Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeDicas de MusculaçãoDicas para iniciantesPrimeiro dia na Academia: Aprenda 5 Passos Para Não Errar!

Primeiro dia na Academia: Aprenda 5 Passos Para Não Errar!

Conheça algumas dicas essenciais para que você possa ter um EXCELENTE primeiro dia na academia e perca já o medo de treinar e obter melhores resultados em sua saúde e estética!

haltes-treino-musculacao

bcaa growth supplements

Então você está pensando em começar a praticar musculação, seja por razões estéticas, por melhorias na saúde ou até mesmo para se restabelecer de alguma lesão. Pois bem, o inicio é sempre o caminho mais difícil, por isso ter algumas dicas para que você possa ter um bom primeiro dia na academia é essencial!

O primeiro dia na academia pode ser muito assustador para quem não conhece… Um mundo novo, várias máquinas, muito peso no chão, pessoas urrando ao executar o exercício e coisas do tipo, fazem com que muitos iniciantes desistam, antes mesmo de começar.

Mas não precisa ter tanto medo de iniciar a musculação, pois ela não é nenhum bicho de 7 cabeças, e com o auxilio correto e as dicas certas, você irá enfrentar o seu primeiro dia de forma tranquila e serena, tendo a certeza de que poderá enfrentar o segundo dia, o terceiro e etc.

Se você é iniciante e quer saber um pouco mais sobre como deve ser seu primeiro dia na academia, então, certamente este artigo é valioso para você, e vale a pena dar muita atenção a ele. Vamos lá?

O primeiro dia na academia: Tudo é aprendizado!

Os primeiros dias numa academia de musculação são meramente aprendizados, onde errar, é realmente humano. Se você entrar em uma academia de musculação e estiver fazendo tudo certo, corra! ESTÃO ENSINANDO AS COISAS ERRADAS PARA VOCÊ!

Isso porque, é absolutamente normal errar em algo tão complexo o qual você não tenha experiência. A musculação requer concentração, coordenação motora, coordenação intermuscular, coordenação intramuscular, controle das diferentes partes e sistemas do corpo, observação específica de movimentos, entre outros tantos aspectos. Percebe então como é algo mais complexo do que imaginamos? É comum as pessoas pensarem que entrar em uma academia para praticar musculação é simplesmente erguer pesos, quando o peso que você ergue é o que menos importará, mesmo quando você for um indivíduo avançado.

Primeiro dia de academia

Você vai errar! Você vai passar vergonha de vez em quando e até mesmo vai se sentir um palhaço tentando aprender esses movimentos. Mas, vai desistir por isso!? Tenho absoluta certeza que não, porque você pode muito mais do que isso e superar todas essas dificuldades vai ser muito, muito simples depois de uns dias.

Todos que estão ao seu redor já passaram por isso, e tenha certeza que os mais zombadores são os que se quer ainda aprenderam. Portanto, não pense no que os outros vão achar. O importante não é saber quantas vezes você vai tropeçar, mas sim, quantos passos dará adiante. E não importa se é um passo ou se são mil passos. Cada um tem um ritmo de desenvolvimento o qual deve ser respeitado, e você tem o seu.

Muitas pessoas querem desistir logo no primeiro dia quando percebem a dificuldade que é a musculação. Mas leve isso como motivação e como um novo desafio todos os dias.

Erre, mas supere seus erros. Lembre-se de que você não irá progredir se não continuar tentando. Lembre-se de que os melhores também já foram iniciantes um dia.

CONHEÇA >>> 09 Dicas para Você Escolher uma Boa Academia!

