de amendoim é rica em diversos nutrientes como fibras e proteínas.

Dessa forma, esse alimento pode te ajudar a controlar o seu apetite, diminuindo a quantidade de calorias ingeridas ao dia e, assim consequentemente, promovendo a perda de peso.

Além disso, a pasta de amendoim é rica em carboidrato, uma das principais fontes de energia para o corpo, que garante um melhor desempenho em atividades físicas.

Contudo, como todos os alimentos saudáveis, o consumo da pasta de amendoim precisa ser controlado. Ou seja, se você consumir muito e não queimar essa energia que o carboidrato produz, ela se transforma em glicose (açúcar) e pode te fazer engordar. Portanto, não adianta nada você consumir bastante pasta de amendoim e ficar sentado no sofá.

Quais os benefícios para o praticante de musculação?

Quem mais procura a pasta de amendoim para incluir na alimentação são os praticantes de musculação, que almejam uma melhor hipertrofia.

Isso porque ela é uma poderosa fonte de proteína. Em média, uma única colher de pasta de amendoim contém cerca de 3 grama de proteína (a mesma quantidade presente em uma clara de ovo).

Pasta de amendoim para hipertrofia muscular

Além disso, ela serve como pré-treino, por ser uma excelente fonte de energia, podendo também ser usada como pós-treino porque ajuda na recuperação muscular e na síntese de proteínas.

Outro fator interessante é a presença de potássio que evita as câimbras, que só atrapalham os treinos. Ela também previne dores e fadigas (cansaço) musculares. Dessa forma, o treino fica muito mais produtivo e os resultados serão mais satisfatórios.

Efeitos colaterais

Apesar de ser um excelente alimento, a pasta de amendoim pode causar alguns efeitos colaterais devido ao seu uso por pessoas alérgicas a amendoim. Os principais sintomas que essas pessoas podem desenvolver são:

  • Coceiras;
  • Diarreia;
  • Manchas na pele;
  • Náuseas;
  • Dificuldade para respirar;
  • Choque anafilático.

É importante que você saiba a procedência da pasta de amendoim que está consumindo: se os amendoins são de qualidade e livre de contaminações de uma toxina chamada aflatoxina. Essa toxina pode causar doenças no fígado e câncer.

Grávidas, hipertensos, e pessoas que optam por uma dieta com baixo valor calórico devem evitar o consumo de amendoim ou da pasta de amendoim.

Vale a pena incluir a pasta de amendoim na minha alimentação?

A resposta é sim!

Vimos que são muitos os benefícios que esse alimento pode promover à saúde, mesmo assim, grande parte das pessoas não o consome porque pensam que é exclusivo para quem faz parte do mundo fitnes. Mas engana-se quem pensa assim. A pasta de amendoim pode ser consumida por qualquer pessoa de qualquer idade.

Dessa forma, você poderá variar as suas opções de alimentação, optando por um alimento rico em diversas vitaminas e minerais. Só tome cuidado para não viciar, porque além de tudo isso, ela é muito saborosa.

Você pode substituir a pasta de amendoim pela margarina e comer com pão comum ou integral, pode também comer junto com biscoitos, torradas, com frutas ou até mesmo pura. Dessa forma você garante todos os benefícios.

Onde comprar pasta de amendoim?

Você encontra facilmente a pasta de amendoim em supermercados, lojas especializadas em suplementos ou pela internet. É um alimento relativamente barato, seu preço pode variar entre R$15,00 e R$45,00 dependendo da quantidade e marca.

Pasta de amendoim integral caseira

Depois de conhecer os diversos benefícios da pasta de amendoim, você com certeza deve ter ficado com vontade de experimentar.

Caso você tenha achado o valor um pouco elevado ou gosta de preparar os seus próprios alimentos, nós selecionamos uma super receita caseira e super fácil de pasta de amendoim integral. Agora é só colocar a mão na massa!

Ingredientes:

  • 1 xícara de amendoim torrado e descascado e sem sal;
  • 1 colher (chá) de mel ou açúcar mascavo.

Modo de preparo:

  1. Aqueça o amendoim por 5 minutos em forno com temperatura baixa;
  2. Retire do forne e ainda quente, bata-os em um liquidificador ou processador;
  3. Quando começar a virar uma pasta, adicione o mel ou o açúcar mascavo;
  4. Espere esfriar e está pronto.

Pasta de amendoim caseira

Caso você não tenha mel ou açúcar mascavo, fique tranquilo, você pode substitui-los por adoçante ou açúcar comum. O que não dá é pra ficar sem comer esse alimento super gostoso e nutritivo.

Conclusão

O consumo da pasta de amendoim entre os brasileiros tem se tornado cada vez mais frequente, devido aos diversos benefícios que esse alimento pode proporcionar, tanto para quem deseja emagrecer, ganhar massa muscular ou apenas consumi-la como qualquer outro alimento saudável. Há também aqueles que preferem consumir apenas pelo sabor.

Portanto, não perca tempo e inclua a pasta de amendoim em sua alimentação e note a melhora significativa na sua qualidade de vida. Caso você não tenha dinheiro para comprar, aproveite a receita super prática e econômica que disponibilizamos.

Boa alimentação!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 26

Pasta de Amendoim: Um dos Melhores Alimentos para o Ganho de Massa Muscular

Artigos Relacionados

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!