Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeDicas de MusculaçãoDicas para ganho de massaÉ possível Ganhar Massa Muscular e Perder Gordura ao mesmo Tempo?

É possível Ganhar Massa Muscular e Perder Gordura ao mesmo Tempo?

Ganhar massa muscular e perder gordura são dois dos objetivos mais desejados por todos os praticantes de musculação! Será que é possível obter esses dois objetivos ao mesmo tempo? Descubra neste artigo!

ganhar-massa-muscular-perder-gordura-mesmo-tempo


Acho que esta é a maior dúvida de todo iniciante na musculação: Dá para ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo? Quem pratica musculação algum tempo, já deve saber a resposta desta pergunta. Mas o que quero trazer neste artigo é: Será que sabe mesmo? Será que esta verdade é absoluta?

whey protein growth supplements

Antes de entrar no artigo em si, quero dizer, aos que ficaram perdidos, que a resposta da pergunta é, em teoria, não! Não se ganha massa e perde gordura ao mesmo tempo, pois são objetivos contrários. Em um objetivo você precisa subir de peso e no outro descer o peso… Porém vamos conversar melhor sobre esse “não”.

Neste artigo quero trazer alguns conceitos sobre a perda de gordura e o ganho de massa magra ao mesmo tempo. Enquanto muitos acham que isso seja impossível de acontecer, devo-lhes dizer que, é possível, no entanto, em casos os quais são específicos e que normalmente não estão associados com atletas de alto rendimento.

Se você quer entender um pouco mais a respeito, e aplicar alguns desses princípios para melhorar o seus resultados, então, este artigo é para você!

Vídeo: É Possível Ganhar Massa e Perder Peso ao Mesmo Tempo?

Pessoal, em nosso canal no Youtube, o Sendon (autor deste artigo) gravou um vídeo bastante bacana e rápido sobre o assunto: É possível perder peso e ganhar massa magra ao mesmo tempo. Assista esse vídeo e veja o que ele tem a dizer…

Gostou do vídeo? Mas ainda ficou com alguma dúvida?

Então recomendo a leitura do artigo completa, pois o texto é bastante complementar e esclarecedor ao vídeo!

Como funciona a perda de gordura e o ganho de massa magra

Existem, no metabolismo, inúmeras vias as quais podem ser competitivas entre si.

Por exemplo: quando você está em jejum, alguns hormônios são liberados para fazer a manutenção da liberação de energia de nosso corpo, como o glucagon, o cortisol, a fim de manter a sua glicemia. Ao contrário, quando você come carboidratos, os níveis de insulina aumentam e regulam a liberação do glucagon ou do cortisol, inibindo-os. Isso significa que essas vias são contrárias.

Da mesma forma ocorre quando queremos aumentar a massa magra ou perder gordura corpórea.

Em termos gerais, a principal via para o aumento da massa magra é a AKT/mTOR, que promove a síntese proteica e o reparo dos tecidos musculares. Porém, para se perder gordura corpórea, a principal via é a AMPK, que promove aspectos catabólicos (no caso para a gordura corpórea) fazendo assim com que os estoques de gordura sejam utilizados como energia.

whey protein growth supplements

Como você deve imaginar, essas vias são altamente contrárias, especialmente a via AMPK, pois tem uma forte inibição sob a via AKT/mTOR, fazendo com que a síntese proteica seja regulada.

Se você estimular a queima de gordura, ou seja, a via AMPK, vai regular a via AKT/mTOR… E vice versa. Ou seja, não tem como fazer as duas funcionarem bem a mesmo tempo… É por isso que falamos que não é possível ganhar massa e perder gordura ao mesmo tempo.

Ao ler isso você deve ter ficado confuso né? Mas calma! Existe um grupo de pessoas que pode se beneficiar das duas vias ao mesmo tempo…

Podemos dizer que essa regulação acontece com as pessoas depois de certo grau e experiência de treinamento. Por exemplo, alguém que treina sério a pelo menos 1 ano, vai notar que isso é uma verdade bem absoluta.

Mas, como mencionado, não podemos dizer que isso se aplique a todos. E, quero comentar com você de um grupo o qual pode ter ambos os resultados simultaneamente, ou seja, consegue ganhar massa e perder gordura ao mesmo tempo.

A perda de gordura e o ganho de massa magra para iniciantes!

Você já deve ter ouvido falar que quanto mais você treinar mais “intreinável” você fica. E isso é verdade.

Note que nos primeiros meses os ganhos acontecem de maneira muito rápida. Isso significa que seu corpo consegue responder de forma muito rápida, pois os estímulos do treinamento e da dieta são novos para ele, e como toda novidade, tende a ser bem aceita pelo corpo. Mesmo que a intensidade do treino não seja lá das maiores, os ganhos ocorrem.

Com um mínimo protocolo de dieta e de treinamento corretos, podemos observar que indivíduos iniciantes podem aumentar sua massa magra e ao mesmo tempo perder gordura. E a pergunte é: Como? Se as vias, como explicado anteriormente, são diferentes?

inciante treinando peitoral

O corpo não está acostumado com um estímulo de treinamento e e nem com uma dieta a qual esteja proporcionando proteínas de forma adequada. Logo, ele vai aumentar a massa magra muito facilmente. Além disso, um corpo sem treinamento possui princípios de inibição bem menores, o que facilita, e muito, o ganho de massa muscular nestes primeiros meses.

Já a perda de gordura irá acontecer simultaneamente, pois com o treinamento, seu corpo que antes gastava pouca energia, passará a gastar mais, e com o aumento de massa muscular, seu organismo tende a se movimentar mais rápido e ficar mais acelerado, queimando mais gorduras também.

Eu não estou dizendo que ambas as vias aconteçam simultaneamente no mesmo instante, até porque seria impossível, já que são contrárias. Porém em um corpo iniciante, qualquer melhoria que seja feita é notada e transparente. Por isso você consegue ver os dois resultados (aumento de massa muscular e queima de gordura) ao mesmo tempo.

Isso é totalmente diferente para pessoas que já treinam algum tempo, pois o corpo precisa de cada mais estímulos e com mais intensidade para responder positivamente, e quando mais intensidade você colocar em uma via, menor intensa a outra será.

Dessa forma, para indivíduos avançados, talvez seja mais interessante separar os objetivos durante o ano, focando sempre em 1 objetivo por vez.

Conclusão

Apesar de se dizer que o ganho de massa magra e a perda de gordura serem impossíveis de acontecerem ao mesmo tempo, podemos dizer que para pessoas iniciantes, isso é possível.

Porém a medida que você for ficando mais experiente no treino e na dieta, o seu corpo vai pedir mais intensidade e com isso passará a ser, realmente, impossível obter os dois resultados ao mesmo tempo.

Portanto se você é iniciante na musculação, aproveite esse tempo e dedique-se ao máximo, para conseguir o máximo de resultado nos primeiros meses, pois depois a vida na academia ficará cada vez mais difícil.

Bons treinos!

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.3
Total de Votos: 23

É possível Ganhar Massa Muscular e Perder Gordura ao mesmo Tempo?
suplemento bcaa growth supplements

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!