Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeSaúdeSilimarina: Importante para proteção do seu fígado!

Silimarina: Importante para proteção do seu fígado!

Conheça a silimarina, uma importante erva que pode ajudar na regeneração do seu fígado e trazer diversos benefícios ao seu organismo! Aprenda para que ela serve, como tomar, seus benefícios e MUITO MAIS!

planta cardo mariano


Muitas pessoas buscam incansavelmente conquistar o corpo dos sonhos, seja com uma alimentação adequada, fazendo atividades físicas, tomando suplementos, ou até mesmo optando por um caminho mais curto que é o uso de esteroides anabolizantes. A silimarina é uma substância que pode ajudar a te proteger durante o uso dos anabolizantes.

bcaa growth supplements

Os anabolizantes são substâncias que podem prejudicar um dos maiores e mais importantes órgãos do corpo: o fígado. Para inibir ou evitar tais prejuízos ao fígado, existem os medicamentos hepatoprotetores (protetores do fígado), como a silimarina, que é um composto de origem natural poderosa no tratamento e prevenção de doenças do fígado.

Saiba porquê a silimarina é muito procurada por pessoas que usam anabolizantes e conheça outros diversos benefícios que essa substância promove, não só ao fígado, mas também para outras partes importantes do nosso corpo.

O que é a silimarina?

A silimarina é um ativo extraído de uma erva floral, conhecida como cardo mariano ou cardo de leite. Essa erva é de origem europeia e pertence à família das margaridas e das ambrósias  americanas.

Trata-se de uma substância utilizada, na maioria dos caso, em forma de suplementação, medicação ou por meio de chás.

Por ser anti-inflamatória e antioxidante, é capaz de promover diversos benefícios ao organismo, principalmente ao fígado.

Como funciona a silimarina no organismo?

A silimarina funciona como uma proteção para o fígado, onde ela cria uma espécie de “escudo protetor”, que vai proteger o figado contra substâncias que possam ser prejudiciais a ele.

Esse “escudo protetor” faz com que as substancias que possam ser mais prejudiciais ao fígado, como as bebidas alcoólicas, as gorduras e o uso de anabolizantes, não sejam filtradas diretamente pelo fígado e sejam eliminados do corpo, através da urina ou fezes.

Além de proteger o fígado contra ameaças, ela também ajuda na otimização da regeneração natural do fígado, fazendo com que o órgão possa se curar mais rápido dos seus ferimentos internos.

doenca no figado

Para que serve a silimarina?

A silimarina é muito conhecido pelos seus efeitos de prevenções e tratamento de problemas causados no fígado, tais como: icterícia, cirrose, problemas na vesícula biliar e hepatite.

Além disso, ela é bastante recomendada por profissionais de saúde, pelos benefícios comprovados pela ciência, no controle e prevenção de diabetes tipo 2, e também por ser eficaz no tratamento de doenças cardíacas.

Ela também pode ajudar na melhora dos distúrbios digestivos causados pelo excesso de toxinas no figado. Com a limpeza do fígado, esses distúrbios irão diminuir e você terá um processo digestivo mais otimizado.

Benefícios da silimarina

Além dos benefícios que citamos acima, a cardo mariano possui ainda outros benefícios, como:

bcaa growth supplements
  • Combate à inflamações;
  • Reduz os níveis de LDL (colesterol ruim) presentes no sangue;
  • Combate problemas gastrointestinais;
  • Aumento na produção de leite materno;
  • Controle dos níveis de açúcar no sangue;
  • Reduz os sintomas de asma;
  • Impede que o fígado acumule gordura.

Esses benefícios não irão se apresentar para todas as pessoas. Isso irá variar com a resposta biológica de cada corpo a substância.

Em caso específicos esse fármaco pode causar, além desses benefícios, alguns efeitos colaterais que veremos a seguir.

Efeitos colaterais da silimarina

A silimarina é uma planta que tem se tornado objeto de estudo por diversos pesquisadores do mundo inteiro, principalmente pelas suas funções de proteção ao fígado.

No entanto, apesar de ser uma substância fitoterápica (origem natural), não se isentam as chances de efeitos colaterais. Dependendo das individualidades de cada pessoa que faz o consumo, podem ocorrer alguns efeitos colaterais indesejáveis, tais como:

  • Náuses;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Gases;
  • Inchaços corporais;
  • Dores no estômago.

É importante saber que estes efeitos colaterais podem estar ligados a falta de costume do organismo com essa substância, mas também podem estar ligados a alguma contraindicação do usuário. Por isso, caso surja algum desses efeitos após o uso, interrompa o uso e procure um médico para que ele faça as devidas orientações.

Contraindicações

Mesmo que você sofra de algum desses males que a silimarina tem o poder de combater ou até prevenir, é importante tomar alguns cuidados antes de fazer o uso dela.

Por isso, se você possui algum problema renal (nos rins), doenças cardíacas, hipertensão, algum tipo de câncer (principalmente mulheres, no caso de câncer de mama, útero ou ovário), ou se faz uso de algum outro medicamento, a consulta com um médico antes de fazer o uso se torna obrigatória.

Para as pessoas com tendências alérgicas, a procura de um médico também é recomendada, pois ela pode apresentar alguma alergia às plantas, como as margaridas ou ambrósias americanas, que, como vimos, são da mesma família do cardo mariano. Em alguns caso o indivíduo pode ser alérgico ao próprio cardo mariano.

