Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para vida saudávelProbióticos: As bactérias benéficas para nosso organismo!

Probióticos: As bactérias benéficas para nosso organismo!

Conheça o que são os probióticos, conhecidos como as bactérias do bem, e descubra quais os benefícios que eles podem trazer para nosso organismo e nossa saúde!

probioticos-auxiliam-no-fincionamento-da-flora-intestinal


Quando se ouve falar em bactérias há logo um desespero por acharem que elas trarão somente prejuízos para a saúde. Mas nem todas as bactérias são ruins. Os probióticos são bactérias vivas que atuam no nosso organismo impedindo a reprodução das bactérias causadoras de doenças e além disso, garante outros tantos benefícios para a saúde.

bcaa growth supplements
Seta para Chamada Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos Alimentares! Pesquise, Compare e Compre na loja mais Barata!

Os probióticos são encontrados com mais facilidade em iogurte feito com leite de vaca. Contudo, existem outros outros alimentos e até mesmo suplementos que são fontes dessas bactérias do bem.

Quem tem o objetivo de emagrecer também deve entender mais sobre probióticos, pois eles também podem auxiliar no processo de perda de peso. Além disso, os benefícios dos probióticos também entram no âmbito da estética, pois ela promove a eliminação de bactérias que causam as temidas acnes (espinhas).

Fique comigo neste artigo e descubra muito mais sobre os probióticos. Conheça quais são os benefícios, os alimentos que são fontes de probióticos, onde encontrar suplementos de probióticos e muito mais.

O que são probióticos?

Os probióticos são bactérias benéficas que são ingeridos através de alguns alimentos e que proporcionam diversos benefícios ao nosso corpo. Eles agem com frequência no equilíbrio na flora intestinal, além de ajudarem na manutenção do colesterol, prevenir certos tipos de câncer, dentre outros benefícios.

Os micro-organismos que são utilizados como probióticos pelo nosso organismo são: lactobacilos, casei, acidófilos, bulgárico, plantarum, lactis, estreptococo, enterococus faecalis, termófilo, bifiobactéria difibus, faecium, infantis e o longus. Para que esses micro-organismo atuem como probióticos e resistam no organismo até o devido prazo, eles devem ser reproduzidos rapidamente e não apresentarem reações adversas no intestino.

Diferente dos probióticos, os prebióticos são fibras que alimentam as bactérias probióticas e fazem com que elas se espalhem mais rapidamente e sobrevivam por mais tempo no intestino. Os prebióticos estão presentes em alimentos como: cebola, tomate, alho, aveia, banana, maçã, trigo, entre outros tantos.

Probióticos são bactérias que fazem bem para a saúde

Para que servem?

No nosso organismo também habitam micro-organismos (bactérias) que são maléficos para a saúde e para nosso corpo. Dessa forma, os probióticos trabalham como um sistema de defesa, produzindo compostos antibacterianos e antimicrobianos que ajudam as bactérias que são benéficas a ficarem no organismo por mais tempo e, ao mesmo tempo, agem eliminando o excesso desses micro-organismos prejudiciais a saúde.

O combate desses micro-organismos “inimigos” evita uma série de desconfortos e malefícios, tais como: prisão de ventre, gases, dificuldade de absorver nutrientes, entre outros. Além disso, essas “bactérias do bem”, além de serem muito eficientes, são bastaste resistentes porque elas chegam no intestino de forma intacta após todo o processo de digestão.

Quando são associados à uma alimentação rica em nutrientes benéficos ao corpo, os probióticos são ainda mais eficazes na produção de células que formam e auxiliam no nosso sistema de defesa. Dessa forma, o nosso corpo se torna ainda mais imune à certos tipos de doenças, tanto físicas, quanto emocionais, como o excesso de ansiedade, que é um tormento para grande parte da população.

Quais os benefícios dos probióticos?

Além de agir como um eficaz sistema de defesa que auxilia na manutenção do nosso metabolismo e ajuda na prevenção de doenças, as bactérias produzidas pelos probióticos são também responsáveis por gerar uma séries de benefícios que, dentre eles, podemos destacar:

bcaa growth supplements
Seta para Chamada Quer Comprar Suplementos Baratos? Então Compare os Preços nas Maiores e Melhores Lojas de Suplementos com apenas 1 Clique!
  • Aumentam a produção de vitaminas;
  • Cria enzimas capazes de eliminar bactérias maléficas;
  • Combate doenças intestinais;
  • Combate a candidíase;
  • Melhora a digestão;
  • Aumenta a absorção de nutrientes;
  • Diminui a azia;
  • Combate as doenças que são transmitidas através de alguns alimentos;
  • Eficaz no tratamento e prevenção de gripes de resfriados;
  • Aumento da imunidade;
  • Eficaz no tratamento de cólicas;
  • Eficaz no tratamento de pedras nos rins;
  • Combate bactérias que provocam úlceras;
  • Redução do colesterol;
  • Reduz as acnes (espinhas).

