O cromo é um mineral natural encontrado em muitos suplementos e em alguns alimentos, como carne, ovos, alimentos processados, gorduras e óleos vegetais.
Mineral esse que também está presente em outras comidas, desta vez mais saudáveis: cenouras, batatas, brócolis e grãos. O cromo, associado ao picolinato, é mais facilmente absorvido pelo corpo humano, e é por essa razão que é vendido nessa forma pelos mercados de suplementos.
O Picolinato de Cromo trata-se de um suplemento inibidor de apetites, onde evita o desejo por doces, sendo um grande aliado nas dietas.
Se você deseja saber mais sobre este suplemento continue lendo este artigo agora mesmo!
Para que serve?
Bom, agora que você já compreendeu o que é o Picolinato de Cromo, você aprenderá para que ele serve…
Como já foi visto, essa combinação de cromo e picolinato contem um composto natural que produz inúmeros efeitos se consumido por humanos.
Umas das principais funções do cromo é de efetivar o efeito da insulina; a falta desse mineral pode levar a sérios danos aos sistemas dependentes de insulina, que é responsável por elevar os níveis de glicose no sangue, como após as refeições, fornecendo energia.
Outro papel importante da insulina é de atuar no metabolismo do carboidrato, da gordura e da proteína.
Na medicina alternativa, o picolinato de cromo é comumente utilizado para abaixar o colesterol e otimizar a utilização de glicose pelo corpo.
Vendido no mercado de suplementos, o picolinato de cromo é conhecido por ajudar na perda de peso, ao passo que auxilia na redução de gordura corporal e na construção de massa muscular.
Quais os benefícios?
O picolinato de cromo é promovido na sociedade como um suplemento milagroso capaz de trazer inúmeros benefícios, como ajudar a combater as diabetes, obesidade e a construir massa muscular.
A verdade é que o cromo é um importante mineral e cheio de benefícios, o qual ajuda a processar carboidratos e gorduras, além de otimizar o papel da insulina, como vimos anteriormente.
Por esses fatores, acredita-se que esse suplemento ajuda na perda de peso, além de diminuir o apetite, aumentar a energia e a força.
Porém, esses fatores não são todos comprovados cientificamente e é importante que um médico ou nutricionista aconselhe o consumidor se o melhor suplemento a tomar é de fato o picolinato de cromo.
Como usar?
Para consumir o picolinato de cromo consulte um médico e um nutricionista antes; faça exames periódicos, observando a concentração de cromo no sangue, assim como de glicose e insulina.
Sempre tenha o acompanhamento de um profissional do esporte para que este estipule os exercícios que trarão mais resultados para o seu corpo.
Preço e onde comprar?
A média de preço da embalagem contendo 120 cápsulas do suplemento concentrado de picolinato de cromo, fica entre R$20,00 até R$45,00.
Este produto poderá ser encontrado em lojas de suplementos virtuais e físicas.
Onde encontrar o cromo na alimentação?
É possível consumir uma quantidade menor e ainda sim desfrutar dos benefícios do mineral.
Os principais alimentos com quantidades excelentes para o organismo são:
- Maçã com casca;
- Brócolis;
- Nozes;
- Fígado de boi;
- Fígado de galinha;
- Ameixa;
- Levedo de cerveja;
- Cereais integrais;
- Vinho;
- Espinafre;
- Queijo;
- Cogumelo;
- Germe de trigo;
- Gema do ovo;
- Carne de peixes,
- Aves,
- Carnes vermelhas;
- Alimentos lácteos;
- Verduras;
- Mariscos;
- Entre outros…
Contraindicações:
Como o picolinato de cromo interfere diretamente na sensibilidade à insulina, os diabéticos devem consultar o seu médico antes de iniciar o consumo.
O grupo de risco (gestantes, lactantes, crianças e idosos) ou qualquer outra pessoa com uma enfermidade preexistente também precisa consultar um profissional antes de ingerir qualquer dosagem dessa substância, por mínima que seja.
Caso você esteja fazendo uso de algum medicamento, o picolinato de cromo não deve ser utilizado. Não há como saber quais serão os efeitos dele em contato com medicações.
Efeitos colaterais:
Assim como a maioria dos suplementos e medicamentos, o picolinato de cromo possui alguns efeitos colaterais se consumido diariamente, principalmente se combinado a outras substâncias.
Se a pessoa possui alergia a qualquer composto presente nesse mineral, é importante evitá-lo.
Pessoas com diabetes, câncer ou problemas no sistema imunológico devem consultar um médico antes de medicar-se.
Alguns estudos mostram que os efeitos colaterais do picolinato de cromo podem ser excessivamente severos, acarretando mudanças no DNA em razão à combinação dele com outras substâncias químicas, podendo levar ao câncer.
Além disso, há relatos que esse suplemento irrita o sistema gastrointestinal, podendo desencadear úlceras e algumas dermatites.
Conclusão:
Portanto, com o Picolinato de Cromo será uma grande aliado para quem deseja emagrecer e até mesmo para aqueles que desejam melhorar a aparência da musculatura eliminando a gordura.
Sendo assim, este suplemento serve tanto para praticantes de musculação, quanto para pessoas que querem apenas emagrecer.