• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • Os profissionais da saúde são necessários!

    Saiba a importância que os profissionais de saúde tem em sua vida e na vida dos que praticam atividade física

    Quem nunca ficou doente na vida? Quem ao menos, nunca fez algum tipo de exame ou mesmo precisou de alguma medicação, seja ela uma vacina? Quem nunca foi ao pediatra?

    profissionais-da- saúde

    Whey Protein

    É um tanto óbvio perceber que todas essas ações, entre outras, só são possíveis devido a existência de profissionais da saúde, não é mesmo?

    A medicina é um ramo profissional que pode ser tida como uma das mais antigas na história da humanidade. E é justamente a medicina, aliada com as necessidades específicas e individuais (auxílio) que deu origem a tantas outras áreas da saúde, como a enfermagem, as especialidades diversas (gastro, urologia, ginecologia, ortopedia, pediatria, geriatria), a nutrição, a fisioterapia, a psiquiatria, medicina ortomolecular e até mesmo a recente nano medicina.

    Aliás, não é a toa que passaram a existir tantas especialidades ao decorrer do desenvolvimento da humanidade que passou a descobrir novos problemas relacionados a saúde e prevenção de patologias. Essa especificidade e interdisciplinaridade fez com que não só o atendimento fosse muito mais eficaz em termos qualitativos e em rapidez, mas também, que a sobrecarga em cima de um profissional fosse mais específica a sua área, otimizando ainda mais o período durante e após o atendimento do paciente.

    Então, parece-nos óbvio, sabendo das especialidades, que quando possuímos um problema relacionado ao aparelho digestório, procuramos um gastro e quando temos um problema cardíaco, procuramos um cardiologista. Quando necessitamos de nutrição adequada, procuramos um nutricionista ou um nutrólogo e quando desejamos ganhar massa muscular através ou não do uso de substâncias sintéticas, procuramos o fortinho da esquina ou o amigo bombadão.

    Claro, quando queremos emagrecer, também procuramos a menininha magrinha ou a fórmula secreta da amiga da tia. Calma, calma… Não quebrei o primeiro raciocínio a toa. Quero apenas introduzir que a medicina e as áreas diversas da saúde podem (e devem) sim ser aliadas a prática esportiva.

    Mas vamos do início:

    É mais do que comum vermos em academias, sujeitos dos mais diversos tamanhos. Mas, por algum motivo, poucos deles realmente são grandes e simétricos a níveis profissionais. Isso se deve em primeiro lugar a força de vontade e ao “querer” para ter um corpo com aquela aparência. São poucos os que querem e menos os que tem força de vontade. Em segundo lugar, devemos levar em consideração as condições financeiras e em terceiro e, óbvio, tão importante quanto a primeira, o planejamento e acompanhamento PROFISSIONAL adequado.

    Quando se entra em uma academia, a primeira preocupação é com os exercícios. E é justamente aí que começa a primeira diferenciação: Os que buscam conhecimento e acabam por descobrir que o exercício é simplesmente um estímulo para o crescimento muscular e os que vão afundo e começam a desvendar o novo meio, entendendo um pouco sobre a lógica de individualidade biológica, dietas, descanso, periodizações etc.

    Mas saber um pouco sobre essas coisas, não o faz ter um físico razoavelmente grande, simétrico, denso e definido. Você necessita mais do que isso, na maioria das vezes.

    Todavia, é muito difícil ver gente que pensa que realmente precisa de ajuda específica de um profissional para alcançar grandes resultados. E o desfecho disso tudo é nada mais nada menos do que tempo, saúde e dinheiro jogados na lata do lixo! São muitos reais aplicados em suplementos que na maioria dos casos são grandes placebos. Então, desencantado, mais alguns dobros de reais jogados na mão de traficantes com esteroides anabolizantes inadequados e muitas vezes falsificados ou subdosados.

    E contraposto a isso, ganhos pífios, saúde desperdiçada e, claro, em alguns casos consequências irreversíveis como infertilidade, problemas gastrointestinais, problemas hepáticos, renais, nervosos, lesões etc.

    Conversando com um colega esses dias, ele me perguntou sobre um ciclo de GH que estava pretendendo fazer. A primeira pergunta foi: Você roubou um banco?

    Ele riu e continuou a me explicar sobre o tal ciclo… Totalmente incoerente e inadequado. Aliás, o preço inicial já apontava algo completamente errado. GH não é uma droga barata e isso já assusta muitos…

    Whey Protein

    Então, decidi explicar que GH além de ser uma droga com efeitos irreversíveis, deve ser combinado com outras substâncias que, acreditem, podem ser tão ou mais prejudiciais que muitos dos esteroides mais temidos, como a trembolona.