Além de todos esse benefícios, os probióticos podem ajudar na perda de peso, que é um dos grandes fatores que geram graves problemas para a saúde. Entenda melhor como essas bactérias boas podem te ajudar a emagrecer com saúde.

Probióticos emagrecem?

Sim, esse poderoso exército de “bactérias do bem” também podem ser aliado de quem deseja queimar aquelas gorduras indesejáveis de forma bastante saudável. Isso porque os probióticos evitam que as células de gordura ruins dos alimentos sejam absorvidas pelo organismo e também fazem com que essas mesma células sejam expelidas através das fezes.

Outra função dos probióticos no processo de emagrecimento é ajudar na liberação do hormônio chamado leptina, que é responsável por dar aquela sensação de saciedade, fazendo com que o indivíduo coma menos e evite ingerir calorias.

Além disso, os probióticos são capazes de aumentar os níveis de proteína no nosso organismo, isso faz com que o corpo armazene menos gorduras.

Probióticos também são eficazes para quem deseja perder peso

Alimentos probióticos

Não adianta nada você saber mais sobre probióticos e não saber quais tipos de alimentos comer para aproveitar esse benefícios, não é verdade?

Pensando nisso, nós criamos uma lista com alguns alimentos que contém essas bactérias do bem e que você pode facilmente acrescenta-los à sua alimentação.

  • Iogurte (Yakult, por exemplo);
  • Chucrute;
  • Picles;
  • Leite fermentado (kefir);
  • Tempeh;
  • Queijo;
  • Missô;
  • Azeitonas;
  • Ervilhas;
  • Vinagre de maçã.

Esses foram apenas alguns alimentos que podemos encontrar os probióticos. Os mais comuns de serem indicados são iogurte e leite fermentado, só que, como vimos, existem outras opções que também podem ser encontradas facilmente, além de serem bastante saborosas.

Suplementos probióticos

As bactérias probióticas não são capazes de sobreviver por um período de tempo muito longo no nosso organismo. Por isso elas devem ser ingeridas regularmente para que o nosso corpo possa desfrutar de todos os benefícios já citados. Essa ingestão pode ser feita por meio da alimentação ou da suplementação, que é disponibilizada na forma de cápsulas e em pó.

Os suplementos probióticos são fabricados a partir das mesmas bactérias encontradas em alimentos naturais. Busque consumir suplementos que tenham um número bastante elevado de bactérias benéficas, recomendado é que tenha de 20 à 50 milhões de probióticos por dose ingerida. Mesmo assim, os suplementos  não deixam de garantir exatamente os mesmos benefícios do alimentos.

Suplementos probioticos

Você precisa prestar atenção em quais suplementos probióticos comprar, pois existem muitos tipos de bactérias (como citado acima) e poucos são os suplementos que possuem todas essas bactérias em quantidades satisfatórias. Por isso é ideal que você saiba qual é o tipo de bactéria probiótica que você precisa ingerir antes de comprar o seu suplemento.

Você pode comprar esses suplementos em farmácias, lojas especializadas em nutrição ou suplementação, ou até mesmo em sites. Os valores variam de R$47,99 até R$74,99 dependendo do tipo e da marca do suplemento probiótico que você escolher.

Conclusão

Nosso corpo depende desse exército de “bactérias do bem”  para impedir que as outras bactérias consideradas ruins se espalhem. Assim será evitado uma série de problemas de saúde e, ao mesmo tempo, irá promover diversos benefícios que vão de um bom funcionamento do intestino até o combate da ansiedade.

Existem vários alimentos que garantem a presença dessas bactérias no organismo, assim como também existem os suplementos que se torna uma ótima opção para alguns casos. Contudo, dê preferência aos alimentos probióticos que, além de conterem uma quantidade muito maior dessas bactérias, ainda podem ser ricos em outros tantos nutrientes essenciais para a nossa saúde.

Boa alimentação!

Referencias:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3179073/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19825425

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15290926

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-93322006000100002

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

supx comparador suplementos 600×300

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!