1º passo: Buscar auxílio profissional qualificado

Treino de Musculação Acompanhado de Professor

Se você é iniciante e não sabe por onde começar, o primeiro passo é ter alguém pra te instruir, e esse é o papel do professor de musculação. Ele é o profissional responsável por prescrever seus exercícios físicos e por fazer sua avaliação física. Porém, ele normalmente não está apto para observar alguns detalhes os quais, por exemplo, um fisioterapeuta está. Portanto, é essencial que ambos possam propor uma avaliação física juntos para observar pontos os quais necessitam ser trabalhados em você.

whey protein growth supplements

Não vou ser hipócrita e dizer que todas as academias possuem a estrutura de ter um fisioterapeuta de plantão, mas não posso deixar de ressaltar a importância que esse profissional tem, principalmente para iniciantes na musculação. O fisioterapeuta irá conseguir buscar déficits de flexibilidades (levando em conta que 99,9% das pessoas tem algum déficit dessa natureza), limitações biomecânicas individuais e outros pontos que são importantes na escolha dos exercícios.

Porém a maioria das academia faz a avaliação física básica, que é: pegar seu peso e altura e calculam seu IMC (Índice de Massa Corporal). O que acontece é que com essas informações, seu professor irá te passar um treino básico (o que passa a todos os iniciantes), e com o isso, você até verá algum resultado no inicio, mas logo verá que precisará buscar outras alternativas, pois sem algo individualizado e montado para você, dificilmente você chegará a grandes corpos.

Por isso, se você tiver condição, chame um fisioterapeuta para participar junto de sua avaliação física e exija que seu professor escreva um treino baseado nas individualidades encontradas em sua avaliação (feita pelo professor de musculação + fisioterapeuta). Mas se não tiver condições, pelo menos faça a avaliação física com o professor e peça para ele elaborar uma ficha de treino que não seja a básica padrão, só com isso, ele irá ver que você “não é bobo”.

2º passo: Se não te darem a devida atenção na academia, desconfie!

A literatura nos traz que um professor de musculação consegue atender, no máximo, 03 alunos ao mesmo tempo, e essa seria a situação ideal. Porém, isso ocorre? Na realidade o que vemos hoje é um professor para cada 20, ou mais, alunos… Isto é quando se encontram professores na academia!

Para você que esta em seu primeiro dia (até na primeira semana), é essencial que tenha um professor para lhe acompanhar em TODOS os exercícios, para te explicar o movimento e para corrigir o seu movimento, caso esteja errado. E isso ele não irá conseguir ver se não estiver ao seu lado o tempo todo.

A falta de profissionais, e limitação de espaço, não podem ser justificativas para você se machucar, deixar de aprender ou para criar vícios na musculação os quais serão muito difíceis de serem corrigidos no futuro.

Por isso se você perceber que o seu professor não te deu atenção no primeiro dia na academia, exija isso. E se você perceber que ele prefere ficar de conversa com as meninas da academia ou te mostrar os exercícios e observar se você esta executando corretamente, então procure outro professor, ou até outra academia.

whey protein growth supplements nova versão

3º Passo: Opte por exercícios livres

A maioria dos professores de musculação montam a ficha de treino de um iniciante com a maioria dos exercícios em máquinas. E isso, pode ser um erro, pois faz com que o aluno não faça um reaprendizado dos movimentos básicos do ser humano e isole demais os músculos alvos, quando no inicio o importante é fortalecermos todos os músculos, tanto o alvo, quanto os auxiliares.

Exercício Livre: Agachamento

O ideal no inicio é que você faça os exercícios livres, com halteres, anilhas, barras e execuções livres, usando o peso do corpo. Com isso, você irá começar a aprender os movimentos básicos do ser humano, que são repetidos e enfatizados na musculação e começará a fortalecer todo o seu corpo e estruturas.

Portanto, se, no seu primeiro dia na academia, você ver que o professor começou a te colocar só em exercícios de máquinas, peça para ele substituí-los por exercícios livres. Toda maquina, antes de ser inventada, foi feita pensando em algum exercício livre.

4º passo: Faça os exercícios sem colocar peso

É normal entrarmos nas academias e querer nos espelharmos em alguém. Naquele cara forte, naquela menina sarada ou naquela coroa de 50 anos com um corpo de 20. Normalmente, temos essas pessoas como exemplo e, achando que podemos ser como elas, começamos a imitá-las. Porém lembre-se que eles estão na academia a mais tempo que você e tentar copiá-los será um erro gritante.