    Termogenico

    Combinado a isso, indaguei-o sobre procurar auxílio médico e obtive a seguinte resposta:

    – Médico é coisa de …. (vocês devem imaginar e, não quero colocar palavras porque com essa onda de preconceito… rsrsrs); – Aqui paro e devo dizer que este é um grande colega e não tenho absolutamente nada contra seus ciclos malucos. Mas a conversa me inspirou de alguma forma a falar sobre casos muito mais complicados do que o dele…

    Como venho dizendo, o indivíduo prefere gastar 600 reais em um ciclo inadequado de esteroides anabolizantes ou pasme, em suplementos que prometem verdadeiros milagres (e só prometem) do que fazer uma consulta com um nutricionista esportivo, pagar 300 reais em duas ou três consultas e obter ganhos muito melhores e saudáveis.

    O mesmo vale para um endócrino ou algo do tipo e, até mesmo para um profissional de educação física. Então, basicamente, quando recusamos esse tipo de auxilio adequado por pura IGNORÂNCIA, jogamos o estudo de pelo menos 6 anos de um profissional e decidimos acreditar em “conversinhas de boteco”…

    aplicando-esteroide-no-braco

    Aliás, mais comum do que o uso inadequado de substâncias é o treinamento inadequado. E é justamente esse treinamento inadequado que muitas vezes também pode ser prejudicial ao progresso ou acarretar problemas mais sérios como lesões. Aliás, muitos desses treinamentos são feitos as escuras por observadores de vídeos de fisiculturistas e outros.

    E é justamente por essa mentalidade que abre-se porta para alguns absurdos que lemos como a tal dieta do chá, que pode fazer o indivíduo ter uma hipoglicemia ou ficar carente por nutrientes, GOMAD (uma tal dieta que você bebe trocentos dez mil litros de leite integral por dia), que acrescenta níveis exorbitantes de gordura, sódio e outros na dieta e, para indivíduos com baixa produção de lactase ou intolerância a lactose, pode gerar problemas desde desconfortos abdominais ATÉ MESMO ÓBITO etc, etc, etc!

    Se grandes profissionais recebem ajuda, então o que nos faz acreditar que não necessitamos de ajuda ou que somos melhores do que quem estudou para isso? Não é a toa que cada vez mais vemos pessoas despreparadas sendo anunciadas na televisão por usar esteroides e morrer (isso é, fazer burrice) ou próprios conhecidos que tiveram algum problema seja com treino ou com esteroides…

    Os motivos para tais acontecimentos podem ser vários, mas, com certeza, 3 são os principais:

    1- A falta de conhecimento adequado do que um planejamento interdisciplinar adequado pode fazer, optando por métodos já citados como a negligência. Usar, por exemplo, esteroides anabolizantes inadequadamente promoverá crescimento? Sim, com quase toda a certeza. Mas quem garante que o que você está utilizando é seguro e tampouco original? Aliás, e sua saúde, fica aonde?

    2- Maldita hierarquia médica onde dá-se mais ou menos Cirurgiões > Médicos > Deus > Profissionais da saúde. E essa hierarquia geralmente é liderada por profissionais desqualificados não em sua área, mas sim, para trabalhar com esportes e levar vários fatores em conta. – Aqui salvo para dizer que de fato nem todo formado é capacitado.

    3- Profissionais “especializados” os quais de especializados, só tem o nome e não passam de grandes incompetentes.

    É, realmente desanima acabar por ser atendido com uma dessas classes de profissionais e isso faz com que muitos desacreditem nas classes e na importância dos profissionais qualificados e adequados o que é um grande erro. Não podemos condenar toda uma classe simplesmente por alguns “achistas”. Devemos procurar o auxílio e o acompanhamento correto. Custa caro, é trabalhoso, mas vale a pena!

    Os grandes fisiculturistas possuem os auxílios mais interdisciplinares possíveis, tais quais médicos, nutricionistas, preparadores físicos, massagistas, esteticistas… E por aí vai…

    Conclusão

    O que quero passar é que, da mesma maneira que você, no caso de um infarto deve ser levado ao cardiologista, no caso de uma úlcera, para o gastro, ou em caso de ter sido expulso do prédio por colocar música alta depois das 3 da manhã (hahahaha) busca o advogado você, que deseja bons ganhos também deve procurar auxílio profissional a fim de maximizar os ganhos e poupar desperdícios, principalmente do seu bem mais valioso na vida que é a saúde!

    Pense nisso!

    Whey Protein

    Artigo escrito por Marcelo Sendon

    Whey Protein





    /* */