Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeNutriçãoNutrição para praticantes de musculaçãoRomãs: o super alimento a ser inserido em sua alimentação

Romãs: o super alimento a ser inserido em sua alimentação

Conheça a fruta que é considerada um super alimento, por seus inúmeros benefícios e inúmeros nutrientes, a romã! E aprenda como você pode usá-la para melhorar sua recuperação, performance e saúde!

Romã, a fruta super alimento

bcaa growth supplements
Seta para Chamada Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos Alimentares! Pesquise, Compare e Compre na loja mais Barata!

Romãs talvez não estejam entre as frutas preferidas dos brasileiros nem tampouco entre as mais consumidas, afinal não somente o valor bastante elevado, mas a relatividade de seu sabor comparado a outras frutas, a torna uma das últimas opções, isso é quando se quer é conhecida.

Romã, a fruta super alimento

Entretanto, essa é uma das frutas que vem apresentado ótimos resultados para a saúde e para a performance física, sendo muito mais do que um aliado, mas um forte influenciador na obtenção de resultados e de uma qualidade de vida melhor. Mas, você sabe o que essa pequena fruta de sementes pode fazer por você? Certamente, ao ler esse artigo, você irá querer o quanto antes inseri-la na dieta.

As romãs

Todo nutricionista sabe a importância que há em cada alimento e o poder que uma simples molécula ou composto pode ter no corpo humano, tanto a fins benéficos, quanto maléficos. Entretanto, apesar de cada alimento fornecer um ou mais benefícios ao corpo, sem sombra de dúvidas existem aqueles que podem fazer ainda mais pelo corpo, como é o caso das romãs.

Com uma cor avermelhada intensiva por dentro e consumida geralmente a parte da polpa mole e sementes, essa fruta está ligada com o consumo humano a mais de 5.000 anos, em especial na cultura mediterrânea. A “granada francesa”, como também é conhecida, participou e participa das mais diferentes preparações alimentares, as quais variam desde sucos, shakes, sorvetes, doces e até mesmo em pratos salgados.

Os fitoesteróis e antioxidantes das romãs

As romãs são ricas em nutrientes antioxidantes, que apresentam efeito reverso a oxidação celular, e com a presença de fitoesteróides, que auxiliam em inúmeros pontos da saúde e até mesmo podem auxiliar em aspectos ergogênicos, essa é uma fruta que pode e muito ajudar em seu desenvolvimento muscular.

Seu suco é rico em Antocianina, que auxilia na prevenção da degeneração celular e pode auxiliar a prevenir o câncer; o ácido Elágico também antioxidante; a vitamina C, que auxilia no sistema imunológico, além de ser antioxidante e auxiliar na redução da retenção hídrica no corpo; o ácido Gálico que é antimicrobiano, antioxidante e antimutagênico; além de minerais como o Ferro, importantes na produção de hemoglobina e na melhor oxigenação dos tecidos no corpo, durante e fora da atividade física.

Arvore de romã

As raízes são ricas em Manitol, que pode ser diurético e prevenir algumas doenças; rico em niacina ou vitamina B3, que auxilia no metabolismo de reparação do DNA, entre outros.

As sementes são ricas de lipídios como o ácido linoléitco e ácido oleico, os quais podem apresentar uma forte ajuda na redução da gordura corpórea, e não é por acaso que esses são óleos utilizados em inúmeros suplementos alimentares e tem representado um bom efeito.

whey protein growth supplements nova versao

A folha são ricas em ácido ursólico, que vem sendo popularizado pela AST Sport Science com seu suplemento URSO-X. Esse ácido parece aumentar as taxas de anabolismo e inibir o catabolismo muscular. Rico por estar presente também nas sementes da maçã, as folhas de romã são também uma boa opção para consumo desse nutriente.

A pele e a polpa principal da fruta são ricas em queracetina, um flavonoide de propriedades farmacológicas anticarcinogênicas, anti-inflamatórias e anti-histamínicas; luteolina, que auxilia a diminuir déficits de memória, bem como morte celular cerebral, favorecendo em aspectos cognitivos; e a pucicalagina, bastante conhecida nas próprias romãs e que apresente altíssimo poder antioxidante.

As romãs possuem uma quantidade relativamente alta de vitamina C, potássio, nitratos e da produção de óxido nítrico, que auxilia no desempenho físico por melhorar a oxigenação muscular na atividade física, entre outros.

Desta forma, como é possível observar, essa é uma fruta a qual pode ser aproveitada por completa. Diferente de outras frutas onde não é plausível o consumo da casca ou das suas folhas, as romãs podem ser utilizadas das mais diferentes formas e variações possíveis. Hoje, considerada até mesmo superior do que muitas “beries” (Blueberry, Raspberry, Bkackberry etc), ela está na lista dos chamados “Superalimentos”.

whey protein growth supplements
Seta para Chamada Quer Comprar Suplementos Baratos? Então Compare os Preços nas Maiores e Melhores Lojas de Suplementos com apenas 1 Clique!

A melhora na recuperação muscular utilizando as romãs

As romãs podem ainda auxiliar grandemente na recuperação muscular, tornando-a melhor e mais rápida.

Em uma pesquisa na Universidade do Texas, observou-se que com a ingestão de 500ml de suco de romã para atletas de treinamento de força e após 3 dias de descanso seguido dos 5 dias anteriores de treino, os atletas que não ingeriram a bebida ou ingeriram algum placebo tiveram uma recuperação significativamente menor dos que os que ingeriram.

Suco de romã

Em outros estudos, mostrou-se que com apenas 250ml de suco de romã diários conseguiu-se diminuir a DOMS (Delayed-onset Muscle Soreness) com a observação de mínimos 7 dias, ou seja, efeitos rápidos obtidos por relativo baixo consumo da bebida.

Não mais se tratando de atletas de força, alguns estudos mostram que em atletas de endurance o fluxo sanguíneo na atividade física pode ser aumentado com o consumo da bebida DURANTE a atividade física, fazendo com que o músculo obtenha mais oxigênio e desempenhe melhor performance.

Portanto, apesar de ainda termos poucos estudos relacionados com as romãs na atividade física e na performance, sem sombra de dúvidas ela parece ser um poderoso alimento e que auxiliará o bom desenvolvimento das mais diferentes modalidades, sejam elas de endurance ou resistência.

Conclusão:

As romãs são consideradas os superalimentos! São poderosíssimas não somente em aspectos relacionados com a saúde, mas também com a atividade física, mostrando melhora na recuperação muscular, na diminuição dos efeitos antioxidantes, na melhora do fluxo sanguíneo entre outros.

Fornecendo nutrientes importantíssimos e também funcionais, o maior problema para seu consumo parece ser o valor relativamente alto. Porém, com o passar do tempo e com o surgimento cada vez mais presente de alimentos que contém ou são a base de romã, certamente esse também será um problema solucionado, tornando-a tão popular hoje como são as blueberries, framboesas, quinoa ou a própria linhaça.

E então, o que espera para inseri-las na dieta?

Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

supx comparador suplementos 600×300

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!