Entenda que eles já possuem uma composição corporal, já possuem coordenação motora, coordenação intramuscular e etc. Logo eles conseguem executar os movimentos do exercício de uma forma mais intensa e com técnicas mais avançadas. Você que esta chegando hoje, mal sabe executar o exercício corretamente, quanto mais aplicar algum tipo de técnica.

Exercício Supino Reto sem Peso

Portanto limite-se a fazer o exercício correto, no inicio sem nenhum peso, apenas para você aprender a como executar o exercício da forma correta e após isso, coloque um peso que você possa executar o exercício da forma correta.

Eu vejo muitas pessoas colocando mais peso do que conseguem aguentar, fazendo os exercícios todos errados, e eu me pergunto: porque? A única resposta que me vem a mente é que essa pessoa ou está tentando impressionar alguém ou esta tentando imitar alguém mais forte que ela. Em ambos os casos, o resultado não será nada bacana.

Portanto, em seu primeiro dia na academia, comece devagar e vá colocando peso aos poucos, sempre dando prioridade a execução correta do exercício e não ao quanto de peso que você está levantando.

creatina growth supplements creapure

5º Passo: Troque os Exercícios que você teve alguma dificuldade

O corpo humano, apesar de parecer igual, é muito individual e isso faz parte da musculação também. Um exercício não é executado da mesma forma por todas as pessoas, pois existem pessoas que não irão conseguir executar a biomecânica correta do exercício, pois a biomecânica do corpo dela não permite. E isso não é nenhum problema.

Por isso, no primeiro dia na academia, você deve ficar atento aos exercícios que o seu professor te passou e que você executou. Se tiver algum exercício que você teve dificuldade de executar, mesmo sem peso, converse com o professor e explique a dificuldade e peça para ele trocar por outro.

Na musculação existem MUITOS exercícios que podem trabalhar o mesmo músculo, por isso não fique com dores para poder executar um exercício, simplesmente peça para trocar por outro que trabalhe o mesmo músculo, mas que tenha uma execução diferente.

ENTENDA MAIS SOBRE >>> Biomecânica Natural X Exercícios Corretos: O que devemos priorizar?

Você vai ver que isso tudo não é um pesadelo

Muitas pessoas encaram seus primeiros dias na academia como sendo um pesadelo. Mas, na verdade, ele não é! Essencialmente, o primeiro dia na academia apenas vai requerer um pouco mais de paciência, de sua parte e da parte de quem está te instruindo…

Quando pensamos que isso será um pesadelo, acabamos por ficar ansiosos e o pesadelo vira realidade, mas quando levamos tudo com bom humor e nos predispomos a fazer aquilo com a vontade de que dê certo, tudo se torna um novo desafio a ser ultrapassado.

Você vai ver, em seu primeiro dia que tudo vai ser menos horroroso do que você imagina. As coisas, as pessoas que pareceriam te olhar e reprovar, nada mais são do que mitos na sua cabeça.

Fique calmo, você VAI conseguir!

Pessoas Felizes Após Primeiro dia na Academia

Conclusão:

O primeiro dia na academia pode parecer muito amedrontador para grande parte das pessoas. Entretanto para outras, pode ser sinônimo de um início de uma nova vida. Isso porque, elas estão motivadas a seguirem em frente e, mais do que isso, estão preparadas para observarem alguns aspectos essenciais neste tão importante dia.

Mesmo sendo um iniciante, você necessita de protocolos específicos e que sejam capazes de melhorar suas aptidões pouco a pouco. Portanto, se atentar a alguns pontos chave são fundamentais na consolidação de bons resultados que estão só se iniciando.

E então, o que você espera para seguir em frente e ir logo à academia?

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 23

Primeiro dia na Academia: Aprenda 5 Passos Para Não Errar!
LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

whey protein growth supplements nova versão

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!