A silimarina emagrece?

A resposta é não!

Apesar da silimarina ser muito estudada pelos principais pesquisadores do mundo inteiro, ainda não há comprovações e que essa substância tenha efeitos benéficos para quem deseja perder peso. Dessa forma, a silimarina não deve ser usada com o objetivo de emagrecer.

bcaa growth supplements

Para quem deseja perder peso de forma saudável, é importante começar por uma alimentação equilibrada, fazer atividades físicas regularmente e, se for o caso, procurar um profissional para que indique o medicamento ou suplemento ideal para o seu perfil e necessidade.

A importância da silimarina para quem usa anabolizantes

Muitas pessoas fazem o uso de anabolizantes com o objetivo de conquistar o corpo dos sonhos, mas nem todos fazem da forma correta. Muitas vezes o uso de tais substâncias anabólicas feitas de maneira errada podem provocar sérios problemas para o fígado. É para isso que existem medicamentos hepatoprotetores, que protegem o fígado.

A silimarina é um desses hepatoprotetores que irá te ajudar a recuperar o fígado dos malefícios e toxinas que os anabolizas causam. No entanto, há possibilidade da silimarina atrapalhar os feitos anabólicos de alguns anabolizantes.

Por esse motivo, os especialistas nesse assunto sempre recomendam o uso da silimarina antes do ciclo, para deixar o seu fígado preparado, ou após os ciclos, servindo como TPC (terapia pós ciclo), que é fundamental para reduzir as chances de sofrer com efeitos colaterais provocados pela maioria dos anabolizantes.

A silimarina age eliminando do fígado possíveis toxinas causados pelo uso de anabolizantes, isso por ela ter efeitos anti-inflamatórios e antioxidante, que protege e regula o metabolismo do fígado. Assim, além da silimarina combater as doenças hepáticas, também é eficaz em preservar as células que estão saudáveis.

É importante ressaltar que durante qualquer ciclo, é recomendado que o indivíduo não consuma alimentos gordurosos e de forma alguma consuma qualquer tipo de bebida alcoólica.

Como devo tomar a silimarina?

A quantidade recomendada pelos médicos é por volta de 400mg diárias, sendo 200mg no horário do almoço e 200mg no horário do jantar. Essa quantidade é recomendada para pessoas que buscam essa erva para melhorar o funcionamento do fígado.

capsulas silimarina

Caso você opte por chás, a quantidade a ser tomada é de 5 a 6 xícaras por dia. Não mais do que isso.

Se você busca uma melhora e prevenção dos efeitos colaterais dos anabolizantes, recomendo que siga o protocolo de TPC especificado para cada um dos diferentes anabolizantes, pois cada ciclo e irá precisar de uma quantidade maior ou menor.

Receita de chá de cardo mariano

Para os que não gostam muito de remédios ou de suplementos em cápsula, existe a opção de fazer um chá da folha de cardo mariano. Veja como é simples:

Ingredientes:

  • 500ml de água;
  • 1 folha da planta cardo mariano.

Modo de preparo:

  1. Quebre a folha em pedaços, coloque em uma panela junto com a água e leve ao fogo até ferver;
  2. Deixe ferver por alguns minutos e depois desligue o fogo;
  3. Tampe a panela de deixe a água absorver a planta por 10 minutos;
  4. Tome periodicamente ao longo do dia.

Lembrando que você deve tomar de 5 a 6 xícaras de chá por dia. E o ideal é fazer todos os dias, para o gosto não amargar.

Onde encontrar silimarina e qual o preço médio?

Por se tratar de uma substância extraída do cardo mariano, a forma mais comum de obter essa planta é comprando em alguma loja de ervas medicinais, ou plantando em sua própria casa. A primeira forma é a mais simples e rápida, já a segunda da um pouco de trabalho e é mais demorada.

whey protein growth supplements

Outra forma são os remédios em comprimido ou os suplementos em cápsula. Você encontra eles facilmente pela internet, a preços baratos, por volta de R$33,00 (trinta e três reais) ou em farmácias ou lojas de suplementos em sua cidade, com preços por volta de R$50,00 (cinquenta reais).

O preço varia de acordo com a quantidade de cápsulas ou com a marca escolhida.

Quais medicamentos possuem a silimarina?

Dificilmente você irá encontra a silimarina pura em forma de medicamentos. Geralmente eles possuem outros nomes, e os mais comuns e vendidos são:

NomeMiligramasQuantidade
Legalon70mg ou 100ml30 cápsulas ou 100 ml
Silimalon70mg20 cápsulas
Forfig100mg30 cápsulas

Fique atento a quantidade de cápsula a ser ingerida por dia X a quantidade de miligramas de cada remédio e o seu preço. Só assim você irá conseguir comprar o que tenha melhor custo X benefício.

Conclusão

A silimarina é poderosa em proteger o fígado de possíveis toxinas e de doenças hepáticas. Para quem faz o uso de anabolizantes, é muito importante que estude e conheça melhor essa substância, porque o fígado pode ser muito prejudicado, no caso de quem faz o uso de maneira errada, sem a devida TPC (terapia pós ciclo).

Apesar dos inúmeros benefícios, principalmente para o fígado, ela pode provocar efeitos colaterais em algumas pessoas. Portanto, procure ajuda profissional, de preferência de um médico antes de usar a silimarina.

Boa recuperação e boa TPC!

bcaa growth supplements

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!